Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Burn Pauper: Sideboard Guide

, updated , Comment regular icon3 comments

Hoje eu trarei minha visão de sideboard do Burn contra 12 decks do formato

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Sem dúvidas, a estratégia de agredir diretamente a vida do oponente em uma corrida explosiva possui muitos fãs. Não é a toa que encontramos o Burn em diversos formatos do Magic.

No Pauper, o deck vem evoluindo através de boas adições que recebe do T2. Skewer the Critics sem dúvidas foi a mais forte delas.Ghitu Lavarunner e Thermo Alchemist também encaixaram muito bem no formato, mas a maior força do deck se encontra no "legado" das cartas mais antigas como Chain Lightning, Lightning Bolt, Rift Bolt, Lava Spike e Fireblast.

Ad

No geral as listas de Burn no Pauper são bem padrões, mas ainda assim o jogador terá que tomar algumas decisões importantes em relação a base de mana e side. Atualmente opto por jogar com 17 terrenos, sendo 15 montanhas e 2 Forgotten Cave, conforme a lista abaixo:

Loading icon

Sempre achei muito prático ter um guia de sideboard por perto para me auxiliar nas escolhas, porém sempre tive receio de escrever um artigo desse tipo, pois o Magic não é uma ciência exata, e o side pode variar muito. O engraçado é que conversando com outros jogadores de Burn, percebi que em diversas match-ups não existia um consenso sobre o side-in/side-out, e foi exatamente isso que me motivou a escrever esse artigo. Hoje eu trarei minha visão de sideboard contra 12 decks do formato. Tentarei explicar o porquê de minhas escolhas, mas ressalto que essa opções não devem ser tratadas como verdades absolutas, pelo contrário, são escolhas baseadas em minha experiência com o deck, de acordo com o meu gosto pessoal e minha visão de jogo.

Deck Burn 2022

Este artigo foi escrito em 2020, o Burn atual está diferente.

Loading icon

Deck tech

Sideboard Guide

Na mirror por exemplo, encontrei mais de uma pessoa que opta por tirar os Curse of the Pierced Heart. Porém o plano que mais gosto é o seguinte:

Mirror

Out: 4 Thermo-Alchemist

Loading icon

In: 4 Keldon Marauders

Loading icon

Opto por tirar o Alquimista, pois as chances dele permanecer no campo são minimas. O Searing Blaze do oponente nos força a ter cautela no inicio do jogo, deixando o Thermo ainda pior nessa match, diferente do Keldon Marauders que continua eficiente entrando em turnos mais avançados.

O Curse pode parecer lento nessa match, mas muitas vezes acaba causando mais dano até que as próprias criaturas do baralho.

Affinity

Out: 4 Curse of the Pierced Heart, 4Ghitu Lavarunner

Loading icon

In: 4 Smash to Smithereens, 4 Keldon Marauders

Loading icon

A partida contra o Affinity é bem complicada, muitas vezes a lista do oponente utiliza Dispel no main deck e conta com 3 Hydroblast no pós side. Se o oponente estiver na draw é possível que um Carapace Forger no turno 2 coloque um clock bem difícil de se lidar. Atog é a maior ameaça pois além de ser difícil de ser removido, ele é capaz de tirar o alvo do nosso Smash to Smithereens, que não causa dano nessas circunstâncias.

Por outro lado, o Affinity pode se enrolar sozinho no inicio do jogo, e um Smash bem encaixado pode ganhar o tempo necessário para o Burn finalizar o jogo.

Curse é lenta e Ghitu não é eficiente contra tantas criaturas grandes. Searing Blaze não mata os 4/4 sozinho, mas causa os 3 de dano no oponente e ainda existem situações em que é muito interessante combinado com Needle Drop ou com um Keldon que foi bloqueado. Ele também pode ser usado no Atog para forçar o sacrifício de um artefato.

Ad

A Firebrand Archer pode ser interessante nessa match, mas eu não subo por 2 motivos: 1) Eu só não acho que valha a pena tirar um drop 1 para colocá-la. 2)Muitas vezes ela será removida e não chegará a causar os 2 de dano que o Keldon causa, sem contar que o valor do bloque dele que além de diminuir o clock do oponente, também pode ser combinado com Needle Drop.

Flicker Tron

Out: 4 Searing Blaze, 4 Curse of the Pierced Heart

Loading icon

In: 2 Molten Rain, 2 Firebrand Archer, 3 Smash to Smithereens, 1 Keldon Marauders

Loading icon

Mais uma match em que parece não existir um consenso entre os players de Burn. Dar side-out em Searing Blaze é unânime, mas como vocês podem observar nessa thread que criei no twitterlink outside website, existem diversas estratégias que tiram desde Ghitu até Fireblast, passando por Rift Bolt e Curse.

A decisão do meu side-in é o resultado do side-out que dou em cartas que não considero muito efetivas nessa match. Então primeiramente opto por tirar 4 Searing Blaze pois o oponente possui poucas criaturas e que geralmente não são castadas no inicio do jogo. Depois, eu acho Curse lenta nessa match, onde geralmente os oponentes usam 4 Hydroblast para lidar com ela no inicio do game, ou Weather the Storm se o jogo se estender muito. E por mais que seja questionável subir recursos para atrasar o Tron, eu gosto de subir 3 Smash nessa match, não subo 4 para diminuir a chance de ficar com eles presos na mão (Inclusive estudo a possibilidade de usar apenas 3 no side e abrir um slot para a segunda Martyr of Ashes).

Boros Monarca

Out: 4 Ghitu Lavarunner, 4 Thermo-Alchemist, 2 Rift Bolt

Loading icon

In: 2 Molten Rain, 4 Smash to Smithereens, 4 Keldon Marauders

Loading icon

Rift Bolt é uma carta ótima, e possui boa sinergia com Needle Drop e Skewer the Critics porém, como o Boros não possui anulas, fica mais fácil de atingir as condições para castar essas cartas. Tirar Rift Bolt é uma opção para deixar um pouco menos lento, já que estamos dando side-in em Molten Rain.

Boros Bully

Out: 4 Ghitu Lavarruner, 4 Thermo-Alchemist

Loading icon

In: 2 Electrickery, 2 Firebrand Archer, 4 Keldon Marauders

Loading icon

Izzet Skred / Mono U

Out: 2 Needle Drop, 4 Thermo-Alchemist

Loading icon

In: 2 Electrickery, 4 Keldon Marauders

Loading icon

Ad

No guia de sideboard do Gilmour, ele tira 2 Forgotten Cave para subir Electrickery, porém ele jogava com 19 lands numa época em que não existia Skewer the Critics. Como jogo com 17 lands, não cogito remover as Forgotten. Geralmente nessa match, eu tento causar o máximo de dano nos primeiros turnos, e depois quando tudo ficar complicado, tento juntar o máximo de dano possível para que eu possa finalizar o jogo mesmo que o oponente anule algumas das minhas mágicas. Nessa estratégia, eu tiro o Thermo pois não quero dar a opção do oponente deixar de anular minha mágica, ficar com mana aberta para anular outras ameaças, e depois dar bounce ou remover o Thermo no turno dele. Quero forçar o oponente a gastar anula no Keldon ou tomar pelo menos 2 de dano se ele entrar. Como nessa partida não é muito fácil de pingar dano, opto por tirar Needle Drop e mantenho Skeewer que tem mais sinergia com a postura que adoto nessa match, e não toma Dispel.

Bogles

Out: 4 Searing Blaze, 4 Curse of the Pierced Heart, 1 Ghitu Lavarunner

Loading icon

In: 2 Electrickery, 2 Firebrand Archer, 1 Martyr of Ashes, 4 Keldon Marauders

Loading icon

Searing Blaze e Curse são decisões mais fáceis sobre o side-out. Estou optando por tirar Ghitu pois estou entrando com mais criaturas, mas eu poderia tirar o Rift Bolt, ou então subir apenas 3 Keldons.

MBC

Out: 4 Thermo-Alchemist

Loading icon

In: 4 Keldon Marauders

Loading icon

É, o Thermo não sobreviverá.

Stompy

Out: 4 Ghitu Lavarunner, 4 Curse of the Pierced Heart

Loading icon

In: 2 Electrickery, 1 Firebrand Archer, 1 Martyr of Ashes, 4 Keldon Marauders

Loading icon

O side é bem parecido com o do Bogles, porém a Arqueira não é tão eficiente aqui, só subo porque não estou usando a segunda Martyr.

Mono W Heroic

Out: 4 Curse of the Pierced Heart, 1 Lava Spike.

Loading icon

In: 2 Electrickery, 1 Martyr of Ashes, 2 Firebrand Archer.

Loading icon

É uma match bem complicada, e sua postura pode variar de acordo com o jogo, é sempre difícil decidir entre remover as criaturas ou partir para a race. Gosto de subir Martyr e Electrickery para ter mais de um plano.

Elves

Out: 4 Curse of the Pierced Heart, 1 Lava Spike

Loading icon

In: 2 Electrickery, 1 Martyr of Ashes, 2 Firebrand Archer

Loading icon

Ad

No guia do Martin Juza, ele claramente não gosta de Ghitu nessa match. Eu opto por tirar o Lava Spike, já que ele não interage com as criaturas. Opto por manter os Ghitus e não subir os Keldons.

--

Acredito que consegui abordar os principais decks do formato, e as duas maiores referências publicadas que conheço em relação ao sideboard desse deck: Martin Juzalink outside website e:

Apesar dessas referências estarem desatualizadas, espero que com esses materiais em mão você consiga ter uma base para elaborar o seu próprio plano de sideboard.

Curtiram o artigo? Não deixem de comentar sobre suas escolhas ou dúvidas em relação ao Deck.

Muito obrigado pela leitura e até a próxima.