Magic: the Gathering

Review

Legacy: Review de Assassin's Creed para o Formato

, Comment regular icon0 comments

Mal saímos da chegada de Modern Horizons 3 e já temos mais um spoiler saindo do forno! Dessa vez, o Universes Beyond nos leva ao mundo dos Assassinos de Assassin's Creed. Vamos levantar o véu do oculto e ver o que o passado nos revela!

Writer image

revu par Tabata Marques

Edit Article

Nada é Verdade. Tudo é Permitido

Olá, amigos do Legacy! Pois é, mal acabamos de sair do bombástico lançamento de Modern Horizons 3link outside website (e certamente o formato ainda não está nem perto de assentar) e BAM! Figuras encapuzadas com lâminas se escondem à plena vista na multidão! A Hasbro nem deixou a gente respirar e já temos um spoiler de mais um produto de Universes Beyond de Magic, dessa vez baseada no mundialmente famoso jogo da Ubisoft, Assassin's Creedlink outside website.

Ad

A expansão traz 100 cartas, sendo 80 novas e 20 reprints no set principal e 42, 26 novas e 16 reprints, no Starter Kit. Diferente de alguns outros produtos de Universe Beyond, com maior foco em Commander, Assassin’s Creed será legal em Modern também. Como só há apenas algumas comuns no Starter e nenhuma no set principal, o impacto no Pauper é mínimo. Já o que pode ver jogo em Legacy é o assunto desse artigo.

Mecânicas

Há uma nova mecânica na expansão chamada Freerunning. Cartas com essa habilidade podem ser invocadas por um custo alternativo caso você tenha causado dano de combate a algum jogador com um Assassino (ou com um Comandante, mas isso não vem ao caso em Legacy). Essa mecânica é semelhante a Prowl da edição Morningtide.

Há também o retorno de mecânicas como Historic, Disguise, Cloak, Detain, Islandwalk e Shroud.

Loading icon

Branco

Battlefield Improvisation

Loading icon

Mais uma maneira de anexar coisas como Colossus Hammer ou Kaldra Compleat a baixo custo, essa mágica oferece o efeito da surpresa já que não precisa estar na mesa antes do combate.

Senu, Keen-Eyed Protector

Loading icon

Senu oferece um grau de recursão para decks como Death & Taxes, onde você pode trazê-la de volta através de Thalia, Guardian of Thraben, Samwise the Stouthearted, Boromir, Warden of the Tower ou alguma criatura que tenha se tornado Lendária via o Emblema do Anel.

É bom ressaltar que não importa como Senu tenha sido Exilada para que essa habilidade seja desencadeada: pode ser via sua habilidade normal como pode ser se ela for usada para pagar o custo alternativo de Solitude ou até mesmo se Exilado do cemitério por algum outro efeito.

Tax Collector

Loading icon

A primeira comparação é com Thalia, Guardian of Thraben: por que eu quero taxar meu oponente por apenas 1 turno se o efeito da Thalia é constante? O detalhe é que Tax Collector afeta TODAS as mágicas, não apenas as não-Criaturas. Isso pode comprar tempo contra basicamente qualquer deck, especialmente se você puder fazer esse efeito mais vezes.

A segunda habilidade também não é irrelevante, removendo criaturas problemáticas da equação por 1 turno. Ainda mais interessante se combinada com o efeito instantâneo de Aether Vial.

Azul

Ballad of the Black Flag

Loading icon

Essa Saga é lenta, mas leva a um ganho repetido de cartas e prepara para um turno grande Combo no quarto capítulo. Uma redução permanente de 2 Manas por um turno é bastante coisa, especialmente quando o seu deck é construído em volta de Artefatos.

Crystal Skull, Isu Spyglass

Loading icon

É uma carta bastante interessante para complementar a estratégia acima. O problema é encaixar 4 manas no Legacy.

Vermelho

The Spear of Leonidas

Loading icon

Pelo custo de conjurar e equipar, é possível comparar esse Equipamento às Espadas de X e Y (Sword of Fire and Ice, por exemplo. Os efeitos de The Spear of Leonidas são bastante fortes e ela não necessita conectar para desencadeá-los. É uma consideração para decks que possam fazer uso das já citadas Espadas. Há também a sua interação com outra carta que falaremos logo à frente.

Ad

Surtr, Fiery Jötun

Loading icon

Surtr pode ser uma verdadeira metralhadora de dano se combinado com Artefatos de baixo custo, os quais felizmente há uma boa quantidade disponível no Legacy.

Dourado

Arbaaz Mir

Loading icon

Outra carta capaz de pressionar quando aliada a Artefatos de baixo custo (e Criaturas Lendárias também). Já tem um tempo que a Wizards está tentando forçar o surgimento de um deck Boros de Equipamento nessas edições de Universes Beyond:Falloutlink outside website era repleta dessas interações. Talvez já exista uma massa crítica para formatos como Commander, pode ser que eventualmente isso aconteça no Legacy também.

Kassandra, Eagle Bearer

Loading icon

Falei de The Spear of Leonidas, falei da Wizards forçando Boros Equipamentos, e agora vamos falar de Kassandra. Uma parte legal é que ela coloca a Lança em jogo mesmo se ela já estiver na sua mão ou cemitério, portanto representa um ganho de 3 manas de qualquer maneira e ainda pode gerar valor extra caso o Equipamento tenha sido destruído ou descartado.

Outra interação bacana é que sua segunda habilidade embora seja voltada para comprar cartas com a Lança, também funciona com o Token de Germ de Kaldra Compleat!

Artefato

Apple of Eden, Isu Relic

Loading icon

É uma versão light de Mindslaver, custando 6 manas a menos entre Custo para Invocar e Ativar, o que, convenhamos, é bastante coisa. É uma carta que pode ser uma ferramenta importante e incolor de disrupção contra decks de combo, portanto, uma alternativa para decks que possam ter problemas com esse arquétipo, como Lands ou Eldrazi.

Excalibur, Sword of Eden

Loading icon

Se não fosse a cláusula de Equipar apenas criaturas Lendárias, Excalibur seria um complemento interessante a decks de Affinity. Ainda assim, não é incomum de encontrar Sai, Master Thopterist e Emry, Lurker of the Loch capazes de carregar essa Espada.

Terreno

Abstergo Entertainment

Loading icon

É um terreno que oferece duas utilidades de uma vez só: é um Hate contra decks de cemitério e é uma maneira de ganhar um uso extra de um Artefato, card Lendário ou Saga – de cabeça eu penso em Dark Depths, Minsc & Boo, Timeless Heroes, Urza’s Saga e Haywire Mite.

Versatilidade em uma carta que não ocupa o lugar de uma mágica pode chamar a atenção desses decks com forte interação com terrenos.

Concluindo

Chegando meio que de surpresa no turbilhão em volta de Modern Horizons 3, Assassin’s Creed não deve impactar muito o Legacy, o que já tem sido uma realidade das edições de Universes Beyond. Isso não é de todo mal, pois essas edições costumam ter um longo hiato entre o seu lançamento no papel e suas versões no Magic Online e com isso, cria-se uma distorção entre o formato físico e o online – Pre-War Formalwear é o exemplo mais recente dessa discrepância, tendo aparecido em várias listas físicas, mas sem previsão de lançamento digital.

Ad

Encerro por aqui essa visita ao mundo dos Assassinos, um abraço (com uma lâmina oculta!) e até a próxima!