Magic: the Gathering

Review

Budget Commander: Katilda, Dawnhart Prime - Humanos

, updated , Comment regular icon0 comments

Conheça Katilda, Dawnhart Prime, um deck toolbox tribal baseado em humanos, utilizando a habilidade de nossa comandante para gerar muito valor por meio de criaturas e tokens.

Edit Article

Introdução

Innistrad Midnight Hunt trouxe novas e importantes adições aos baralhos tribais, e dentre as contempladas temos os *humanos. Katilda, Dawnhart Prime, com a habilidade de tornar qualquer membro da tribo uma fonte de mana, dá ainda mais velocidade a uma tribo que já é conhecida por sua versatilidade e consistência.

A proposta do deck com Katilda, Dawnhart Prime é ser um toolbox tribal baseado em humanos, utilizando a habilidade de nossa comandante para jogar as mágicas de alto custo e gerar muito valor por meio de criaturas pequenas e tokens. É possível vencermos por meio de combate e alternativamente através de interações de Saffi Eriksdotter e Altar of the Brood. Começo falando de uma versão mais acessível do deck, e ao final faço sugestões de melhorias. Vamos lá!

Ad

Katilda - A Comandante

“The angels may have abandoned us, but Ghrin-Danu has not.”

- Katilda, Dawnhart Prime

Katilda, Dawnhart Prime é a líder obstinada do conventículo Cervo da Aurora, que foi reunido para reverter a escuridão e o frio não naturais que começaram a se espalhar por Innistrad depois que Emrakul ficou preso na lua de Innistrad. Ela aparenta ser uma mulher jovem, porém muito sábia para sua idade.

Loading icon

A carta possui poder e resistência frágeis, lembrando os principais mana dorks do formato. Sua habilidade de tornar todos os humanos em fontes de mana, lembrando a carta Cryptolith Rite, é forte e permite acelerar nosso jogo de forma consistente.

Sua habilidade secundária de atribuição de marcadores gera uma vantagem interessante, o que pode ser convertido rapidamente em um finalizador. Já sua proteção contra Lobisomens é apenas parte do flavor, raramente sendo relevante.

Loading icon

A Estratégia do Deck

Nosso deck conta com uma estratégia tribal baseada em sinergias entre as criaturas e a comandante. Katilda, Dawnhart Prime é uma excelente fonte de mana, como se tivéssemos um Citanul Hierophants por apenas duas manas na zona de comando, garantindo grande agilidade e nos permitindo ditar o ritmo da partida.

O uso de tokens agindo como pedras de mana adicionais é muito forte, dado isso, adotamos este subtema tanto para uma tática ofensiva com Kyler, Sigardian Emissary, quanto para a manutenção de nosso campo de batalha utilizando cartas como Devout Chaplain.

Vantagem em Cartas

“And you were almost finished with that ritual, weren’t you, darling? How very rude of me. To make it up to you, I’ll send you an invitation to my wedding.”

- Olivia Voldaren

Compras em baralhos verdes e brancos são em sua maioria baseadas em criaturas, seja quando entram em jogo, seja pelo seu poder ou ainda pelo seu número. Optamos por compras embasadas na quantidade, e Camaraderie garante compras explosivas recarregando nossa mão e nossos pontos de vida.

Quando temos mana abundante Rite of Harmony é ainda mais forte, já que permite gerar compras imensas com Finale of Glory ou compras ilimitadas combinadas com linhas de Saffi Eriksdotter.

Loading icon

Ulvenwald Mysteries é um carta que em um primeiro momento passa despercebida, contudo, tem grande valor gerando vantagem em cartas e reposição das criaturas no campo de batalha.

Evolutionary Leap é um acelerador excelente em baralhos que geram fichas, cavando no grimório por criaturas rapidamente. Duskwatch Recruiter tem a mesma função: manter a cadência de nosso baralho, aumentando o número de criaturas em nossa mão.

Loading icon

Tutores versáteis como Yisan, the Wanderer Bard nos permitem buscar respostas para diferentes situações, peças de combo ou finalizadores. Pyre of Heroes cumpre a mesma função, já Moon-Blessed Cleric é específico para encantamentos, parte importante de nossa estratégia.

Ad

Loading icon

Recuperação de recursos selecionados é importante, e Eternal Witness é um clássico nesta categoria. Renegade Rallier devolve criaturas ao entrar no campo de batalha, por sua vez Dauntless Avenger recupera criaturas ao atacar, agindo de forma semelhante a uma Alesha, Who Smiles at Death.

Loading icon

Interações

““Even steel and stone return to Ghrin-Danu in time.””

- Katilda, Dawnhart Prime

O baralho de Katilda, Dawnhart Prime tem toda sua estratégia baseada em criaturas, então, é crucial ter respostas adequadas para remoções. Destinamos um grupo de cartas para esse fim: Unbreakable Formation, Inspiring Call, Make a Stand, Join Shields que tornam nossas criaturas indestrutíveis.

Loading icon

Fanatical Devotion regenera uma criatura importante em troca de outra que gere menos valor, Saffi Eriksdotter funciona de forma semelhante devolvendo do cemitério a criatura alvo. Repel the Abominable previne todo o dano causado por fontes não-humanas. Já Spare from Evil concede proteção contra criaturas não-humanas para todas as nossas criaturas. Para evitar aquela anulação numa criatura-chave, Autumn's Veil é decisiva.

Loading icon

Outra maneira de interagir se dá removendo ameaças, e Cathar Commando e Bounty Agent interagem muito bem com Bereaved Survivor sendo uma remoção recorrente.

Loading icon

Devout Chaplain sinergiza bem com fichas. Halana, Kessig Ranger foi uma adição surpreendente para remover criaturas indesejadas. Apostle of Purifying Light é aquela remoção de cemitério que todo baralho precisa.

Contamos com algumas remoções globais como Cleansing Nova, mais seletiva, e Martial Coup devastadora, pois elimina todas as criaturas e gera uma grande quantidade de fichas quando jogada em velocidade de mágica instantânea, tipicamente finalizando o jogo.

Loading icon

Fontes de Mana

“Stensia blazes with new heat. Nephalia’s tides are chaotic. And everywhere, this unnatural frost. The land is sending a warning.”

- Katilda, Dawnhart Prime

Todos os humanos são fontes de mana quando controlamos nosso comandante. Então contamos com 31 mana dorks no baralho e mais uma na zona de comando. Tendo isso em mente, To Arms!, além de ser uma defesa ocasional, constantemente serve como ritual gerando grande quantidade de mana, e da mesma forma age Vitalize.

Loading icon

Ad

Leyline of Abundance é uma excelente free spell que dobra a quantidade de mana gerada pela maioria das criaturas, no entanto, mesmo quando jogada pagando o custo de mana gera um valor muito maior que seu custo. Avacyn's Pilgrim é uma boa correção de cor no turno inicial e Heronblade Elite gera uma quantidade imensa de mana em um tempo curto.

Loading icon

Alguns terrenos utilitários compõem nossa base de mana e dentre eles alguns tem destaque: Gavony Township gera marcadores para nossas criaturas e serve como amplificador, assim também Karn's Bastion que possui a habilidade de proliferar.

Loading icon

Rogue's Passage é uma evasão e muitas vezes um finalizador. Castle Ardenvale cria fichas de humano. Emergence Zone concede lampejo para todas as nossas mágicas até o fim do turno.

Loading icon

Geradores de Fichas

“We are Odric’s sword. We strike without fear, for his mind has divined how our foe will be slain.”

- Crusader of Odric

Fichas de humanos são parte de nosso tema secundário. Selecionamos diversas cartas que criam fichas, seja de forma ativa como Finale of Glory ou passiva como Trynn, Champion of Freedom.

Loading icon

Westvale Cult Leader tem seu poder baseado no número de criaturas e todo final de turno cria uma ficha. Adeline, Resplendent Cathar gera um número de fichas igual ao número de oponentes atacados. Cathar's Call é uma aura que todos os turnos gera uma ficha de humano, semelhante a Commanding Presence que a cada vez que a criatura encantada causar dano a um jogador cria uma ficha de humano.

Loading icon

Join the Dance cria duas fichas de humano e tem recapitular. Increasing Devotion cria de cinco até dez fichas quando jogada do cemitério. Visions of Glory dobra o número de criaturas ao gerar uma ficha para cada criatura em nosso campo de batalha. Já Call the Coppercoats verifica a quantidade de criaturas no campo de batalha dos oponentes para gerar fichas.

Loading icon

Amplificadores

“When angels fall, humans must rise.”

- Heronblade Elite

A força dos números é evidenciada ao observarmos as sinergias entre as criaturas. Dessa forma, agrupamos as cartas por funcionalidade, sendo assim o grupo de cartas semelhantes a Kyler, Sigardian Emissary busca o aumento do poder de nossas criaturas por meio de marcadores. Aqui também incluímos as cartas que alteram o poder de nossas criaturas, tais como Wild Beastmaster e Sanctuary Lockdown.

Ad

Loading icon

Outra seleção contempla cartas que concedem habilidades. A criatura Dawnhart Mentor concede atropelar por meio de seu conventículo, Frontline Medic e Stalwart Pathlighter compartilham indestrutível, Surrak, the Hunt Caller garante ímpeto, Champion of Lambholt impede que nossas criaturas sejam bloqueadas, Chaplain of Alms tem salvaguarda como sua dádiva, Destiny Spinner não permite que nossas criaturas sejam anuladas. O planinauta Ajani, the Greathearted diz em seu texto “as criaturas que você controla tem vigilância”, e Odric, Lunarch Marshal faz com que todas as criaturas compartilhem suas habilidades.

Loading icon

Linhas de Vitória

““Do not confuse justice with mercy.””

- Odric, Order of Saint Traft

A principal linha de vitória de Katilda, Dawnhart Prime está nas sinergias entre as criaturas e o dano por combate.

Loading icon

Kyler, Sigardian Emissary e Champion of Lambholt são finalizadores implacáveis . Alguns jogos não nos permitem uma vitória cadenciada e exigem jogadas audaciosas, e para estes momentos contamos com linhas de vitória alternativas.

Loading icon

O combo de Gauntlets of Light e Heronblade Elite gera uma quantidade infindável de mana, o que facilmente pode ser um finalizador, adicionando Mirror Entity ou Finale of Glory. Em jogos recentes muitas partidas foram vencidas por um número expressivo de fichas combinado com Altar of the Brood.

Loading icon

Numa linha diferente, Saffi Eriksdotter e Renegade Rallier mais uma máquina de sacrifício desencadeiam infinitamente as habilidades de nossas criaturas e de encantamentos, podemos citar Ulvenwald Mysteries, número infindável de fichas, Evolutionary Leap adicionando todas as criaturas do baralho para mão, Kyler, Sigardian Emissary para poder e resistências ilimitados, Rite of Harmony comprando quantas cartas desejar ou ainda Altar of the Brood tombando todo o baralho de todos os oponentes.

Upgrades

A escolha dos upgrades depende muito das preferências pessoais e estilo de cada jogador.

Poderíamos incrementar a lista com outras cartas dentro do tema, como por exemplo Kamahl, Fist of Krosa ou Kamahl, Heart of Krosa para aumentar a ofensividade, e nesta linha sugiro a adição de Shaman of Forgotten Ways.

Ad

Loading icon

Para lidar com a velocidade de alguns baralhos, indico cartas como Thalia, Heretic Cathar e Imposing Sovereign. Abuse na escolha de cartas como Thalia, Guardian of Thraben, Sanctum Prelate, Esper Sentinel, Glowrider para dificultar a vida de nossos oponentes em caso de variantes com um nível de poder mais alto.

Loading icon

Em grupos onde o uso de remoções é amplo, Sylvan Safekeeper, Mother of Runes são uma adição interessante.

Novas linhas de combo de Saffi Eriksdotter baseadas em Blasting Station e Altar of Dementia são excelentes. Já para jogar contra combosEthersworn Canonist e Drannith Magistrate são escolhas ideais.

Loading icon

De forma semelhante podemos fortalecer a vertente dos encantamentos com adição de Siona, Captain of the Pyleas, Setessan Champion, Verduran Enchantress e as demais Encantadoras.

Loading icon

Outras fontes de marcadores são boas adições, sugiro Cathars' Crusade e Felidar Retreat, para essa opção criaturas com Sobreviver são muito úteis. Arcus Acolyte e Tuskguard Captain são exemplos de como esta mecânica pode ser forte, e até já a exploramos em outro artigolink outside website, sobre a Trelasarra.

Loading icon

Conclusão

“As long as we can utter a prayer or lift a weapon, we have the power to fight back.”

- Thalia, Knight-Cathar

Katilda, Dawnhart Prime é um comandante que demonstra o grande poder dos baralhos tribais, pois humanos são uma das tribos mais sólidas desde o início de Magic: the Gathering.

Arquétipos como Weenie, Death & Taxes, STAX, Enchantress e muitos outros são contemplados nos seus diferentes formatos. Particularmente, minha primeira opção foi uma linha similar a Gaddock Teeg ou Yasharn, Implacable Earth com menos opções de hatebears. Nesses moldes Katilda, Dawnhart Prime jogou bem; contudo, preferi uma estratégia mais amigável para jogos casuais.

Outros artigos deste capítulo da história de Innistrad:

Old Stickfingers Stormlink outside website

Gisa Glorious Resurrector Controllink outside website

Especial Secret Lair x Stranger Thingslink outside website

Eleven e Will Spellslingerlink outside website

Ad

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!