Magic: the Gathering

Opinion

Mutate: pontos fortes e fracos da nova mecânica de Ikoria

, updated , Comment regular icon1 comments

Pontos fortes e fracos da nova mecânica: Mutação

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

A Wizards of the Coast recentemente explicoulink outside website cada mecânica nova que virá em Ikoria: Lair of Behemoths. A mecânica Mutate ou mutação é uma delas e uma das mais estranhas por mudar a concepção do que é criatura no campo de batalha.

Conjurar uma criatura por seu custo de mutate faz com que ela entre em campo junto a uma criatura já existente, juntando as duas em uma criatura só. E o que tem de bom e de ruim em mutação?

Ad

PONTOS FORTES DE MUTAÇÃO

Quem jogou na época de Theros antiga deve se lembrar de uma habilidade muito parecida com mutação: Bestow ou Agraciar. A habilidade Agraciar era também um custo alternativo, mas transformava sua criatura em uma aura, anexando a uma criatura já existente em campo dando bônus para ela de poder ou resistência. Caso a criatura em que a aura estava anexada morresse, a "aura" passa a ser uma criatura ao invés de ir para o cemitério.

Uma das cartas com Agraciar que mais viu jogo foi Boon Satyr. Boon Satyr permitia você dar +4/+2 em instant speed para uma criatura sua, provavelmente matando em combat trick uma criatura do seu oponente, além disso, ela por dar tanto ataque acabava transformando a criatura numa ameaça que tinha que tomar removal rápido. A criatura tomava removal e no final você ainda tinha Boon Satyr em campo, podendo fazer 3 por 1 dependendo do caso.

Image content of the Website

O problema que Boon Satyr não vê jogo em formatos eternos como Modern, Legacy ou até Pioneer. Provavelmente por que formatos eternos já possuem muitas respostas rápidas e Agraciar tem um problema horrível que toda aura possui: se sua criatura tomar removal em resposta a aura, a aura é anulada por não ter mais alvo legal. Em resumo, você sofre um 2 por 1, perde a criatura em campo e a aura que seria anexada a ela.

A Wizards of the Coast provavelmente achou Agraciar uma mecânica muito forte, ela aparenta um 2 por 1 quase sempre e talvez isso explique por que pegaram leve com as cartas do bloco de Theros. Nenhuma carta com Agraciar tem relevância nos formatos eternos! Mas, a verdade é dura, nos piores cenários, ela é 2 por 1 para o oponente.

Mutação consertou os problemas de Agraciar:

1. Se um oponente responder matando a criatura que era alvo da Mutação, a mágica não é anulada; a sua criatura deixa de fazer Mutação e passa a ser apenas uma criatura entrando em campo.

2. O Power level está muito maior. Enquanto o custo de Agraciar de Boon Satyr era de 5 manas, vemos raras de Ikoria com o custo de Mutação realmente baixo, como Sea-Dasher Octopus com apenas 2 de custo.

3. Muitos triggers, não apenas +força/+resistência. As cartas com Agraciar eram extremamente previsíveis, enquanto vemos a Mutação podendo fazer de tudo. Além disso, ter trigger toda vez que vemos uma Mutação faz com que você adquira muito valor no momento que a carta é jogada e ao longo do jogo.

4. Você escolhe qual é a criatura. Em Agraciar, você só pode ter a criatura que já estava em campo + uma aura. Isso pode ser ruim em um formato que roda Elspeth Conquers Death ou outras cartas que CMC é relevante. Essa versatilidade de Mutação que permite escolher qual a sua criatura pode ser importante.

Convencido que Mutação é uma boa mecânica? Agora vamos te convencer o contrário.

PONTOS FRACOS DE MUTAÇÃO

Mutação ao contrário da habilidade Agraciar te faz ter apenas uma criatura em campo. Todas as criaturas que sofreram Mutação e estavam agrupadas em uma pilha são contadas apenas como 1 criatura em campo de batalha. Isto é, se a criatura com Mutação morrer, toda a pilha de criaturas vai para o cemitério junto. Se a criatura com Mutação for exilada, toda a pilha de criatura vai para o exílio junto.

Ad

Então vamos aos problemas:

1. Enquanto em Agraciar você sofre o risco de seu oponente fazer 2 por 1 no momento em que você conjura a aura, em Mutação você sofre o risco de 2 por 1 a todo momento depois que conjurar com sucesso sua criatura com Mutação. Cartas como Sea-Dasher Octopus podem ser extremamente perigosas: ao fazer a Mutação, basta o oponente matar a criatura e você não criou nada desse cenário além de perder 2 cartas, enquanto o oponente só 1.

Image content of the Website

2. Algumas cartas podem até se aproveitar dessa condição de todas as criaturas contarem como uma. Talvez Etrata, the Silencer possa finalmente ver jogo, exilando "uma" criatura com Mutação que na verdade são 3, ganhando o jogo na hora.

Image content of the Website

3. As criaturas com Mutação terem efeito apenas ao sofrer Mutação também é um grande problema. Isso significa que, caso você queira maximizar sua habilidade, você terá que ter muitas criaturas com Mutação e sempre fazer um "megazorde". Isso transforma os decks em algo óbvio com as melhores cartas de Ikoria apenas e não iteragindo bem com cartas de outras edições.

4. Requer outra criatura em campo para maximizar seu valor. Necessita uma criatura para sofrer mutação pela primeira vez. Isso te traz dois problemas: a primeira criatura não vai trazer tanto impacto quanto deveria; o oponente pode jogar em torno disso para impedir uma mutação que de fato é impactante.

COMO COMBATER SEUS PONTOS FRACOS?

Os pontos fracos de Mutação são mais pensados para formatos construídos como Standard, Pioneer, Modern e Legacy. Formatos como draft e selado dificilmente terão respostas o suficiente (e especialmente em velocidade instantânea) para explorar o ponto fraco de Mutação. Mas sempre tome cuidado com efeitos de sacrifício nesses formatos.

As melhores formas de evitar um 2 por 1 com criaturas com Mutação são:

1. Impedir que elas sejam alvo de removal. Escolha criaturas com hexproof ou tenha muitos efeitos que impedem que sua criatura seja alvo.

2. Escolha habilidades de Mutação que fazem efeito de imediato. Se a criatura vai morrer, que faça algo antes não?

3. Escolha criaturas que são forte mesmo se não fizer a Mutação dela.

4. Jogue com cartas como Brokkos, Apex of Forever que ganha valor ao longo do jogo, já que pode ser conjurada do cemitério.

Uma carta que faz a 2 e 3:

Image content of the Website

Na pior das hipóteses é uma 6/6 voar atropelar por 5 manas. Se fizer ela por Mutação, ela já põe outra carta junto.

CONCLUSÃO

Espero ter ajudado a desvendar a nova habilidade de Ikoria.