Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: O que esperar quando se está esperando!

, updated , Comment regular icon0 comments

Neste artigo, procuro falar sobre minhas expectativas para o futuro do Pauper, do ponto de vista de jogador.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá amigos, sou o Betão e quero falar um pouco sobre as minhas expectativas para o futuro do Pauper, é claro que não sou nenhum especialista em Pauper, tão pouco em Magic, entretanto, diferentemente dos meus outros artigos que escrevi, nos quais apenas descrevia o modo que o Pauper se comporta, suas estratégias, algumas listas, ou seja, uma visão geral, buscando a imparcialidade, hoje irei me permitir redigir em primeira pessoa e declarando assim a minha interpretação do cenário atual, expectativas para o futuro, como mencionei a pouco, e ainda, opinião sobre as direções seguras que a Wizards of the Coast possa tomar para nos guiar daqui pra frente.

Ad

Acredito ser de opinião da maioria da comunidade Pauper que a nova coleção, Double Masters, foi uma das coleções que mais trouxeram cartas realmente boas para o formato. Alguns downgrades talvez tenham sido inesperados, e se tornaram adições importantes, como é o caso de

Image content of the Website

e ainda que existam cartas aparentemente melhores no meta atual, ela é uma carta que tem duas funções a ser escolhida, e isso é realmente muito importante, pois se trata de uma remoção que representa versatilidade, e pode ajudar em todos os momentos do jogo.

Outra carta, que trouxe um impacto ainda maior, foi

Image content of the Website

e ela é uma remoção que vem pra ser a melhor do formato, pois por apenas duas manas, e uma ainda é genérica, o que permite decks de mais de uma cor utilizarem desse recurso, o jogador pode remover quase todas as criaturas do Pauper, exceto claro, as criaturas com Hexproof, e isso levanta um ponto de preocupação com o Power Level do formato, e que vou abordar essa preocupação mais a frente.

Outra carta reprintada, foi a já conhecida

Image content of the Website

e pode permitir talvez, um acesso mais barato e mais amplo daquele que tínhamos até pouco tempo.

Esses downgrades, reprints, e até mesmo os banimentos recentes, me levam a pensar que a Wizards pode estar dando mais atenção ao formato, e que poderá dar mais atenção ainda, nas próximas coleções, o que é muito bom para nós jogadores, trazer novas cartas, que possam melhorar decks que são mais fracos frente ao meta, trazer talvez um terreno que possibilite a adição de uma ou mais cores em decks aggros ou ainda cartas que induzam a criação de decks inteiramente novos e que possam se igualar aos melhores decks que temos hoje.

Acredito realmente que a Wizards esteja planejando dar mais atenção ao Pauper. É claro que para o formato, essa atenção pode parecer lenta, pois há mais de um ano que o formato foi sancionado em sua forma impressa, e ocorreu apenas quase 11 anos após sua criação online, e somente após esse ano que a empresa se dispôs a trazer uma edição com um número maior de cartas com potencial para "ver jogo" de fato.

Mas nem tudo são rosas, de maneira que cartas boas são criadas para o formato e downgrades sejam feitos, a Wizards deveria ter muito cuidado com esses lançamentos, pois ao aumentar muito o Power Level das cartas, o Pauper pode perder a sua essência, que não é apenas ser um formato com cartas mais baratas, mas também, um formato no qual o jogador consiga desenvolver o jogo mais abertamente, não sei se seria saudável tem muitos jogos terminando em poucos turnos como pode acontecer em outros formatos. Algumas cartas tem nos deixado apreensivos, como é o caso de

Image content of the Website

Ad

que tem um poder muito além do comum. E como mencionei anteriormente, Cast Down me parece ter sido um downgrade que não faria falta se não fosse feito, entretanto aumentou muito o nível dos decks que utilizam fontes de mana preta, e é preocupante, pois eu, particularmente não gostaria que o Power Level fosse aumentando tanto. Pode ser que esse tipo de carta apareça com mais frequência e tornar o Pauper diferente. Pode ficar melhor ou não, mas é de suma importância que se a Wizards realmente tem intenção de dar atenção e acompanhar o formato mais de perto, precisará ter muito cuidado e muita análise. Cartas novas são sempre bem vindas, muito mais do que exclusões por meio de banimentos, deixa o formato mais atraente, mas gostaria de ver adições coerentes com aquilo que o Pauper realmente é, e ficaria muito satisfeito se a Wizards respeitasse a essência desse formato

Quero deixar aqui a minha opinião, sobre aquilo que o Pauper mais precisa hoje, não apenas em termos de cartas, coleções e banimentos, o Pauper precisa hoje de investimento em torneios, precisa de campeonatos apoiados diretamente pela Wizards, já passou a hora de sermos agraciados com um Grand Prix Pauper. É claro que hoje possa ser pedir demais, talvez até algo utópico, sem querer parecer piegas, mas acredito que é o que todos queremos. Tem seus prós e contras, como em todos os formatos, jogos e noutras coisas da vida, mas merecemos isso, seria uma mostra de respeito com toda a comunidade Pauper.

Vou ficando por aqui, agradecendo mais uma vez a Cards Realm pelo apoio e espaço dado e pela confiança no trabalho, agradecer também a Vipermats tapetes personalizados pelo apoio, você pode adquirir o seu tapete, é só fazer um cadastro aqui no site e isso é bem simples, pode usar sua conta Google ou Facebook pra isso, e fazer um comentário manifestando o seu interesse.

Quero aproveitar pra indicar o Heavy Meta, um Podcast que venho acompanhando há um tempo do amigo Fernando Portelada. Só clicar no link:

HEAVY METAlink outside website

Muito obrigado por ler o artigo e até a próxima.