Magic: the Gathering

News

Os Artefatos mais poderosos da História do Magic

, updated , Comment regular icon1 comments

O Magic tem muitos artefatos poderosos em sua história, então vamos conhece-los nesse artigo.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Magic nos apresentou mais um artefato capaz de destruir (ou reconstruir) um plano inteiro, Nahiri acredita que o poder do núcleo Litoforme pode acabar com o turbilhão de Zendikar para sempre e assim o mundo poderá prosperar, mas Nissa acredita que isso pode ser o fim de tudo que Zendikar representa. Pois é, mais um item com poder para causar grandes problemas pelo multiverso, a Wizards of the Coast gosta muito de artefatos poderosos e nesse artigo vamos relembrar os artefatos mais importantes da história do Magic.

Ad

Golgothian Sylex

Loading icon

Lá na época de ‘Antiquities’, o Sylex Golgothiano foi acidentalmente pego por pescadores e enviado para Feldon of the Third Path para estudo. O estranho cálice era feito de um metal parecido com cobre, com cerca de trinta centímetros de diâmetro, seu interior foi esculpido com glifos em vários idiomas antigos. Esses glifos denominaram o item como "Sylex" e sua origem "Golgothia". Sem informação suficiente, Feldon foi incapaz de determinar se Golgothia era um local ou a pessoa responsável pela criação do item. Ele traduziu os glifos como:

“Limpe a terra. Traga o final. Derrube os impérios para um novo começo.

Chame o fim, encha-se de memórias da terra.”

Durante a batalha final da Guerra dos Irmãos Urza e Mishra em Argoth, Ashnod entregou o Sylex para Tawnos, Urza's Apprentice, que o entregou para Urza. Quando ele percebeu que seu irmão Mishra havia se tornado um phyrexiano, Urza ativou o artefato. A explosão do Sylex destruiu ambos os exércitos e a ilha de Argoth, alterou o clima de Dominaria iniciando a Era Glacial e causou a queda da maioria das principais civilizações de Dominaria.

Nos contos de Dominaria, Karn encontrou o Cílex (com a grafia diferente, mesmo no inglês onde é chamado de Cylex). Ele o descreveu como uma criação de Urza para lutar contra os Phyrexianos e planejou usá-lo para destruir Nova Phyrexia. Então, parece que não é o mesmo artefato que Urza usou em Argoth, mas com um poder semelhante. Esse artefato está com Karn atualmente.

Apocalypse Chime

Loading icon

O Sylex faz com que cada permanente não-ficha com um nome originalmente impresso na expansão Antiquities seja sacrificada, mostrando seu poder gigantesco. Uma habilidade parecida pode ser vista no nosso próximo artefato, o Apocalypse Chime destrói todos as cartas da expansão ‘Homelands’ e na história, Ravi recebeu esse artefato de Tolgath, seu mestre planeswalker, dizendo-lhe para usá-lo apenas nos momentos mais sombrios da guerra, pois ele limparia o mundo. Enquanto o Tolgath e os magos antigos lutavam na Grande Guerra de Ulgrotha, Ravi, na esperança de impedir a matança, tocou o sino e destruiu ambos os lados, resultando na grande explosão que formou a Zona Morta, interrompendo os canais de mana do mundo e matando quase todas as criaturas do plano.

Skyship Weatherlight

Loading icon

Urza sempre foi um grande artífice e influenciados pelos Thran ele criou muitos artefatos para lutar contra phyrexia, dentre eles, com certeza o mais importante foi a skyship weatherlight, construída na Academia Tolariana, a Nau Voadora foi feita com metal Thran forjado em Shiv pelos Viashinos, sua madeira veio da semente das mais antigas árvore Magnigote de Yavimaya e sua principal fonte de energia veio de uma pedra de energia que foi infundida com o mana branco do Reino de Serra antes de entrar em colapso. A Bons Ventos era capaz de atingir velocidades próximas a 180 km/h em linha reta e a 64 km/h em marcha ré, a nave tinha um escudo de tempestade criado pelo motor da nave, gerando luzes magicas que protegem o convés do navio, mas em velocidades altas, esta área não era um bom lugar para ficar, sua usina de energia, cujo núcleo é um enorme cristal que transformou mana em combustível, criou o campo de levitação e possibilitou a viagem entre o planos de existências e foi a bons ventos que levou os heróis de Dominaria pelo multiverso para coletar o Legado do qual ela também fazia parte.

Ad

Recentemente, Jhoira liderou uma expedição na costa de Urborg para encontrar os restos da Bons Ventos, coma ajuda de Tiana, Ship's Caretaker, ela conseguiu ativar a nau voadora e Molimo ofereceu a Jhoira uma semente de casco para restaurar o convés, mas ao contrário de sua versão anterior, este nova Bons Ventos não têm habilidades viajar pelos planos. Todas as tecnologias de viagens planares existentes pararam de funcionar com o Emenda de Dominaria.

Legacy Weapon

Loading icon

O Legado de Urza é mais do que uma coleção de artefatos. É uma construção de pensamento com propósito. Durante a história do Bons Ventos, torna-se evidente que existe alguma força mágica guiando a montagem desse Legado. Ele evolui, incorporando artefatos e seres não planejados originalmente como parte dele. Dessa forma, o Legado representava uma força orientadora intangível, a Bons Ventos conseguiu reunir os artefatos do Legado, a arma qye destruiu Yawgmoth na batalha final pelo futuro de phyrexia.

Esses eram os artefatos do Legado, os Ossos de Ramos, Dragon Engine, Chimeric Sphere, Juju Bubble, Mightstone, Weakstone, Mind Stone, Null Rod, Power Matrix, Salvation Sphere, Skyshaper, Touchstone, Thran Turbine, Thran Forge, Thran Tome, o próprio Karn, Silver Golem e para ativar essa arma poderosa, o escolhido de Urza Gerrard, Weatherlight Hero.

Mirari

Loading icon

Pelo jeito Karn aprendeu muito com seu mentor Urza, pois ele criou um artefato tão poderoso que deixaria seu mestre e criador orgulhoso. O Mirari foi um artefato de poder inimaginável que apareceu em Otaria cerca de um século depois a invasão phyrxiana. A palavra “mirari” era uma palavra antiga para um artefato fantástico que concede desejos e o Mirari certamente combinava com essa descrição, atendendo aos desejos de seu portador e tornando-os reais. No entanto, o Mirari também causava grandes desastres para o seu portador, geralmente levando à sua morte, seu poder também sussurrava para aqueles que o desejaram, mesmo que por um breve momento e fazia com eles ficassem obcecados pelo artefato, fazendo de tudo para possuí-lo. O Mirari iniciou um ciclo devastador de guerra e desastres mágicos em Otaria até que o próprio Karn interveio, o artefato era para ser uma sonda coletando informação de Dominaria enquanto eles estivesse fora, mas os homens o transformaram em uma arma. Ele o levou para seu plano artificial, Argentum, onde o usou como o núcleo do golem que ele criou para ser o guardião do plano, Memnarca. Após a derrota de Memnarca, só sobrou o Mirari do se ucorpo. Ele foi deixado em Argentum aos cuidados de Glissa , Slobad e Geth, mas nunca mais tivemos informações sobre ele.

That Which Was Taken

Loading icon

Em Kamigawa O Que Foi Tomado era o filho do kami supremo O-Kagachi, aprisionado pelo daimyo Konda em um disco de pedra com a escultura de um dragão. Tentando recuperar Aquilo Que Foi Tomado, os habitantes do mundo espiritual atacaram o mundo físico e assim, começaram a Guerra Kami. Seus poderes espirituais tornaram Konda indestrutível e deram-lhe poderes de previsão. Anos depois, o artefato foi por Toshiro Umezawa, que finalmente realizou um ritual para libertar o espírito preso dentro dele. O espírito assumiu uma aparência humanóide/dracônica semelhante a Michiko Konda, Truth Seeker, e recebeu o nome de Kyodai. Com Michiko, eles derrotaram Konda e O-Kagachi e trabalharam juntos para finalmente parar a guerra e trazer uma nova era para Kamigawa.

Ad

The Chain Veil

Loading icon

Nosso próximo artefato é antigo e poderoso, estava escondido nas antigas catacumbas dos Onakke em Shandalar. Ele mata seus usuários se eles não forem fortes o suficiente. Outros, como Ob Nixilis, são transformados em demônios. Ele é chamado de maldição, The Chain Veil parecia destinado a Liliana Vess que conseguiu pegar o artefato das Catacumbas, conforme instruído pelo demônio Kothophed. Usando-o sobre o rosto, ela foi capaz de aumentar seu poder, destruir Kothophed e Griselbrand e lançar uma maldição terrível sobre Garruk. Porém, o Véu tem seu preço e é muito alto, ela percebeu que estava sendo possuída por seus espíritos sobrenaturais. Os espíritos continuam implorando que Liliana se entregue a eles.

Agora vem um spoiler de Forsaken.

Depois da Guerra da Centelha, Liliana usou o véu pra derrotar Zahid, Djinn of the Lamp e essa foi a ultima vez que ela usou. Liliana entregou o véu para Kaya, para que ela levasse o artefato para Ravnica como prova de sua morte. O artefato que ela tanto amou durante todos esses anos, ela simplesmente largou no chão, abandonou sem muitas explicações. Eu não conformo com isso, tomara que eles revejam Forsaken, mas por enquanto ele é cânone, então ele está em Ravnica guardado por Niv Mizzet.

Planar Bridge

Loading icon

E pra finalizar nossa visita pelo artefatos mais poderosos da história do Magic, temos a Planar Bridge, criada por Rashmi em Kaladesh é um poder inimaginável para época que foi criada, como já falei, depois da emenda toda tecnologia que permitia viagem entre planos parou de funcionar e Rashmi, Eternities Crafter conseguiu recriar esse tecnologia.

No entanto, o Portal Planar foi roubado por Tezzeret, por ordem de Nicol Bolas e Tezzeret o incorporou em seu corpo. O plano de Bolas se concretizou quando Tezzeret abriu a Ponte Planar na Câmara do Pacto das Guildas em Ravnica e o Eternos invadiram Ravnica. Mesmo com a derrota de Nicol Bolas, Tezzeret continua com a ponte planar em seu corpo e ela ainda funciona e isso torna o planeswalker a maior ameaça do momento, imagina ele passar um exercito dele por esse portal, lembrando que Tezzeret admira muito phyrexia.

E por enquanto é isso, como eu fale a Wizards gosta muito de colocar artefatos poderosos em sua história, então vale as menções especiais para The Immortal Sun, The Ozolith e muitos outros, agora comente aí qual o seu preferido e mais poderoso para você.

Image content of the Website