Magic: the Gathering

Deck Guide

Top 5 decks nevados do Pauper com Arcum's Astrolabe

, updated , Comment regular icon0 comments

hoje eu falarei sobre uma carta que impactou demais o formato Pauper: O Arcum's Astrolabe

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala Galera o/ Aqui é o Ari e no artigo de hoje eu falarei sobre uma carta que impactou demais o formato Pauper: O Arcum's Astrolabe (AA).

Como já foi produzido uma boa quantidade de conteúdo sobre esse tema, eu pretendo fazer uma abordagem um pouco diferente, então, além de falar sobre o AA, eu também irei apresentar e fazer uma breve análise sobre os 5 principais decks nevados que surgiram no formato, inclusive o artigo contará com a participação de jogadores que estão usando e abusando desses novos decks... É isso aí, coloquem o agasalho e tenham uma boa leitura :D

Ad

Eu me recordo que no dia em que tivemos o spoiler do Astrolábio, muitas pessoas se perguntavam sobre a possibilidade encaixá-lo no Boros Monarca, acredito que naquele momento, poucos imaginavam o real impacto que a carta teria no formato. Hoje, seis semanas após o lançamento de Modern Horizons, estamos vendo os mais diversos tipos de decks utilizando o AA. São dezenas de listas nevadas circulando por aí, inclusive algumas passaram por grandes mudanças para também se beneficiarem das vantagens que a carta acaba oferecendo. Confesso que achei bem inusitado ver o AA sendo utilizado em decks como Infect e Bogles, por exemplo.

O Astrolábio é bom porque corrige a base de mana de forma MUITO eficiente por apenas uma mana, e o fato dela ter que ser nevada é uma barreira bem pequena para um formato que sempre utilizou grandes quantidades de lands básicas por falta de opções. Se antes os jogadores passavam os turnos iniciais fazendo tapped lands para obterem as cores de mana desejadas, hoje, através do AA que ainda irá se repor, eles têm acesso a todas as cores de mana possíveis já no primeiro turno. As vantagens da carta não param por aí, existem algumas interações que permitirão gerar ainda mais valor com AA, mas podemos abordar essas interações no decorrer do artigo, enquanto eu estiver elencando as cinco opções de decks nevados que eu considero mais relevantes no momento.

SNOW BOROSlink outside website

O Snow Boros foi a escolha mais óbvia para os jogadores começarem os testes com o AA. No geral a versão snow continua utilizando 21 terrenos, sendo pelo menos 11 nevados. As lifes e bounces lands foram sacadas, diferentemente dos terrenos artefatos que ainda permanecem no deck para ativar o Metalcraft de Explosão Galvânica.

Loading icon

Praticamente, Frasco do Alquimista e Guinchado de Guerra foram as cartas que perderam espaço no deck, que hoje se tornou mais aggro com o uso de AA e com maior presença de Buscador do Caminho.

Atualmente está rolando a Pauper Premiere League, um torneio expressivo de Pauper e que conta com a presença de diversos jogadores convidados, entre eles nosso amigo Ricardo Mattana que está jogando o torneio de Boros e nos respondeu algumas perguntas sobre o deck:

Qual sua avaliação sobre o Astrolábio nessa lista? Você considera obrigatório o uso da carta no deck?

R: Minha avaliação é a melhor possível! Astrolabe elevou ainda mais o patamar do Boros, que já era um dos principais decks do formato.

Considero o uso dela obrigatório no deck e sua interação com Glint Hawk e Kor Skyfisher é uma das melhores jogadas que você pode fazer atualmente no Pauper.

Você já jogava com a versão antiga do deck (sem astrolábio)? Qual a principal diferença entre a lista antiga e a nevada na sua opinião?

R: Boros estava longe de ser minha estratégia preferida, mas conheço bem o deck de tanto que o enfrentei.

A principal diferença é a velocidade que Arcum’s Astrolabe dá para o Boros.

Antes você passava os dois primeiros turnos fazendo tap lands, Prophetic Prism ou Vial. Agora você passa fazendo AA. Glint Hawk + AA.

Ad

Finalmente o deck ficou competitivo a ponto de ter uma partida justa contra Tron.

Imagine como seria o Pauper hoje sem o astrolábio, você continuaria jogando com o deck nesse Pauper? Ou cogitaria mudar de deck?

R: Eu daria mais tempo para o Arcum’s Astrolabe no formato. Hoje eu acredito que ele contribua mais do que prejudique. Ephemerate me parece uma carta muito mais crítica a médio/longo prazo.

De qualquer forma, se não existisse Astrolabe no formato, eu continuaria jogando de Boros. O deck certamente ficaria enfraquecido, mas continuaria sendo uma escolha sólida.

JESKAI EPHEMERATElink outside website

Eu considero o Jeskai um novo deck no formato, apesar dele apenas parecer uma variação do Boros com splash para o azul. A lista mais popular do Jeskai, que inclusive se tornou o deck mais jogado do Pauper, mantem a mesma pegada Mid Range do Boros, porém utiliza cantrips e Trinket Mage para melhorar a qualidade dos draws, além de Mulldrifter e Archeomancer que completam a lista de criaturas quem podem ser combinadas com Ephemerate para gerar mais recursos. Por fim, a cor azul ainda permite 4x cópias de Counterspell para anular as maiores ameaças do oponente.

Loading icon

O jogador lindoso01 que está jogando com o Jeskai desde o seu surgimento conseguiu um ótimo resultado no Pauper Challenge do dia 20 de julho com a lista acima, ele também nos respondeu algumas perguntas sobre o deck:

Qual sua avaliação sobre o Astrolábio nessa lista? Você considera obrigatório o uso da carta no deck?

R: Astrolábio é a carta que deixa o deck mais rápido uma vez que você pode baixá-lo no turno 1, baixar Glint Hawk turno 2 e turno 3 já ter criatura para bater ou bloquear criaturas de decks mais aggros. Antes, só com o prisma, tudo isso ficaria um

turno atrasado. AA + Prisma oferecem mais diversidade de cores de manas, o que faz diminuir o número de bounce lands e life gain lands que entram viradas.

No Jeskai atual, com certeza é considerado obrigatório o uso de 4 cópias dessa carta, pois ela faz o deck "rodar", ela faz o Glint Hawk e o Kor Skyfisher entrarem em campo dando draws adicionais, ela faz o Seeker of the Way crescer, ela faz Trinket Mage ser mais forte, além de gerar mana da cor que você queira.

Qual lista você estava utilizando antes de jogar com o Jeskai? Qual a principal diferença entre elas na sua opinião?

R: Antes do Jeskai, eu estava usando uma lista até parecida, o 'Boros Monarca'. Muitas das cartas jogadas no Jeskai atual jogavam na minha lista de Boros como os Prismas, o Kor e o Glint Hawlk. Ambas as listas possuem uma estratégia Mid Range bem parecida de card advantage, enquanto o Boros tem mais remoções e prevenção de dano para proteger o monarca quando entrar, o Jeskai se utiliza praticamente apenas dos skreds como remoção e counters para evitar entrada de cartas perigosas do adversário. Por esse motivo o Boros se dava melhor contra decks de criaturas mais aggros como o Stompy e RDW, porém o Jeskai se dá melhor contra os decks mais control e mid range, inclusive contra o Tron que se tornou uma disputa até parelha, considero no máximo um 60x40 favorável ao Tron. No caso de uma disputa entre Boros x Jeskai, há uma vantagem para o Jeskai, exatamente pelo fato deste ganhar vida e ter maior card advantage com Mulldrifter e Preordain.

Ad

Imagine como seria o Pauper hoje sem o astrolábio, você continuaria jogando com o deck nesse Pauper? Ou cogitaria mudar de deck?

R: Sem o astrolábio, o deck perde muito sua força, além de ter que ser revisada toda base de mana e algumas criaturas como o Trinket Mage que não faria mais sentido no deck. Seria uma situação bem parecida com o que aconteceu com o UB drops que era de longe o deck mais usado em grandes campeonatos online e passou a nem constar mais em listas que fazem bons resultados. Ainda não imaginei o que seria interessante para substituir o AA, mas provavelmente faria alguns testes, e se não continuasse dando bons resultados, com certeza cogitaria mudar de deck, inclusive voltando a jogar com o antigo Boros, a depender de como o meta se comportasse.

SNOW TRONlink outside website

O Tron também aderiu a moda desse inverno, e com a combinação de AA + Prisma Profético acabou se fortalecendo contra uma das principais estratégias pós side de seus oponentes, o hate de Artefatos. Era comum o deck fechar o trio de Urza e não ter mana colorida para castar suas mágicas.

Loading icon

O jogador PauloCabral_BR tem jogado as ligas do MOL com a lista nevada e nos ajudou a entender um pouco mais das mudanças do deck:

Qual sua avaliação sobre o Astrolábio nessa lista? Você considera obrigatório o uso da carta no deck?

R: Apesar de ela ter deixado a lista mais rápida no início do jogo, não curti o late game, em matchs onde seus oponentes têm hate, você sofre mais, principalmente se forem matchs demoradas. Não considero obrigatório o uso, mas o ambiente ficou muito 8/80, ou jogam de controle/midrange com astrolábio, ou jogam com decks extremamente rápidos, um exemplo disso é o Stompy, principal predador de Tron. Logo essa velocidade no início te dá mais possibilidade de sobreviver ao Early game, dando assim uma oportunidade maior de controlar o jogo.

Você já jogava com a versão antiga do deck (sem astrolábio)? Qual a principal diferença entre a lista antiga e a nevada na sua opinião?

R: Sim, jogava com uma lista de Tron mais focada em ganhar de Boros Monarch e mirror, utilizando 4x Reap and Sow e 3x Ulamog's Crusher, minha lista nevada de tron, infelizmente teve que abrir mão dos Crushers, perdendo assim consistência, sofrendo mais pra hate de cemitério, em detrimento de lands desviradas e um início de jogo mais rápido.

Imagine como seria o Pauper hoje sem o astrolábio, você continuaria jogando com o deck nesse Pauper? Ou cogitaria mudar de deck?

R: Num ambiente sem Astrolábio voltaria à minha lista anterior, ela é bastante consistente e joga bem contra os decks do meta, apesar de agora termos Goblin Grenade, fazendo o RDW/Goblins um inimigo tão forte quanto o Stompy, muitas vezes superando este em velocidade. Talvez voltasse a jogar com meu Mono U Delver também, sem Astrolábio o deck rivaliza com o boros.

SNOW BOGLESlink outside website

Ad

Outro deck onde poucas pessoas imaginariam o AA com certeza é o Bogles, que também encontrou espaço para utilizar o kit frango (Glint Hawk e Kor Skyfisher) para abusar ainda mais das interações com AA e Abundant Growth.

O deck perdeu um pouco de sua característica veloz, mas ganhou draws e consistência.

Loading icon

O carvs, grinder conhecido no MOL, está jogando com o Bogles e já fez mais de sete 5-0's com a lista nevada na season atual. Ele também respondeu nossas perguntas:

Qual sua avaliação sobre o Astrolábio nessa lista? Você considera obrigatório o uso da carta no deck?

R: Astrolabe é a carta que melhora a curva de mana do deck, além de proporcionar os draws que o deck tanto precisa. Quando abro fazendo Utopia Sprawl no turno 1 e AA no turno 2 eu sinto que estou roubando o oponente.

Você já jogava com a versão antiga do deck (sem astrolábio)? Qual a principal diferença entre a lista antiga e a nevada na sua opinião?

R: Sim. a principal diferença entre as listas está nos draws e na base de mana que abre várias possibilidades no side. Além de poder utilizar os passarinhos (Kor Skyfisher e Glint Hawlk) como um plano B.

Imagine como seria o Pauper hoje sem o astrolábio, você continuaria jogando com o deck nesse Pauper? Ou cogitaria mudar de deck?

R: Deixo claro que ainda não sou a favor do ban, mas até pouco tempo atrás o field do MTGO estava me dando asco devido a grande quantidade de Astro decks.

Dos decks que usam o AA, Bogles seria o menos afetado porque poderia voltar pra versão antiga, mas perderia a facilidade que possui hoje para utilizar cartas com Dispel e Gorilla Shaman no side.

SNOW BW PESTILENCElink outside website

Para finalizar o artigo eu vou citar rapidamente o BW Pestilence, que assim como o Boros, teve o AA naturalmente incorporado a lista.

Dos decks citados no artigo, BW é o menos jogado, representando apenas 2,21% do meta atual, mas apesar disso ainda é uma boa opção, já que possui fácil acesso aos descartes como Castigate, Okiba-Gang Shinobi e Divest (cartas bem posicionadas contra Mid Ranges e Controls).

Loading icon

A lista acima é a versão que obteve mais 5-0's nas ligas do MOL por enquanto e podemos observar que ela é bem conservadora, mantendo-se apenas nas cores preta e branca. Eu tive a oportunidade de enfrentar algumas listas mais ousadas que utilizavam Weather the Storm no main deck e Gorilla Shaman no side.

Mesmo sem explorar muitas cores, acho que o AA ainda é importante para dar mais velocidade e draws ao BW, e principalmente para permitir que as listas consigam se adaptar aos diversos metas locais do IRL brasileiro.

Além dos decks analisados no artigo de hoje, existem diversas outras opções para vocês explorarem. Parece que finalmente o meta do Pauper está se estabilizando e ganhando uma cara conhecida. E você? Já definiu qual deck utilizará nesse novo meta?

Independentemente de ser nevado ou não, deixe seu comentário contando mais sobre suas escolhas e resultados!

Espero que tenham gostado do artigo, caso tenham alguma dúvida especifica sobre um dos decks apresentados podem me mandar que eu repassarei aos jogadores entrevistados e tentarei trazer a resposta para vocês!

Ad

Um abraço e até a próxima o/