Magic: the Gathering

News

Pioneer no Budget - Dimir Inverter

, updated , Comment regular icon0 comments

Campeão da vez foi Corey Burkhart com o deck Dimir Inverter

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Loading icon

O deck é um combo onde a principal Condição de vitória é o efeito de Thassa's Oracle, uma criatura 1/3 por dois manas azuis que ao entrar em campo nos faz olhar a X cartas do topo do nosso grimório, sendo X a nossa devoção ao azul (normalmente no minimo 2 por ela mesmo em campo) e podemos colocar uma das cartas reveladas na nossa mão e o resto vai para o fundo do grimório em ordem aleatória. Porém se X for maior ou igual que o numero de cartas no nosso grimório nos automaticamente ganhamos o jogo. Então por ser a nossa principal condição de vitória iremos manter as 4 cópias.

Ad

E para combar com ela, temos Inverter of Truth uma criatura 6/6 com voar e desprovido (ou seja, apesar de usarmos mana colorido ele é uma permanente carta incolor) por dois manas pretos e dois genéricos que ao entrar em campo exila todas as cartas do nosso grimório com a face voltada para baixo e em seguida nos faz embaralhar o nosso cemitério todo no grimório. Como é peça essencial do combo, também iremos manter as 4 cópias.

A ideia é jogar Inverter of Truth com o cemitério vazio para ficarmos sem cartas no grimório e em seguida jogar Thassa's Oracle para ganharmos o jogo já que X sempre vai ser maior ou igual do que 0 cartas no grimório.

O deck também conta com uma segunda opção de vitória que seria o Jace, Wielder of Mysteries, um planeswalker por três manas azuis e um genérico que diz que se nos formos comprar cartas com o grimório vazio em vez disso ganharemos o jogo (também combando com o Inverter of Truth) E sua primeira habilidade já permite fazer o jogador alvo (normalmente nos mesmo neste deck) colocar as duas cartas do topo do grimório e em seguida compramos uma carta. E se o jogo se estender muito, podemos remover oito marcadores do Jace para comprarmos 7 cartas e em seguida se não houver nenhuma carta no grimório nos vencemos o jogo. Como ele não é o foco, podemos diminuir de 3 para apenas 1 cópia.

Para dar suporte ao jogo, nos temos algumas cartas para ajudar a encontrar as peças do combo.

Mantemos as 4 cópias de Opt uma instantânea por um mana azul que nos faz usar vidência 1 em seguida comprar uma carta.

Aumentamos de 1 para 3 cópias de Omen of the Sea um encantamento com lampejo por um mana azul e um genérico que ao entrar em campo nos faz usar vidência 2 e em seguida comprar uma carta. E ainda podemos sacrifica-lo ao custo de um mana azul e dois genéricos para usar vidência 2.

Mantemos as 4 cópias de Dig Through Time pois ela tem duas funções, sendo a primeira é usar o esquadrinhar para limpar nosso cemitério (o que vai ajudar quando jogarmos o Inverter of Truth) e além disso iremos olhar as 7 cartas do topo do nosso grimório e colocar duas em nossa mão e o restante no fundo do grimório em qualquer ordem.

Iremos manter também as 2 cópias de Fetid Poolsque além de ser um terreno que pode gerar tanto mana azul ou mana preto, ele pode ser reciclado ao custo de dois manas genéricos, o que no late game pode ajudar a encontrar as peças do combo.

Enquanto não encontramos as peças do combo, o deck tenta se manter com uma base de controle:

Thoughtseize é um ótimo feitiço para olhar a mão do oponente e faze-lo descartar as ameaças, porém para uma versão budget iremos trocar as 4 cópias por Divest que por um mana preto permite olhar a mão do oponente e faze-lo descartas um artefato ou criatura (ótimo contra decks aggros) e/ou Duress que por um mana preto permite olhar a mão do oponente e faze-lo descartar uma carta que não seja criatura ou terreno (ótimo contra controles e combos), a quantidade de cada varia de acordo com o metagame onde você esta jogando.

Ad

Mantemsos as 2 cópias de Thought Erasure um feitiço que por um mana azul e um preto permite olhar a mão do oponente e faze-lo descartar uma carta que não seja um terreno e em seguida ainda usarmos vigiar 1 (olhando a carta do topo do nosso grimório e decidir se ela vai ficar no topo ou se a colocamos no cemitério se não for útil no momento).

Também mantemos as 2 cópias de Censor, uma instantânea que anula a magica alvo a menos que seu controlador pague um mana genérico ou podemos reciclar Censor ao custo de um mana azul.

Iremos manter as 2 cópias de Drown in the Loch uma instantânea por um mana azul e um preto que permite escolher entre anular a magica alvo com custo igual ou menor que a quantidade de cartas no cemitério de seu controlador ou destruir a criatura com custo igual ou menor que a quantidade de cartas no cemitério de seu controlador.

Fatal Push é uma instantânea por apenas um mana preto que destrói a criatura com custo de mana 2 ou menos, e se alguma permanente nossa deixar o campo de batalha neste turno podemos destruir com custo 4 ou menos. Entretanto, para uma versão budget substituir todas as 4 cópias por Cast Down que por um mana genérico a mais pode destruir qualquer criatura que não seja lendária.

E mantemos a unica cópia de Hero's Downfall uma instantânea que por dois manas pretos e um genérico destrói a criatura ou planeswalker alvo, sem restrições.

Fechando a lista mantemos a unica cópia de Ipnu Rivulet um terreno que pode ser virado para gerar mana incolor ou ser virado ao custo de um ponto de vida para gerar mana azul ou pode ser virado ao custo de um mana azul, um genérico e sacrificar um deserto (no caso ele mesmo) para que o jogador alvo (no caso nos mesmo) colocar as 4 cartas to topo do grimório no cemitério, o que ajuda a zerar o grimório após jogar Inverter of Truth.

Sobre a base de mana, iremos remover todas as cópias de Watery Grave, Drowned Catacomb, Urborg, Tomb of Yawgmoth, substituindo por 9 Island e 7 Swamp, assim como iremos substituir as 4 cópias de Fabled Passage por Evolving Wilds.

Com essas alterações chegamos na seguinte lista:

Loading icon

O deck consegue controlar bem o jogo, enquanto procura pelas peças do combo para finalizar o jogo.

Espero que tenham gostado, e até a próxima.