Entrevistando Luiz Guilherme, criador dos campeonatos nacionais

Hoje vamos entrevistar Luiz Guilherme, o criador dos campeonatos Nacionais (Nacional Pioneer, Nacional Modern e Nacional Duel Commander)

Por Leon, 25/01/20

Hoje vamos entrevistar Luiz Guilherme, o criador dos campeonatos Nacionais (Nacional Pioneer, Nacional Modern e Nacional Duel Commander) e à frente do Nacional Pauper desde a 2ª edição em 2015. Esses eventos de Magic têm o intuito de reunir jogadores de um formato de todo o Brasil! Os nacionais são torneios com classificatório. Você busca uma vaga em lojas locais e caso consiga, jogará um torneio a nível Nacional. Image content of the Website

Olá Luiz! A quanto tempo joga Magic e qual seu formato favorito?

Ad

R: Jogo desde 1994 e sempre gostei do Legacy e mais recentemente do Pauper.

você é lojista ou já foi?

R: Sim, tenho loja online desde 2003. E tive loja física por 5 anos, de 2010 - 2015.

Quando os nacionais surgiram e por qual motivo?

R: O 1º foi o Nacional Pauper, criado pelo Murilo Lixandrão em 2014, que por falta de tempo, passou para mim em 2015, e após uma reformulação do evento, tenho tocado desde então. O 2º foi o Nacional Duel Commander, que estava indo muito bem até o formato francês ser reformulado e o formato ser praticamente extinto por falta de jogadores. Deixei o evento parado por 1 anos e retomei com o Nacional Commander 1V1, mas este formato criado pela Wizards não fez sucesso, então atualmente ele está suspenso. Este evento foi criado, pois alguns jogadores, sentindo a falta de torneios grandes no formato, aproveitaram o crescente sucesso do Nacional Pauper e sugeriram algo similar. O 3º foi o Interlojas Pauper, que foi um teste à pedido dos jogadores, mas o formato de equipes não agradou e o evento está suspenso. O 4º foi o Nacional Modern, que foi criado à pedidos de lojistas e jogadores. E o 5º foi o Nacional Pioneer, que também foi criado à pedidos de lojistas e jogadores. Image content of the Website

Como os lojistas ganham participando e como o torneio se mantém?

R: Os lojistas ganham por atraírem participantes para os classificatórios e por aumentar a venda de singles de todos estes formatos. Lojistas não participantes e dealers também ganham com a venda de singles. Os eventos se mantém excluisivamente dos repasses e inscrições das finais.

Por que a necessidade de classificatório para o torneio? Algo similar ao MagicFest não teria mais adeptos?

R: Os classificatórios são necessários para manter os jogadores interessados nos formatos ao longo do ano, e desta forma, movimentar toda uma comunidade em torno disso. Creio que se fossem eventos no formato pagou-jogou, não estimulariam tanto cada um dos formatos e as lojas não participariam, pois bastaria o jogador chegar no dia, pagar e jogar. Para quem não quer disputar os classificatórios durante o ano, existe a opção de jogar os Last Chances na véspera de cada final.

Só você cuida de todo o evento? Imagino o cuidado de divulgar e coordenar esse evento. Além de divulgar, o que mais ocupa seu tempo?

R.: Sim, normalmente faço tudo sozinho, com exceção é claro, da arbitragem no dia de cada final. Apenas em 2019 que foi necessário ter uma pessoa que me ajudasse com o pauper, mas ela fez apenas tarefas burocráticas. O que mais ocupa meu tempo é precisar cobrar resultados e repasses de algumas lojas que esperam para informar tudo no último minuto.

Se tivesse apoio da Wizards of the Coast, como você gostaria que esse apoio viesse: divulgando o campeonato, com cartas promocionais ou de outra forma?

R.: Creio que o simples reconhecimento de que esses eventos ajudam a comunidade já seria o suficiente. Claro que se algum tipo de material fosse dado para o evento, os jogadores com certeza adorariam. O único "apoio" que recebo neste eventos são as HQs doadas pelo círculo do livro do prédio onde resido, que sempre deixo à disposição em cada um dos torneios para qualquer pessoa, participante ou não, pegar quantas quiser. Image content of the Website

O que esperar do Nacional desse ano?

R: Creio que o Modern atingirá cerca de 100 pessoas nesta edição e a premiação passará dos R$ 8.800,00 dados na edição anterior. Creio que o Pioneer tenha uma quantidade de jogadores expressiva, mesmo sendo a 1ª edição de um formato recém lançado. Estimo cerca de 80 jogadores, com premiação em torno de R$ 7.000,00.

Ad

Quanto ao Pauper, estou procurando um local que tenha um bom custo-benefício e atenda todas as necessidades dos jogadores. Farei o possível para pelo menos manter o mesmo valor de premiação, mesmo com todos os custos adicionais que terei este ano. Provavelmente a quantidade de jogadores aumentará, pois além do evento principal, serão realizados Super Classificatórios paralelos para nos formatos pauper, modern e pioneer, dando vagas e com premiação em dinheiro.

Obrigado! Gostaram desses campeonatos? Segue os links abaixo para mais informações

Nacional Modern Nacional Pioneer Nacional Pauper

Nota

0

Entrevista
Profile Main Image

Leon

Programador do site da Cards Realm. O Magic vai muito além das cartas. Somos pessoas, uma comunidade enorme.

Social Youtube Brands iconInstagram Brands icon

User profile image
More comment
Budgetzando Arena - Snow Elves, o poder de um deck tribal!

Budgetzando Arena - Snow Elves, o poder de um deck tribal!

Kaldheim Draft: Evolução do formato

Kaldheim Draft: Evolução do formato

Deck da Semana: Grixis Valki Pioneer

Deck da Semana: Grixis Valki Pioneer

Mais artigos recentes

Mesmo autor

Time Asa Branca ganha novamente e dispara no Royale SuperCup

Time Asa Branca ganha novamente e dispara no Royale SuperCup

Time Asa Branca abre 4-0 e cola no time Hamuda no Royale SuperCup

Time Asa Branca abre 4-0 e cola no time Hamuda no Royale SuperCup

Time Hamuda sai na frente no Royale SuperCup: Pauper Teams

Time Hamuda sai na frente no Royale SuperCup: Pauper Teams

Mais do mesmo autor