Magic: the Gathering

Opinion

Tribos do Magic: Lore de Vampiros

, updated , Comment regular icon0 comments

Hoje conheceremos as origens, fraquezas e peculiaridades de uma das Tribos mais sedentas por sangue do Magic: os Vampiros!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala galera, aqui é o Ari!

No artigo de hoje, abordarei sobre uma das tribos mais interessantes do Magic: os Vampiros!

Os vampiros já fazem parte da cultura e do folclore humano há muito tempo. Existem diversas versões sobre a origem dessa lenda ao redor do mundo. Os vampiros que as pessoas estão mais familiarizadas são monstros noturnos, de presas longas, e que se alimentam do sangue de suas vítimas. Ainda assim, há outras versões muito mais antigas de vampiros que não eram imaginados como humanoides, e sim como criaturas sobrenaturais, demônios que não eram semelhantes a nós.

Ad

Além da fome pelo sangue, os vampiros podem possuir outras características como força física sobrenatural, poderes de cura e a habilidade de voar. Muitos vampiros são altamente sensíveis à luz e podem variar de predadores estúpidos a nobres sofisticados e inteligentes.

No Magic, vampiros são uma raça característica da cor preta, embora ao longo dos anos também tenham aparecido na cor vermelha e mais recentemente na cor branca. A carta Vampiro de Sengir foi a primeira criatura da tribo apresentada aos jogadores ainda nos primórdios do jogo, na edição Alpha.

Image content of the Website

Innistrad e o Surgimento dos Vampiros

O plano de Innistrad é considerado um dos mais relevantes para a tribo, ele é todo inspirado no gênero de horror, e por isso é recheado de vampiros, lobisomens e zumbis.

Image content of the Website

Os vampiros de Innistrad surgiram há milhares de anos, quando Edgar Markov era apenas um alquimista que procurava uma resposta para a fome que varria a terra. A solução encontrada foi passar por um ritual que faria com que algumas pessoas se alimentassem de sangue. O sangue alimentou àqueles poucos e reduziu a demanda pelas colheitas fracas, mas também abateu o resto da população, reduzindo o número de bocas famintas para alimentar.

Atualmente os vampiros vivem na província de Stensia, que é controlada por quatro grandes famílias de vampiros: Markov, Voldaren, Falkenrath e Stromkirk. Apesar de suas habilidades serem diferentes, todos eles têm força sobre-humana, juventude eterna, habilidade de abafar sons e dentes caninos proeminentes (que costumam ser a última visão aterrorizante de suas vítimas).

Os vampiros deste plano se auto-consideram nobres benfeitores, eles acreditam serem os salvadores e guardiões da humanidade. Os "sacrifícios" que fizeram — entregando sua mortalidade e suas relações com os parentes humanos — são para eles prova de sua beneficência, e seu comportamento em relação aos humanos é semelhante ao de um rico filantropo em relação a um mendigo (exceto que ocasionalmente drenam o sangue desses indigentes).

As fraquezas dos Vampiros de Innistrad são 3 e estão ligadas ao ritual que deu origem a eles:

• A primeira é relacionada às madeiras vivas, embora eles possam ser feridos ou mortos por qualquer arma, as armas de madeiras vivas possuem uma eficácia especial.

• A segunda fraqueza é o fato de um vampiro não conseguir atravessar águas correntes nas quais a lua é refletida. Isso se deve à ligação entre a água como fonte de alimento dos humanos e a lua como a fonte do poder dos anjos.

• Por último, existe o poder que Avacyn possui de encantar a água e deixá-la como ácido que queima os vampiros ao tocá-los.

Embora a prata não seja mortal para esses vampiros, ela os perturbam, pois fazem com que eles vejam como seriam caso não fossem vampiros, eles enxergam no reflexo da prata uma versão de suas vidas mortais longe do glamour dos vampiros. Esse fato também está ligado ao ritual de origem e à Lua de Prata de Innistrad.

Ad

Image content of the Website

Os Vampiros de Zendikar

Outro plano onde encontramos vampiros é Zendikar. A origem da raça nesse plano está ligada aos Eldrazis, que foram seus antigos mestres e responsáveis por um passado de servidão.

Os vampiros de Zendikar possuem uma vida útil de cerca de 200 anos e são conhecidos por seu estilo de vida decadente e pervertido, sua existência é baseada em drenar a vida dos outros, eles se alimentam da energia encontrada no sangue de criaturas vivas para sobreviverem.

Image content of the Website

Os Grão-Vampiros são poderosas criaturas antigas e imortais que controlam a cidade de Malakir. Existem 5 grandes famílias que dominam a região de Guul Draz, cada família controla um pequeno território e algumas rotas, porém a principal fonte de renda de qualquer família são suas conexões e relacionamentos.

Toda vez que um vampiro drena completamente o sangue de uma criatura viva sem destruir o invólucro, é criado um vampiro nulo a partir do corpo da vítima. Os nulos são comandados com facilidade por outros vampiros, mas se forem deixados sem ordens, caçam e matam todas as coisas vivas que encontrarem.

Image content of the Website

Dezenas de outras famílias menores estão espalhadas por Guul Draz, cada uma com um contingente de vampiros nulos apropriado ao seu lugar na sociedade vampírica. Essas famílias controlam aldeias fortemente agrupadas e as poucas rotas através do pântano que as conectam, compreendendo uma região conhecida como o Baronato Negro.

Os vampiros de Zendikar possuem um tipo de doença sobrenatural que torna sua carne fria e faz com que sua pele pareça morta ao toque. Eles são altos e esguios, com longos pescoços elegantes e ombros largos. Uma espécie de chifres se projeta de seus ombros e cotovelos, e seus dentes caninos são levemente alongados, mas não o suficiente para se projetarem entre os lábios fechados.

Image content of the Website

Eles decoram a pele com tinta vermelha de sangue e pigmentos minerais, usam roupas feitas com couros e carcaças dos gigantescos insetos que habitam os pântanos e selvas. Também é comum deixarem boa parte do corpo exposto, já que sua pele não é afetada pela temperatura ao redor deles.

Ixalan

Por fim, irei falar sobre Ixalan, uma coleção que possui a temática de "mundo não explorado", um mundo de descobertas, repletos de tesouros, piratas, guerreiros, dinossauros e... vampiros, por que não?

Nessa coleção ocorreu um fato excepcional até então, a Wizards introduziu Vampiros à cor branca.

Image content of the Website

Em Ixalan, alguns vampiros fazem parte da Legião do Crepúsculo, uma força expedicionária que cruzou o mar de Torrezon até Ixalan para recuperar um artefato roubado deles no passado, o Sol Imortal. Com isso, eles esperam obter a imortalidade sem a desvantagem de beber sangue para seus seguidores.

Ad

No passado, Elenda de Garrano era a guardião do Sol Imortal. Quando o artefato foi levado, ela fez um juramento solene para recuperá-lo a qualquer preço. Anos se passaram e Elenda, desesperada, sacrificou sua própria alma para continuar sua busca. Essa decisão fez dela a primeira vampira de Ixalan.

Image content of the Website

Supostamente, Elenda conseguiu obter a imortalidade e depois espalhou seus ensinamentos entre o seu reino natal antes de deixá-los para trás novamente.

Os vampiros em Ixalan vivem vidas cheias de rituais e são vistos como sagrados pela população de sua terra natal. Eles creem que tudo existe em estado de equilíbrio; é impossível ganho sem perda, triunfo sem sacrifício e vida sem morte.

Image content of the Website

Ao contrário dos vampiros de Innistrad, os vampiros de Ixalan aparentemente não são atingidos pelo sol. Eles têm pele pálida, orelhas pontiagudas de morcego e são capazes de voar quando transformam a metade inferior de seu corpo em fumaça negra. Essa transformação é chamada de Exaltação.

Finalizando

Além dos três planos citados, os vampiros também estão presentes em outros mundos do multiverso, eu não abordarei todos eles para evitar que o artigo fique extenso, mas quem sabe a gente não fale sobre eles em outra oportunidade?

Espero que tenham curtido o artigo! Vamos falar mais sobre vampiros? Estou disponível na seção de comentários.

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!