Magic: the Gathering

News

Atualização do Metagame Pioneer 10/12/2019

, updated , Comment regular icon0 comments

A pequena amostra disponível pós-alterações da banlist no dia 02/12 não foi o suficiente para definir novos banimentos

Edit Article

Como esperado após uma semana turbulenta com o anúncio de três cartas banidas no mesmo dia, Cóptero do Contrabandista, Era Uma Vez e Campo dos Mortos, a semana do dia 09/12 trouxe um anúncio de “No Changes”. A pequena amostra disponível pós-alterações da banlist no dia 02/12 não foi o suficiente para definir novos banimentos.

O último torneio realizado no MOL não utilizou a banlist atual, o que diminui o número de eventos relevantes para analisar o novo Metagame. Essa tabela permite observar quinze arquétipos distintos em vinte e quatro decks possíveis, uma variação de possiblidades impressionante e bastante distinta da variação anterior ao banimento. O dominante Monoblack aggro desapareceu do Metagame, aparecendo apenas com uma variação para Vampires no recorte atual.

Ad

Image content of the Website

O Metagame parece equilibrado e precisa ser olhado com extrema atenção para identificar qualquer tipo de ameaça. A solução foi verificar as principais cartas que aparecem nos decks acima gerando a tabela abaixo (não foi levado em conta o sideboard dos decks para a elaboração da tabela):

Image content of the Website

Assim como a maioria minha aposta básica seria em Oko, Thief of Crowns dominando o ambiente e sofrendo mais uma retaliação em um curto período de tempo, porém neste pequeno recorte Oko parece não ser uma ameaça tão imediata aparecendo menos do que Teferi, Time Raveler no Meta por exemplo.

Destacando os cards mais atuantes no Metagame encontramos Brazen Borrower, Dig Through Time, Thoughtseize e Teferi, Time Raveler.

Thoughtseize aparece em 20% do Metagame atual, números que não assustam tendo em vista a versatilidade da carta que pode ser utilizada por todos os arquétipos do jogo, contudo a carta não deve sofrer retaliações, trata-se de uma ferramenta importante para regular o metagame, principalmente nos jogos pré-side.

Brazen Borrower surgiu nos Spoiler de Eldraine como uma das grandes cartas da edição, comparada a Vendillion Clique, a carta parece finalmente conquistar o espaço de destaque que era esperado em seu lançamento. Dominante no standard a fadinha começa a aparecer de forma mais efetiva no Pioneer, isso já reflete no valor do card que disparou na última semana. Ainda é cedo para ter medo, mas não custa ficar de olhos abertos para os 24% de representação observado nesse recorte.

Dig Through Time foi apontada como uma das cartas mais perigosas do formato, mas o banimento das Fetch Lands parecia manter a carta sob controle. Nesse recorte podemos ver o crescimento do card no Metagame com 36% de aparição nos decks, presente em praticamente todos os decks com azul, ainda que apenas com uma cópia, o card começa a levantar suspeitas e sua sinergia com Nexus of fate pode acelerar o processo de banimento.

Teferi, Time Raveler chega as 24% deixando seu principal concorrente, Oko, Thief of Crowns, longe dos holofotes, Oko aparece com apenas 8% (dois decks). Os números poderiam ser piores com a inclusão dos sideboards na análise, chegando a 32% de presença no Metagame. O baixo custo de mana do card unidos a uma habilidade estática extremamente relevante já levaram a pedidos de banimento de Teferi, Time Raveler no Standard e aparentemente podem comprometer o futuro do card em Pioneer.

Nexus of Fate merece uma menção honrosa na lista dos cards mais preocupantes e desregulados disponíveis em Pioneer, com o banimento de Campo dos Mortos existe a possibilidade de um aumento substancial no número de Simic e Bant Nexus no Metagame. O cards tem histórico de banimento no MTG Arena e foi severamente criticado pela comunidade enquanto presente no Standard, mais uma vez vale a pena ficar de olho no desenvolvimento do deck nas próximas semanas.

Ad

Image content of the Website

Carlos Eduardo Tognoli