Magic: the Gathering

Deck Guide

Paupérrimo - Budget Mono-u Mill Deck Tech

, updated , Comment regular icon0 comments

Vamos pegar carona no mau-caratismo propagado no standard, pelos consagrados Charlão e Saffron, na forma da estratégia de mill?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Seja muito bem vindo à mais um artigo, quem fala aqui é seu Noob favorito. Nossa bananada de hoje vai pegar carona no mau-caratismo propagado no standard, pelos consagrados Charlão, do MagicNoobz, e Saffron, do MTGGoldfish, na forma da estratégia de mill.

Mas primeiro, eu gostaria de agradecer a receptividade e os comentários de vocês em nosso último artigo e aproveitar para convidá-los a verem nossa lista em ação, lá no youtube. Acesse o link no final do artigo para ter uma ideia de como essa, e outras listas, se comportam.

Ad

Mas vamos ao que interessa! Você, que está começando a jogar agora, pode não saber em que consiste essa estratégia, mas ela é bem simples: trata-se de fazer nosso oponente colocar os cards de seu grimório direto em seu cemitério, desta forma quando ele precisar comprar uma nova carta e não tiver mais, ele perde o jogo. Claro que fazer ele “millar” 53 cartas é mais difícil e demorado do que infligir 20 pontos de dano, mas não ignore o potencial para irritar que nossa lista irá buscar. E claro, um lembrete, essa lista não te fará passar o carro nos amiguinhos, mas com certeza te garantirá uns amiguinhos a menos! XD

A nossa ideia aqui, será como sempre, manter o custo baixo, então vamos dar prioridade aos cards que atendam melhor a ambos os critérios: nossa tática e nosso bolso, e o segundo antes do primeiro! Para iniciar nossa aventura, vamos pegar alguma lista como referência e partindo dela implementar nossa proposta.

VERSÃO NÃO-BUDGET

Loading icon

Como podemos observar o plano de jogo clássico aposta em cards como Jace's Erasure e, em listas menos convencionais, Curse of the Bloody Tome. Estrategicamente, quanto mais rápido tirarmos os recursos do nosso oponente, antes que ele consiga por as ameaças em campo, melhor! Com isso em mente Jace's Erasure aliado a cards chaves que nos fazem comprar muito, aceleram esse jogo. Porém, acredito que ficamos muito dependentes de ter esse encantamento e isso "fragiliza" nossa win condition principal. Outro ponto que considero desmotivador é o fato de que algumas cartas chave para essa lista como Brainstorm, Muddle the Mixture e Whirlpool Rider não estão num preço que considero confortável para quem não quer investir muito. Com isso em mente, vamos tentar uma abordagem mais direta e barata.

Nossa lista começa com quatro cópias de Tome Scour, feitiço de custo 1 que faz o jogador alvo colocar cinco cards do topo do grimório em seu próprio cemitério. O melhor começo para essa lista, na minha opinião, que já mostra ao oponente à que viemos! Seguindo esse princípio, vamos abusar de outras mágicas de custo 1, mas que possuem menos efetividade de mill, como Dream Twist que faz o oponente descartar 3 e tem flashback - a razão para estar em nossa lista - a um custo adicional de 1 genérica e Vision Charm que pode, além de tombar 4 cards, num momento oportuno dar àquela atrasada na base de mana dos oponentes. Stream of Thought completa nossas mágicas de custo 1 e, apesar de raramente conseguirmos fazê-la pagando seu custo de replicar (que permitiria fazer uma cópia dela para cada vez que pagássemos seu custo), voltar até quatro cards do nosso cemitério para o topo do nosso grimório potencializa nossas mágicas de mill. Na curva dois vamos apostar em Mind Sculpt, feitiço que faz oponente alvo colocar sete(!) cards de seu grimório em seu cemitério e Compelling Argument, que apesar de também ser feitiço de custo 2 é um pouco mais brando, o jogador alvo tomba "apenas" cinco cards - nem vou falar da possibilidade de reciclar, pois quase nunca vamos querer abrir mão dessa mágica. Fechando nosso pacote de mágicas felizes, Chronic Flooding dá aquela ajuda em millar nossos oponentes enquanto eles trazem suas ameaças para o campo.

Ad

O problema dessa estratégia é que nossos oponentes não vão ficar olhando enquanto reduzimos seus recursos, mágica após mágica, e vão vir para cima com tudo! Para tentar segurar esse ímpeto, e quem sabe buscar reduzir um pouco os pontos de vida dos amiguinhos, vamos apostar no conhecido Jace's Phantasm, criatura 1/1 com voar que ganha +4/+4 quando nossos oponentes estão com 10 ou mais cards em seu cemitério - algo fácil para nosso deck! E como que vinda de um conto de fadas para essa lista, a Merfolk Secretkeeper é uma bloqueadora muito decente com sua resistência 4 e complementa nossa estratégia com sua aventura feitiço, Venture Deeper, que faz o jogador alvo colocar 4 cards de seu grimório em seu cemitério.

Para garantir aquele fôlego extra, vamos abusar do combo do momento: Mystic Sanctuary e Tragic Lesson. Essa interação vai repor nossas energias e garantir sempre uma ou duas mágicas de "millar" nas mãos. Fechando nossa lista, não podemos esquecer daquela contra mágica que faz nossos oponentes expressarem o sentimento mais puro e singelo do mundo - só que não! - duas cópias de Memory Lapse podem dar uma atrasada nos nossos oponentes, mandando uma carta de volta para o topo e, de maneira complementar, podemos millar a carta enviada para o topo logo, na sequência!

VERSÃO BUDGET

Loading icon

Como de costume não vamos sugerir nenhum side, pois isso pode variar de acordo com o seu field, mas ter mais opções de contra-mágicas como Dispel ou Spell Pierce podem dar uma ajuda numa match onde uma postura mais controladora seja necessária e seus custos são bem permissivos - tanto de mana quanto financeiramente! Uma opção para lidar com o cemitério do oponente pode ser uma pedida interessante, o desafio é achar alguma coisa que caiba no orçamento, mas se quiser investir um pouquinho em uma Nihil Spellbomb, pode usá-la em diferentes sides. Duas ou três cópias de uma carta que retorna àquela ameaça para a mão do oponente, sem dúvida pode te trazer um alívio, e mesmo não sendo em velocidade instantânea Callous Dismissal se torna atraente, pelo seu preço baixíssimo e por deixar um corpo 1/1 para aquele bloqueio maroto! Um card que considerei por na lista, mas acabei desistindo foi Memory Sluice pelo seu efeito de conspirar, mas como não temos muitas criaturas - e também pelo seu custo de R$ 1,20 cada cópia! - acabei optando por Dream Twist mesmo.

Bom, por hoje é isso! Nossa lista bacana, na data de publicação desta postagem sai por exatamente R$ 9,64 no menor da Liga, um preço bem atraente para um primeiro investimento! Espero que vocês tenham curtido nosso deck e não deixem de comentar aí que cards vocês colocariam na lista ou sugerindo outras listas ou estratégias que gostariam de ver por aqui!

Até a próxima!