Magic: the Gathering

Deck Guide

Sideboard Guide para o deck Slivers Pauper

, updated , Comment regular icon0 comments

Oiee, aqui é a Isa e eu vim trazer um sideboard guide para slivers no pauper!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Hoje eu trouxe a minha visão sobre as match ups de slivers e um resumo das minhas experiências e resultados com o sideboard. Eu sempre vou destacar que sideboard e deckbuilding no geral não são uma ciência exata e envolvem muitas coisas, como a preferência do jogador e o metagame onde esse deck vai atuar.

A lista a seguir é a que eu estou usando atualmente. É baseada na lista do Hunter_BR que ganhou o challenge no dia 04/07/2020. Fiz algumas mudanças.

Loading icon

Outros deck slivers

Ad

In: 2 Spinneret Sliver;

Loading icon

Out: 2 Muscle Sliver;

Loading icon

Essa é a única partida que eu tiro lorde, faço isso porque o Spinneret é um corpo naturalmente 2/2 que pode me ajudar com as trocas sem beneficiar o oponente, como o Muscle beneficia.

A real é que eu ODEIO jogar essa match, e normalmente ela se resolve muito mais na sorte do que no sideboard, com quem consegue mais criaturas mais rápido, porque quase todas as criaturas são simétricas (exceto Bladeback Sliver e Predatory Sliver), inflando os dois lados da board. Ou então, quem consegue um Bladeback antes.

Alguns decks rodam Journey to Nowhere no MB ou SB e essa carta ajudaria muito nessa partida. Eu prefiro que o deck seja mais explosivo e focado em criaturas e interações com WW e LTS, então eu não rodo, mas é muito uma questão de gosto e estilo de jogo!

In: 2 Gorilla Shaman, 1 Crimson Acolyte, Opcional: +3 Prismatic Strands;

Loading icon

Out: 3 Bladeback Sliver, Opcional: - 3 Lead the Stampede;

Loading icon

Depende muito da versão de Affinity que o oponente está rodando, mas Gorila Shaman entra SEMPRE, tirando 2 Bladebacks porque eles não fazem muita coisa nessa partida. Eu gosto do Crimson Acolyte nessa match principalmente porque é um bloqueador de graça para o Atog, além de poder proteger contra Galvanic Blast e Temur Battle Rage.

Prismatic Strands é muito bom para lidar com o combo com o Atog + Fling, Krark-Clan Shaman ou só para não apanhar tanto para o Atog. Acaba sendo um pouco estranho contra Myr Enforcer, Carapace Forger e Frogmite, mas o LTS é muito lento contra affinity, então eu acho que não vale a pena ter medo de tirar.

In: 4 Prismatic Strands, 1 Standard Bearer, 1 Hunter Sliver;

Loading icon

Out: 3 Lead the Stampede, 3 Bladeback Sliver;

Loading icon

Nessas partidas o Lead é muito lento e acaba não sendo útil, além disso, LTS e Prismatic Strands não tem uma boa interação porque o Strands iria para o fundo do deck caso fosse encontrado pelo LTS, então minha regra é sempre tirar o LTS quando coloco o Prismatic e uso WW como minha única opção para buscar criaturas.

Standard Bearer é óbvia né, obriga o oponente a remover ela para poder crescer no jogo, com sorte até eles conseguirem esse removal a gente já estabeleceu uma boa board ou já ganhou o jogo.

In: 4 Prismatic Strands, 1 Standard Bearer;

Loading icon

Ad

Out: 3 Lead the Stampede, 1 Bladeback Sliver, 1 Hunter Sliver;

Loading icon

A ideia é semelhante ao side contra Stompy, LTS é lento demais e não tem sinergia com Prismatic, Standard Bearer trava o jogo do oponente, Prismatic te compra turnos.

A diferença é que Hunter sai nessa partida porque as criaturas com Hexproof não podem ser alvo do trigger do Provoke.

In: 4 Prismatic Strands, 1 Standard Bearer, 1 Bloodfire Dwarf;

Loading icon

Out: 3 Lead the Stampede, 2 Bladeback Sliver, 1 Hunter Sliver;

Loading icon

LTS eu tiro pelo mesmo motivo que eu tiro contra Stompy e Bogles. Hunter não funciona contra elfos porque todas as cartas importantes podem ser viradas (titânia e especialmente timberwatch), saindo alvo do provoke ou então podem ser viradas pelo Birchlore. Bloodfire Dwarf pode limpar a mesa e Prismatic consegue te comprar alguns turnos e é especialmente bom porque todas as criaturas são verdes.

In: 2 Spinneret Sliver, 1 Hunter Sliver;

Loading icon

Out: 3 Bladeback Sliver;

Loading icon

A match contra UR fadas é chatinha de lidar com a soma de counters e removals, Hunter ajuda a remover as fadas, diminuindo o alcance da Spellstuter Sprite e outras ameaças e Spinneret ajuda a lidar com o clock deles.

Contra UR também é possível colocar o Crimson Acolyte, mas eu não gosto muito, acho difícil de encaixar cedo o suficiente e ele só vai ser útil se você puder ter mana para proteger as criaturas, já que todas as criaturas são azuis.

In: 2 Spinneret Sliver, 1 Obsidian Acolyte;

Loading icon

Out: 3 Bladeback Sliver;

Loading icon

É bem parecido com o UR Fadas/Delver, Spinneret caso tenha Delver. Eu aconselho trazer o Acólito nessa partida porque é um deck muito carregado em removals e como um bloqueador eterno para o Gurmag Angler, mas não aconselho levar nas partidas contra UR porque ele só vai ser útil contra os removals e pode ser um draw morto.

8. MBClink outside website

In: 1 Hunter Sliver, 1 Obsidian Acolyte;

Loading icon

Out: 2 Bladeback Slivers;

Loading icon

Obsidian para tentar proteger dos removals e dar proteção caso seja necessário um ataque sem blockers ou para proteger do deathtouch. E Hunter é massa tanto para forçar o oponente a dividir os blockers como para forçar a criatura com deathtouch a defender uma criatura que você não se importa em perder (como um virulento ou o segundo gemhide, etc) deixando seu lorde bater sem riscos. Sidewinder com Hunter são ótimos nessa match up, porque devido ao flanking você consegue forçar seu oponente a bloquear com a Thorn of the Black Rose ou o Bone Picker (nesse último caso é preciso dois sidewinders) sem que suas criaturas tomem qualquer dano, evitando a morte para o deathtouch.

Ad

In: 4 Prismatic Strands, 1 Standard Bearer, 1 Hunter Sliver;

Loading icon

Out: 3 Lead the Stampede, 2 Bladeback Sliver;

Loading icon

Eu realmente não gosto dessa match, e não sei dar muitas dicas em relação a ela. Bearer atrasa o jogo do oponente, dependendo dos encantamentos que ele tiver em mãos. Hunter ajuda muito a forçar blockers e se livrar de tudo que for possível na board do oponente (se seus bichos tiverem poder e resistência o suficiente para isso né). Basicamente nessa match eu rezo pra vir com muito Prismatics e muitos lordes. Sidewinder e Hunter também ajudam muito.

In: 1 Hunter Sliver;

Loading icon

Out: 1 Lead the Stampede;

Loading icon

Eu costumava rodar graveyard hate no meu side contra esses decks e contra Tron, mas como familiars caiu muito depois do ban de santuário e tortex é muito raro no MOL eu não tenho me preocupado tanto (além de achar que gravehate não funciona muito bem em slivers) e minha estratégia é mais tentar bater muito e muito rápido antes de o oponente estabelecer um combat lock. Eu gosto do Hunter Sliver (tirando um Lead the Stampede porque esses decks que não possuem muitos removals) para remover peças importantes como Familiars, ou para dividir os blockers em uma mesa cheia contra Tortex. Obsidian Acolyte também pode ser muuuuito forte contra Tortex, protegendo contra Crypt Rats.

In: 4 Prismatic Strands; 1 Crimson Acolyte; 2 Lone Missionary;

Loading icon

Out: 3 Bladeback Sliver; 3 Lead the Stampede; 1 Hunter Sliver;

Loading icon

LTS eu tiro pelo mesmo motivo de sempre, é muito lento e não tem sinergia com Prismatic Strands, nessas partidas tu queres ter acesso ao máximo de criaturas e Prismatic o mais cedo possível. Não tem muito segredo aqui, só rezar para o oponente não vir muito rápido e você vir com o side. Crimson é muito bom para manter os bichos na board e defender Ghitu e Keldon.

Muito estranho fazer essa parte e dizer que não precisa sidear nada, mas é isso mesmo, o maindeck já oferece o melhor que temos para lidar contra tron, que são os Bladeback Sliver.

É possível rodar graveyard hate no sideboard também, mas pessoalmente eu não acredito que seja tão efetivo contra tron, porque é um deck que tem várias formas de se esquivar do graveyard hate ou de simplesmente recuperar seus recursos comprando eles de novo.

Mas o principal ponto para eu não gostar de rodar Relic of Progenitus ou Faerie Macabre é porque eu sinto que deixam o deck muito lento. Meu objetivo com slivers (especialmente contra controles) é simplesmente ser mais rápida que eles e que o lock deles, e caso eles estabeleçam o lock, conseguir usar o bladeback como wincon secundária. Vendo dessa forma, cartas de graveyard hate tem a tendência de deixar o deck mais lento, somando isso ao fato de que eu não acho elas tão efetivas quanto deveriam, eu não vejo motivo para usar elas.

Ad

In: 2 Spinneret Sliver; 1 Hunter Sliver,

Loading icon

Out: 3 Bladeback Sliver;

Loading icon

Eu não considero essa match muito complicada para slivers, ela é bem direta e se torna problemática quando o oponente consegue matar muitas crituras e castar muitas criaturas voadoras, tendo uma pressão maior na board. Por isso eu gosto muito do Spinneret para atrapalhar os ataques do oponente e do Hunter para forçar os blocks dele de uma forma que me beneficie.

Algumas pessoas gostam de gorilla shaman nessa match, mas eu acho específico demais, precisa ser encaixado muito cedo e acho que não atrapalha tanto o oponente, mas aconselho que cada pessoa faça seus testes e decida por si, porque no fim é tudo uma questão de como você gosta de jogar.

In: 2 Spinneret Sliver, 1 Hunter Sliver, 3 Prismatic Strands;

Loading icon

Out: 3 Lead the Stampede, 3 Bladeback Sliver;

Loading icon

Eu gosto do Prismatic porque eu respeito DEMAAAAAAAAIS o Rally the Peasants, e no geral bully é um deck bem rápido e considerando que as criaturas são todas brancas, o prismatic funciona bem, mas também é uma questão de gosto, porque pode deixar o deck mais lento. E o Spinneret e Hunter funcionam da mesma forma que na match contra Boros Monarca.

Essas são as minhas opiniões gerais sobre cada match up, mas sempre aconselho a testar todas as opções e ver o que vocês gostam ou se adaptam melhor! Obrigada e espero que tenham gostado da leitura. Não deixem de comentar contando suas opinões e experiências jogando com o deck ou contra ele!