Magic: the Gathering

Opinion

O Pauper, o power level e o Commander Legends

, updated , Comment regular icon0 comments

Tudo estava maravilhoso, até o spoiler de Fall from Favor que gerou um número absurdo de comentários entre a comunidade Pauper, muitos contestando o power level da carta para o formato

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Designer sênior da Wizards of the Coast, Gavin Verhey, uma das principais vozes do Pauper na empresa, deu algumas declarações sobre o formato em sua conta no twitter.

Desde que o Pauper ganhou popularidade, é muito comum ver jogadores e produtores de conteúdo pedindo por mais atenção da Wizards para o formato das comuns. A oficialização do formato e o reprint de Oubliette são exemplos desse movimento, e o Gavin teve participação direta nesses episódios.

Com o início da temporada de spoilers de Commander Legends, Gavin veio à publico dizendo que o Pauper foi levado em consideração durante o design da coleção, e que os jogadores deveriam esperar por cartas impactantes:

Ad

Tradução: Jogadores Pauper: eu tinha seu formato na minha cabeça com Commander Legends, já que o nível de jogabilidade comum é um pouco diferente no Commander. (E avisei o @JulesRobins também quando ele começou o design final.) Fiquem atentos para algumas cartas potencialmente impactantes! :)

A reação dos jogadores foi um mix de empolgação e preocupação, já que tivemos exemplos recentes de algumas cartas comuns fora da curva como Astrolabe e Mystic Sanctuary. Eu também poderia citar Bonder’s Ornament, que fortaleceu o deck dominante do formato, mas acho que ainda não existe uma unanimidade entre os players sobre o power level da carta ser desbalanceado ou não.

Commanders Legends trouxe muita notícia boa para o formato. Eu posso até listar algumas delas:

- Reprints importantes para o IRL e principalmente para o MTGO: Thorn of the Black Rose e Palace Sentinels;

- Reprints pimpados de Preordain e Mulldrifter;

- Downgrades interessantes como: Filigree Familiar, Fleshbag Marauder e Makeshift Munitions;

Gavin apareceu novamente nas redes sociais para falar com o fãs do Pauper, dessa vez sobre o reprint de Cuombajj Witches com a arte de Seb McKinnon, até então exclusiva para o Magic Online:

Tradução: Por muito tempo, eu queria colocar essa arte exclusiva do Magic Online em uma coleção de Magic. Isto é um pedido dos jogadores de Pauper, e @SebMcKinnon amou isso. Eu adicionei em #CMRLegends bem no início, era o local perfeito: nostalgia MAIS política multiplayer. Diga olá para as Bruxas de Cuombajj! #wotcstaff

Ad

Realmente estava tudo indo muito bem, até o spoiler de Fall from Favor:

Loading icon

Fall from Favor, gerou um número absurdo de comentários entre a comunidade Pauper, muitos contestando o power level da carta para o formato. O objetivo desse artigo não é analisar o impacto de Fall from Favor no Pauper, mas acho que não há dúvidas de que ela mudará a dinâmica do formato.

É aí que entra uma grande questão, até que ponto o envolvimento da Wizards no Pauper é benéfico? Os prós compensam os contras? Eu presencio discussões diárias nos grupos de Pauper sobre a assertividade da Wizards nos banimentos e design dessas novas cartas, e a verdade é que é muito difícil formar uma opinião sobre esse tema, já que não existe muita transparência por parte da Wizards em relação à forma que o Pauper é conduzido na empresa. De forma geral, temos que nos contentar com os tuítes do Gavin e tentar interpretá-los, mas cá entre nós? Isso está bem distante do ideal.

Falando em tuítes do Gavin, ontem ele novamente veio à público novamente, respondendo questões sobre Commander Legends e o Pauper:

Questionado sobre o monarca azul, Fall from Favor, Gavin disse que está ciente sobre o power level da carta, mas que atualmente o nível do draft de Commander exige esse tipo de carta, ele continuou dizendo que o plano é avaliar o formato rapidamente após o lançamento da coleção.

No resta esperar e conferir o impacto da coleção no formato, considero a mecânica de monarca algo muito sensível, e fiquei mais aliviado com o posicionamento do Gavin, eu não tenho dúvida de que ele está tentando fazer um bom trabalho pelo Pauper, isso é notável em seus diálogos com a comunidade. Ele até chegou a fazer presença, mais de uma vez, em servidores Pauper do Discord para ouvir os jogadores, mas infelizmente, a grande conclusão é que o Pauper não é prioridade (Sério Ari? É uma coleção de Commander, lógico que o Pauper não é prioridade). Sim, acho que teremos que nos acostumar com impactos frequentes no formato, fazendo com que banimentos (talvez não assertivos) sejam usados constantemente para equilibrá-lo.

Finalizo o artigo por aqui, com um mix de informação e opinião. Mas e você o que acha de tudo isso? Fall from Favor deve ter uma chance no formato? O que acharam da forma que a Wizards conduziu o assunto? Deixe seu comentário e até a próxima.