Magic: the Gathering

Review

Legacy: Review de Warhammer 40,000

, Aktualisiert , Comment regular icon0 comments

Warhammer 40.000 chegou ao Commander. O que quer dizer que também chegou ao Legacy! Analisaremos o que as hordas do Caos trouxeram de bom ao formato.

Writer image

rezensiert von Tabata Marques

Edit Article

Oi, meus amigos! Nessa semana vamos de review do novo lançamento de set de Commander Warhammer 40,000link outside website para o Legacy. Tradicionalmente, embora não sejam voltados para esse formato, os sets de Commander sempre trazem alguma coisa capaz de impactar o Legacy, como True-Name Nemesis, Council's Judgment ou o mais recente queridinho do formato, Minsc & Boo, Timeless Hero.

Sobre o Universo de Warhammer

Mas antes de falar das cartas, eu gostaria de fazer um comentário sobre a franquia: um dos cenários mais brutais e distópicos já lançados, Warhammer 40,000 se estende por livros, videogames, animações e, sua encarnação mais popular, jogos de miniaturas.

Ad

Situada cerca de 38.000 anos no futuro, a premissa é que nossa galáxia mergulhou no mais profundo ambiente de horror, onde facções genocidas absurdamente poderosas se enfrentam pelo domínio absoluto.

O Imperium do Homem, o mais próximo dos “caras bons” da série, são um estado teocrático fascista e paranoico liderados pelo Deus-Imperador da Humanidade, outrora um dos psíquicos mais poderosos do Universo, não passa de um corpo apodrecido sustentado em um sistema vital abastecido por milhares de almas sacrificadas todos os dias para manter ativo seu espírito como um farol para a navegação interestelar da humanidade pelo Hiperespaço.

Loading icon

E os outros caras são ainda piores: o Enxame Tiranídeo, uma raça de monstruosidades extragalácticas que consomem toda biomassa no seu caminho para alimentar a sua fome eterna e seu desejo por evoluir e se tornar mais forte, guiada por uma superinteligente Mente Coletiva.

Loading icon

Os Necrons, o remanescente de uma antiga raça alienígena transformada em guerreiros imortais feitos de metal vivo para retomar a galáxia que consideram sua por direito e expurgar a mácula que são as formas orgânicas de vida.

Loading icon

E se isso não fosse ruim, há também os Deuses do Caos, divindades destrutivas que existem no Hiperespaço e são a principal fonte de obliteração na galáxia. Sustentado pelas emoções dos seus adoradores, os Deuses exalam uma energia mortal que corrompe tudo o que toca — corpos, mentes e próprio solo.

Suas forças criam rasgos na própria realidade através de portais no plano material de onde emergem para a guerra. Os seus principais agentes são os Fuzileiros Espaciais do Caos, soldados super-humanos que se entregaram aos Deuses em troca de poder.

Loading icon

Há também facções não representadas nas cartas como os depravados Aeldari, uma raça de elfos espaciais que consideram todas as outras espécies como inferiores e descartáveis; os Orks, uma espécie geneticamente engendrada para guerrear, até mesmo entre si se nada melhor aparecer em seu caminho. Porque é divertido.

E os T’au, que buscam através da diplomacia unificar todas as demais espécies da galáxia sob seu jugo benevolente. SE a diplomacia falhar, eles sempre podem recorrer a bombardeios orbitais, campos de concentração ou controle mental massivo para atingir seus objetivos. Como eu disse, benevolente.

E é esse universo de destruição e morte e nenhuma esperança que vamos desbravar!

Branco

Triumph of Saint Katherine

Loading icon

Não se engane pelo custo oficial de 5 manas, essa guerreira é uma ameaça persistente a ser invocada por duas manas apenas. Bem mais versátil do que Entreat the Angels, essa é uma carta que pode estabilizar o jogo para o UW Miracle.

É uma opção válida para listas que querem manter uma base de mana mais estável e não utilizar uma terceira cor para cartas como Uro, Titan of Nature’s Wrath.

Azul

Sicarian Infiltrator

Ad

Loading icon

Esse soldado é bastante interessante: é da cor certa para ser exilado por Force of Will, cicla no final do turno com o potencial de gerar card advantage em jogos de mana flood e interage bem com Teferi, Time Raveler — fazendo ele no final do turno para comprar várias cartas e devolvendo para a mão para mais uma volta.

Preto

Biotransference

Loading icon

Transformar tudo o que você tem em artefatos abre espaço para combos bastante criativos. Por exemplo, isso combinado com Leonin Relic-Warder gera triggers infinitos.

Qualquer criatura geradora de tokens (aliada aos próprios tokens do encantamento) pode gerar interações malignas com Time Sieve. É uma carta esperando para ser quebrada.

Out of the Tombs

Loading icon

Outro motor de combo esperando para acontecer, essa carta pode ver jogo em decks de Thassa’s Oracle, talvez como uma alternativa a Dread Return ou como um novo motor.

Poxwalkers

Loading icon

A primeira carta a vir a mente quando vejo esse Zumbi é Gravecrawler. Adicione algum mecanismo de sacrifício e de repente você acabou de encher o seu tanque de combustível. Particularmente interessante com Cabal Therapy e outras cartas com flashback.

Verde

Old One Eye

Loading icon

Um Phantasmagorian extra para o Manaless Dredge que pode ser exilado para Force of Vigor e ainda oferece bastante presença de mesa no caso de uma eventual ressurreição.

Toxicrene

Loading icon

Uma Blood Moon verde? Uma que pode ser tutorada por Green Sun's Zenith? Esse tipo de efeito nunca foi parte do Verde, então existe mercado para essa carta.

Dourado

Chaos Defiler

Loading icon

Não é uma carta que você quer baixar, mas sim fazer obscenidades com Goblin Welder.

Commissar Severina Raine

Loading icon

Uma adição interessante para o Esper Humans, Severina é capaz de bater bastante e ainda oferece a possibilidade de recuperar algumas cartas. Particularmente potente com Aether Vial.

Drach’Nyen

Loading icon

Você sabia que Stoneforge Mystic podia exilar criaturas? Bem, agora pode.

Ghyrson Starn, Kelermorph

Loading icon

Esse camarada de três braços tem bastante potencial aliado a Grapeshot, precisando de uma conta bem baixa de Storm para ser letal. Geralmente os decks de Storm acabam tendo base UB para fazer uso de Dark Ritual e Infernal Tutor, mas aqui podemos ver uma versão UR, semelhante à lista Modern surgindo.

Mawloc

Loading icon

Um alvo em potencial para Green Sun’s Zenith — podendo servir como remoção para criaturas problemáticas de começo de jogo, esse monstrinho pode se tornar uma ameaça de respeito mais tarde.

Artefato

Night Scythe

Loading icon

Um veículo que já vem com motorista, é evasivo, gera 2 artefatos de uma vez só, gera valor se recursado com Goblin Welder ou Goblin Engineer. Parece legal.

Ad

Conclusão

Pois é, não me parece que o set vai revolucionar o Legacy, mas tem algumas coisas legais para se testar aí! Para mim, as cartas mais promissoras são Triumph of Saint Katherine, Poxwalkers e Ghyrson Starn, Kelermorph.

Será que tem alguma pérola que passou batida na análise? Deixe aí seu comentário. Um abraço e até a próxima!