Magic: the Gathering

News

Explorando a selva Pioneira - Four Color Ascendancy

, updated , Comment regular icon0 comments

Coloque sua roupa de Indiana Jones e partiu

Edit Article

Olá, juventude! Tudo na paz?

Hoje iremos explorar as terras selvagens do Pioneer, então coloque sua roupa de Indiana Jones e partiu.

No artigo de hoje lhes trago um deck combo... Four Color Ascendancy.

Muitos devem estar se perguntando:

- Decks de 4 cores no Pioneer, funciona?

Relaxa, jovem, que esse deck tem como organizar a mana, então vamos nessa.

Loading icon

OBJETIVO DO DECK

Four Color Ascendancy necessita de 2 cartas para começar o combo, Jeskai Ascendancy em campo e que Sylvan Awakening seja jogada para seus terrenos virarem criaturas. Depois disso você precisará de uma mágica de custo 1 para começar a combar. Seus terrenos criaturas irão desvirar e receber +1/+1 até o final do turno. Além de ter muita mana você ainda consegue dar evasão para suas criaturas para finalizar o jogo, muitas vezes causando mais 20 de dano com os terrenos.

Ad

Com as criaturas que temos no deck conseguimos combar na 4 e 5 com tranquilidade (nem tanto se estiver jogando contra um controle).

Loading icon

CONSTRUÇÃO DO DECK

Existem várias formas de se criar esse deck. Você pode focar em somente usar mágicas sem criaturas ou tirar várias mágicas e utilizar criaturas que ajudam na base de mana. Eu prefiro com criatura, porque te dá consistência para combar. Sylvan Caryatid e Paradise Druid são criaturas que conseguem arrumar sua base de mana, além de ter Hexproof (dando a elas evasão contra remoções) e Rosethorn Acolyte, que serve como uma mágica de custo 1 para combar.

Attune with Aether, além de procurar mana, nos dá 2 energias para Aether Hub, sendo assim uma carta muito importante no deck. Commune with the Gods faz com que olhemos as 5 primeiras cartas do topo do deck buscando Jeskai Ascendancy, que é crucial para o nosso combo, e depois disso jogamos as 4 cartas que sobraram no cemitério, ajudando a castar Dig Through Time ou Treasure Cruise, que tem delver. Outra carta que nos ajuda a encher o cemiterio é Strategic Planning (Jeskai Ascendancy também tem que ser lembrada por isso) .

E temos cartas que dão evasão às criaturas. Crash Through dá habilidade de atropelar e Slip Through Space faz com que a sua criatura não possa ser bloqueada. Além da evasão, essas duas cartas garantem um draw.

A base de mana é meio complicada, mas Aether Hub e Mana Confluence são as principais cartas para arrumar sua base de mana. As shock lands também ajudam bastante, principalmente Breeding Pool, Stomping Ground e Temple Garden, e temos um encatamento de custo 1 (Unbridled Growth) que nos ajuda nessa parte.

Abaixo deixo duas listas, uma com criaturas e uma só com mágicas para os senhores.

Lista com criatura:

Loading icon

Lista só com mágica:

Loading icon

SUBSTITUIÇÃO DE CARTAS

Sim, temos como tentar baratear nosso deck ou até mesmo adaptá-lo, caso você não tenha todas as cartas do combo. Porém, algumas coisas não podem ser retiradas. Jeskai Ascendancy é a carta principal do deck, Aether Hub é barata, Breeding Pool uma shock importante, Sylvan Caryatid não toma os principais removals do formato. Portanto, essas 4 cartas são necessárias no deck. Botanical Sanctum pode ser substituída por Hinterland Harbor e Mana Confluence pode ser substituída por schoks como Stomping Ground e Temple Garden. Sylvan Awakening pode ser substituído por Elemental Uprising (infelizmente é apenas uma mana que vira criatura), e aí você vai precisar muito das mágicas de evasão do deck para ganhar o jogo.

Lista com modificações:

Loading icon

Considerações Finais

O combo é rápido, tem consistência, porém sofre contras decks de controle e sides pontuais de destruição de encantamentos e que destroem permanentes como Abrupt Decay e Assassin's Trophy. Mesmo com isso podemos mudar para uma forma mais agressiva com Saheeli, Sublime Artificer, colocando fichas de criaturas 1/1 para agredir e bloquear.

Ad

O deck é bem divertido, e o combo não é chato, daqueles que levam horas para matar o adversário, por isso você vai adorar jogar com esse deck.

Loading icon

Então por hoje ficamos por aqui, espero que tenham gostado do artigo e principalmente entendido o deck. Deixem seu feedback para melhorias.

Tamo Junto, jovis.