Magic: the Gathering

Review

Commander Budget - Gretchen Tichwillow: Adaptação e Proatividade!

, Comment regular icon0 comments

Compra, baixa land e comba! Hoje vamos nos aventurar com um baralho adaptativo e por vezes um finalizador ágil, em outras um calculista metódico, uma excelente opção de entrada para o Commander.

Edit Article

Introdução

"Gretchen, compra, baixa land e comba" é um deck adaptativo e proativo que visa utilizar Gretchen Tichwillow para gerar uma grande vantagem em cartas e uma aceleração exponencial por meio de uma grande quantidade de mana. A lista também apresenta muita disrupção para ser capaz de interagir de forma reativa a uma variedade de outros decks, enquanto caminha para chegar ao limiar com grandes quantidades de mana. Eventualmente, o deck busca estabelecer mana infinito com combos com Freed from the Real e Incubation Druid para usar Gretchen para encontrar finalizadores como Blue Sun's Zenith e começar o looping com Stream of Thought. Algumas variações da lista de Gretchen também podem utlizar Mass Manipulation, para tomar o controle de todas as criaturas dos oponentes, outras linhas podem explorar a mecanica de landfall.

Ad

A Pequena Druida - Conhecendo a comandante

"Gretchen encontrou sua vocação como druida em um bosque de salgueiros perto de Waterdeep. Ela visitava esse lugar com frequência, satisfeita em desfrutar do silêncio da floresta. Um dia, os salgueiros começaram a falar com ela. Eles a levaram sob seus galhos, contando-lhe histórias e ensinando-lhe muitos segredos de salgueiro ao longo de um ano inteiro. No final do ano, ela recebeu uma grande joia que lhe permitiu comungar sempre com os salgueiros, e foi enviada para vagar sob a sábia orientação das árvores. Certa vez, ela foi encarregada de viajar para a cidade de Baldur's Gate para eliminar uma presença maligna e plantar um salgueiro."

Livremente adaptado de “Secrets of Survival” e "Betrayal at Baldur's Gate".

Loading icon

Gretchen Titchwillow é uma personagem apresentada nas aventuras de Betrayal at Baldur's Gate, um jogo de tabuleiro com a temática de horror ambientado em Forgotten Realms. Na coleção Dungeons & Dragons Adventures in the Forgotten Realms a carta de Gretchen manteve suas caraterísticas halfling druid e possui um corpo bom com uma resistência que garante escapar de uma grande gama de remoções, ou seja, como dito entre os jogadores de Magic, ela não morre para Lightning Bolt. Sua habilidade ativada gera uma vantagem em cartas e uma aceleração interessante no desenvolvimento do jogo, lembrando muito Thrasios, Triton Hero, entretanto a halfling joga os terrenos desvirados de nossa mão o que pode gerar um benefício maior em algumas situações.

Sabedoria antiga - Plano de jogo

Este é um deck que tem um plano sólido de como ganhar de forma rápida e consistente, especialmente se você considerar o orçamento que estamos objetivando aqui. Nosso plano consiste em adquirir uma grande vantagem nos turnos iniciais gerando muita mana enquanto busca de maneira ativa a vitória. A abertura ideal tem aceleradores e tutores para esculpirmos a mão ideal da maneira mais veloz possível e ter mana suficiente para fechar o jogo. Para tal objetivo, contamos com diversos tutores e seleção de cartas, sendo Neoform um destaque, pois garante que o Incubation Druid entre em jogo com um marcador de +1/+1.

Explorando esta possibilidade temos uma linha de vitória rápida no turno 3 com o combo de mana infinita conhecido como "Graft Druid", onde jogamos com Incubation Druid e Vigean Graftmage e nossa comandante comprando todo o deck e jogando todos os terrenos.

Loading icon

As sementes - Base de mana

Nosso plano principal é baseado em aberturas explosivas para então iniciar o jogo de forma ativa. Assim, é importante contamos com muitas opções de mana na curva 1 em especial visando a interação com Chancellor of the Tangle que garante uma mana extra na abertura gerando muito valor, chegar no turno 2 com 3 manas é o comum, embora quantidades maiores são possíveis. Esta quantidade facilmente dobra no turno seguinte como veremos a seguir.

Loading icon

Ad

Terrenos que geram manas extras também são importantes nos turnos iniciais e para algumas interações que geram muito mana, por isso a escolha de terrenos do ciclo de depleção originais de "Máscaras de Mercadia" e a Simic Growth Chamber, além de criaturas que desviram múltiplos terrenos e de encantamentos que aumentam a quantidade de mana gerada por terrenos encantados. Argothian Elder, Stone-Seeder Hierophant e Hope Tender também são opções viáveis, sendo este último uma grata surpresa para opções com um orçamento ainda mais restrito.

Loading icon

Preparando o terreno - Localizando as peças dos combos

É crucial que entre o que precisamos na hora certa para o desenvolvimento do jogo, então, usaremos diversas cartas que selecionam compras para assim ter exatamente o que precisamos em mãos nos momentos necessários. Tutores diretos de mágicas e criaturas para localizar os cards mais importantes de nossa estratégia também são opções, utilizaremos cartas com a habilidade de Transmutação (Descarte este card: Procure em seu grimório um card com o mesmo custo de mana convertido deste card, revele-o e coloque-o em sua mão. Depois, embaralhe seu grimório. Jogue somente como um feitiço) nos custos 1 e 3, além de também fazer uso da habilidade de Reciclar mago (Descarte este card: Procure em seu grimório por um card de Mago, revele-o e coloque-o em sua mão. Depois, embaralhe seu grimório).

Loading icon

Segredos da sobrevivência - Proteção e Remoções

Responder corretamente às ameaças de nossos oponentes pode definir a diferença entre ser o predador e a presa, um Beast Within ou uma Displacement Wave jogados em um momento crítico pode atrasar um oponente de forma decisiva, Moment's Peace bem encaixado pode prolongar nossa vida e retirar completamente um desavisado do jogo, afinal um ataque para letal que falha geralmente abre a guarda e permite aquele ataque de oportunidade quase sempre fatal. O mesão é um jogo de atenção e política, tenha isso em mente. Dado a natureza adaptativa do deck contamos com muitas interações e anulações para conduzir o jogo em um ritmo que seja favorável para o crescimento cadenciado de nosso campo até o momento exato. Vejo como possibilidade o uso de Peek, Gitaxian Probe ou Sorcerous Sight para informação antes de entrarmos em uma das linhas de vitória do deck.

Loading icon

Propagação da Utopia - Linhas de vitória

Ad

Este deck tem como linha principal a criação de mana infinita nos turnos iniciais por meio de interações diversas. Vamos observar algumas das principais:

Incubation Druid, com marcador de +1/+1, gerando mana e desvirando com Vigean Graftmage. Mana Infinito utilizando as criaturas.

Este é o famoso "Graft Druid" do Modern. Sua redundância neste deck é por conta de Freed from the Real substituindo o Graftmage. Outras versões podem utilizar Leyline of Abundance e Paradise Druid, Sylvan Caryatid, Gyre Engineer, entre outros para a interação "Freed Abundance".

Loading icon

Ley Weaver somado a um terreno que gere duas ou mais manas, adicionado ao Freed from the Real ou Vigean Graftmage. Mana Infinita utilizando os terrenos.

Neste caso podemos utilizar ilhas comuns sob o efeito de High Tide jogada uma ou várias vezes, da mesma maneira, utilizamos Krosan Restorer ou Hope Tender, que é incrível nas linhas de high tide.

Loading icon

Temos uma grande quantidade de recursão para proteger o combo permitindo recuperar cartas do cemitério e tentar novamente, trazendo consistência e a utilização de Salvager of Secrets e Archaeomancer nos permite entrar em uma linha alternativa de vitória utilizando High Tide que funciona da seguinte forma:

Jogue High Tide e em seguida uma recursão, pode ser neste caso o Archaeomancer, então jogue High Tide novamente e depois Cloud of Faeries desvirando as ilhas, e um efeito que envie Cloud of Faeries e Archaeomancer para o exílio e os traga para o campo; neste exemplo usaremos Displace, então desvire as ilhas novamente, devolva Displace do cemitério e mais um loop de mana infinita. Mana Infinito utilizando as criaturas e mágicas.

Loading icon

O mesmo pode ser feito com Ghostly Flicker, Salvager of Secrets e Peregrine Drake. Scrivener pode ser adicionado assim como Mnemonic Wall como opções de recursão de mágicas e Illusionist's Stratagem como flicker.

Tempestade de Possibilidades - Condições de Vitória

Agora que entendemos os combos, saberemos o que fazer com a mana infinita. Podemos comprar cards e jogar os terrenos com Gretchen Tichwillow e vencer com Laboratory Maniac ou fazer o oponente comprar todas as cartas do deck mais uma compra com Blue Sun's Zenith, perdendo o jogo por não poder comprar mais cartas.

Outra forma é devolver todas as permanentes do jogo para as mãos do dono com Temporal Fissure e Capsize ou "tombando" todo o deck do oponente no cemitério com Stream of Thought. Diversidade e adaptabilidade são a força deste deck, como os druidas de D&D que mudam de forma para se adequar as situações e perigos, sendo assim, nossa pequena comandante é versátil e resiliente.

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!

Ad