Magic: the Gathering

Opinion

Resultado do Kickoff S19 no Penny Dreadful mostra decks combos em alta!

, Comment regular icon0 comments

Longe de ser um dos mais jogados, deck combo de Jeskai Ascendency leva o Penny Kickoff desta temporada 19 com um resultado de 9-1, além de +3 decks combos no TOP8, será a vez dos combos?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Com representantes deste deck em falta há bastante tempo (jogando pouco na temporada passada), o deck campeão do Penny Kickoff - evento que marca o início da temporada - conseguiu uma estabilidade e resposta boa no field atual.

Não apenas ele, mas também tivemos outros 3 decks combos no TOP8, mostrando que nesta temporada haverá necessidade de respostas rápidas e assertivas para tentar remover as peças principais dos decks.

Neste artigo vamos falar um pouco dos decks que conseguiram resultados melhores além de um resumo geral do evento.

Ad

Resumo do evento

Tivemos uma participação muito boa no sábado 20/02, ao todos foram 75 pessoas registradas com os mais diversos tipos de decks. Para um evento com 7 rodadas de suíço mais 4 de mata-mata do TOP8, ele ocorreu em um tempo bom, em torno de 8 horas.

Diferente do último Kickoff, os resultados mostram que este evento foi mais balanceado e competitivo, muitas das partidas se deram em 3 games e a própria performance do deck campeão mostra a diferença: na temporada passada o affinity levou o caneco com 9 vitórias e nenhuma derrota sendo 7 delas 2-0. Nesta temporada o primeiro teve 9 vitórias e 1 derrota sendo apenas 5 delas 2-0.

Image content of the Website

Nenhuma cor se destacou tanto, com todas acima de 40% mostrando o que já tínhamos comentado que aconteceria nesta temporada: uma base de mana tão boa possibilitando qualquer combinação de cores. O branco predomina como a mais presente, mas um ponto interessante é que o verde ficou com a mesma participação que o azul, cor com muitas cartas fortes.

Image content of the Website

Apesar de termos metade do top8 com decks combo e 3 deles com a mesma temática, vimos que houve uma variedade muito grande no torneio, tanto de arquétipos quanto de tipos diferentes.

O deck mais usado foi o boros cycling contando com 6 representantes, porém apenas 1 conseguiu subir ao TOP8. O engraçado é que sempre que há mudança de metagame nas rotações, mas nas últimas 3 temporadas, desde o lançamento de 90% do deck em Ikoria, todas as peças continuam válidas com um preço bem baixo (em torno de 2 tix) e o deck continua bem competitivo.

Por outro lado, dos 5 decks de oops all spell, 3 subiram ao pot. Muitos decks estão sofrendo com a velocidade e maleabilidade do deck, o que impõe muita pressão. Pudemos ver também que em quase todos os decks até metade do sideboard estava focado em tentar parar este tipo de deck. Metade dos decks usaram Ravenous Trap e 30% Nihil spellbomb. E outro fato interessante foi Birds of Paradise aparecendo como a criatura mais utilizada, presente em 17% dos decks, aqui conseguimos entender um ponto do JAC (Jeskai Ascendency) levar vantagem: Birds é muito focada no início do jogo, o que pode acabar atrapalhando a estratégia do deck, já no jeskai temos Sylvan Caryatid com hexproof, o que dificultou a remoção e consistência do combo.

Image content of the Website

O deck campeão

Com uma performance de 9-1 o deck saindo da linha tradicional que foi pouco usado anteriormente e que usou 4 cores, deixando apenas a cor mais presente no torneio e na temporada de fora - o Branco - o deck combo conseguiu passar por todos os principais representantes utilizados atualmente: Abzan Mid 2-0, UW control 2-0, Parallax Wave 2-0, Esper Mid 2-0, Neohermit 1-2, Esper Delver 2-1, Metalworks 2-1, Neohermit 2-1, Burn 2-1, Rakdos Mid 2-0.

Para quem não conhece o deck, ele utiliza o encantamento Jeskai Ascendancy para poder gerar muito valor, mas se engana quem acha que este deck é fácil de pilotar.

Ad

Loading icon

Combinando mágicas de custo baixo + Sylvan Caryatid em campo, mana não é problema, podendo gerar recursos suficientes para uma vitória até mesmo no turno 2. Além disso, o próprio encantamento faz a parte de draw/filtro enquanto aumenta o poder das criaturas, finalizando com Fatestitcher para remover um possível bloqueio ou até gerar mais mana.

Utilizando uma base de mana agressiva, temos 2 sets de pain lands o que mostra como o deck roda rápido o suficiente para criar o ambiente necessário antes que o burn pudesse encaixar dano mesmo com o alto dano infligido.

Loading icon

No side, outra surpresa: Jegantha, the Wellspring sendo utilizada como companheira, o que vimos pouco ainda nesta temporada, mesmo tendo quase todos os companheiros a nossa disposição.

Loading icon

Demais decks do TOP8

Além do JAC tivemos decks interessantes que vou querer pelo menos testar nesta temporada, abaixo você confere as listas:

2º colocado Rakdos midrange

Pilotado pelo juiz brasileiro representou a comunidade BR do Penny, Shadowater0 utilizou uma versão parecida com a que vinha sendo utilizada na temporada passada, mas com a adição de Terminate, Glorybringer e Dreadhorde Butcher além das check/show lands, o deck conseguiu chegar até a final com bombas e uma força incrível.

Loading icon

Neohermit combo

Com 3 decks oops all spells no top8 a que chegou mais longe foi esta fazendo 6-3 pilotado pelo jogador Galon345M:

Loading icon

Burn

Utilizando bastantes criaturas para um burn, mas na pegada de dano rápido, o mono red pilotado pelo jogador Kalibak conseguiu um bom resultado, 7-2:

Loading icon

Esper Delver

Sendo pilotado pelo streamer e host mais entusiasmado, J_Meka vencedor do PD500 trouxe uma versão mid/control muito forte que proporcionou minha melhor partida neste dia:

Loading icon

Cycling

Para fechar o top 8, o representante do cycling melhor colocado também pilotado por um brasileiro, Torres6 trouxe esta versão tradicional:

Loading icon

Fontes:

Site do evento Gatherlinglink outside website

Site oficial Penny Dreadfullink outside website

MTGGoldfishlink outside website