Magic: the Gathering

Opinion

The Walking Lair – As polêmicas cartas black-bordered do novo Secret Lair

, updated , Comment regular icon0 comments

Porque o fato das cartas de The Walking Dead serem válidas em formatos eternos é um problema?

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala “galera do evil”! Antes de mais nada, começo este artigo a partir de meu seguinte tweet:

Ad

Pois bem. Vocês já devem ter lido no artigo do Brunolink outside website e no artigo do Leonlink outside website sobre o novo Secret Lair com a temática de The Walking Dead (ou “Os Papais que Andam”, para os amantes de piadas ruins como eu). Pela primeira vez, as cartas do Secret Lair não serão mais variantes cosméticas apenas, mas sim cartas válidas em formatos eternos, embora continuem sendo exclusivas deste produto.

Em primeiro lugar, antes mesmo de entrarmos em detalhes sobre o que isso pode significar para o futuro do Magic, vale lembrar 3 características importantes dos Secret Lair:

1- Secret Lairs ficam disponíveis para compra por tempo limitadíssimo (apenas alguns dias);

2- Secret Lairs podem ser adquiridos oficialmente apenas através da Wizards of the Coast, e não pelas lojas locais (Local Game Stores – LGS);

3- Secret Lairs não estão disponíveis em vários locais do mundo, como a nossa América Latina, além de sofrerem com taxas absurdas de importação mesmo para alguns dos locais onde estão disponíveis;

Image content of the Website

Em resumo: Estamos falando de um produto exclusivíssimo, “premium” e, do meu ponto de vista, caro. Não estamos falando de cartas disponíveis em boosters normais, decks pré-montados de Commander, boosters de colecionador ou mesmo de box toppers (as cartas que vêm como um “brinde” junto com caixas de boosters). Não, Secret Lairs são produtos difíceis de serem obtidos de alto preço e com tiragem limitada em relação ao tempo de disponibilidade para o pedido.

Até este momento, Secret Lairs continham apenas variantes cosméticas de cartas já existentes. Não concordo que isso exime o produto de críticas, mesmo em relação ao seu preço, mas o fato é que, se não pudéssemos adquirir o produto ou caso não tivéssemos interesse nas artes apresentadas, poderíamos simplesmente jogar com as versões normais, já existentes (estou ignorando o Secret Lair absurdo das Fetch Lands, ok?).

Entretanto, a coisa muda de figura quando a linha Secret Lair passa a oferecer cartas únicas que podem ser utilizadas no jogo. Estas cartas não podem ser adquiridas de nenhuma outra maneira a não ser através do exclusivíssimo Secret Lair.

Image content of the Website

Se algumas destas cartas eventualmente se tornarem staples (cartas essenciais e muito importantes) nos formatos onde serão válidas, a vasta maioria dos(as) jogadores(as) simplesmente não terão acesso a estas peças essenciais para o jogo e, portanto, não só a habilidade será necessária para um jogo otimizado, mas maior poder de compra para adquirir as cartas também será decisivo para criar uma vantagem dentro da partida. Isso já acontece hoje em dia (de novo, as Fetch Lands são um exemplo), mas ao invés da empresa tentar resolver o problema, ela estará cavando mais fundo neste buraco.

Ad

É importante destacar: Caso alguém se esqueça, Magic é um jogo. As possibilidades de coleção, investimento e todo o resto existem e são válidas, mas são secundárias em relação à categoria “jogo”. Cartas cosméticas raras e exclusivas são discutíveis, mas justificáveis até certo ponto. Porém, cartas que são criadas com a intenção de serem raras, caras e exclusivas mas que também podem ser utilizadas no jogo são injustificáveis, em meu ponto de vista. Até porque a Wizards sabe que peças de jogo exclusivas não são bem vistas pela comunidade. Como disse o próprio Mark Rosewaterlink outside website em seu “Blogatog”:

Image content of the Website

A pergunta “De onde veio a decisão de não fazer cartas promocionais exclusivas de buy-a-box em Zendikar Rising?”, Rosewater respondeu “Estamos ouvindo o feedback dos jogadores. As cartas de Buy-a-Box com mecânicas únicas irritaram várias pessoas”.

Como bem apontado pelo Professorlink outside website, só levou duas semanas até ignorarem o que haviam dito sobre cartas exclusivas com mecânicas únicas, através do anúncio do novo Secret Lair.

Alguém pode dizer: “Mas Exylem, essas cartas podem nem ver jogo! São cartas legais, mas que não têm espaço nos formatos eternos!”. Meu amigo e minha amiga, você está subestimando a criatividade dos(as) jogadores(as) na criação de novos combos e arquétipos, além do precedente perigoso que isso gera. Esse é o primeiro Secret Lair. Um teste. Um pé adiante na estrada tortuosa, cheia de espinhos e com o Michael Myers observando ao longe, querendo assassinar sua carteira e o Magic como o conhecemos. O que acontecerá se novas cartas exclusivas forem lançadas? E se as cartas de Secret Lair se tornarem cada vez mais poderosas?

Image content of the Website

Não. Eu não gosto deste Secret Lair novo e do precedente que ele abre. Eu acho que a comunidade deve, sempre respeitosamente e de forma construtiva, se manifestar contra este tipo de produto. Não acho que este seja o caminho pelo qual queremos ver o Magic caminhar.