Olá a todos, sou o João Manoel Queiróz e uso o nome Paredeebranca no Mol e no Arena. Como disse no meu último artigo sobre Premodern, gosto muito de cartas old frame e as coleciono. Mas, no começo, tive certa dificuldade em identificar qual era a edição de uma carta ou outra, então, resolvi escrever um texto sobre isso, além de também analisar um pouco a história dessas edições mais antigas, sem se prender na Lore.
Diferenciando Expansões, Core sets e edições especiais
Para começar, vamos entender o que são Expansões, Core Sets e edições especiais.
Ad
Expansão
É toda e qualquer nova edição que traga novas cartas para o jogo, cartas que não existiam antes para justamente expandir o leque de opções de cartas na hora criar novos decks. A primeira expansão foi Arabian Nigths de 1993. Segundo uma antiga política da Wizards of the Coast, as expansões teriam cartas em borda preta.
Core Sets
São coleções básicas que trazem reprints de cartas. Seguindo a mesma política da WotC, os Core Sets viriam com a borda branca (com a exceção de Alpha e Beta, que apesar de serem coleções básicas, foram lançadas em borda preta).
Os primeiros Cores Sets foram Alpha e Beta, ambas em 1993.
Edições especiais
Como o nome já diz, são edições com tiragens bem específicas, nossa primeira "edição" assim foi Chronicles, que trazia reprints de 4 edições anteriores. Por serem reprints, as cartas eram lançadas em borda branca. Mais adiante, falarei um pouco mais sobre Chronicles.
Enfim, acho que já dá pra se ter uma pequena ideia dessa política de lançamento de cartas da Wizards. Mas, algumas coisas ainda devem ser levadas em consideração, por exemplo, quando uma carta era inédita em determinada língua, era seria considerada nova, ou seja, teria borda preta. Para ilustrar, vou usar o Lightning Bolt de Quarta Edição borda preta e borda branca:
O Lightning Bolt de Quarta edição borda branca em inglês nada mais é do que um reprint do Lightning Bolt de Alpha, ou seja, a carta já existia em inglês.
Já o Lightning Bolt de Quarta edição borda preta é considerada uma "nova" carta, já que a carta não existia em português até então, por isso, a borda preta.
Essa "forma de imprimir" existia desde Unlimited (1993), pois o pensamento era deixar as cartas das edições originais com a borda preta e os reprints com a borda branca. Isso acabou com o lançamento de Décima Edição, 2007, o primeiro Core Set em borda preta.
Outro fator que também tornava uma carta ser "nova" era a ilustração, o que explica por exemplo, porque Dark Ritual originária de Alpha foi lançado borda preta em Ice Age:
Depois dessa pequena explanação, é importante ressaltar o título desse artigo, justamente por isso, vamos nos aprofundar nas edições entre 93 e 95. Para simplificar minhas observações, resolvi dividir os tópicos a seguir por ano.
O início: 1993
No primeiro ano do jogo temos 4 edições, sendo 3 coleções básicas e 1 expansão.
Limited Edition Alpha
Lançada dia 5 de agosto de 1993, Alpha é a primeira edição do jogo, composta por 295 cartas, todas em borda preta. Usarei como exemplo a carta Counterspell:
Aqui vemos que a carta não possui símbolo de edição além de não conter o ano na parte inferior que mostra apenas no nome do ilustrador. O texto da carta aparece de forma centralizada. Para finalizar, as bordas das cartas de Alpha são ligeiramente arredondadas.
Ad
Limited Edition Beta
Ou penas Beta, é nossa segunda edição de Magic e foi lançada em primeiro outubro de 1993, com 302 cartas, também em borda preta e trazia as mesma especificações de cartas de Alpha, mas com uma pequena diferença: as bordas. Em Beta, as bordas não eram arredondadas como em Alpha, e, apenas assim podemos identificar a diferença entre as duas edições, já que ambas não trazem ano, nem símbolo. Também usarei Counterspell como exemplo:
Na tentativa de ilustrar essa leve diferença entre Alpha e Beta, a imagem a seguir traz uma ilha de Alpha, na esquerda - borda arredondada- , e uma ilha de Beta, na direita:
Algo curioso é que em Beta as cartas do ilustrador Douglas Shuler possuem um erro de impressão, em Beta, aparece Douglas Schuler, com a letra c. Apenas duas cartas de Beta possuem o nome correto do ilustrador.
Serra Angel, que aparece Douglas Schuler, nome errado.
Icy Manipulator, que aparece Douglas Shuler, grafia correta.
Unlimited
No início de dezembro de 93, era lançada, apenas em inglês, Unlimited, a primeira edição efetivamente de reprints que estava dentro da política de impressões, ou seja, a edição traz as mesmas cartas de Beta, mas em borda branca.
Ainda usando Counterspell, em Unlimited, percebemos que a ilustração é a mesma, os nomes os mesmos, mas a borda é branca, ou seja, a distinção entre Alpha/Beta e Unlimited é bem fácil.
Arabian Nights
No mesmo dia do lançamento de Unlimited, surge a tão famosa Arabian Nights, a primeira expansão do jogo, com um apelo das "Histórias das mil e uma noites". Com apenas 92 cartas, todas novas e em borda preta, a edição ainda permanecia com o mesmo layout das edições anteriores, com uma única diferença: agora as cartas vinham com um símbolo do lado direito.
Usando Library of Alexandria como exemplo, podemos analisar algumas coisas:
De cara, o símbolo de uma cimitarra, uma espécie de espada; o texto da carta já aparece mais justificado à esquerda e abaixo do nome do ilustrador, ainda não temos o ano de publicação.
1994: Magic em novos idiomas
Antiquities
O ano de 1994 começa com o lançamento da edição de Antiquities, em março. Uma edição focada em artefatos. Para identificar uma carta de Antiquities é bem tranquilo: cartas em borda preta, com um símbolo de uma bigorna na parte direta e sem o ano de publicação embaixo do nome do ilustrador. Uma curiosidade é que Antiquities é a primeira edição que traz ilustrações diferentes para uma mesma carta.
Ad
Acima temos 3 ilustrações diferentes para a Urza's Power Plant, a primeira com colunas de mel, a segunda com o desenho de uma abelha e a terceira com uma espécie de decantador.
Revised
Em 01 de abril de 1994 temos o acesso à Revised, uma edição de reprints de cartas em inglês - cartas borda branca. Em Revised, Magic foi lançado em alemão, francês e italiano, então existe Revised borda preta nessas línguas, por serem cartas "inpeditas" e apenas borda branca em Inglês, justamente o propósito da política de impressão da empresa. Outras inovações da edição são que agora algumas cartas traziam o símbolo de "tap", uma letra t dentro de um pequeno círculo ilustrando que a carta deveria ser virada e as cartas em alemãs, francês e italiano trariam o ano abaixo do nome do ilustrador.
Birds of paradise em inglês: borda branca, sem símbolo de edição, com o símbolo "tap" e sem ano.
Birds of Paradise em italiano: borda preta, sem símbolo de edição, com o símbolo "tap" e com o ano.
Legends
A próxima edição é Legends, composta de 310 cartas, todas novas no jogo e consequentemente em borda preta. Legends teve dois lançamentos, um em inglês em 01 de junho de 1994 e um em italiano em 01 de janeiro de1995. Seu símbolo é o topo de uma coluna dórica, mas encontraremos mais uma diferença entre as cartas do dois idiomas:
Usando Darkness como exemplo, em inglês, vemos a borda preta, o símbolo da edição e o ano ao lado do nome do ilustrador.
Já em italiano, temos a mesma borda preta, o mesmo símbolo da edição mas com uma diferença: o ano está abaixo do nome do ilustrador.
The Dark
The Dark foi lançada em 01 de agosto de 1994, composta de 119 cartas novas - borda preta - e tem uma pequena lua como símbolo. Igualmente à Legends, The Dark também teve um novo lançamento na Itália em 1995. A identificação de uma carta de The Dark é até simples, porém, entre cartas em inglês e italiano temos as datas e suas posições diferentes.
Dust to dust em inglês: vemos a borda preta, o símbolo da edição e o ano ao lado do nome do ilustrador.
Em italiano: borda preta, símbolo da lua e ano abaixo do nome do ilustrador.
Fallen Empires
Para fecharmos 1994, temos a edição de Fallen Empires, que veio a público em 01 de novembro daquele ano. 187 cartas novas - borda preta - apenas em inglês. O símbolo da edição é uma pequena coroa.
Aqui, Hymn to Tourach: borda preta, símbolo da coroa e data abaixo do nome do ilustrador, bem simples de se identificar.
Ad
1995: Enfim, Magic em português
Quarta Edição
1995 inicia-se com o lançamento da core set Quarta Edição com cartas em borda branca em inglês, francês, alemão e italiano e, pela primeira vez, cartas em português, japonês, chinês tradicional, coreano e espanhol, em borda preta. A edição não possui nenhum símbolo e contém 378 cartas.
Temos acima Cockatrice em inglês e português: para identificar uma carta de Quarta Edição precisamos observar bem o ano que está na parte inferior da carta, 1995. Essa observação é extremamente necessária para diferenciar Quarta Edição de Quinta Edição, que aparecerá em 1997.
Ice Age
01 de junho 1995 foi a data do lançamento da incrível edição de Ice Age. Cotinha 383 cartas inéditas, em borda preta e possuía com o símbolo um floco de neve e vinha com o ano abaixo do nome do ilustrador. As vendas de Ice Age foram tão grandes que todos os boosters foram vendidos em 1995 mesmo, assim, em 1996 fez-se necessário uma segunda remessa de cartas, por isso encontramos cartas de Ice Age com os dois anos impressos. Foi também a primeira edição a ter um evento de Pre-Release.
Merieke Ri Berit: em inglês com o ano de 1995, em português com o ano de 1996.
Chronicles
Chronicles foi lançada em 01 de julho de 1995 e é considerada uma Edição Especial suplementar que trouxe a reimpressão de 116 cartas já existentes, tiradas das expansões Arabian Nights, Antiquities, Legends e The Dark, sem porém trazer nenhuma carta nova. Isso foi feito apenas para trazer de volta cartas que estavam muito difíceis de se obter. Apesar das cartas de Chronicles serem em borda branca, elas vinham com o símbolo da edição original.
Um dos adendos da edição é que Chronicles em japonês foi lançada em borda preta, já que tais cartas eram inéditas no idioma asiático.
Enfim, vamos para a análise de algumas cartas, iniciando com Cuombajj Witches
Temos a Cuombajj Witches da edição original Arabian Nights, borda preta, com o símbolo da cimitarra e sem o ano na parte inferior da carta.
Já nessa segunda imagem, de Chronicles, a carta aparece com borda branca, o símbolo da cimitarra e o ano de 1995 abaixo do nome do ilustrador.
Essa diferença faz com que a carta de Arabian Nights custe cerca de R$ 50,00, já a de Chronicles apenas R$ 1,00.
Outro exemplo de cartas de Chornicles é Ashnod's Altar, uma carta originalmente de Antiquities:
As mesmas observações servem aqui: borda preta, símbolo da bigorna na parte direita da carta e não encontramos o ano na parte inferior.
Ad
Já na mesma carta em Chronicles a borda é branca, encontramos sim o símbolo da bigorna mas na parte inferior temos o ano. A diferença de preço entre as duas cartas chega a R$200,00, por isso é importante conhecer de qual edição sua carta é.
Rinascimento e Renaissance
Bem, aqui chegamos em uma parte bem interessante. Como vimos anteriormente, a Wizards vendia tudo muito rápido e alguns países na Europa não conseguiam ter acesso à várias cartas de Arabian Nights, Antiquities, Legends e The Dark . A solução foi lançar Coleções Especias.
Chronicles teve a mesma função e por trazer cartas em inglês, saiu em borda branca. Já Rinascimento e Renaissance saíram em borda preta, pois traria cartas novas para aqueles idiomas.
Rinascimento foi o nome dessa coleção especial na Itália, composta por 72 cartas. Trazia reprints apenas de Antiquities e Arabian Nights (devemos lembrar que Legends e The Dark já haviam sido lançadas em Italiano).
Já Renaissance foi lançada na França e na Alemanha com 122 cartas. Ambas coleções especiais são do dia 01 de agosto de 1995.
Tanto Rinascimento e Renaissance trazem as mesmas especificidades nas cartas: borda preta, símbolo da edição original (lembrando que Rinascimento e Renaissance nada mais são do que um reprint de Chronicles em idiomas inéditos) e a data na parte inferior.
Triskelion de Rinascimento em italiano.
Triskelion de Renaissance em alemão.
Homelands
Estamos nos aproximando do final do nosso texto e o ano de 1995 também. Em 14 de Outubro de 1995 Homelands é lançada, com 140 cartas e tem como símbolo um globo de Ulgrotha, plano em que se passa a edição. Sobre a identificação das cartas de Homelands, temos: cartas borda preta, com símbolo da edição e o ano abaixo do nome do ilustrador. Usei a carta Merchant Scroll como exemplo.
Um ponto mais à frente: Quinta Edição
Sei que no início desse artigo escrevi que os anos de 93, 94 e 95 seriam usados como análise. Mas, preciso falar especificamente sobre a Quinta Edição, de 1997.
Quarta Edição e Quinta Edição são, ambas, edições de reprints e possuem uma única diferença entre suas cartas: o ano abaixo do nome do ilustador.
Primeiro, a ilustração de Fireball de Quarta Edição em inglês borda branca. Como já sabemos a edição não traz símbolo e o ano abaixo do nome do ilustrador é 1995.
Agora, analisando a mesma carta de Quinta Edição em inglês borda branca percebemos que a única mudança é o ano abaixo do nome do ilustrador: 1997.
Considerações finais
Assim chegamos ao final de nosso artigo e espero que as observações e análises feitas possam ajudar de alguma forma. Até a próxima.
Ad
— コメント0
最初にコメントする