Magic: the Gathering

Deck Guide

Os destaques de M21 para o Pauper

, updated , Comment regular icon0 comments

Além dos terrenos básicos com os layouts novos, mais alguma coisa verá jogo no Pauper? Vejam as cartas que me chamaram a atenção

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

No dia 25 de junho as cartas da nova Coleção Básica 2021 estarão disponíveis para os jogadores nas plataformas digitais.

M21 é uma coleção que além de homenagear a história do planeswalker Teferi, também prometeu reimpressões icônicas, novos cards poderosos e... cães. Isso mesmo, a apresentação dos "dóguinhos" teve lugar de destaque na divulgação feita pela WotC.

Pelo que acompanhei dos spoilers de M21, a coleção agradou no geral, mas e o Pauper? Será que as comuns também agradaram os jogadores do nosso formato? Além dos terrenos básicos com os layouts novos, mais alguma coisa verá jogo? Vejam as cartas que me chamaram a atenção:

Ad

Verde

Image content of the Website

Llanowar Visionary até parece um meme do cruzamento entre Llanowar Elves e Elvish Visionary. Muito provavelmente essa brincadeira também rolou entre os designers durante a criação da coleção, mas o que realmente importa é que tivemos uma boa adição ao formato. Apesar da maioria dos jogadores acharem que Llanowar Visionary não verá jogo no Elfos (de acordo com o instituto "opiniões que ouvi" de pesquisa), eu ainda não descarto a possibilidade de listas com uma ou duas cópias do novo Visionário, que além possuir um corpo interessante para o deck, gera um draw muito benquisto e por fim, mas não tão importante, gera uma mana. Acho que qualquer carta boa que deixe o Elfos menos frágil merece uma chance.

Image content of the Website

Track Down me agradou muito também, ela se destaca pelo fato da maioria das cantrips verdes não darem a opção de comprar as “demais cartas”, geralmente as cartas “não escolhidas” vão para o grave ou para o fundo do grimório. O grande problema é que talvez o deck para essa carta ainda não exista no Pauper: Eu a imagino em um midrange: BG, GW, ou até mesmo um Mono Green quando o formato tiver mais suporte para esse tipo de deck.

Vermelho

A cor vermelha não teve muitas adições fortes, eu destacarei as duas cartas que mais me chamaram a atenção, mas acredito que se eu fosse fazer um top 5 cartas pauper de M21, o vermelho ficaria de fora.

Image content of the Website

Goblin Wizardry Possui uma habilidade bacana: criar fichas de maguinhos goblins com prowess. Realmente achei divertido, e até recomendo alguns testes no Izzet Puzzles, um deck que não possui criaturas, apenas mágicas e Flurry of Horns que gera ficha de minotauros. O Goblin Wizardry custa menos e pode ser jogado no turno do oponente, mas mesmo supondo que o deck melhore, ainda assim, na minha opinião não seria o suficiente para deixá-lo mais competitivo.

Image content of the Website

Hobblefiend é mais uma carta que merece ser citada. Além de ser mais lenta que Carrion Feeder, o que a faz ser bem pior é o custo para ativar sua habilidade, ainda assim, talvez elas possam ser companheiras nos rogues da vida: Aristocrats é um arquétipo bem divertido e eu vejo com bons olhos as cartas que possuem sinergia com Falkenrath Noble... Pensando alto aqui, poderia vir um downgrade de Fireblade Artist heim?

Image content of the Website

Voltando a realidade, vamos analisar a cor branca...

Branco

Image content of the Website

Swift Response: Eu sou meio suspeito quando o assunto é Journey to Nowhere pois sou muito fã dessa remoção. Apesar dos contras, ela está muito bem posicionada no formato, sua maior vantagem é não mandar cartas como Stormbound Geist para o cemitério. E apesar do Tron causar muito estrago sem virar suas criaturas (principalmente a barreira), Swift Response foi uma das cartas que mais gostei nessa coleção. É sempre bom ter boas remoções instantâneas à disposição.

Ad

Azul

Image content of the Website

Frantic Inventory talvez seja a melhor carta da coleção, pois chega para substituir Accumulated Knowledge que já se encontra consolidada no formato. Mas mesmo com o potencial de ser a carta de M21 mais jogada no Pauper, ela não impactará tanto o formato, somente a mirror match de Skred deve sofrer leves mudanças agora que os jogadores passarão a se preocupar apenas com o seu cemitério.

Image content of the Website

Spined Megalodon: Me simpatizei muito com esse tubarão que deve disputar vaga com Striped Riverwinder e Ulamog’s Crusher no reanimator. A disputa é acirrada, todas possuem prós e contras. Acho a resistência do tubarão algo tão relevante a ponto de concorrer com cycling da Serpente. Ahhh como eu gostaria que esse tubarão voasse, vocês sabem que existem tubarões voadores no multiverso, certo? Faltou essa evasão para o Spined Megalodon garantir o favoritismo. Aliás, sempre senti falta de evasão no Reanimator.

Image content of the Website

Também acho válido testar o tubarão como finisher em um UB Full Control.

Image content of the Website

Rousing Read também me chamou a atenção. Apesar de seu custo não ser dos mais atrativos, ela traz um pacote de “valores” para a partida: Evasão, corpo, e draw. Penso que builds menos explosivas de hexproof possam tirar mais proveito de Rousing Read, mas ainda pode ser que ela entre para a vasta coleção de “QUASE uma carta foda”. “- Huuum, mas se ela custasse 2...”

Preto

Image content of the Website

Rising Again não é o Zombify que o Pauper merece. Pô Wizards! poderia ter rolado esse downgrade tranquilamente, não?

Sabemos que o Reanimator precisa de algo além do Exhume. Acho que essa necessidade fará com que Rising Again seja testada no formato.

Image content of the Website

Village Rites é a carta que mais me empolgou em M21. Já montei algumas groselhas com Altar’s Reap no Pauper, mas quando vi o spoiler de Village Rites comecei a sonhar alto, eu faço parte da turma que gostaria de ver essa carta jogando no MBC. Seria uma ideia tão absurda assim? Sempre achei a curva do Mono Black muito complicada e ultimamente venho abusando de Unearth para conseguir fazer mais mágicas em um mesmo turno. Talvez com algumas mudanças o deck fique com uma curva interessante e usar duas cópias de Village Rites se torne padrão.

Independente de ver ou não jogo no MBC essa carta é bem forte, e estou muito ansioso com essa adição.

No geral, eu gostei do que a coleção básica 2021 trouxe para o Pauper. Talvez o nível tenha ficado abaixo de Throne of Eldraine e Ikoria, e isso pode ter decepcionado alguns jogadores, mas acalmem-se, em breve teremos o lançamento de duas novas coleções que ainda podem trazer algo para o nosso formato.

Ad

Logo teremos o lançamento de Jump Start e Double Masters, enquanto isso estou curioso para saber a sua opinião sobre M21! Deixei passar alguma carta que você gostou? Comente.

Muito obrigado pela leitura e até a próxima.