Magic: the Gathering

Opinion

Tribos do Magic: Lore de Fadas

, updated , Comment regular icon0 comments

As fadas estão presentes em diversos contos que conhecemos, também estão presentes nos folclores e na mitologia de alguns países. Conheça mais sobre esses seres dentro do Magic!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fadas nas Lendas

As fadas estão presentes em diversos contos que conhecemos, também presentes nos folclores e na mitologia de alguns países.

A palavra Fada se originou do Latim "Fatum", que significa destino. Isso devido às histórias e aos contos populares onde as Fadas governam o destino dos homens, com suas varinhas de condão.

Fadas no Magic

No Magic, as fadas são geralmente representadas com aparência leve, pequena e com asas. Possuem cerca de 30 cm ou menos e são conhecidas por serem grandes amantes das diabruras. Embora elas geralmente usem suas pequenas formas e magias de ilusão para livrar-se de seus inimigos, elas ainda podem lutar extraordinariamente bem quando necessário.

Ad

As primeiras fadas que apareceram no Magic eram verdes e possuíam aparências variadas. A carta Scryb Sprites foi a primeira criatura da tribo, introduzida na edição Alpha.

Image content of the Website

Ainda representando a cor verde, a carta Faerie Noble foi o primeiro lorde das fadas, lançado em 1995 na edição de Terras Natais.

Image content of the Website

Nas edições mais antigas era possível encontrar os subtipos Noble e Pixie-Queen. Ambos foram atualizados e hoje é considerado o tipo Fada.

O subtipo Trasgo é utilizado quando as criaturas não são pequenas e não possuem asas. Shelkin Brownie costumava ser Fada, enquanto o Fyndhorn Brownie costumava ser um Brownie. Agora, ambos são Trasgos.

Atualmente, as fadas são representadas principalmente pela cor azul e preta, sendo que a edição Throne of Eldraine nos apresentou as fadas também na cor branca. Mas antes de falarmos sobre Eldraine, vamos conhecer um pouco mais sobre as fadas nos demais planos do Multiverso.

Fadas pelo Multiverso de Magic

Em Dominaria existem as fadas do fogo, que são capazes de conjurar feitiços de fogo, além de estarem envoltas em uma aura de fogo.

É neste mesmo plano que vive Rubinia Soulsinger, uma fada com grande capacidade de influenciar os outros para se juntarem a sua causa. Mesmo o guerreiro mais poderoso prontamente se rende a ela.

Image content of the Website

No plano de Ravnica, as fadas são conhecidas por suas brincadeiras maliciosas, e os habitantes do plano se acostumaram com suas travessuras. Lá, elas também são famosas por caçar os trolls.

Image content of the Website

Em Alara, as fadas eram encontradas com mais frequência no fragmento de Esper. Ali as fadas possuíam asas metálicas e pés semelhantes às mãos, o que as tornam excelentes mecanistas.

Image content of the Website

Até agora, o plano mais relevante para a tribo havia sido o plano de Lorwyn, que nos foi introduzido em 2007, doze anos atrás.

Em Lorwyn, as fadas estão por toda parte, como abelhas coletando pólen. São caprichosas, maliciosas, vistas como incômodos pela maioria das outras raças do plano. Suas travessuras geralmente são inofensivas, mas sempre irritantes e embaraçosas. Suas vidas são extremamente curtas, mas nesse tempo elas vivem ao máximo, constantemente procurando novos truques para aliviar seu tédio.

As fadas desse plano vivem em pequenos grupos, chamados facções. Vendilion é uma facção formada pelo trio de irmãos Veesa, Endry e Iliona. Iliona é a mais velha, e líder da Facção Vendilion.

Image content of the Website

Ad

Embora essas criaturinhas pareçam ser imprevisíveis, elas obedecem aos desejos de sua rainha. Elas são orientadas a invadir e roubar sonhos para o benefício de Oona, Queen of the Fae.

Dizem que é a magia de Oona que mantém Lorwyn em seu eterno verão. Todas as fadas do plano se originaram dela. A rainha e mãe das fadas vive reclusa e enxerga o mundo através dos sonhos que suas fadas lhe trazem. Oona foi uma das poucas criaturas capazes de manter suas memórias mesmo após a Grande Aurora.

Image content of the Website

A Grande Aurora foi um evento que transformou o plano de Lorwyn em Shadowmoor, uma versão sombria e distorcida do antigo plano.

Em Shadowmoor, as fadas foram a única raça a não sofrer mudanças em suas características. Pelo fato de manter sua memória, Oona se tornou ainda mais poderosa.

Em forma de menção honrosa, ainda no plano de Lorwyn, vive uma fada lendária, Wydwen, a Ventania Mordaz. Wydwen é misteriosa, chega e parte quando deseja e não vive em pequenas facções como as outras fadas. A verdade é que pouco sabemos sobre ela, já que não é mencionada em nenhum livro de Lorwyn.

Image content of the Website

Há uma aventura em Eldraine, uma terra histórica de castelos e magia, recheada de fadas traiçoeiras. Mas, assim como as criaturas desonestas e magias atraentes que se escondem nas sombras, este mundo não é tudo o que parece. A maioria das fadas de Eldraine são opositores aos cinco reinos, mas existem, sim, fadas benéficas nesse plano (coisa rara de se ver, hein?).

Image content of the Website

Eldraine e as fadas benéficas

Mark Rosewater afirma que ele acredita que Eldraine tem as primeiras fadas benéficas do Magic.

A coleção de Trono de Eldraine trouxe o lançamento de um novo produto (disponível apenas em inglês) direcionado ao formato Brawl. São 4 baralhos diferentes, e os amantes da tribo das fadas podem escolher um baralho temático "Faerie Schemes", uma lista Esper, comandada por Alela.

Image content of the Website

Loading icon

Sobre Oko, um Fada Metamorfo

Eldraine também nos apresenta Oko, um Fada Metamorfo[¹], que aparenta ser, ao mesmo tempo, carismático e presunçoso — uma figura misteriosa, inteligente e vaidosa.

Image content of the Website

Segundo Nic Kelman, um dos escritores responsáveis por dar vida aos personagens, Oko veio de um plano governado por fadas que acreditavam em uma sociedade unificada. Essa classe dominante de fadas decidiu que, para o bem de todos, a travessura natural das fadas deveria ser suprimida a fim de criarem uma sociedade perfeita — mas para Oko, que nasceu com habilidades incrivelmente poderosas de mudança de forma, essa cultura contradizia tudo o que ele acreditava.

Denominando-se um orador da verdade, Oko se opôs à toda essa hipocrisia de seu mundo e acabou sendo submetido a procedimentos mágicos para suprimir seus poderes, mas esses procedimentos apenas conseguiram acender sua centelha. Podemos imaginar que foi uma experiência terrível para ele, e tornaria quase impossível confiar em alguém de novo — especialmente nos cargos de autoridade.

Ad

E assim, falando em cargos de autoridade, já podemos imaginar que Oko não ficaria muito a vontade em Eldraine, e para perturbar a paz dos reinos, Oko planejou eliminar o próprio rei supremo.

Finalizando

Bom, vou finalizando o artigo por aqui, mas caso você queira conhecer mais detalhes sobre a história de Eldraine, existe a opção de adquirir o e-book (disponível apena em inglês) lançado pela Wizards.

Image content of the Website

Espero que tenham gostado da leitura e, se puderem, deixem suas sugestões de tema para o próximo artigo da série Tribos do Magic.

Muito obrigado e até a próxima!

[1] Fey - The planeswalker Oko is called a fey This may just be an alternate spelling of fae (Fada).