Sobre o Grixis Affinity
Affinity é um dos decks mais clássicos do Pauper, existindo basicamente desde os primórdios do formato. Sua encarnação atual, o Grixis, surgiu ainda no formato pré-MH2, com Atog, Disciple of the Vault e Makeshift Munitions. Era um deck midrange com uma pitada de combo e que se portava agressivamente nas partidas, trazendo nas listas o famoso Atog + Fling.
Com a vinda de Modern Horizons 2, as Bridge Lands mudaram o deck e o Affinity se tornou uma máquina imparável. Cinco banimentos depois (todos focados em tentar balancear o deck com o formato) o Affinity segue sendo um forte candidato à melhor deck do formato, sobrevivendo com sua base de mana sólida e um plano de jogo baseado no mais puro valor.
Ad
Decklist
Para este artigo tomarei como exemplo a lista utilizada por LuffyDoChapeuDePalha, um grinder do Magic Online que atualmente é o principal piloto do arquétipo, acumulando diversos top 8 e mantendo a lista sempre em desenvolvimento para lidar da melhor da maneira possível com as ameaças do formato.
Refurbished Familiar é uma das principais razões pela qual o deck se mantém firme no formato e se tornou ainda mais forte. Um corpo 2/1 com voar, que entra em jogo por com facilidade e que é capaz de retirar recursos do oponente ou gerar card advantage.
Kenku Artificer e Myr Enforcer ainda se fazem presentes na lista, ainda sendo extremamente efetivos no campo de batalha. Krark-Clan Shaman é uma removal em forma de criatura e não há motivos para não usá-lo já que ele destrói qualquer deck baseado em criaturas terrestres e o combo com Toxin Analysis é simplesmente absurdo.
O restante do deck é basicamente card advantage e remoções. Cast Down se faz importante para lidar com qualquer coisa que saia do alcance de Krark ou de Galvanic Blast, que serve perfeitamente como finalizador já que quase sempre causará 4 de dano e com a quantidade de draws do deck é bem fácil encontrar as quatro cópias. Uma estratégia bem comum é guardar duas ou três cópias de Galvanic na mão até que o oponente esteja no range e descarregar tudo de uma vez, causando dano letal.
Makeshift Munitions não aparece na lista, muito provavelmente para abrir espaço para os Cast Down que são uma resposta melhor ao metagame, mas ainda é uma carta que pode aparecer em muitas listas devido ao seu poder de fogo.
Candy Trail é outra peça interessante no deck, possibilitando alguma forma de card selection ao mesmo tempo em que é uma fonte de card advantage e vida.
Mulligan e Postura de Jogo
O Affinity atual se comporta como um deck control com um forte plano focado no valor. Você irá comprar cartas e acumular recursos até ser capaz de afogar o oponente e controlar o jogo.
O deck roda uma boa quantidade de tap lands e por isso tem um início de jogo mais cadenciado. Evite mãos de uma land a todo custo e priorize aquelas que garantem bons draws nos primeiros turnos e permitem construir seu plano.
Guia de Sideboard
Vs. Glee Combo
A match up é bem favorável para o Affinity, mas depende de alguns fatores. Você precisará se precaver contra o combo de turno 3, que é bem possível nas versões BG do Glee.
O oponente terá um plano de sideboard bem pesado contra você, mas sem anulações do lado do Glee o Affinity fica um pouco mais favorecido.
Encaixar alguns Myr Enforcer para pressionar a board é importante e Refurbished Familiar é muito bom nessa match up também. Krark + Toxin é um bom plano, mas tenha cuidado com as proteções do oponente.
Ad
Side in
Side out
Vs. Dimir Faeries
As fadas voltaram ao metagame com uma nova versão utilizando Sneaky Snacker e The Modern Age. O plano do deck é ainda mais reativo, mas ainda pode ser considerada uma good match.
Nihil Spellbomb é bem forte, assim como os Familiars. Tome cuidado com as Spellstutters e seja cauteloso. O Affinity tem a capacidade de jogar muito bem as partidas reativas, fazendo boas trocas em instant speed e punindo o oponente mesmo quando este joga corretamente.
No pós-side Red Elemental Blast é de longe a carta mais forte que você terá e Krark-Clan Shaman perde bastante valor.
Side in
Side out
Vs. Gruul Ramp
A versão sem Land Destruction do Gruul, também chamada de Gruul Stompy, confia em um plano mais focado nas criaturas e em construir uma board gigantesca para literalmente atropelar os oponentes.
Seu plano aqui segue o mesmo que seria usado contra o Gruul tradicional, com o bônus de não precisar se preocupar com suas lands, pelo menos no game 1. Atrapalhe o plano ramp do oponente e use Krark + Toxin para limpar a mesa. Uma vez que o oponente tenha gastado seus recursos você poderá assumir maior controle do jogo. Tome cuidado com Avenging Hunter, pois é uma criatura que coloca o jogo em um caminho perigoso para você.
Side in
Side out
Vs. Izzet Terror
Izzet Terror é estranhamente um deck pouco popular no formato, mas que sempre faz bons resultados nas mãos de bons players. Essa é mais uma match up entre controls, dessa vez mais complexa e um pouco mais difícil para o Affinity.
Tente não se preocupar demais com o cemitério do oponente, já que diferente do U Terror, esse deck não se preocupa tanto em acelerar Tolarian Terror e joga de uma forma mais cautelosa, esperando o momento certo. Murmuring Mystic é perigoso, então tenha cuidado para não ser afogado em fichas 1/1 que provavelmente irão deixar a vitória perto do impossível.
Side in
Side out
Vs. Kuldotha Red
Esse jogo pode ser o mais fácil ou o mais difícil para o Affinity. Tudo depende se o oponente terá uma mão rápida demais para você. Sua vida é seu maior recurso e não esqueça que Myr Enforcer é um excelente sacrifício para Reckoner’s Bargain. Krark-Clan é mais uma vez a sua melhor criatura.
No pós-side você terá o melhor plano possível para essa match: várias Blue Elemental Blasts.
Side in
Side out
Considerações Finais
Grixis Affinity é sem dúvidas o pilar do Pauper dos últimos anos e deve continuar assim por mais um tempo. Se você busca um deck para competir com tranquilidade e gosta de gerar um valor absurdo, então esse é o deck perfeito para você.
Ad
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima.
— Comments0
Be the first to comment