Profile Main Image

Arinaldo

Os destaques de Ikoria para o Pauper

Sobre as comuns de Ikoria, irei citar as que mais me chamaram a atenção

No dia 16 de abril as cartas da nova coleção de Ikoria estarão disponíveis para os jogadores nas plataformas digitais. No artigo de hoje eu destacarei algumas comuns que me chamaram a atenção durante o período de spoilers, mas antes gostaria de falar um pouco sobre a nova coleção em si. Ikoria - Lair of Behemots em inglês, ou Terra de Colossos em português, nos trás um mundo traiçoeiro, repleto de feras enormes e humanos, na base da cadeia alimentar, que se escodem, com medo das criaturas e de outros humanos, conhecidos como “elos” que acreditam que os monstros são incompreendidos. Confesso que não acompanhei a temporada de spoilers de perto, estou parando agora para olhar com mais calma, mas durante as últimas semanas as primeiras impressões que tive sobre Ikoria foram exatamente essas: "Mecânicas que não entendi muito bem" e "Trabalho artístico excelente". Sobre as mecânicas, teremos quatro habilidades em Ikoria: reciclar, marcadores de habilidades, mutate e companion. Reciclar já conhecemos e marcadores de habilidades são bem intuitivos. Para nós jogadores de Pauper, a grande novidade é a mutação (mutate), já que não existe nenhuma carta comum com a habilidade de companheiro (companion). A habilidade de mutate possui diversas particularidades, mas você pode tirar todas suas dúvidas sobre as mecânicas de Ikoria [link](https://cardsrealm.com/artigos/companion-mutate-e-outras-habilidades-de-ikoria)(aqui). Sobre as comuns, irei citar as que mais me chamaram a atenção começando pelo verde. *Verde* [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-wilt-176.jpg?2860) [[Wilt]] é uma evolução de [[Naturalize]]. Eu enxergo com bons olhos esse tipo de "upgrade" em cartas que não são tão populares. O reciclar deixa [[Wilt]] mais flexível e diminui a distância entre as opções (verdes) mais populares do formato: [[Gleeful Sabotage]] e [[Natural State]]. Além da possibilidade de reciclar uma carta morta no late game, vale ressaltar a sinergia de [[Wilt]] em decks como Tron que podem fazer um draw e depois recuperar a carta com [[Mnemonic Wall]]. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-thwart-the-enemy-173.jpg?1738) [[Thwart the Enemy]] apresenta um efeito de fog novo para o formato. Prevenir o dano de combate das criaturas do oponente permite um belo "combat trick". [[Prismatic Strands]] faz algo parecido, mas tem dificuldades em lidar com decks como Affinity e Fractius que possuem criaturas de diversas cores (ou sem cores no caso do Affinity). Gostei muito do efeito de [[Thwart the Enemy]], mas receio que seu alto custo não permita que ela veja jogo. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-ram-through-170.jpg?1712) [[Savage Swipe]] tem feito um bom trabalho como remoção verde, mas [[Ram Through]] me cativou bastante. Não que eu esteja pensando em substituir a patada no Stompy, as propostas são diferentes, a carta de Ikoria acaba sendo mais do que uma simples remoção se a criatura tiver atropelar. A carta é boa, resta saber se ela vai encontrar seu lugar no Pauper. Será que rola uma ou duas cópias no side do Stompy? Será que ela é mais interessante que [[Fling]] ou [[Essence Harvest]] no Bogles? Veremos... *Vermelho* [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-go-for-blood-122.jpg?928) Não achei [[Go for Blood]] excelente, talvez pelo fato da cor vermelha (só, ou através de suas combinações Rakdos e Boros) já possuir boas remoções, ainda assim achei valido citá-la por conta do reciclar. Talvez no deck certo ela funcione, explorando o death touch de [[Thorn of the Black Rose]] ou o corpo do [[Gurmag Angler]]? Ou talvez em uma build Gruul? Ou talvez não... rs [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-fire-prophecy-116.jpg?1424) [[Fire Prophecy]] é outra remoção vermelha que pode "reciclar" uma carta sem utilidade de sua mão. Acho legal ver cartas não azuis explorando o draw no Magic, mas seu custo e o fato de não poder ter jogadores como alvo são os pontos negativos de [[Fire Prophecy]]. *Branco* [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-light-of-hope-20.jpg?7863) [[Light of Hope]] é mais uma opção para o sideboard. O branco já possui ótimas ferramentas para lidar com encantamentos, mas em tempos de extrema popularidade do Burn eu gosto de poder matar vários coelhos com uma cajadada só (acho que isso pode soar meio politicamente incorreto), mas ainda não citamos os marcadores +1/+1. Para quem gosta de flexibilidade, [[Light of Hope]] pode ser uma alternativa para se pensar. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-solid-footing-31.jpg?4072) [[Solid Footing]] pode ser a melhor carta de Ikoria para o Pauper. Mais uma ótima adição para o Mono W Heroic. O legal é que ela não troca o poder pela resistência da criatura, ela apenas faz com que o dano causado seja atribuído pela resistência, mantendo o poder defensivo. Será que veremos ela no Tribe Clássico? Será que teremos um Mono W Tribe surgindo? *Azul* [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-of-one-mind-60.jpg?4555) Depois de [[Mistic Santcuary]] acho que nem faz muito sentido reclamarmos que não tivemos boas adições azuis em Ikoria, mas vale citar [[Of One Mind]], que apesar de possuir restrições pode dar dois draws por uma mana. O que você achou dessa carta? É tão difícil assim ter um humano e um não humano em campo? Lembrando que no Mono U [[Ninja of Deep Hours]] e [[Delver of Secrets // Insectile Aberration]] são humanos, mas independente disso, teria [[Of One Mind]] potencial para competir com [[Tragic Lesson]] + [[Mistic Sanctuary]]? *Preto * Bom, dessa vez não vi nenhuma carta preta que mereça ser citada. Passei batido por algo? *Artefato * [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/iko-ikoria:-lair-of-behemoths-sleeper-dart-240.jpg?3223) [[Sleeper Dart]] é uma ótima carta. Talvez uma opção para substituir [[Alchemist's Vial]] no Boros Monarch? Além de não ser necessário pagar uma mana para ativar sua habilidade, virar uma criatura pode ser mais vantajoso. Por exemplo, virar um [[Timberwatch Elf]] na end step, ou virar uma criatura branca que o oponente usaria para castar um [[Prismatic Strands]] do cemitério. Gostei muito de [[Sleeper Dart]], e você? O que achou? *Errata:* [[Sleeper Dart]] não vira a criatura. Ela apenas não deixa desvirar. Minha gafe!!! Estou curioso para ler a sua opinião na seção de comentários! Não deixe de contribuir com o artigo ;D Muito obrigado pela leitura e até a próxima.

Compartilhe:

Nota

0

Profile Main Image

Arinaldo

Analista de Sistemas em São Paulo. Jogador e produtor de conteúdo sobre MTG. Criador e apresentador do Canal e Podcast Mana Delver. Apesar de ser apaixonado pelo Pauper, também joga e aprecia todos os outros formatos.

Social

User profile image
Profile Main Image

Leon

Dúvidas e respostas sobre a habilidade Mutate de Ikoria


A nova edição Ikoria veio com [link](https://magic.wizards.com/en/articles/archive/news/comprehensive-rules-changes-2020-04-10)(diversas mudanças) nas regras. Quando falamos da nova edição, Mutate e Companion são as duas habilidades que mais a representam; com Mutate sendo uma das habilidades mais complicadas, já que modifica a forma de conjurar, de entrar em campo e até do que representa uma criatura. Devido a Mutate ser tão complicada, resolveram responder diversas perguntas com situações difíceis de encontrar em um FAQ no [link](https://www.reddit.com/r/magicTCG/comments/fvn9i2/a_handy_summary_of_mutaterelated_answers_from_the/?utm_source=amp&utm_medium=&utm_content=post_body)(reddit). Uma explicação mais simples de cada mecânica de Ikoria pode ser encontrada [link](https://cardsrealm.com/artigos/companion-mutate-e-outras-habilidades-de-ikoria)(aqui). Um artigo sobre os pontos fracos e fortes de Mutate pode ser [link](https://cardsrealm.com/artigos/mutate:-pontos-fortes-e-fracos-da-nova-mecanica-de-ikoria)(visto aqui). Vamos ao FAQ traduzido? P: *O que acontece quando você faz mutate em um token?* R: A criatura ainda é considerada um token. Você pode *popular* e obter cópias do token com as habilidades extras. O token é criado com as habilidades extras e, portanto, é considerado como não tendo sido mutado. Se sair de campo de batalha, o token deixará de existir, mas todos os outros tokens se manterão. P: *Como a mutação de uma carta que exila e retorna transformado ([[Nissa, Vastwood Seer]], etc.) funciona se é a carta principal? E se não é?* R: Você exilará toda a permanente, incluindo todas as cartas que a representam. Qualquer um que possa retornar transformado o faz separadamente; qualquer um que não possa permanecerá no exílio. (Não importa o que está no topo) [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/chk-champions-of-kamigawa-akki-lavarunner-153.jpg?9353) P: *Como a mutação de uma carta flip como o [[Akki Lavarunner]] funciona se é a carta principal? Se não é?* R: Qualquer permanente pode virar; as características alternativas são usadas se invertidas, não usadas se não invertidas. (Não importa o que está no topo). [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/dka-dark-ascension-huntmaster-of-the-fells-140.jpg?1200) P: *Como a mutação de uma criatura de lobisomem (ou de algum outro DFC que não precise sair do campo de batalha) funciona se é a carta principal? E se não é?* R: Para transformar uma permanente mutada, ela deve conter pelo menos uma habilidade de virar. Caso contrário, não é legal transformá-lo. Se o fizer, vire todos os componentes de virar da mutada permanente para a outra face. (Não importa o que está no topo) P: *Como a mutação de algo que é temporariamente uma criatura, como um veículo ou terreno animado, funciona se é a carta de cima? E se não é?* R: Quando o efeito termina, a carta do topo determina se ainda é uma criatura. Pode ter algumas habilidades estranhas, mas nada que já não possa acontecer de alguma maneira estranha. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/tc18-commander-2018-tokens-manifest-1.jpg?4045) P: *Como a mutação de uma transformação ou [[manifest]] funciona se é a carta principal? E se não é?* R: A carta superior determina se a permanente mutada está voltada para cima ou para baixo. Se a permanente estiver virada para baixo, é uma criatura 2/2 e não pode obter nenhuma habilidade com mutações. Caso contrário, a carta virada para baixo não contribui com nenhuma habilidade para a permanente mutada. Se estiver virado para cima, você não poderá ativar sua capacidade de transformação. P: *O que acontece se eu virar uma pilha mutada com a face para baixo?* R: Todas as cartas ficam viradas para baixo. Se algum deles tiver uma capacidade de transformação, você pode usá-la para virar todos eles voltados para cima. P: *O que acontece se uma pilha mutada que contém um Deus Eterno morre?* R: Todas as cartas de criatura serão colocadas sob a segunda carta do topo do seu deck, na ordem de sua escolha. P:* O que acontece se uma pilha mutada que contém um Deus da hora de devastação morre?* R: No início do próximo passo final, todas as cartas de criatura retornarão à mão de seu dono. P: *O que acontece se minha pilha mutada contém um Deus de Theros, mas eu não tenho devoção suficiente para torná-lo em uma criatura?* A: Parará de ser uma criatura. Se Deus não estiver no topo da pilha, você terá uma permanente sem um tipo. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/m13-magic-2013-serra-avatar-32.jpg?254) P: *O que acontece se uma pilha mutada que contém uma carta como [[Serra Avatar]] morre?* R: Todas as cartas da pilha são embaralhadas no seu grimório. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/mm2-modern-masters-2015-kiki-jiki-mirror-breaker-121.jpg?4229) P: *O que acontece quando muto em cima de uma criatura lendária?* R: Não será mais lendária. Sim, este é um combo com o [[Kiki-Jiki, Mirror Breaker]]. P: *O que acontece quando eu muto em cima de um Planeswalker enquanto ele é temporariamente uma criatura?* R: Não será mais um Planeswalker. Ele ainda terá todas as suas habilidades de lealdade, mas não pode ser atacado como um Planeswalker e não morrerá por ter 0 marcadores de lealdade. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/m13-magic-2013-clone-45.jpg?5423) P: *Se eu copiar uma pilha de cartas mutados com um [[Clone]], como será a cópia?* R: A cópia se parece com a criatura mutante. Todas as modificações de mutação são copiáveis. A cópia ainda não foi mutada. P: *O que acontece se eu blinkar uma permanente mutada?* R: Todos os componentes retornam separadamente. P: *Como uma pilha mutada funciona com o [[Nightmare Shepherd]]?* R: Você recebe um símbolo que é uma cópia da criatura mutante que morreu - mas apenas se você exilar cada componente do seu cemitério. P: *O que acontece se você usar a capacidade de [[Etrata, the Silencer]] de exilar uma pilha mutada?* R: Cada carta de criatura é exilada com um contador. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/som-scars-of-mirrodin-mimic-vat-175.jpg?3677) P:* O que acontece quando uma criatura mutante morre e há um [[Mimic Vat]] em campo?* R: Todas as cartas sofrem imprint juntas, mas quando você ativa o [[Mimic Vat]], escolhe apenas uma carta para criar uma cópia. *Comandante* [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/c19-commander-2019-leadership-vacuum-9.jpg?7898) P: *O que acontece se uma pilha mutada contendo um comandante for atingida pelo [[Leadership Vacuum]]?* R: A pilha inteira vai para a zona de comando. No entanto, como você só pode conjurar seu comandante a partir da zona de comando, o restante das cartas ficará preso para sempre. P: *O que acontece se um comandante mutado morrer?* R: A carta do comandante pode ir para a zona de comando, todo o resto vai para o cemitério. Contará como 1 morte de seu comandante, apesar do efeito de substituição do comandante. P: *Como mutação funciona com danos de comandante? Causa dano ao comandante apenas se for a carta no topo ou mesmo quando for uma embaixo?* R: Se qualquer carta na permanente mutada for um comandante, tudo é seu comandante. Misc. P: *Se eu mutar uma criatura sem summoning sickness, a criatura resultante tem summoning sickness?* R: Não, já que é considerada a mesma permanente. [image](https://static.cardsrealm.com/images/cartas/en/dka-dark-ascension-geralfs-messenger-63.jpg?1946) P: *O que acontece quando uma pilha mutada com Undying ou Persist morre?* R: Todas as criaturas voltam separadamente, cada uma com o contador especificado. P: *Como o mutate deve atingir um não-humano, o que acontece se uma pilha mutada se tornar um humano?* R: Nada, o subtipo importa apenas para o direcionamento e a resolução da capacidade de mutação.

Compartilhe:

Profile Main Image

Leon

Programador do site da Cards Realm. O Magic vai muito além das cartas. Somos pessoas, uma comunidade enorme.

Social