Magic: the Gathering

Deck Guide

Budgetzando Standard – Sultai Food

, updated , Comment regular icon0 comments

Pegamos a lista do deck de Ondrej Stráský

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Olá jogadores e jogadoras vamos a série budgetizando, onde pegamos uma lista de um deck forte no metagame e fazemos uma lista mais acessível, porém ainda boa.

O TOP 8 do Mythic Championship V teve quatro versões do deck food, já o Mythic Championship VI contou com seis versões do food, sendo que o Ondrej Stráský venceu o MCVI numa mirror de Simic Food.

Loading icon

Oko, Thief of Crowns vem roubando a cena, deixando a mecânica de comida extremante forte.

E apesar da final ser um mirror de Simic Food, sem esse planeswalker a melhor opção seria usar versões do Sultai food, que diga-se de passagem foi uma das versões que apresentaram melhores resultados:

Ad

Loading icon

Uma das principais interações do deck é entre Cauldron Familiar e Witch's Oven, já que podemos sacrificar o gato para gerar comida e usar a comida para devolver o gato, usando ele como bloqueador de criaturas sem atropelar, e ainda ganhando vida e fazendo o oponente perder vida no processo. Como são cartas básicas para a estratégia mantemos 4 cópias de cada.

Além deles, temos outras cartas para gerar ou se aproveitar das comidas:

O Gilded Goose é uma criatura 0/2 com voar por apenas um mana que ao entrar já cria uma ficha de comida. Podemos tanto vira-lo ao custo de sacrificar uma comida para gerar mana de qualquer cor (sendo utilizado como ramp) ou vira-lo ao custo de dois manas para gerar comida (sendo assim um ótimo gerador de comida). Apesar de sua versatilidade, nos iremos usas apenas 3 cópias dele ao invés das 4.

Iremos acrescentar 4 cópias de Savvy Hunter, uma criatura que ao atacar ou bloquear cria uma ficha de comida. E ainda permite sacrificar duas comidas para nos fazer comprar uma carta.

Acrescentamos também 1 cópias de Feasting Troll King uma criatura 7/6 com vigilância e atropelar que ao entrar em campo se ele tiver sido conjurado de nossa mão cria três fichas de comida. Além disso durante o nosso turno podemos sacrificar três comidas para devolve-lo do cemitério para o campo.

Iremos manter as 4 cópias de Trail of Crumbs um encantamento que ao entrar em campo cria uma ficha de comida e sempre que sacrificarmos uma comida podemos pagar um mana para olhar as duas cartas do topo do nosso grimório e colocar uma permanente entre elas na nossa mão, o resto vai pro fundo do grimório.

Iremos acrescentar 4 cópias de Giant Opportunity um feitiço que nos permite sacrificar duas comidas para criar uma ficha de gigante 7/7, porém se não sacrificarmos as fichas (caso não tenhamos ou simplesmente por achar melhor) iremos criar três fichas de comida.

Gingerbread Cabin é uma floresta que entra em campo virada a menos que controlemos três ou mais florestas, e caso entre desvirado ainda cria uma ficha de comida.

Iremos aumentar de 2 para 4 cópias de Wicked Wolf um lobo que ao entrar em campo luta contra a criatura alvo. E podemos sacrificar uma comida para que ele receba um marcador +1/+1, e ao fazer isso ele será virado e ganhará indestrutível até o final do turno.

Além da parte da comida, temos o toque de controle do deck:

Iremos acrescentar 4 cópias de Mystical Dispute uma instantânea que anula a magica alvo a menos que seu controlador pague 3, e se o alvo for uma magica azul iremos pagar apenas um mana azul para conjura-la.

Acrescentamos também 4 cópias de Frilled Mystic uma criatura que com lampejo que ao entrar em campo pode anular a magica alvo.

E por fim acrescentamos 2 cópias de Casualties of War um feitiço que permite destruir um artefato e/ou uma criatura e/ou encantamento e/ou terreno e/ou planeswalker (podemos escolher um de cada, e não precisar ter todos os tipos em campo para jogar).

Ad

Como resultado final chegamos a seguinte lista:

Loading icon

Em resumo, usamos a interação Cauldron Familiar e Witch's Oven para nos manter vivo enquanto diminuímos a vida do oponente. Criamos muita comida (que pode servir para nos manter vivos numa necessidade) e alimentamos nossas criaturas para ativar suas habilidades. Enquanto isso usamos a parte de controle para dar conta das principais ameaças do oponente.

Espero que tenham gostado e até a próxima.