Magic: the Gathering

Review

Budget Historic Brawl - Historic Decks Parte 2

, updated , Comment regular icon0 comments

Dando continuidade as opções de listas budgets para o evento do dia 10/04/2020 de FNM de BRAWL HISTÓRICO no MTG ARENA

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

E pra começar, vamos de Raff Capashen, Ship's Mage, uma criatura lendária com voar e lampejo que concede lampejo as nossas mágicas históricas, no caso artefatos, cards lendários e sagas.

Cartas históricas fáceis de usar são os artefatos, por isso enchemos o deck com criaturas artefatos que tem alguma utilidade quando entra em campo com Skyscanner ou simplesmente parrudas como Pardic Wanderer.

Também aproveitamos para colocar cartas que interagem com artefatos Skilled Animator ou com cards históricos como Artificer's Assistant.

Ad

Outro ponto interessante do deck, como concedemos lampejo a maioria das nossas cartas, podendo passar nosso turno com mana disponível, podemos aproveitar para deixar o deck bem control com anulas como e remoções como Seal Away.

E assim, tenho essa proposta de lista:

Loading icon

Caso tenha alguns coringas raros e míticos sobrando, podemos melhorar o deck com cartas que interagem com artefatos como Sai, Master Thopterist e Tezzeret, Cruel Machinist.

Também podemos colocar cartas que interagem com cartas históricas como Teshar, Ancestor's Apostle e Traxos, Scourge of Kroog.

Outras cartas lendárias também são bem vidas no deck como Azor, the Lawbringer, Nezahal, Primal Tide, Lyra Dawnbringer entre outras

Outra opção interessante é Rona, Disciple of Gix , por um lado podemos ficar exilando cartas com ela e enquanto ela estiver em campo podemos jogar as cartas que não sejam terrenos exiladas por ela, nos dando assim um leque de possibilidades. Entretanto, a desvantagem é que se Rona deixar o campo todas as cartas que nos exilamos com ela serão perdidas.

Um dos jeitos de impedir que isso aconteça são com cartas que impedem que ela seja destruída como Unlikely Aid.

Outra opção seria tentar manter o controle do jogo, usando anulações como Sinister Sabotage para impedir que o oponente destrua Rona, ou tenha alguma outra vantagem no jogo.

Além das anulações, ainda podemos usar descartes como Thought Erasure para diminuir os recursos do oponente e remoções como Murder para dar conta das ameaças.

Se tudo correr como esperamos, temos cartas como Davriel, Rogue Shadowmage que vão se beneficiar da falta de cartas na mão do oponente para finalizar o jogo.

E com essa combinação de cartas podemos fazer uma lista mais ou menos como esta:

Loading icon

Para melhorar o deck, podemos usar cartas que nos ajudarão a manter o controle e ao mesmo tempo nos dar mais recursos como Thief of Sanity e Hostage Taker.

Cartas que nos ajudam a encontrar os nossos recursos também são bem vindas como Search for Azcanta.

Uma estratégia bem interessante também é o de devolver criaturas do cemitério para reutiliza-las. E para essa estratégia temos a comandante Garna, the Bloodflame, uma criatura com lampejo que ao entrar em campo devolve todas as nossas criaturas que foram colocadas no cemitério vindas de qualquer lugar neste turno.

Além da comandante, temos outros meios de devolver cartas do cemitério como Whisper, Blood Liturgist e Kaya's Ghostform

Como as criaturas) vão ficar voltando do cemitério, nada melhor do que criatura como Ravenous Chupacabra que fazem algo ao entrar em campo.

Podemos usar também cartas que se sacrificam como Fanatical Firebrand ou que sacrificam outras criaturas como Bloodsoaked Altar.

Além de cartas que se aproveitam quando uma cata/criatura vai pro cemitério como Syr Konrad, the Grim ou é sacrificada.

Ad

Nessa ideia temos uma lista mais ou menos assim:

Loading icon

Uma carta bem interessante que ajuda a melhorar o deck é The Cauldron of Eternity, porém ele combina mais com nossas cartas que nos fazem descartar e diminui o poder das que fazem sacrificar.

Falando em descartar, podemos acrescentar também Tomb Robber que pode gerar um valor absurdo neste deck.

Tetzimoc, Primal Death pode ser uma arma letal e um ótima remoção em massa.

Para o late game, temos Josu Vess, Lich Knight que tendo mana para pagar seu custo de reforçar pode criar um exercito imenso.

Para quem gosta de deck mais focado na base da porrada, temos Hallar, the Firefletcher, uma criatura lendária com atropelar que que fica maior sempre que jogamos magicas com reforçar, além de no momento que fica maior ainda causa dano a cada oponente.

Um dos focos do deck é abusar de magicas com reforças, e muitas delas, assim como Untamed Kavu são criaturas que entram em campo com marcadores se forem reforçadas.

Ainda falando em marcadores, temos outros meios de colocar marcadores nas nossas criaturas, sejam com criaturas em si como Grumgully, the Generous ou magicas como Wild Onslaught.

Para conseguir arcar com o custo das magicas mais o custo de reforçar, o deck precisa gerar bastante mana, seja com criaturas como Elfhame Druid, buscando mais terrenos como em Grow from the Ashes ou pedras de mana como Gruul Locket.

Como o comandante, além de algumas outras criaturas, podem ficar enormes, temos cartas como Thud que a sacrificam para causar grande dano direto no oponente e finalizar o jogo.

E com esses pensamentos que apresento a lista:

Loading icon

Para melhorar o deck temos diversas criaturas boas como Verix Bladewing e Territorial Allosaurus.

Também podemos aproveitar que o deck gerá bastante mana para acrescentar carta como Banefire ou até Jaya's Immolating Inferno.

E para quem gosta de um deck totalmente focado em criaturas temos Shanna, Sisay's Legacy. Como ela recebe +1/+1 para cada criatura que controlamos, contando com ela, quando mais criaturas tivermos em campo melhor.

Além das criaturas que o deck tem em si, uma ótima opção são cartas que geram fichas, seja uma unica carta que gera mais de uma ficha ao ser jogada como Sworn Companions ou uma permanente que permite criar fichas como Ironroot Warlord.

Já que o deck cria facilmente um exercito, carta que aumentam o poder de nossas criaturas também são bem vindo, podendo ser um pouco em todas com cartas como Oakhame Ranger // Bring Back ou aumentar muito em apenas uma como Might of the Masses.

Além da comandante, o deck conta com outras criaturas com alto poder, o que tira grande valor de Colossal Majesty.

Outro ponto, é ter mana suficiente para conseguir encher o campo, então contamos com diversas criaturas para ajudar a gerar mana.

E com essa essa ideia apresento uma ideia de lista:

Ad

Loading icon

Caso queira melhorar o deck, umas das primeiras opções, e que pode ser usada em outros decks de fichas, é Divine Visitation que fara que qualquer ficha que criarmos se torna um anjo 4/4 com voar e vigilância.

Para ajudar na criação de nosso exercito temos Castle Ardenvale um terreno que cria fichas de humanos 1/1 e no histórico ainda ganhamos Legion's Landing um encantamento que entra criando uma ficha, e facilmente se torna o terreno Adanto, the First Fort que cria fichas 1/1 com vinculo com a vida.

E para aumentar o poder de nosso exercito temos cartas como Trostani Discordant e Benalish Marshal.

Outra ótima adição seria Shalai, Voice of Plenty que além de conceder resistência a magia para seu controlador e todas as suas outras criaturas, ainda pode ser usada para colocar marcadores em todas as criaturas que controlamos.

E como o deck é focado em criaturas, Beast Whisperer gera um valor absurdo no deck.

Espero que tenham gostado, e até a próxima.