Magic: the Gathering
Notícia
Por Arinaldo, 23/10/19
Nota
0
Arquétipos em Strixhaven: Esboços Iniciais
Wizards descontinua programa de Early Acess do Magic Arena
Conhecendo Jesy, a nova Rainha do Pauper Royale!
BW Pestilence vence o Pauper Warriors, torneio free com +100 jogadores
Podcast - Acessórios para Card Games: Entrevista com Central Distribuidora
Podcast - Entrevista com o Jogador e Streamer de Magic: Hamuda
Ad
"Draft e Selado sempre foram meus formatos favoritos, amo o quebra cabeças que é montar o melhor deck com o que aparece, principalmente no Draft, que envolve muito mais estratégia e habilidade do que sorte.
Me encanta um formato no qual todos começam com as mesmas condições e as possibilidades de decks são infinitas. A tendencia do competitivo construído é que tem vantagem quem está com os poucos decks do meta, geralmente os mais caros.
O que me impedia de jogar Draft toda semana era a questão do custo, em vez dos meros 15 reais de um FNM, o draft custava 5 vezes mais, e mesmo que eu tivesse o dinheiro pra jogar sempre, a maioria dos meus amigos não tinha. Um dos motivadores para eu montar um cubo foi a questão de poder draftar infinitamente sem custo, outro motivador foi dar uso para minha coleção. Jogo desde o final dos anos 90 e estava com muitas cartas boas paradas, que são muito divertidas de se jogar, mas que por questão de meta, não entram na maioria dos formatos construídos."
Já o Leandro, soube do cubo através de uma rede social, se interessou e montou um cubo Pauper, para ele o diferencial do cubo está no deck building, inclusive ele cita algo que o incomodava nos drafts de lojas."Nos drafts de lojas meio que é instintivo ter "lucro", você vai dar pick na carta cara que vai pagar o draft, aí a montagem do deck fica em segundo plano e as vezes nem da para jogar direito com as cartas que deu pick. No cube é o contrario porque ninguém vai levar as cartinhas pra casa, o intuito é sempre picks pra buildar bons decks ou para atrapalhar os outros. Como ultimamente estou com pouco tempo pra ir em loja, acabou sendo mais prático eu juntar o pessoal em casa pra jogar o cubo"
Meu cubo ainda está sendo construído e eu percebi que montar um cubo do zero não é uma tarefa tão simples quanto parece, acabei me deparando com muitos questionamentos. Quantas cartas devo usar? Como equilibrar as cores? Como criar sinergias entre as cartas? Quais arquétipos utilizarei? Será um cubo Singleton? Qual o power level quero pro meu cubo? Meu Deus! Qual tema escolher? Milhares de cartas de Magic já foram lançadas desde a criação do jogo e escolher quais farão parte do seu cubo demandará certa dedicação, por isso o primeiro passo para montar um cubo deve ser a escolha de um tema. Escolher o tema irá limitar suas opções e tornar o garimpo das cartas menos penoso. Como já possuo acesso aos temas Pauper e Vintage nos cubos de meus amigos, acabei optando por montar o tema Histórico, que é o novo formato que surgiu contendo todas as cartas existentes no Magic Arena, ou seja, a partir da coleção de Ixalan.Ad
"No começo é legal se basear em outras listas e se perguntar o porquê de cada escolha. Uma técnica que tentei usar por um tempo, mas que não deu muito certo, foi colocar os ciclos de cartas criados pela própria WotC, por exemplo, o ciclo cavaleiros drop 5 de M20 . Apesar de serem cinco cavaleiros, um para cada cor, criados para serem balanceados entre si, dentro do cubo os arquétipos podem fazer com que fiquem bem desbalanceados. O melhor caminho é a tentativa e erro, pedindo feedback pra quem joga e fazendo os ajustes finos. E o legal é que essa parte também é divertida pra caramba."
"No começo foi difícil, eu via qualquer carta e queria adicionar na lista, eu queria incorporar todas as staples do formato e consequentemente ter acesso aos principais decks, arquétipos, temáticas e combos do Pauper. Depois estudei um pouco, e conclui que seria melhor ter mais sinergia e deixar o cubo menos abrangente. Ao invés de colocar cinco mecânicas em cada cor, passei a colocar uma mecânica que fosse versátil, por exemplo: Young Wolf seria um bom pick para um Golgari Aristocratas, um Simic Marcadores ou para um Gruul Stompy.
Algumas cartas não funcionam muito bem no cubo, um exemplo é o Delver of Secrets que tem seu potencial "prejudicado", inclusive ele era sempre a última opção a ser escolhida durante os drafts. Outro exemplo é a Priest of Titania que funcionaria muito bem com elfos, mas ai eu teria que utilizar muitas cartas que fossem do tipo elfo, o que limitaria a sinergia do verde com outras cores."
Ad