Magic: the Gathering

Deck Guide

Pode Cling to Dust ser uma opção no Modern?

, updated , Comment regular icon0 comments

Dessa vez vamos comentar de uma carta de CMC 1 que talvez entre na posição de cartas já conhecidas do Modern e/ou Pioneer.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Estamos aqui mais uma vez para comentar sobre os spoilers de Theros Beyond Death. No último artigo sobre a nova edição comentamos sobre decks combo com Heliod, Sun-Crownedlink outside website, dessa vez vamos comentar de uma carta de CMC 1 que talvez entre na posição de cartas já conhecidas do Modern e/ou Pioneer.

Image content of the Website

Cling to Dust é uma instantânea que custa 1 mana preta que te permite exilar uma carta de um cemitério, caso seja criatura, você ganha 3 de vida; qualquer outro tipo, você compra uma carta. Também tem seu custo de escape, exilando 5 cartas e pagando 4 manas.

Ad

POR QUE CLING TO DUST É UMA BOA CARTA?

Comprar uma carta por 1 mana preta não é algo novo no magic. Tivemos as seguintes cartas com textos similares: Aphotic Wisps, Cremate, Nighthaze e Foulmire Knight // Profane Insight. A Wizards of the Coast parece que percebeu que essas cartas nunca viram jogo e resolveram por esteróides no novo spoiler: adicionaram a mecânica escape e deram uma versatilidade importante à nova carta.

Card advantage: majoritariamente Cling to Dust é 1 por 1, mas existe a possibilidade, quando há mana e cartas no cemitério, que ela seja 2 por 1. Não se engane, muitos jogos do Modern estão resolvidos antes de você poder utilizar o escape, logo diria que o card advantage dela não é ideal, mas existe.

Life gain: ganhar 3 de vida exilando uma criatura é a pior capacidade dessa carta, mas é uma possibilidade que dependendo do jogo é importante. Contra Burn ou decks extremamente agressivos, essa carta é counter de Lightning Bolt por apenas 1 mana.

Gravehate: disrupção de cemitério para apenas 1 carta não é ideal, mas pode te ganhar jogos. Exilar o alvo do Snapcaster Mage pode te ganhar partidas contra control. Outros alvos: exilar Sword of the Meek para impedir o combo do Simic Whirza; exilar um artefato pode acabar o delirium de Traverse the Ulvenwald contra um Death's Shadow; exilar um Conflagrate ou Creeping Chill contra dredge entre outras opções...

Pode ser jogado do cemitério: ser descartado não perde 100% de valor. Decks que jogam com seu cemitério como Mardu Pyromancer podem se aproveitar dessa carta.

Storm Counter: novamente vou usar como exemplo Mardu Pyromancer: o deck pede para serem jogadas diversas mágicas para criação de token. Cling to Dust pode ser jogada 2 vezes caso tenha mana o suficiente. Lembre-se que Escape é Cast!

Na pior das hipóteses Cling to Dust se cicla. Estamos falando do formato Modern, reinado por fetchlands tanto de seu deck quanto do deck do adversário.

QUAIS OUTRAS CARTAS COMPETEM COM CLING TO DUST?

Pensamos em: Opt, Serum Visions ou Hieroglyphic Illumination.

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website

As três cartas representam Card Advantage ou Card Selection no Azul. Muitos profissionais consideram scry 1 como sendo draw 0.5. Logo, na visão desses profissionais, Opt é draw 1.5 carta instantânea, Serum Visions é draw 2 cartas sorcery. Hieroglyphic Illumination lembra muito Cling to Dust, sendo apenas um cycling no começo do jogo, mas evoluindo para um card advantage no final.

Image content of the Website

Estamos vendo até Ransack the Lab sendo usada em listas 5-0 Mardu no Modernlink outside website. Duas manas por 1 draw e pouco mais dependendo de como foi construído seu deck.

Ad

EXEMPLOS DE DECKS COM CLING TO DUST

Grixis Control

Recentemente, um Grixis Control fez 5-0 no MTGOlink outside website, resolvi remover os 2 Into the Story e 1 Murderous Rider // Swift End para por 3 Cling to Dust no lugar. Drown in the Loch não compete diretamente com Cling to Dust já que Cling to Dust pode dar alvo em seu próprio cemitério.

Loading icon

Mardu Pyromancer

Outro deck já foi mencionado aqui: Mardu Pyromancer. Vimos outra lista 5-0 no MTGOlink outside website, para este deck substitui os 3 Ransack the Lab por 3 Cling to Dust. Vejo muita sinergia nesse deck!

Loading icon

Não concordam ou perdemos algo sobre essa carta? Podem comentar que responderemos!