Magic: the Gathering

News

Qual o problema da Wizards?

, updated , Comment regular icon3 comments

Artigo de opinião em que explico os problemas na postura da WotC que estão causando tanta revolta entre os jogadores de formatos não-rotativos como Modern e Legacy.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Mais uma vez a nova coleção da Wizards of the Coast (WotC) faz uma mudança brusca nos formatos que nós tanto amamos. Ikoria, Lair of Behemoth trouxe essa nova mecânica de Companion, que praticamente significa "comece o jogo com uma carta extra", contanto que seu deck atenda a certos requisitos. Esse card advantage fez um grande impacto nos formatos não-rotativos, em especial com Lurrus of the Dream-Den, que eu diria ser a carta que define o Modern no presente momento. Sam Black, um pro player reconhecido por seus deckbuilds, dedicou um artigo inteiro a explicar porque essa mecânica é ruim para o jogo.link outside website

Ad

Esse padrão de revolta na comunidade magic vem se repetindo a cada coleção já à praticamente um ano. E isso tudo vem de um ponto chave, uma interpretação errada do que a Wizards of the Coast (WotC) entende como um formato saudável. E é isso que eu vou abordar aqui neste artigo.

A ORIGEM DO PROBLEMA

Muitos consideram Modern Horizons (MH1) como a coleção em que o design das cartas começou a dar errado. De fato, o impacto nos formatos não-rotativos foi imenso, com várias cartas se tornando staples em decks famosos e outras fazendo com que novos decks surgissem. Porém, tivemos muitas cartas nocivas, a ponto de MH1 ter uma carta banida em cada um dos formatos não-rotativos em que ela vale: Hogaak, Arisen Necropolis no Modern, Wrenn and Six no Legacy e Arcum's Astrolabe no Pauper (provavelmente no Legacy também se banlist fosse por voto popular hahahaha).

Image content of the Website

Embora ache isso um grande erro de design, dou o benefício da dúvida à WotC para uma coleção com proposta nova de lançar cartas direto para o Modern. Teoricamente, eles estavam pisando em território novo aqui, e como é uma coleção com proposta de ser lançada a cada um ano ou dois anos, os jogadores teriam tempo para ir se ajustando ao novo formato, após possíveis banimentos ( que de fato ocorreram). Nas coleções padrões que lançam a cada 2~3 meses, isso não vai acontecer, e eles vão continuar a lançar de uma a três cartas relevantes para os formatos eternos. Então estaria tudo bem e vida que segue, né? Infelizmente não, pois um mês antes tivemos o lançamento de War of the Spark, mostrando o contrário...

Cartas como Teferi, Time Raveler, Karn, the Great Creator e Narset, Parter of Veils se tornaram necessárias em vários decks Modern e Legacy. O Teferi em especial foi uma carta criticada por seu design que trava habilidades como Suspend, Cascate e ainda elimina o drawback de cartas como Spell Queller. Seguindo a linha do tempo das colleções para o Standard, tivemos Veil of Summer no Core Set 2020, mais uma carta criticada por seu design que na prática anulava mágicas e habilidades com uma eficiencia maior que a da cor azul. E a gota d'água foi com Throne of Eldraine, que trouxe Oko, Thief of Crowns elkificando o Magic em um grande meme.

Image content of the Website

Recebendo críticas pesadas sobre o estado em que o Standard estava, WotC se viu obrigada a banir Oko e Veil deste formato, junto com Once upon a Time, outra carta que causou problemas em formatos eternos e teve que ser banida do Pioneer e Modern. Seguido do anúncio de banimento, Bryan Hawley (do Play Design Team da WotC) escreveu um artigo se retratando sobre o problemalink outside website. Nele, nos é explicada uma nova metodologia, chamada F.I.R.E., que a equipe de design resolveu adotar para seu processo de criação das cartas. Basicamente eles explicaram que começando em Guilds of Ravnica o power level das cartas seria aumentado, pois eles julgaram ser o melhor para o Standard. Mas e como fica o melhor para os formatos não-rotativos?

Ad

A POSTURA DA WIZARDS

Ao longo desse último ano, a frase que eu mais ouvi foi "pessoal... eles já falaram que não testam formatos eternos" ( tá... foi "WotC está destruindo o Magic!!". Mas essa eu ouço desde sempre hahahaha). Eu considero isso um grande erro, mas vou deixar essa discussão para meu próximo artigo. Então vamos assumir, para o desenvolvimento dessa análise, que a WotC esteja certa nessa postura, e que de fato levar em conta 25+ anos de cartas (ou 15+ anos no caso do Modern) limita muito o espaço para designs inovadores, e que eles não querem que o Standard seja sempre "mais do mesmo". Tranquilo, beleza, não vamos testar. Vamos resolver o problema banindo possíveis cartas que por acidente derem problema e eliminar no design as que a gente nem precisa testar para saber que vão ser problemáticos nos formatos eternos. Afinal, tem cartas que só de bater o olho já sabemos que vão causar um fuzuê no Modern e Legacy, né?

Image content of the Website

Tenho certeza que você, jogador assíduo do Friday Night Modern da sua loja já mandou um não ao ler minha pergunta, lembrando dos traumas que esse avatar zumbi do capiroto causou no seu formato favorito. Bom, aqui de novo eu vou dar uma de advogado do Diabo e defender a Wizards. Não me bate, por favor. E continue lendo que vai ficar legal ;)

Hogaak fez um estrago no Modern por ser a carta que dava uma consistência absurda para o BridgeVine, deck que surgiu no Modern logo após o lançamento de Stitcher's Supplier. Este foi um deck que fez sucesso em Agosto de 2018 depois que Jacob Nagro ficou 7o lugar no Pro Tour 25th Anniversary usando a listalink outside website, mas pouco meses depois, com o aumento de Surgical Extraction e Leyline of the Void no meta graças ao lançamento de Arclight Phoenix e Creeping Chill, se tornou um deck apagado do meta. Para que alguém do Play Design da WotC identificasse esse problema sem testar a carta, teria que ter um conhecimento um pouco mais profundo do formato, pelo menos alem dos decks staples do formato como Jund, Humans, Death Shadow, Tron, Burn, etc. Então não é uma carta que batendo o olho você diz que vai destruir o formato. Por isso deixo aqui mais um benefício da dúvida pra Wizards.

Eu poderia continuar tentando dar uma de advogado do diabo para cartas como Wreen and Six, Arcum's Astrolabe, e todas as outras cartas problemáticas do ano passado, mas não quero esse karma negativo pra mim hahahaha. E também porque nesse ano lançaram uma carta que quebra completamente com os argumentos que eu usei acima.

Image content of the Website

Breach lembra muito uma carta que fez história no Magic por ser o exemplo de carta quebrada: Yawgmoth's Will. Se você tem à sua disposição o histórico de cartas que foram banidas, assumi-se que você vá pelo menos tomar um pouco de cuidado ao lançar uma pseudo-cópia de carta problemática. Porque senão seria o mesmo que eu lançar uma nova Gitaxian Probe custando 2 manas phyrexianas ao invés de uma e achar que isso resolve o problema. Fora isso, você não precisa ter um conhecimento profundo de Legacy pra saber da existência da carta Lion's eye Diamond. Ela não é uma carta obscura de um deck específico, e sim uma staples em múltiplos decks do formato.

Ad

Foi um erro tão obvio que logo na primeira oportunidade eles baniram a carta do Legacy (o que é raro de acontecer). Como falei, essa carta quebra todos os argumentos que eu usei no caso do Hogaak. Ela deixa claro que a frase não deveria ser "A Wizards não testa os formatos eternos" e sim "A Wizards não quer saber se vai dar problema nos formatos eternos. Se a carta vai causar problema, mas é boa pro design do Standard, que assim seja."

QUAL O PONTO CHAVE?

Resposta rápida: A métrica de quanto a carta está sendo usada não é a correta para os formatos eternos. Um dos motivos da gente gostar deles é que eles são não-rotativos, e o lançamento de uma única carta já pode ser o suficiente para dar uma pequena chacoalhada no meta e trazer novidades no jogo. Agora vamos pra resposta longa.

Na postagem do reddit Modern no longer resembles a non-rotating formatlink outside website o redditor VintageJDizzle fez uma analogia que eu achei sensacional. Ele comparou o Magic a música para explicar o porque do Modern parecer um formato rotativo que nem o Standard hoje em dia. As cartas lançadas são como se fossem músicas dos álbuns da WotC, e se todo mundo está "ouvindo" as novidades, é porque a coleção foi um sucesso. O problema é que nós gostamos das nossas bandas favoritas não só pelo que elas fazem, mas pelo que ela fizeram ao longo de sua história. Eu não ia gostar de ir num show da minha banda favorita e ouvir só as músicas do último album. Quero cantar junto com os clássicos também. Senão pode até chegar no ponto de nem parecer que é a banda que eu sempre amei de ouvir e assistir.

E com o Magic está acontecendo praticamente isso. Você ve as listas dos top32 dos torneios Modern e Legacy no mol e as imagens sempre são das cartas lançadas do último ano. Dá a sensação de que pra você ter um jogo minimamente competitivo, tem que incluir umas 20 cartas novas dentre as suas 60 ( ou 80, né Yorion, Sky Nomad...). Isso é bem frustrante pra quem tem seu deck de estimação por anos, que sempre cultivou ele e se divertia quando lançava uma carta nova que ia ser uma boa adição e ele podia testar 2 ou até 3 na lista. E do nada vê que ou compra 20 cartas novas e joga com a versão 2.0 do seu deck, ou simplesmente desiste dele. É como se o jogo fosse outro de um ano pra cá.

Os formatos não-rotativos sempre foram famosos por sua estabilidade. Mudanças bruscas nunca foram uma boa proposta. E as mudanças gradativas, por exemplo quando surgia um deck novo ou algum deck já existente ganhava um brinquedo novo que o deixava forte, já davam aquela pequena chacoalhada no formato que trazia a diversão do imprevisível de volta.

Seguindo a analogia do VintageJDizzle, a gente não está ouvindo todas essas músicas novas porque gostamos. E sim porque estamos sendo obrigados...

CONCLUSÃO

Nesse artigo trouxe uma revisão de pontos chave na história do Magic nesses últimos 10~12 meses para embasar minha opinião sobre qual o problema na maneira como a da WotC está analisando o que é sucesso pra uma nova coleção, e como isso afeta player base.

Ad

Para meu próximo artigo, vou conversar sobre quais as medidas que a WotC e a própria player base podem tomar para resolver esse problema. Também vou abordar atitudes que já estou vendo serem tomadas nessa questão.

Espero que vocês tenham gostado, e fico no aguardo do feedback de vocês. Grande abraço!!