Magic: the Gathering

Opinion

Os Pretores de Nova Phyrexia e Suas Facções

, updated , Comment regular icon0 comments

Os últimos eventos da história do Magic estão levando a uma grande batalha em Nova Phyrexia, os phyrexianos são a maior ameaça do Multiverso atualmente e agora você vai conhecê-los.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Diferente da sua encarnação anterior onde Phyrexia se alimentava com mana de artefato incolor e o mana preto de decadência e morte, desta vez os phyrexianos se infiltraram em todas as cinco cores de mana e assim trouxeram a guerra para todos os povos de Mirrodin, no entanto, isso criou facções phyrexianas com base em seu alinhamento de cores e cada alinhamento ganhou um Pretor para supervisionar essa cor.

Image content of the Website

Ad

Durante anos os pretores phyrexianos planejaram a dominação da superfície de Mirrodin, começou com o ataque brutal do Enxame Vicioso, a facção verde liderada por Vorinclex, Voz da Fome, o pretor verde da caça.

Ao contrário das outras facções, Vorinclex e sua braço direito Glissa, acreditavam que, em vez de esperar pelo momento certo para atacar, deveriam atacar imediatamente. Através de uma seleção que acredita mais na sobrevivência dos mais aptos e eugênicos, matando aqueles considerados fracos e fortalecendo os grandes predadores de Mirrodin, eles criaram uma temível legião de predadores phyrexianos. Eles enviaram alguns desses animais para conquistar Tel-Jilad e quando o resto das facções surgiram, a floresta já estava conquistada. No Enxame Vicioso, Vorinclex deseja criar um mundo no qual os seres mais fortes dominassem.

Os phyrexianos alinhados a verde foram os primeiros a atacar os mirranianos, dominando o Emaranhado rapidamente e como todos os Phyrexianos, os membros do Enxame acreditam que a carne é fraca, mas ao contrário dos outros phyrexianos eles acreditam que a Nova Phyrexia deve progredir de uma forma mais natural, baseada nos papéis da predação, permitindo que os fortes surjam triunfantes sobre os fracos. Eles acreditam que a engenharia artificial deve ser restrita para tornar os predadores mais eficientes, e que a sensibilidade e a sapiência são maldições inadequadas quando comparadas ao poder bruto do instinto. Na falta de qualquer tipo de organização, elas são apenas uma enorme variedade de criaturas que se matam para o propósito de selecionar as mais fortes.

Image content of the Website

A facção alinhada ao preto é Os Sete Minérios de Aço que era liderado por Sheoldred, a Sussurradora, a pretora preta da escravidão. Ela era líder mais tradicional dos ideais phyrexianos, acreditando em controle por subjugação ou morte.

A invasão phyrexiana de Mirrodin começou em Mephidross. Ao longo dos anos os phyrexianos cresceram em tamanho e poder nesta área até que puderam se espalhar. Eles conseguiram ficar escondidos graças a Geth e agora cada um dos Thanes se mudou para diferentes partes do Mefidross. Os Thanes, também chamados de Senhores do Metal aprenderam verdades sobre seus papéis no Plano. Essas verdades são que os phyrexianos são os únicos seres que podem sobreviver a um mundo phyrexiano, pode haver apenas um Pai de Máquinas. Sheoldred e os outros Thanes entraram em conflito uns contra os outros com o objetivo de poder supremo. Sheoldred venceu a batalha brutal e se tornou a líder da facção.

Os Phyrexianos, alinhados com o preto, são feitos pela corrupção absoluta, eles estão todos lutando uma guerra de sucessão para ser nomeado o "Pai das Máquinas". No entanto, o território de Sheoldred foi dominado por Elesh Norn e o paradeiro da pretora preta é desconhecido.

Image content of the Website

Ad

O Mecanismo do Progresso, é a facção alinhado ao azul, liderada por Jin-Gitaxias, eles invadiram os mares de mercúrio. A primeira parte de seu plano de invasão era bombear óleo brilhante para o Mar de Mercúrio. Isso permitiria que a infecção phyrexiana se espalhasse mais rápido que outros meios. Gitaxias conquistou a cidade de Lumengrid e fez dela sua base de operações e laboratório. Ele criou seres phyrexianos mais fracos neste laboratório e supervisionou todos os projetos phyrexianos. A maioria dos outros edifícios de Lumengrid foram reutilizados como matadouros e pequenos laboratórios phyrexianos. A fim de alcançar a verdadeira perfeição, Jin-Gitxaias mergulhou nos reinos do oculto e divino.

Os Phyrexianos alinhados com o azul se mantêm em maior grau de perfeição que as outras facções, e buscam o que eles chamam de "A Grande Síntese". Eles realizam experimentos em vários laboratórios espalhados pelo Mar de mercúrio, descritos como "matadouros", criando novas formas de vida e tecnologia. Eles são o grupo mais organizado até agora, com pelo menos dez postos observáveis. Um de seus grandes experimentos é a rede de fusão, no qual os poços do conhecimento são preenchidos com os cérebros de centenas de seres sencientes, conectando todos em um.

Image content of the Website

Urabrask, o Oculto é o pretor vermelho da indústria. Sua facção é A Fornalha Silenciosa, gosta construir monstruosidades e armas artificiais cada vez maiores. O traço de independência do mana vermelho torna essa facção a menos parecida com a composição original da Phyrexia.

Os phyrexianos alinhados a essa cor construíram gigantescas fornalhas em Mirrodin, baseada em nas camadas similares da Phyrexia antiga, onde nascia as máquinas. Sua principal função era cuidar das forjas, construindo armas e reciclar os phyrexianos e mirranianos.

Os phyrexianos vermelhos diferem de todos os outros do modo que eles têm emoções fortes e individualidade, e como tal desenvolveram empatia pelos mirranianos. Enquanto ainda criaturas brutais, sua empatia provou ser forte o suficiente para permitir que os sobreviventes de Mirrodin permanecessem em seu território, tratando-os como se eles não existissem. Para esconder esse segredo, assim como, para evitar ter que lidar com outras facções, Urabrask exigiu que todo o acesso à Camada da Fornalha fosse selado das outras facções, isolando a si mesmo e seus servidores, os phyrexianos nas montanhas servem como guardiões das entradas da Camada de Fornalha.

Por essa gentileza, a Fornalha Silenciosa se tornou alvo de Elesh Norn que destruiu o lugar, não sabemos se Urabrask ainda vive, mas ele deu tempo para resistência fugir do lugar, para longe do alcance de Norn.

Falando em Elesh Norn, ela é a líder da Ortodoxia das máquinas e a maior ameaça de Nova phyrexia.

Image content of the Website

Durante a invasão Elesh Norn, enviou suas tropas para os campos de navalha e rapidamente as controlou, massacrando os povos daquele lugar. Eventualmente, a força de seus exércitos foi o suficiente para invadir as pradarias de Mirrodin em um curto período de tempo, capturando facilmente muitos deles e infectando os mais fortes, mutilando e reorganizando fisicamente em membros de baixo escalão da Ortodoxia e transformando as suas infraestruturas em novos templos. Apenas a fortaleza de 'Bladehold' conseguiu resistir a ameaça phyrexiana, mas mesmo assim um grupo isolado sem esperança na vitória.

Ad

Os Phyrexianos alinhados a branco se guiam pelas escrituras chamadas Gravuras de Argentum, mas se dividem em seitas menores. Três das seitas mais proeminentes incluem A Singularidade da Carne, A Legião de Porcelana, e os discípulos de Karn.

A Singularidade da Carne tenta alcançar a unidade total, literalmente, esfolando as criaturas que habitam as terras e costurando-as juntas. A Legião de Porcelana reaproveita e adapta criaturas implantando placas de metal branco em seus corpos, enquanto os Discípulos de Karn mantinham Karn como refém, na esperança de empurrá-lo para a insanidade. Para que ele pudesse se tornar um líder, um pai das máquinas.

Karn foi libertado graças ao sacrifício Venser, mas para Elesh Norn foi a grande oportunidade de ser a Pretora com maior influência de Phyrexia, dominando os territórios de Sheoldred e Urabrask. Como ela gosta de dizer: "Ainda tenho muito trabalho pela frente. Tudo será um."

E agora tudo indica que estamos voltando para Nova Phyrexia, em Theros, Ashiok ao olhar os pesadelos de Elspeth ficou fascinado pelos phyrexianos e foi conhece-los, a própria Elspeth escapou do mundo dos mortos, ela ainda pensa em seu companheiro Koth que está preso no lugar. Karn conseguiu um Cílex em Dominaria e está pronto para destruir a ameaça phyrexiana, Ajani e Teferi estão com ele nessa missão e Tezzeret está livre das garras de Bolas, pronto para colocar seus próprios planos em ação.

Image content of the Website
Nova Phyrexia promete ser a próxima grande saga do Magic.