Magic: the Gathering

Opinion

Os Terrenos de Urza e seu papel na Lore

, updated , Comment regular icon0 comments

Os terrenos de Urza voltaram com novas artes em Double Masters Vip Edition, mas você conhece o papel desses terrenos na lore do Magic? É essa a história que vou te contar agora.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Para quem não sabe, Urzatron é o apelido dado ao trio de cartas importantes no jogo e na lore desse multiverso, a Mina de Urza, uma escavação feita com a finalidade de extrair minérios, carvão e pedras preciosas.

Usina de Urza, onde se criava os artefatos com matérias extraídos, entre eles equipamentos de guerra, máquinas, ferramentas e os edifícios necessários para a geração de energia, como energia elétrica ou nuclear.

e a Torre de Urza, uma estrutura alta, isolada que servia para vigiar, base de estudos e refúgio.

Ad

Image content of the Website
. Se todos os terrenos de Urza estiverem em jogo, eles se combinam para fornecer sete mana com três terrenos.

O Urzatron foi impresso pela primeira vez em Antiquities e depois impresso em Crônicas, Quinta, Oitava e Nona Edição. Também foi lançado online no Masters Edition IV e agora estão de volta em Double Masters e para comemorar eu estou aqui para te mostrar como esses terrenos se encaixam na história de Urza, para isso, vamos voltar para Guerra dos Irmãos.

A Guerra dos Irmãos foi um dos eventos mais importantes da história de Dominaria, onde Urza e seu irmão Mishra travaram uma grande guerra para controlar o continente de Teresiare. Em um mundo onde a magia ainda era pouco conhecida, os exércitos daquele tempo usavam máquinas de Guerra, Urza criou artefatos a partir de projetos da civilização Thran e Mishra recebeu suporte da tecnologia phyrexiana, que de certa forma também era tecnologia thran, mas corrompida.

Nos primeiros anos dessa guerra, ela foi uma espécie de guerra fria, onde ambos os lados construíam máquinas apenas para defender seus territórios, enquanto Urza estava adquirindo as rédeas do poder em Yotia, Mishra estava fazendo o mesmo com os Fallaji no deserto, tornando-se um conselheiro próximo do governante Fallaji ao longo de vários anos. As primeiras criações de Urza foram as Torres que ele construiu em pontos estratégicos de Teresiare, é por isso que a torre tem várias artes diferentes. Elas serviam para suas sentinelas vigiarem as movimentações do inimigo e refugio para estudos de itens mágicos que estavam começando a aparecer naquele momento.

Uma série ataques furtivos começaram entre os dois irmãos e seus reinos, logo resultando em uma guerra aberta, um conjunto cada vez mais elaborado de máquinas desenvolvido pelos dois irmãos começou a lutar de ambos os lados e a guerra saiu do controle. À medida que o conflito se expandia mais recursos naturais eram usados, as minas de urza tornaram a área verde de Teresiare em um grande deserto e suas usinas transforavam esses recursos em energia para abastercer pedras de poder e novos artefatos. Assim foi por décadas, destruindo o continente até não ter nada para se aproveitar.

Foi então que começaram as explorações pelo mar, onde encontrar uma ilha rica em mana e recursos naturais chamada de Argoth e aqui aconteceu a batalha final entre os irmãos, no fatídico dia, quando Urza e Mishra se encontraram frente a frente com seus exércitos. Urza descobriu que Mishra havia sido corrompido pela influência phyrexiana, transformando-se lentamente de um homem em uma máquina viva. Cheio de raiva, Urza utilizou um artefato antigo chamados Golgothian Sylex, e derramou todas as suas memórias e emoções nele. A explosão do sylex resultante foi um dos eventos mais traumáticos da história dominariana. Ele matou os dois exércitos, dizimou o continente de Argoth e alterou os padrões climáticos por séculos, levando à Idade do Gelo. No entanto, Urza acendeu a centelha dentro dele o transformado em um Planeswalker, um ser imortal imensamente poderoso, capaz de se mover pelo multiverso com apenas um pensamento.

Ad

Image content of the Website

Em oitava edição, os terrenos de Urza ganharam novas artes, dessa vez, elas retratam outro ponto da história, aqui Urza aprendeu sobre o multiverso, perdeu o irmão e sabia que uma ameaça poderosa estava por vir, por isso ele não podia devastar o continente como fez antes, ele devia trabalhar para superar as invenções dos Thran e sua nova Torre era um quartel general fortificado, vigiados por criaturas artefatos e até pelo próprio Karn. Em sua fome de poder e conhecimento, Urza cavou fundo no passado antigo de Dominaria e descobriu que embaixo da terra tinha poder além do que ele podia compreender no passado, ele mesmo foi para o subterrâneo e construiu suas minas, para o fundo do oceano para se aproveitar da energia do mana para abastecer suas usinas.

Agora vamos falar das novas artes de Mark Tedin trio de Urza. Eu sei que já vimos muitos memes sobre esse Karn, ele está muito estranho, mas o resto do cenário ficou bem legal, pelo menos para mim, as cores podem causar uma certa estranheza eu sei, mas isso teve uma justificativa, tanto que o Mark Tendin disse que a arte original as cores parecem menos “pastel e esverdeada” do que são, por algum motivo na hora das scans as cores foram levemente alteradas.

Arte do Spoiler:

Image content of the Website

Arte postada pelo Mark:

Image content of the Website

Eu não vi tanta diferença, mas gostando ou não da arte esse trio vai ser muito desejado. Esses novos terrenos também tem uma história por trás das artes. Segundo o próprio Mark Tedin, ele quis mostrar um Karn recém libertado que acabou de sair de Phyrexia, ou seja, o submundo e chegou nos monumentos de Urza que para o Karn que viveu grande parte da vida nesse lugar, seria como um refúgio. Os três terrenos juntos seria uma ideia da Fábrica de Urza usada tantas vezes durante a guerra contra phyrexia.

E para finalizar o ciclo de terrenos de Urza, em Espiral Temporal o card Fábrica de Urza foi lançado e ela mostra os três terrenos de Urza juntos, sua habilidade também foi criada para se aproveitar do fato dos três terrenos de Urza em campo. Foi nessa fábrica também, que Urza e seus aprendizes Teferi e Jhoira trabalharam para construir vários artefatos importantes da história do magic como parte da Bons-Ventos, mas isso é outra história.

Image content of the Website