Magic: the Gathering

News

Aaron Forsythe explica banimentos do Pioneer com dados

, updated , Comment regular icon0 comments

Forsythe compartilhou alguns dados das semanas anteriores que culminaram no final de semana passado

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Após o anúncio de banimento na segunda-feira para o novo formato Pioneerlink outside website, o designer sênior Aaron Forsythe compartilhou alguns pensamentos sobre sua decisão de banir Felidar Guardian, Oath of Nissa e Leyline of Abundance no Pioneer. No Twitter, Forsythe compartilhou alguns dados das semanas anteriores que culminaram no final de semana passado: "O deck de devoção ganhou 40 vezes neste fim de semana (10x a mais do que a maioria dos outros decks), 60,5% de vitória contra não mirrors e 62% vs Copycat. Já o deck Copycat ganhou 16x, com 54,9% de vitória."

Ad

Forsythe continuou dizendo que espera que eles não precisem continuar sendo tão agressivos com os banimentos, mas ele está reservando o direito de banir para garantir que possam melhorar a diversidade antes que o novo formato chegue a mais eventos de mesa no próximo ano.

Eu entendo Aaron Forsythe, o problema é que esses dados estão contradizendo outros existentes. Tanto a Cards Realmlink outside website quanto a MTGGoldfish ou MTGTOP8 divulgam o Metagame. Este acaba sendo um compilado de torneios divulgados pela Wizards of the Coast ou até enviados por usuários. Em nenhum site o metagame se mostrava dominado pelo Green Devotion! O MTGTOP 8 apresentava a maior percentage de Green Devotion para o field (15%) e mesmo com essa percentagem, a maioria dos decks não eram parte do TOP 8 e sim colocações piores em Challengers ou PTQs.

Ontem, o Canal Sapeando informou também sobre os grandes campeonatos Pioneer que ocorreram no Magic de Mesalink outside website. Esses campeonatos mostraram um Meta diversificado, apesar de maioria justamente Copy Cats e Green Devotion, que não se consagraram campeões.

As informações que Aaron Forsythe divulgou sustentam o banimento, mas as informações dadas antes pela Wizards of the Coast não. Essa falta de informação sobre o meta impede termos um desenrolar sadio sobre como estão gerindo o metagame e pegou de surpresa a maioria dos produtores de conteúdo.

Nota do editor

As decklists campeãs divulgadas pela Wizards of the Coast não são de fato aleatórias. Como mostrado nesse artigo aquilink outside website, as decklists 5-0 divulgadas tem o intuito de mostrar quais decks são possíveis jogar no formato e não o melhor deck, logo todas as listas são diferentes. Os melhores decks são mostrados em PTQs ou Challengers e seriam o melhor exemplo para sabermos o metagame. De qualquer forma, inclusive em PTQs ou Challengers os decks no Pioneer se mostraram variados.

Ad