Magic: the Gathering

Game Guide

Análise do Metagame do Conquest: Staples

, Comment regular icon0 comments

Voltamos ao metagame brasileiro do Conquest em 2022, agora com olhar cuidadoso para as cartas utilizadas. As mais populares e as que mais venceram, tanto no espectro geral quanto cor a cor, dentre outras análises fundamentais para quem quer dominar o formato!

Edit Article

Introdução

Na primeira parte da nossa análise do metagame brasileiro do Conquestlink outside website, vimos uma análise a partir do ponto de vista dos comandantes e analisamos a popularidade e a efetividade das diferentes opções.

Para o artigo de hoje vamos um passo além e vamos analisar as chamadas staples. Quais são as cartas mais importantes do Conquest? As mais usadas? Em quais estratégias? Quais os jogadores deveriam olhar com mais atenção? O que não tem dado certo? Essas e outras questões espero poder responder aqui.

Ad

Relembrando: Os dados a que me refiro ao longo do artigo sem baseiam em dados coletados desde o início de 2022 até o fim de Dezembro e compilados em aquilink outside website, pautados nas maiores comunidades de Conquest no Brasil (São Luís e, principalmente, Brasília) e também em eventos online da Conquest Brasil. Tivemos um total de 364 diferentes comandantes,186 jogadores únicos e 69 torneios, resultando em um total de 1037 jogos na base. Cabe lembrar também que são eventos sem uso de proxy, portanto, o fator financeiro é relevante quando se analisa alguns desses dados, em especial quanto à popularidade de algumas staples.

Para os que desconhecem o formato Conquest, o mesmo já foi comentado em artigo aqui na Cards Realms, nesse artigolink outside website do Felipe “Fells” Torres.

Da publicação até hoje, houveram algumas atualizações na banlist e adição da regra do scry. A banlist atualizada e as regras do formato podem ser vistas aquilink outside website. Além disso, há gameplay semanal do formato na Conquest Brasil pela Twitch todas as Quintas, 20h. Para as redes sociais da Conquest Brasil clique aquilink outside website.

Cards por Popularidade e Winrate

As cartas individuais desempenham um papel crucial na formação do metagame e na determinação do nível de poder dos decks. A análise das taxas de vitória/popularidade de cartas individuais é baseada em dados de 276 decklists representando 67% de todos os jogos registrados e é uma análise da presença de cartas em decklists ao invés de uma análise do comportamento das cartas em cada jogo.

Para ser incluído nesta análise, um card deve ter aparecido em pelo menos quatro decklists diferentes. Isso significa que algumas cartas menos populares ou de nicho podem não ser representados, afetando potencialmente a precisão dos dados.

Uma consideração importante é que, em geral, quanto mais popular for uma carta, mais próxima sua taxa de vitórias estará da taxa média de vitórias para todas as cartas. Isso se deve ao fato de que as cartas populares têm maior probabilidade de aparecer em uma variedade maior de decks - isso significa que há uma tendência para uma "forma de funil" nos dados, como no gráfico a seguir. No entanto, ainda existem muitas cartas que se desviam significativamente dessa tendência - geralmente as cartas a serem analisadas mais a fundo.

Gráfico em "Funil
Gráfico em "Funil"

Outro fator importante a considerar é o viés introduzido pela disponibilidade de listas de deck. Nesta análise, temos apenas listas para uma parte dos decks que foram jogados, e essas listas tendem a ser direcionadas para decks com taxas de vitória mais altas. Isso significa que a taxa de vitória geral para todas as cartas nesta análise é um pouco maior do que seria se tivéssemos listas para todos os decks, variando de uma média de 25,53% a 28,62%.

Ad

Cards - Quadrante de Alta Popularidade / Alta Taxa de Vitórias

Cartas com Alta Popularidade e Alta Taxa de Vitória
Cartas com Alta Popularidade e Alta Taxa de Vitória

Certas cartas se destacam por serem particularmente populares e bem-sucedidas no Conquest. As cartas que se enquadram no quadrante de alta popularidade (acima de 6% das listas de deck - ou acima de 16 listas de deck diferentes) e alta taxa de vitória (acima de 28,62% de taxa de vitória).

Tabela de Popularidade das Cartas do Quadrante "Alta Popularidade e Alta Taxa de Vitória
Tabela de Popularidade das Cartas do Quadrante "Alta Popularidade e Alta Taxa de Vitória"

Quando se trata de popularidade, as cartas neste quadrante são principalmente aceleração e fixação de mana. As cartas mais populares nesta categoria incluem Chrome Mox, Mox Opal, Mana Vault, Ancient Tomb, Gemstone Caverns e Arcane Signet. Cartas coloridas são relativamente raras neste quadrante, com apenas Deflecting Swat e Cyclonic Rift representando azul e vermelho, respectivamente. Curiosamente, os tutores não apareceram no top 15.

Em termos de taxa de vitórias, artefatos dominam este quadrante, com quase todas as cartas desse arquétipo caindo na categoria de alta popularidade/alta taxa de vitórias. O vermelho é a cor dominante entre as cartas neste quadrante, com Heat Shimmer se destacando como uma carta particularmente bem-sucedida, sendo uma condição de vitória genérica para decks vermelhos em vários arquétipos. Outras cartas vermelhas notáveis neste quadrante incluem Ragavan, Nimble Pilferer, Shatterskull Smashing, Wheel of Misfortune e Pyrokinesis.

Tabela de Taxa de Vitória das Cartas do Quadrante "Alta Popularidade e Alta Taxa de Vitória
Tabela de Taxa de Vitória das Cartas do Quadrante "Alta Popularidade e Alta Taxa de Vitória"

Cards - Quadrante de Alta Popularidade / Baixa Taxa de Vitórias

Cartas com Alta Popularidade e Baixa Taxa de Vitória
Cartas com Alta Popularidade e Baixa Taxa de Vitória

As cartas que se enquadram no quadrante de alta popularidade (acima de 6% de diferentes decklists) e baixa taxa de vitórias (abaixo de 26,82%) no metagame Conquest.

Tabela de Popularidade das Cartas do Quadrante "Alta Popularidade e Baixa Taxa de Vitória
Tabela de Popularidade das Cartas do Quadrante "Alta Popularidade e Baixa Taxa de Vitória"

Quando se trata de popularidade, as cartas neste quadrante tendem a ser terrenos básicos, fixação de mana e mana dorks. Todos os terrenos básicos, exceto Mountain, se enquadram neste quadrante, assim como as opções genéricas e orçamentárias de fixação de mana, como Command Tower e Exotic Orchard. Mana dorks, que são criaturas baratas que fornecem mana adicional, também são populares neste quadrante, mas têm uma taxa de vitória abaixo da linha média. Surpresas neste quadrante incluem Dark Ritual e Opposition Agent, que pode ser um reflexo da onipresença dessas cartas em listas com Preto em praticamente todos os arquétipos, inclusive aqueles que não performaram bem.

Ad

Tabela de Taxa de Vitória das Cartas do Quadrante "Alta Popularidade e Baixa Taxa de Vitória
Tabela de Taxa de Vitória das Cartas do Quadrante "Alta Popularidade e Baixa Taxa de Vitória"

Em termos de taxa de vitória, as cartas neste quadrante tendem a ser distribuídas em uma variedade de cores e funções, incluindo condições de vitória, interações e aceleração de mana. O verde tem presença um pouco maior neste quadrante, mas a diferença não é exagerada. No geral, a taxa de vitória para as cartas neste quadrante tende a ficar próxima da linha média, com uma variação de resultados ao invés de uma tendência clara.

Cards - Quadrante de Baixa Popularidade / Alta Taxa de Vitórias

Cartas com Baixa Popularidade e Alta Taxa de Vitória
Cartas com Baixa Popularidade e Alta Taxa de Vitória

Estas são cartas que podem não ser particularmente populares, mas têm uma alta taxa de vitórias quando incluídas em decks. As cartas que se enquadram na baixa popularidade têm entre 4 e 16 aparições em decklists e taxas de vitórias acima de 28,62%.

Tabela de Popularidade das Cartas do Quadrante "Baixa Popularidade e Alta Taxa de Vitória
Tabela de Popularidade das Cartas do Quadrante "Baixa Popularidade e Alta Taxa de Vitória"

Em termos de popularidade, as cartas neste quadrante tendem a ser cartas especializadas em condições de vitória e cartas de estratégias focadas em artefatos. Alguns exemplos incluem Birthing Pod, Circle of Dreams Druid e Phyrexian Altar, bem como Krark-Clan Ironworks e outras cartas de estratégias de artefatos.

Tabela de Taxa de Vitória das Cartas do Quadrante "Baixa Popularidade e Alta Taxa de Vitória
Tabela de Taxa de Vitória das Cartas do Quadrante "Baixa Popularidade e Alta Taxa de Vitória"

Em termos de taxa de vitória, as cartas neste quadrante tendem a ser baseadas em vermelho e suportam estratégias específicas. Os Goblins estão presentes nos decks Muxus, Goblin Grandee e Krenko, Tin Street Kingpin e o vermelho domina em geral com Twinferno e Assault Strobe servindo como cartas de suporte para estratégias Voltron. O ponto fora da curva nessa nesta lista é Praetor's Grasp, que é uma carta poderosa, mas de nicho, que pode suportar uma variedade de estratégias.

Staples por Cor

Cards Brancos

A pool branca analisada continha um total de 409 cartas diferentes na cor.

Cards Brancos Mais Populares
Cards Brancos Mais Populares

Como podemos ver, uma das estratégias mais populares que utiliza cartas brancas é o arquétipo Hatebears – baseado em criaturas disruptivas para atrapalhar o plano de jogo do oponente - com destaque para aquelas de efeitos análogos a Rule of Law (representados aqui por Deafening Silence, Archon of Emeria e Thalia, Guardian of Thraben.

Cards Brancos com Maiores de Taxa de Vitória
Cards Brancos com Maiores de Taxa de Vitória

Quando se trata das taxas de vitória de cartas individuais, os dados mostram que as cartas brancas com melhor desempenho incluem estratégias bem pautadas em maior quantidade de Hatebears, por isso algumas dessas criaturas aparece na frente de outras mais populares quando olhamos pelo prisma da taxa de vitórias.

Ad

Uma maior densidade dessas criaturas é aparentemente melhor do que uma menor densidade. É o caso de Leonin Arbiter, Strict Proctor, Kataki, War’s Wage e Glowrider, além de outras cartas para suporte da estratégia. Cabe observar que os decks de Winota, Joiner of Forces também elevam as taxas de vitórias dessas cartas, bem como de algumas outras como Rick, Steadfast Leader, Mirror Entity e Auratouched Mage.

Cards Azuis

Cards Azuis Mais Populares
Cards Azuis Mais Populares

Do conjunto de 398 cartas azuis presentes na pool da análise, as cartas azuis mais comumente jogadas foram as magias de anulação. Elas permitem que o jogador azul interrompa os planos de seu oponente e proteja sua própria estratégia, tornando-o uma escolha popular na cor. Nas mais populares encontramos Swan Song, Force of Will, Fierce Guardianship, An Offer you Can’t Refuse, Delay, Force of Negation, Arcane Denial e Flusterstorm. O restante é composto principalmente por cantrips e bounces, com destaque para Cyclonic Rift como a carta mais popular da cor.

Cards Azuis com Maiores de Taxa de Vitória
Cards Azuis com Maiores de Taxa de Vitória

Em uma análise de taxa de vitória, as estratégias baseadas em artefatos parecem funcionar bem, já que temos aqui Paradoxical Outcome, Trinket Mage, Whir of Invention, Fabricate e Sai, Master Thopterist. Isso pode ocorrer porque os artefatos geralmente fornecem condições de vitória eficientes para os decks azuis e é uma cor com forte sinergia com essa categoria, seja na forma de interações ou tutores.

Dentre os counters, se destacam: Muddle the Mixture, pela dupla função de counter e tutor, e Spell Pierce, counter versátil e de baixo custo. Temos também Stubborn Denial como a maior winrate, que mostra que decks na identidade que tenham comandantes acessíveis e de poder 4 ou mais devem se sobressair na cor, como Tasigur, the Golden Fang e Rielle, the Everwise.

Cards Pretos

Cards Pretos Mais Populares
Cards Pretos Mais Populares

Dentro de uma análise de popularidade, da pool de 382 cartas pretas, há uma forte presença de tutores (Wishclaw Talisman, Entomb, Grim Tutor e Diabolic Intent), rituais (Dark Ritual, Cabal Ritual e Culling the Weak) e cards com efeito de Reanimate (além do próprio, temos Animate Dead, Dance of the Dead e Necromancy). Dois hatebears específicos são populares: Opposition Agent (mesmo sem a densidade tão alta de tutores quanto no cEDH) e Dauthi Voidwalker.

Cards pretos com maiores de taxa de vitória
Cards pretos com maiores de taxa de vitória

Na análise da taxa de vitórias, notamos que o aumento da densidade de tutores e da fast mana parecia estar correlacionado com uma taxa de vitórias mais alta, provavelmente devido à eficiência de estratégias focadas como Farm e KCI (Krark-Clan Ironworks. Nessa última é que se encaixa a carta com maior taxa, Heartless Summoning.

Ad

Finalmente, Ad Nauseam e Bolas's Citadel foram identificados como base dos decks mais proativos nessa cor, especialmente nos já citados Farm.

Cards Vermelhos

Cards Vermelhos Mais Populares
Cards Vermelhos Mais Populares

Do conjunto de 491 cartas vermelhas, há uma alta prevalência de cartas que fornecem interação, mana rápida e tutores, com destaque para Deflecting Swat, com a maior popularidade disparada, mas ainda assim com taxa de vitória acima da média.

Cards Vermelhos com Maiores Taxa de Vitória
Cards Vermelhos com Maiores Taxa de Vitória

Em uma análise de taxa de vitória de cards específicos dentro da cor vermelha, notamos o forte desempenho das Criaturas do tipo Goblin, principalmente em decks agressivos e voltados para combos. Muxus, Goblin Grandee e Krenko, Tin Street Kingpin elevam consideravelmente a taxa de vitória dessas cartas.

Twinferno e Assault Strobe se destacam como opções para decks Voltron na cor. Trash for Treasure foi identificado como uma carta forte nos decks KCI.

Cards Verdes

Cards Verdes Mais Populares
Cards Verdes Mais Populares

Na pool de 437 cartas verdes, como esperado, há uma alta prevalência de cartas que fornecem ramp de mana (as 4 primeiras posições são mana dorks), interação com artefatos (Force of Vigor e Collector Ouphe) e tutores de criaturas (Chord of Calling Green Sun’s Zenith).

Cards Verdes com Maiores Taxa de Vitória
Cards Verdes com Maiores Taxa de Vitória

Em uma análise de taxa de vitória de cartas específicas dentro da cor. Algo que notamos foi o forte desempenho das cartas que fornecem condições de vitória eficientes na forma de tutores abusáveis (como Yisan, the Wanderer Bard, Birthing Pod, Pattern of Rebirth e Vivien, Monster’s Advocate), além de fontes de card advantage (Keen Sense, Augur of Autumn, Season of Growth, Ohran Frostfang e a já citada Vivien, Monster’s Advocate.

Cards Incolores

Cards Incolores Mais Populares
Cards Incolores Mais Populares

Na análise de popularidade, as cartas mais jogadas são as pedras de mana (nas 6 primeiras posições), bem como as condições de vitória (Sensei’s Divining Top, Paradox Engine e Walking Ballista.

Cards Incolores com Maiores de Taxa de Vitória
Cards Incolores com Maiores de Taxa de Vitória

A análise de vitórias de cartas específicas dentro da categoria incolor mostra o forte desempenho de cartas que são comumente jogadas em baralhos KCI (Krark-Clan Ironworks), como Workshop Assistant, Junk Diver, Scrap Trawler Myr Retriever, dentre outras. Cloudstone Curio e Sword of Hearth and Home funcionam como exceções em termos de alta taxa de vitória.

Cards de Identidade Multicolorida

Cards de Identidade Multicolorida Mais Populares
Cards de Identidade Multicolorida Mais Populares

Ad

Entre os cards de identidade multicolorida, há alta popularidade dos mana dorks (geradores de mana), bem como interação eficiente - particularmente nas cores Golgari (Abrupt Decay, Culling Ritual e Assassin’s Trophy); tutores, como Eladamri's Call e Lim-Dûl's Vault, também são comumente jogados. Tymna the Weaver, uma comandante poderosa no cEDH, também foi frequentemente usada nas listas.

Cards de Identidade Multicolorida com Maiores Taxa de Vitória
Cards de Identidade Multicolorida com Maiores Taxa de Vitória

Há uma forte atuação de cartas que proporcionam condições de vitória por meio de linhas de combo ou combate. Há mais interação multicolorida, como anulações e feitiços de remoção, tendo bom desempenho nesta categoria.

Outras Categorias de Cards

Condições de Vitória

As condições de vitória são uma parte crucial de qualquer deck, fornecendo os meios para terminar o jogo - isso não é diferente no Conquest e por causa das cartas banidas, as taxas de vitória de diferentes condições de vitória no formato precisam ser examinadas para verificar tendências e padrões.

Gráfico de Condições de Vitória - Taxa de Vitória e Popularidade
Gráfico de Condições de Vitória - Taxa de Vitória e Popularidade

No eixo da taxa de vitória, a taxa média de vitória para condições de vitória é de 29,08%. Alguns cards de destaque incluem Worldgorger Dragon, que serve como condição de vitória para decks específicos, como Anje Falkenrath, Evelyn, the Covetous e Xantcha, Sleeper Agent, que tiveram um bom desempenho em shell Rakdos. Krark-Clan Ironworks, que tem um forte desempenho geral no metagame Conquest, também está bem posicionado nesta análise.

Ad Nauseam, Peer into the Abyss e Bolas's Citadel têm altas taxas de vitória, indicando que mesmo com 30 pontos de vida, as estratégias Farm ou Turbo Naus ainda são viáveis. As linhas de azul e preto tendem a ter condições de vitória baseadas em artefatos, como Displacer Kitten, Hullbreaker Horror e Bolas's Citadel.

Tabela de Taxa de Vitória das Condições de Vitória
Tabela de Taxa de Vitória das Condições de Vitória

Winota, Joiner of Forces tem uma taxa de vitória impressionante tanto como comandante quanto como condição de vitória nos decks, enquanto Kiki-Jiki, Mirror Breaker está bem posicionado como condição de vitória para decks RGx, geralmente emparelhados com Birthing Pod e Protean Hulk.

Tabela de Popularidade das Condições de Vitória
Tabela de Popularidade das Condições de Vitória

No tabela, as cinco principais condições de vitória são três condições de vitória baseadas em vermelho e duas incolores, o que reforça o potencial da cor no formato. No eixo da popularidade, embora nem todas presente nesse gráfico em específico, se destacam no vermelho Underworld Breach, Kiki-Jiki, Mirror Breaker, Worldgorger Dragon, Dualcaster Mage, Godo, Bandit Warlord, Magda, Brazen Outlaw e Glint-Horn Buccaneer.

Ad

As condições de vitória baseadas em brancos incluem Heliod, Sun-Crowned, Abdel Adrian, Gorion's Ward e Winota, Joiner of Forces. As baseadas em preto incluem Ad Nauseam, Bolas’s Citadel, Peer into the Abyss, Necrotic Ooze, Chain of Smog, Mikaeus, the Unhallowed, e, com auras de reanimação, Abdel Adrian, Gorion's Ward e Worldgorger Dragon. As condições de vitória baseadas em verde incluem Freed from the Real, Umbral Mantle, Ashaya, Soul of the Wild e Birthing Pod.

Fast Mana

O uso de Fast Mana é um aspecto crítico do EDH Competitivo e também do Conquest, com jogadores buscando acelerar seu plano de jogo e ficar à frente de seus oponentes. Olhando pelas lentes da taxa de vitórias e popularidade, podemos examinar quais cartas de Fast Mana estão tendo um bom desempenho e quais estão sendo jogadas com frequência.

Gráfico de Cards de Fast Mana - Taxa de Vitória e Popularidade
Gráfico de Cards de Fast Mana - Taxa de Vitória e Popularidade

Começando com a análise da taxa de vitórias, vemos que a taxa média de vitórias para cartas de Fast Mana no metagame Conquest é atualmente de 31,6%, o que é superior à média geral de 28,62%. Isso sugere que as estratégias com maior densidade de Fast Mana geralmente têm um bom desempenho.

Tabela de Taxa de Vitória das Fast Mana
Tabela de Taxa de Vitória das Fast Mana

Um destaque entre as cartas de Fast Mana são aquelas específicas para estratégias de Farm, que têm tido um bom desempenho devido ao sucesso do arquétipo. Essas cartas também funcionam bem com Underworld Breach.

Dark Ritual é surpreendentemente atípico, com uma taxa de vitória significativamente menor do que a média para cartas de Fast Mana. Isso pode ser devido à sua natureza orçamentária e ao fato de ser jogado em vários arquétipos, diluindo seu desempenho geral. Elvish Spirit Guide também sofre com sua associação na identidade verde, que tem desempenho inferior no metagame atual.

Tabela de Popularidade das Fast Mana
Tabela de Popularidade das Fast Mana

Voltando ao eixo da popularidade, vemos que todas as cartas de Fast Mana mais populares têm taxas de vitória acima de 30,3%, o que é superior à média geral. Artefatos e terrenos incolores de Fast Mana como Ancient Tomb, Gemstone Caverns, Mana Vault e Chrome Mox estão entre os mais populares, com exceção de Jeska's Will, que é uma carta vermelha.

No geral, fast mana é um recurso valioso no metagame de Conquest, e os decks com essas cartas geralmente são mais bem-sucedidos do que aqueles sem elas. Os jogadores que procuram maximizar suas chances de vitória devem considerar sua inclusão em seus decks.

Tutores

No exame, podemos ver o estado atual das cartas que permitem aos jogadores procurar em seus grimórios através das lentes da taxa de vitórias e popularidade, observando quais tutores estão tendo um bom desempenho e quais estão sendo jogados com frequência.

Ad

Gráfico de Tutores - Taxa de Vitória e Popularidade
Gráfico de Tutores - Taxa de Vitória e Popularidade

Começando com a análise de popularidade, vemos que os tutores seguem o formato de "funil" esperado, com as cartas mais populares sendo aquelas mais próximas da linha média de taxa de vitória. Isso sugere que os jogadores geralmente escolhem tutores que são populares e bem-sucedidos no metagame.

Tabela de Popularidade dos Tutores
Tabela de Popularidade dos Tutores

Não surpreendentemente, tutores com maior eficiência de mana são mais populares, pois permitem que os jogadores pesquisem seus grimórios sem sacrificar muito o ritmo. Existe um bom equilíbrio de cores entre os tutores mais populares, com todos os decks visando jogar com as melhores opções disponíveis.

Voltando à análise da taxa de vitórias, vemos que a taxa média de vitórias para tutores é atualmente de 30,93%, o que é maior do que a taxa média geral de vitórias de 28,62%. Isso sugere que os tutores são um recurso valioso para os jogadores que buscam garantir a vitória e que os decks com essas cartas geralmente são mais bem-sucedidos do que aqueles sem elas.

Cinco tutores específicos de artefatos estão entre os 15 melhores em termos de taxa de vitória, assim como quatro tutores genéricos. Os tutores mais bem-sucedidos têm um valor médio de mana de 3, indicando que os jogadores estão dispostos a pagar um custo moderado pela capacidade de procurar em seus grimórios.

Tabela de Taxa de Vitória dos Tutores
Tabela de Taxa de Vitória dos Tutores

Vale a pena notar que a presença de tutores em um deck pode estar correlacionada com taxas de vitória gerais mais altas. Isso pode ser devido ao fato de que decks com maiores densidades de tutores são mais otimizados e conseguem aproveitar as cartas específicas de que precisam nos momentos certos. Mais pesquisas seriam necessárias para confirmar essa hipótese.

Cards Banidos no Commander

Nesta análise, veremos mais de perto as cartas que foram banidas no Commander e examinaremos seu desempenho no Conquest. Estaremos analisando sua popularidade e taxa de vitórias para obter uma melhor compreensão de seus pontos fortes e fracos.

Uma coisa a notar é que a maioria das cartas nesta categoria não tem volume de análise suficiente (com pelo menos 4 decklists) para tirar conclusões. Essas cartas incluem Iona, Shield of Emeria, Biorhythm, Sway of the Stars, Sundering Titan, Coalition Victory, Panoptic Mirror, Lutri, the Spellchaser e Golos, Tireless Pilgrim.

Gráfico de Cards Banidos no Commander - Taxa de Vitória e Popularidade
Gráfico de Cards Banidos no Commander - Taxa de Vitória e Popularidade

Tabela de Taxa de Vitória dos Cards Banidos no Commander
Tabela de Taxa de Vitória dos Cards Banidos no Commander

Leovold, Emissary of Trest e Braids, Cabal Minion têm taxas de vitória extremas (para mais ou menos), mas com um volume tão baixo, é difícil avaliar com precisão seu desempenho.

Ad

Das cartas restantes, apenas duas são populares e têm uma taxa de vitória acima da média: Paradox Engine e Prophet of Kruphix. No entanto, nenhuma dessas cartas está em uma posição particularmente preocupante, pois suas taxas de vitória estão próximas da média.

Emrakul, the Aeons Torn, Gifts Ungiven e Primeval Titan têm taxas de vitória ligeiramente abaixo da média, indicando que ainda podem ser considerados saudáveis no metagame atual. No entanto, Sylvan Primordial se destaca como uma discrepância entre essas cartas, com uma taxa de vitória de apenas 16,67%.

Watchlist do Conquest

O objetivo desta análise é avaliar cuidadosamente as cartas na watchlist do Conquest, ou seja, aquelas nas quais o comitê de balanceamento mantém sob observação, e entender como elas se saem no formato.

Gráfico de Cards da Watchlist do Conquest - Taxa de Vitória e Popularidade
Gráfico de Cards da Watchlist do Conquest - Taxa de Vitória e Popularidade

Em geral, as cartas na watchlist estão acima da média em termos de taxa de vitórias. As exceções são Obscuring Haze, Deadly Rollick, Krark the Thumbless, Underworld Breach, Glint-Horn Buccaneer e Malcolm, Keen-Eyed Navigator, todos com taxas de vitória abaixo da média. Krark the Thumbless e Jeska, Thrice Reborn têm baixo volume de jogos na amostra, mas Jeska tem a maior taxa de vitórias com 39,29% em apenas 6 decklists (4 como comandante).

Tabela de Taxa de Vitória dos Cards da Watchlist do Conquest
Tabela de Taxa de Vitória dos Cards da Watchlist do Conquest

Deflecting Swat tem a maior taxa de vitória entre as cartas na watchlist, 33,02%, desviando-se da forma de "funil" ideal, onde a maioria das cartas tem taxas de vitória em torno da média. Fierce Guardianship também se desvia ligeiramente do formato de funil com uma taxa de vitória de 31,03%.

Mana Vault é de longe a carta mais popular na watchlist, com 195 decklists e uma taxa de vitória de 30,27%. Ao remover a escala de log do gráfico de matriz, podemos ver que a popularidade do Mana Vault é refletida com mais precisão:

Image content of the Website

Conclusão

Chegamos ao fim da nossa segunda parte dessa análise. Espero que a leitura possa ter fornecido novas ferramentas e percepções de como explorar o formato. Gostaria de agradecer aos meus parceiros na saga de coletar dados e analisá-los: Rodrigo Maestrali, Rodrigo Querino, Fabrício Maia, Igor Grécia e especialmente o Rony Ramos. Vocês são uns lindos!

Para o próximo e último artigo, trarei uma análise a respeito da composição dos arquétipos no formato, ao nível de comandantes e staples. Fique atento na Cards Realm!

E por fim, um lembrete: as inscrições para a 3ª Conquest Cup estão abertas e vão até 03/02/23, torneio online via Spelltable. Partiu vencer o maior torneio Conquest do Brasil? Para mais informações, clique aquilink outside website

Até a próxima!