Magic: the Gathering

News

Pioneer on Budget - MonoRed Aggro

, updated , Comment regular icon0 comments

Ainda falando do Players Tour Phoenix 2020 Zachary Kiihne conseguiu chegar ao top 4 com o deck Mono-Red Aggro, um deck forte e sempre presente em praticamente todos os formatos.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Loading icon

A ideia inicial do deck é bem simples, atacar o oponente da maneira mais rápida possível para acabar com seus pontos de vida antes que ele tenha a chance de reagir.

E para isso, o deck conta com diversas criaturas de baixo custo e boa sinergia para agredir o oponente:

Iremos mantes as 4 cópias de Monastery Swiftspear,uma criatura 1/2 com impeto e destreza por apenas um mana vermelho.

Também iremos manter as 4 copias de Soul-Scar Mage uma criatura 1/2 com destreza por apenas um mana vermelho. E como se não fosse pouco ela ainda faz que nossas fontes (sejam magicas ou habilidades) que causem dano que não seja de combate cause esse dano como marcador -1/-1, sendo muito eficaz contra criaturas grandes e indestrutíveis.

Ad

Conseguimos também manter as 4 cópias de Zurgo Bellstriker, uma criatura lendária 2/2 por um mana vermelho que não pode ser bloqueada por criaturas com poder igual ou superior a 2 (o que permite que ele continue batendo mesmo que o oponente esteja cheio de criaturas grandes). Além disso, graças a sua habilidade investida, ele pode ser jogado da mão pelo custo de um mana vermelho e um genérico, assim ele entra em campo com impeto, porém retorna para a mão ao final do turno (apesar de parecer uma desvantagem, pode pode ser usado contra decks cheio de remoções globais).

Iremos diminuir de 4 para 2 as cópias de Abbot of Keral Keep, criatura 2/1 com destreza que ao entrar em campo exila a carta do topo do nosso grimório, permitindo que essa carta seja jogada até o final do turno (pagando seus custos).

Iremos retirar todas as cópias de Goblin Rabblemaster, que apesar de ser uma ótima criatura para gerar um exercito ainda pode ficar enorme, apesar de nem de longe ser tão bom, iremos adicionar 4 cópias de Hanweir Garrison, uma criatura 2/3 por um mana vermelho e dois genéricos que ao atacar cria duas fichas de humano 1/1 viradas e atacando.

Por questões de orçamento, iremos remover todas as cópias de Mutavault.

Além dos atacantes, temos algumas cartas para dar apoio ao ataque:

Iremos manter as 4 cópias de Rimrock Knight // Boulder Rush, sendo que normalmente iremos jogar a instantânea aventuras Boulder Rush para aumentar o ataque de uma criatura nossa em +2/+0 por apenas um mana vermelho, e posteriormente ainda podemos joga-lo como criatura 3/1 que não pode bloquear por um mana vermelho e um genérico.

Mantemos também as 2 cópias de Torbran, Thane of Red Fell, criatura lendária 2/4 por três manas vermelhos e um genérico que faz com que nossa fontes vermelhas causem 2 de dano a mais, não importa a fonte do dano, desde dano de combate como de magicas ou habilidades.

Iremos manter a unica cópia de Castle Embereth, um terreno que ira entrar virado a menos que controlemos uma montanha e pode ser virado para ou adicionar mana vermelho ou ser virado ao custo de dois manas vermelhos e um genérico para fazer com que nossas criaturas recebam 1+/+0 até o final do turno, o que se estivermos com um bom exercito pode ser o suficiente para finalizar o jogo.

Para dar um suporte, o deck ainda conta com os clássicos burns, que podem tanto ajudar a finalizar o oponente de forma mais rápida, como pode servir como remoção em certas situações:

Iremos aumentar de 1 para 3 o Shock, instantânea por apenas um mana vermelho que causa 2 de dano a qualquer alvo.

Iremos diminuir de 4 para 2 o Wild Slash, instantânea que por apenas um mana vermelho se tivermos uma criatura com poder 4 ou mais em campo impede que o dano seja prevenido neste turno. E também causa 2 de dano a qualquer alvo.

E iremos manter as 4 cópias de Lightning Strike, instantânea por um mana vermelho e um genéricos que causa 3 de dano a qualquer alvo.

Ad

Mantemos também as 4 cópias de Bonecrusher Giant // Stomp, que pode ser jogado como a instantânea Stomp para impedir que qualquer dano seja prevenido e ainda causar 2 de dano a qualquer alvo, e depois ainda pode ser jogado como uma criatura 4/3 por um mana vermelho e dois genéricos e se Bonecrusher Giant for alvo de alguma magica causa 2 de dano ao controlador da magica.

Iremos mantes também as 4 cópias de Ramunap Ruins, terreno do tipo deserto que pode ser virado para gerar mana incolor ou ser virado ao custo de um ponto de vida para adicionar mana vermelho ou ser virado ao custo de dois manas vermelhos, dois genéricos e sacrificar um deserto (neste deck, apenas ele mesmo) para causar 2 de dano a cada oponente, sendo nosso único burn que não serve como remoção.

E pra completar, temos mais alguns suportes:

Iremos adicionar 2 cópias de Light Up the Stage feitiço que por um mana vermelho e dois genéricos (mas que pode ser jogado por apenas um mana vermelho caso algum oponente tenha sofrido dano no turno que for jogar essa magica) que exila as duas cartas do topo do nosso grimório, permitindo que elas sejam jogadas até o próximo turno.

E iremos substituir a unica cópia de Chandra, Torch of Defiance por Chandra, Pyromaster, ambas planeswalker por dois manas vermelhos e dois genéricos que entram em campo com 4 marcadores de lealdade. A que iremos utilizar tem as seguintes habilidades:

- Ao adicionar +1 marcador nela Chandra, Pyromaster ira causar 1 de dano ao jogador alvo e 1 de dano a até uma criatura que o oponente controla e ainda faz com que a criatura que sofreu dano desta forma não possa bloquear. Apesar de 1 de dano parecer pouco, ele pode ser usado como remoção em criaturas pequenas ou ajudar a completar o dano causado, e junto com Torbran, Thane of Red Fell o dano pode ser bem considerável.

- Ao adicionar 0 marcadores nela podemos exilar a carta do topo do nosso grimório podendo joga-la neste turno (servindo quase como uma compra).

- Ao remover -7 marcadores dela, iremos exilar as dez cartas do topo do nosso grimório e podemos escolher uma instantânea ou feitiço para copiarmos 3 vezes. Não iremos pagar mana para a jogar essas cópias. Raramente iremos usar essa habilidade, mas 3 cópias de shock (ou seja, 6 de dano) pode ser o suficiente para finalizar o jogo, caso ele tenha se estendido. Ou com sorte, 3 cópias de Lightning Strike com Torbran, Thane of Red Fell em campo são 15 de dano o que a menos que o oponente tenha ganhando vida deve ser o suficiente para finalizar o jogo.

Com essas alterações chegamos na seguinte lista:

Loading icon

O dekc tem um inicio explosivo com criaturas de baixo custo, e algumas interações no mid-game para não perder o gás, porém pode ficar complicado se o jogo se estender muito.

Espero que tenham gostado, e até a próxima.