Magic: the Gathering

Deck Guide

Ouvi falar do Pauper e quero jogar! E agora?

, updated , Comment regular icon0 comments

Meu objetivo neste artigo é procurar dar o máximo de dicas quanto o melhor modo de iniciar no formato, além de falar um pouco sobre como funciona o Pauper.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá meu queridos, eu sou o Betão e espero que este artigo possa ajudar os jogadores que estão chegando ao Pauper, vindo ou não de outros formatos.

O Pauper hoje está crescendo e atraindo novos jogadores todos os dias. Porque ele é um dos formatos mais baratos do Magic? Também! Ao iniciar neste formato o jogador não precisa desembolsar uma alta quantia e o Pauper ainda permite jogar com cartas históricas como Counterspell e Lightning Bolt. A comunidade é também um forte atrativo, onde a união e hospitalidade são fundamentais, perseverança e garra em divulgar os pontos fortes do formato com intuito de mantê-lo vivo fazem parte do cotidiano há muito tempo, pois apenas em 2019 o Pauper tornou-se um formato oficial na sua forma impressa, e veja bem que seu nascimento no Magic online foi no fim de 2008. De lá pra cá conquistou muitos adeptos ao redor do mundo, seja na loja local, como também na mesa da cozinha da casa dos amigos.

Ad

Mas afinal Betão, o que é Pauper?

Pauper, tecnicamente, é um formato construído com um mínimo de 60 cartas no seu deck principal e 15 cartas reservas, o chamado sideboard. São permitidas apenas as cartas que em algum momento, tenham sido lançadas na raridade comum, impressas ou online.

Mas então, e esse deck principal, o que é preciso?

O deck principal é construído dentro de um plano de jogo pré definido que explora suas estratégias ao máximo. Os decks podem ser interativos ou não interativos, ou seja, podem interagir ou não diretamente com as cartas do seu oponente, e podem ainda ser ativos, que impõe seu ritmo de jogo procurando dominar o campo logo cedo, ou podem ainda ser reativos, que aborda o jogo de um modo diferente, tentando eliminar as ameaças quando elas se apresentam, buscando esgotar os recursos adversários e após isso dominar o campo para obter a vitória.

E o sideboard? Pra que serve?

Todos os decks possuem pontos fortes e pontos fracos. Isso é o que torna o jogo saudável e equilibrado. Sempre haverá um deck mais forte que o seu e um deck mais fraco. Para tentar contornar os pontos fracos do seu deck, o sideboard assume a função de conter cartas que melhorem o desenvolvimento da sua estratégia frente um deck que se sobressai ao seu. Assim temos no máximo 15 cartas que destinamos a cobrir esses pontos fracos contra os decks que mais o prejudicam. Não seria agradável que algumas estratégias sejam mais forte que todas, esta é uma situação problemática podendo levar a banimentos.

Peraí, banimentos?

Isso mesmo! Com a quantidade de cartas já criadas desde 1993, existe uma enorme coleção disponível, ainda mais as comuns. Então é possível que a interação entre algumas cartas se torne algo problemático e nada saudável e intervenções precisem ser feitas para manter o equilíbrio, e essa intervenção é o banimento de cartas chaves.

Lista de banidas: https://magic.wizards.com/pt-br/game-info/gameplay/rules-and-formats/banned-restricted

Já entendi o que é Pauper, quero jogar. Qual deck começo?

Existem alguns modos que podem ajudá-lo a escolher o deck que irá começar no Pauper. No YouTube você pode encontrar vídeos de diversos produtores de conteúdo falando e mostrando o funcionamento de alguns decks. Pode-se também visitar o metagame no menu deste site, e observar alguns dos decks mais jogados nos maiores torneios online do mundo e também de alguns torneios locais. Por assim dizer, isso é o metagame, o número de decks em um torneio, a porcentagem de escolhas desse deck e aqueles que fazem os melhores resultados num determinado tempo.

Entretanto, alguns decks possuem duas ou mais cores, e isso pode atrapalhar o desenvolvimento do seu jogo na hora de tomar decisões de qual o melhor terreno colocar no campo num determinado momento, pois pode acontecer de não poder gerar as manas das cores mais adequadas por não as ter disponível. Partindo desse pressuposto, optar inicialmente por um deck de apenas uma cor parece ser uma boa idéia, pois sempre terá disponível os terrenos certos e gerar as manas necessárias, obviamente, e poderá concentrar-se em aprender e desenvolver a mecânica e a estratégia do seu deck, pois essas decisões são fundamentais para a vitória e não precisar se preocupar em qual terreno virar pode ser um aliado nesse início, e então, após um avanço técnico nas suas habilidades pode ir aos poucos se aventurando com decks com mais opções de cores.

Ad

Partindo do princípio que neste momento inicial a opção mais segura seja escolher deck de uma cor apenas, veremos a seguir cinco listas, cada uma de uma cor, com decks que tem feito bons resultados em alguns campeonatos e estão atualizados de acordo com as coleções mais recentes

Vermelho - BURN

O Burn é um deck não interativo que procura atribuir dano direto aos pontos de vida do oponente o mais rápido possível, com cartas como Lightning Bolt, mas também optar por guardar algumas remoções para ameaças que possam surgir durante o jogo. O vermelho não tem muitas cartas que permite a compra em abundância, então o deck tende a perder o fôlego quando a partida se extende-se por muitos turnos.

Loading icon

Verde - STOMPY

Este é um deck agressivo, ou seja, a sua estratégia é vencer causando dano de combate rapidamente, colocando em campo criaturas pequenas e procurando aumentar seu poder. Como o verde não compra além do possível, então é um deck que precisa ser rápido.

Loading icon

Preto - Mono Black Control (MBC)

Esse é um dos decks que foi considerado por muito tempo como queridinho dos brasileiros.

Ele é um deck de controle, ou seja, procura eliminar as ameaças do oponente e é eficiente nisso, pois possui muitas opções de remoções, é consistente, pois consegue colocar criaturas desde os turnos iniciais, também compra cartas, algumas vezes dando algo em troca e sobrevive bem até os turnos mais avançados da partida. Tem a capacidade de ganhar vida pra atrasar o jogo do adversário.

Loading icon

Branco - Mono White Heroic

A habilidade heroico permite colocar um marcador +1/+1 toda vez que a criatura com essa habilidade for alvo de mágicas. Isso faz com que sua criatura fique muito forte num tempo bem curto, pois além dessas criaturas o deck conta com encantamentos que agregam outras habilidades de extremo valor aos seus combatentes, como manter-se desvirado mesmo após atacar, ganhar vida, ter iniciativa que nada mais é que atribuir dano antes da criatura do oponente. Esse deck também não compra muitas cartas, então precisa ser rápido também.

Loading icon

Azul - Mono Blue Tempo

Essa é a cor que anula mágicas e compras muitas cartas. Essa é a mais pura definição do azul. O deck tem como estratégia colocar no campo Delver of secrets, transformá-lo e protege-lo a todo custo, pois é uma criatura que pode vencer o jogo sozinha. O deck possui também outro recurso importante, que é retornar as ameaças do oponente para a mão dele, e quando ele tentar colocar em campo novamente, você pode anular. É uma estratégia diferente das outras quatro, pois você desde cedo vai ganhando a partido aos poucos, com calma.

Loading icon

Pra finalizar, é importante ressaltar que não é uma regra começar por decks de apenas uma cor, contudo parece ser um meio seguro de conhecer o formato.

Eu vou ficando por aqui, espero que a leitura seja informativa e também agradável. Bem vindo ao Pauper e até o próximo.