Magic: the Gathering

Deck Guide

Os destaques de Ikoria para o Pauper

, updated , Comment regular icon2 comments

Sobre as comuns de Ikoria, irei citar as que mais me chamaram a atenção

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

No dia 16 de abril as cartas da nova coleção de Ikoria estarão disponíveis para os jogadores nas plataformas digitais.

No artigo de hoje eu destacarei algumas comuns que me chamaram a atenção durante o período de spoilers, mas antes gostaria de falar um pouco sobre a nova coleção em si.

Ikoria - Lair of Behemots em inglês, ou Terra de Colossos em português, nos trás um mundo traiçoeiro, repleto de feras enormes e humanos, na base da cadeia alimentar, que se escodem, com medo das criaturas e de outros humanos, conhecidos como “elos” que acreditam que os monstros são incompreendidos.

Ad

Confesso que não acompanhei a temporada de spoilers de perto, estou parando agora para olhar com mais calma, mas durante as últimas semanas as primeiras impressões que tive sobre Ikoria foram exatamente essas: "Mecânicas que não entendi muito bem" e "Trabalho artístico excelente".

Sobre as mecânicas, teremos quatro habilidades em Ikoria: reciclar, marcadores de habilidades, mutate e companion. Reciclar já conhecemos e marcadores de habilidades são bem intuitivos. Para nós jogadores de Pauper, a grande novidade é a mutação (mutate), já que não existe nenhuma carta comum com a habilidade de companheiro (companion).

A habilidade de mutate possui diversas particularidades, mas você pode tirar todas suas dúvidas sobre as mecânicas de Ikoria aquilink outside website.

Sobre as comuns, irei citar as que mais me chamaram a atenção começando pelo verde.

Verde

Image content of the Website

Wilt é uma evolução de Naturalize. Eu enxergo com bons olhos esse tipo de "upgrade" em cartas que não são tão populares. O reciclar deixa Wilt mais flexível e diminui a distância entre as opções (verdes) mais populares do formato: Gleeful Sabotage e Natural State. Além da possibilidade de reciclar uma carta morta no late game, vale ressaltar a sinergia de Wilt em decks como Tron que podem fazer um draw e depois recuperar a carta com Mnemonic Wall.

Image content of the Website

Thwart the Enemy apresenta um efeito de fog novo para o formato. Prevenir o dano de combate das criaturas do oponente permite um belo "combat trick". Prismatic Strands faz algo parecido, mas tem dificuldades em lidar com decks como Affinity e Fractius que possuem criaturas de diversas cores (ou sem cores no caso do Affinity). Gostei muito do efeito de Thwart the Enemy, mas receio que seu alto custo não permita que ela veja jogo.

Image content of the Website

Savage Swipe tem feito um bom trabalho como remoção verde, mas Ram Through me cativou bastante. Não que eu esteja pensando em substituir a patada no Stompy, as propostas são diferentes, a carta de Ikoria acaba sendo mais do que uma simples remoção se a criatura tiver atropelar. A carta é boa, resta saber se ela vai encontrar seu lugar no Pauper. Será que rola uma ou duas cópias no side do Stompy? Será que ela é mais interessante que Fling ou Essence Harvest no Bogles? Veremos...

Vermelho

Image content of the Website

Não achei Go for Blood excelente, talvez pelo fato da cor vermelha (só, ou através de suas combinações Rakdos e Boros) já possuir boas remoções, ainda assim achei valido citá-la por conta do reciclar. Talvez no deck certo ela funcione, explorando o death touch de Thorn of the Black Rose ou o corpo do Gurmag Angler? Ou talvez em uma build Gruul? Ou talvez não... rs

Ad

Image content of the Website

Fire Prophecy é outra remoção vermelha que pode "reciclar" uma carta sem utilidade de sua mão. Acho legal ver cartas não azuis explorando o draw no Magic, mas seu custo e o fato de não poder ter jogadores como alvo são os pontos negativos de Fire Prophecy.

Branco

Image content of the Website

Light of Hope é mais uma opção para o sideboard. O branco já possui ótimas ferramentas para lidar com encantamentos, mas em tempos de extrema popularidade do Burn eu gosto de poder matar vários coelhos com uma cajadada só (acho que isso pode soar meio politicamente incorreto), mas ainda não citamos os marcadores +1/+1. Para quem gosta de flexibilidade, Light of Hope pode ser uma alternativa para se pensar.

Image content of the Website

Solid Footing pode ser a melhor carta de Ikoria para o Pauper. Mais uma ótima adição para o Mono W Heroic. O legal é que ela não troca o poder pela resistência da criatura, ela apenas faz com que o dano causado seja atribuído pela resistência, mantendo o poder defensivo. Será que veremos ela no Tribe Clássico? Será que teremos um Mono W Tribe surgindo?

Azul

Image content of the Website

Depois de Mistic Santcuary acho que nem faz muito sentido reclamarmos que não tivemos boas adições azuis em Ikoria, mas vale citar Of One Mind, que apesar de possuir restrições pode dar dois draws por uma mana. O que você achou dessa carta? É tão difícil assim ter um humano e um não humano em campo? Lembrando que no Mono U Ninja of Deep Hours e Delver of Secrets // Insectile Aberration são humanos, mas independente disso, teria Of One Mind potencial para competir com Tragic Lesson + Mistic Sanctuary?

Preto

Bom, dessa vez não vi nenhuma carta preta que mereça ser citada. Passei batido por algo?

Artefato

Image content of the Website

Sleeper Dart é uma ótima carta. Talvez uma opção para substituir Alchemist's Vial no Boros Monarch? Além de não ser necessário pagar uma mana para ativar sua habilidade, virar uma criatura pode ser mais vantajoso. Por exemplo, virar um Timberwatch Elf na end step, ou virar uma criatura branca que o oponente usaria para castar um Prismatic Strands do cemitério. Gostei muito de Sleeper Dart, e você? O que achou?

Errata: Sleeper Dart não vira a criatura. Ela apenas não deixa desvirar. Minha gafe!!!

Estou curioso para ler a sua opinião na seção de comentários! Não deixe de contribuir com o artigo ;D

Muito obrigado pela leitura e até a próxima.