Magic: the Gathering

Deck Guide

O fim da Okotuberfest: respondendo "Oko será banido sozinho?"

, updated , Comment regular icon0 comments

Superamos a tradicional Oktoberfest com 49 dias de imposição total de uma carta sob o formato

Edit Article

Para os jogadores de Magic the Gathering, principalmente do Standard, Outubro de 2019 teve 49 dias. Superamos a tradicional Oktoberfest com 49 dias de imposição total de uma carta sob o formato como poucas vezes visto anteriormente. Provavelmente o estrago causado por Oko, Thief of Crowns só pode ser comparado ao estrago causado por Skullclamp e Jace, the Mind Sculptor junto a Stoneforge Mystic.

Hoje conhecemos três novos cards banidos no Standard, Oko, Thief of Crowns, Once Upon a Time e Veil of Summer entram para a história das cartas banidas no formato onde isso não deveria acontecer como fruto do metagame mais desequilibrado e mal projetado dos últimos anos. Thrones of Eldraine, além de novas mecânicas interessantes e novos conceitos artísticos também nos trouxe uma das piores experiências de jogo dos últimos tempos. Cores desbalanceadas e cards com erros terríveis de design cometidos pela equipe de desenvolvimento Wizards junto à tentativa desesperada de corrigir o formato com três cartas banidas em um único anúncio.

Ad

Era possível sentir a expectativa da comunidade para o fim do Okotuber Standard e a esperança de dias melhores para o formato. Algumas perguntas apareciam com frequência nas redes sociais, “Oko será banido sozinho?”, “O que mais pode ser banido para equilibrar o metagame?” e nos grupos mais interativos era possível encontrar listas de cartas apontadas pela comunidade como possíveis banimentos, dentre elas os dois bans confirmados de Once Upon a Time e Veil of Summer, mas, além as previsões confirmadas outros cards chamaram a atenção ao serem apontados, Cauldron Familiar, Witch’s Oven e Edgewall Innkeeper, três cards incomuns, presentes em grande parte do Metagame observado antes do banimento de hoje, 18/11/2019.

Loading icon

Um combo leve, prático e consistente para o standard, quando adicionados a outros cards com sinergia pode ser um grande pesadelo, Midnight Reaper e Mayhem Devil provavelmente são os dois cards mais sinérgicos e mais utilizados junto ao combo. Isso pode ser confirmado com o recente crescimento de decks ao redor dos cards, Sultai Sacrifice, Jund Sacrifice, Rakdos Sacrifice e Monoblack Sacrifice vinham ganhando espaço no Metagame e devem aparecer com mais ainda mais força agora.

Sem o empecilho causado por Oko, Thief of Crowns que conseguia responder ao Witch’s Oven rapidamente desde o primeiro jogo existe uma forte tendência de crescimento para os Sacrifice decks.

Cauldron Familiar se aproveita de toda a mecânica da edição com diversas cartas geradoras de “comida”, mas sua grande força se encontra na sinergia com Witch’s Oven, nesse caso o banimento mais provável seria o artefato, mantendo o gatinho livre no standard, ainda com potencial de jogo, mas com menos velocidade e mais fragilidade para as interações dos oponentes.

Witch’s Oven tem todas as qualidades necessárias para gerar o caos no formato, trata-se de um artefato o que diminui as chances de uma remoção nas partidas pré sideboard, tem o custo de mana de apenas uma mana genérica, o que permite a utilização da carta em qualquer combinação de cores sem nenhum tipo de prejuízo, esses fatores somados a sinergia da carta com o formato e a chance de retirar o alvo e pifar as Adventure Spells dos oponentes tornam Witch’s Oven em um grande alvo para o próximo anúncio.

Loading icon

Edgewall Innkeeper já provou seu valor no Standard com algumas variações de Deck baseados sem seu espantoso Card Advantage. Inicialmente era possível encontrar várias listas de Jund Adventure como apostas para o Standard de Thrones of Eldraine, essa aposta se transformou em um leque de opções mais amplo com diversos decks presentes, Selesnya Adventure, Golgari Adventure e Grull Adventure também vinham ganhando espaço no metagame e tendem a crescer no novo Standard com o fim da Okotuberfest decretado.

Carlos Eduardo Tognoli

Image content of the Website

Ad