Magic: the Gathering

Opinion

Tribos do Magic: Lore de Eldrazi

, updated , Comment regular icon0 comments

Para o artigo de hoje, eu seguirei a sugestão de um leitor e abordarei os Eldrazi, uma tribo que existe apenas nos mundos do nosso card game favorito.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala Galera, aqui é o Ari!

Para o artigo de hoje, seguirei a sugestão de um leitor e abordarei os Eldrazi, uma tribo que existe apenas nos mundos do nosso card game favorito.

Os Eldrazi são monstros gigantes e poderosos que vivem para devorar a energia de qualquer lugar por onde passam. Falar sobre a origem deles se mostrou um pouco mais complicado do que eu imaginava, isso porque as informações sobre o surgimento dos Eldrazi são simplesmente desconhecidas. O que sabemos é que eles originalmente não pertencem à nenhum mundo específico, eles são nativos das Eternidades Cegas, que, na verdade, é o nome dado para o espaço entre os planos do Multiverso.

Ad

Como eu disse, os Eldrazi são uma raça que existe apenas no Magic, fato que sempre me fez questionar como deve ter sido o processo de criação dessas criaturas. Algo muito curioso e que eu desconhecia até então é que os Eldrazi foram inspirados em Cthulhu e Galactus. Para aqueles que não sabem do que estou falando, uma pesquisa rápida retorna uma breve descrição sobre esses personagens:

Cthulhu é uma entidade cósmica criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft em 1926. Cthulhu é uma criatura ancestral, de tamanho gigantesco e frequentemente usada em círculos de ficção científica e fantasia como sinônimo de horror, magia ou mal extremo.

Galactus, também conhecido como Devorador de Mundos, é um personagem de histórias em quadrinhos, uma entidade cósmica dentro do universo Marvel.

Image content of the Website

Realmente podemos encontrar diversas características desses dois personagens nos Eldrazi, não é mesmo?

As primeiras criaturas do tipo Eldrazi foram introduzidos no Magic em abril de 2010 na coleção Ascensão dos Eldrazi, porém a carta Olho de Ugin, lançada na coleção anterior (Despertar do Mundo), já mencionava os Eldrazi, deixando os jogadores curiosos e até mesmo confusos, já que a Wizards ainda não havia dado nenhum detalhe sobre a nova tribo que estava prestes a surgir.

Image content of the Website

Depois de todo o mistério, finalmente os jogadores conheceram os poderosos Titãs Eldrazi: Kozilek, Emrakul e Ulamog.

Image content of the Website

Um fato interessante sobre os Titãs é que cada um deles possui sua própria linhagem de subordinados que formam verdadeiros exércitos. Cada linhagem reflete a imagem de seu progenitor, ou seja, podemos identificar visualmente a procedência de uma cria Eldrazi.

Image content of the Website

O Enredo

Meu objetivo aqui não é contar a Lore dos Eldrazi para vocês, até porque ela possui tantos detalhes que poderia tranquilamente ser publicada em um livro... Para esse artigo, relatareir brevemente a passagem dos Eldrazi por Zendikar.

A prisão dos Eldrazi

A história dos Eldrazi tem início há milhares de anos, quando três planeswalkers (Sorin Markov, Ugin e Nahiri) tomaram conhecimento de sua existência e decidiram destruí-los.

No entanto, o plano dos três planeswalkers falhou e eles não foram capazes de destruir os Eldrazi progenitores. Sendo assim, decidiram aprisioná-los em Zendikar para evitar os danos que eles poderiam causar ao Multiverso.

Sorin atraiu os Titãs para Zendikar, Ugin usou seu conhecimento sobre a magia incolor para criar um campo energético de contenção, e Nahiri construiu uma complexa cadeia de montanhas e pedras (chamadas de edros) que agiriam em sincronia com o campo energético criado por Ugin para confinar os Eldrazi.

Após aprisionar os Eldrazi, Sorin e Ugin partiram de Zendikar e Nahiri se tornou a guardiã do plano.

Ad

Image content of the Website

Centenas de anos se passaram enquanto a existência dos Eldrazi se manteve desconhecida pelos demais habitantes de Zendikar, mas mesmo estando aprisionados, os Titãs exerciam algum tipo poder sobre o plano. Esse poder era tão grande que parte dos habitantes de Zendikar adoravam os titãs como deuses.

Os tritões, por exemplo, acreditavam em três divindades que eles chamavam de Ula, Cosi e Emeria, mas eles não sabiam que, na verdade, estavam adorando os seres destruidores de mundos que estavam aprisionados no plano.

É importante mencionar que em um determinado momento dessa linha temporal, Nahiri percebeu o grande perigo que os Eldrazi ainda representavam e se ausentou do plano em busca da ajuda de Sorin, e desde então não tivemos mais notícias da Litoforjadora.

A ascensão dos Eldrazi

A "mágica" utilizada por Sorin , Ugin e Nahiri para aprisionar os Eldrazi, só poderia ser "quebrada" por 3 planeswalkers. Sabendo disso e interessado no poder dos Eldrazi, o dragão planeswalker, Nicol Bolas, arquitetou um plano para que Chandra, Jace e Sharkam se dirigissem para Zendikar e dessem inicio à libertação dos Eldrazi sem nem saberem o que estavam realmente fazendo...

Image content of the Website

A lore do bloco original de Zendikar termina mais ou menos nesse ponto, em total clima de suspense e com muitas perguntas sem respostas. Os jogadores teriam que esperar mais cinco longos anos para saberem o que aconteceu após os Titãs Eldrazi serem libertados.

Batalha de Zendikar

Em 2015, retornamos à Zendikar para finalmente presenciar a grande batalha entre os Eldrazi e os Zendikari (como são chamados os habitantes de Zendikar).

Eu começarei o resumo da trama desse bloco por Gideon Jura, que chega à Zendikar com objetivo de impedir que Ulamog continue destruindo o plano.

A história conta com diversas batalhas e reviravoltas, além da participação de diversos planeswalkers.

Image content of the Website

Ob-Nixilis, por exemplo, é o responsável por despertar Kozilek, permitindo que o segundo Titã se junte a Ulamog para devorarem o plano de Zendikar.

Gideon se uniu a Nissa, Chandra e Jace e após derrotarem Ob-Nixilis, enfrentam Ulamog e Kozilek em uma batalha épica que terminou com uma grande explosão, destruindo finalmente as gigantescas entidades cósmicas.

O Juramento das Sentinelas

Exaustos, os quatro planeswalkers (agora conhecidos como Sentinelas) pararam em uma rocha flutuante e, lá de cima, contemplaram a terra que haviam salvado.

Image content of the Website

E como tudo que envolve Eldrazi vem acompanhado de uma pitada de mistério, a lore desse bloco também termina com uma pergunta sem resposta: Onde estava o terceiro Titã Eldrazi? Estaria Emrakul em outro Plano?

Embora a Batalha por Zendikar estivesse vencida, as Sentinelas sabiam que a guerra estava longe do fim. Eles precisavam encontrar o terceiro titã e evitar que outros mundos fossem devastados...

Ad

Mais tarde, o destino de Emrakul foi revelado no bloco Sombras em Innistrad, mas para evitar que esse artigo fique muito extenso, eu contarei essa história em uma outra oportunidade, ok?

Espero que tenham curtido o artigo, e não deixem de utilizar a seção de comentários para conversarmos sobre uma das tribos mais misteriosas do Magic!

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!