Magic: the Gathering

Review

Commander Deck Tech: Halana and Alena, Budget Partners

, updated , Comment regular icon0 comments

A proposta de deck com Halana and Alena, Partners, é de um midrange agressivo, partindo da ideia de crescer o board exponencialmente à medida que avança rapidamente para desenvolver ameaças.

Edit Article

Halana and Alena, Partners são as protetoras de Ulvenwald, elas caçam os horrores da mata para que o povo possa viver em segurança. Nosso baralho é um Midrange agressivo, utilizando um jogo progressivo, partindo da ideia de crescer o board exponencialmente avançando de forma linear para desenvolver ameaças nos turnos iniciais.

Priorizamos montar um deck com um orçamento restrito, porém, ele pode ser customizado de acordo com as escolhas de cada jogador.

As Comandantes

“Halana and I have a bond that’ll never be broken.”

- Alena, Kessig Trapper

Ad

Halana e Alena são protetoras de Ulvenwald, a floresta antiquíssima de Innistrad, o lar de muitas das criaturas mais temíveis, incluindo lobisomens, vampiros e os possuídos. Elas caçam os horrores da mata para que o povo possa viver sem medo.

A chegada de Emrakul a Innistrad causou uma série de eventos cada vez mais bizarros e horríveis, atividades cultistas e aumento dos assassinatos e as pessoas perto da floresta do Ulvenwald começaram a se transformar em horrores. Alena defendeu viajantes que atravessavam o Ulvenwald, guiando-os até a cidade de Gatstaf, e junto com sua parceira de trabalho e de vida Halana, investigaram as atividades de cultos escondidos e os confrontaram.

As duas caçadoras e seus antigos inimigos, os lobisomens, batalharam contra a horda mutante de Emrakul para ajudar a salvar o mundo. No entanto, com o início da noite eterna, suas batalhas contra os lobisomens recomeçaram. Elas são protagonistas do conto de Sombras de Innistrad: Sob a Lua Prateadalink outside website e tiveram suas cartas individuais Halana, Kessig Ranger e Alena, Kessig Trapper representadas pela primeira vez em Commander Legends e agora em Innistrad: Crimson Vowlink outside website. Mais sobre as lendas de Innistrad pode ser lido na página de Innistrad: Crimson Vowlink outside website.

Loading icon

Halana and Alena, Partners possui uma habilidade desencadeada que no início do combate do nosso turno concede X marcadores a uma criatura alvo que esteja sob nosso controle, sendo X o poder de Halana and Alena. Aquela criatura ganha ímpeto até o final do turno. Esta habilidade é muito forte, remetendo a Xenagos, God of Revels, no entanto Halana and Alena possuem uma estratégia própria baseada em marcadores.

Loading icon

A Estratégia

“Works every time.”

- Halana, Kessig ranger

Gerar grandes quantidades de mana de forma consistente é uma das especialidades da cor verde e o vermelho sabe utilizar muito bem todos estes recursos. Nosso objetivo é gerar um volume importante de mana nos primeiros turnos de forma a jogar nossas ameaças ainda no início da partida, tomando uma postura de atrito e pressionando nossos oponentes a cada turno.

Otimizando a utilização de mana, alcançamos a capacidade de jogar criaturas com custo de mana 6+ nos terceiros e quartos turnos de maneira consistente. Poderíamos começar com Llanowar Elves no primeiro turno, Incubation Druid ou Heronblade Elite na dois e o Comandante logo em seguida.

Caso não percamos nenhum land drop no turno que o Comandante entra em jogo, teremos disponível mais 3 ou 4 manas, o que permitiria avançar ainda mais. No turno seguinte, estamos abastecidos com mana suficiente para jogar qualquer ameaça, mas sugiro jogar Great Oak Guardian e Temur Sabertooth como prioridade.

Ad

Loading icon

Fontes de Mana

“I’ve never known dryads to suffer visitors in their woods. Beware the Ulvenwald when she welcomes you.”

- Alena, trapper of Kessig

Gerar grandes quantidades de mana é parte fundamental da nossa estratégia. O uso de pequenas criaturas utilitárias geradoras de mana, os famosos mana dorks, é a essência do nosso baralho.

Cartas como Llanowar Elves e Arbor Elf são desejáveis aberturas, já que nosso objetivo é a otimização de mana, isto é, usar toda mana disponível em todos os turnos. Orcish Lumberjack é uma aceleração muito forte possibilitando jogar criaturas poderosas nos turnos iniciais. Tinder Wall funciona de forma semelhante a um ritual, gerando duas manas extras.

Loading icon

O uso de outros artefatos e encantamentos complementam nossa geração de recursos no início da partida, por isso, cartas como Sol Ring, Wild Growth e Springleaf Drum foram adicionados.

Simian Spirit Guide é uma fonte de mana extra, jogando bem em todos os momentos da partida. Já Chancellor of the Tangle pode ser revelado na mão inicial gerando uma mana verde para ser utilizada em nossa primeira fase principal.

Loading icon

Para nosso drop dois optamos por criaturas capazes de gerar mana em maiores quantidades em condições específicas. Ilysian Caryatid e Whisperer of the Wilds podem gerar mana extra caso tenhamos uma criatura de poder 4 ou maior em jogo. Leafkin Druid, por sua vez, quando tivermos 4 ou mais criaturas.

A Scorned Villager gera manas extras quando transformada. A Gyre Sage gera mana igual ao número de marcadores de +1/+1 que estiverem sobre ela e possui Evoluir.

Wall of Roots e Devoted Druid utilizam contadores, mas de forma negativa, o que podemos corrigir com os marcadores fornecidos por nossa comandante, criando uma sinergia importante. O Goblin Anarchomancer é um redutor de custos para as mágicas verdes e vermelhas.

Loading icon

Na curva três, nossas opções mais sinérgicas são Marwyn, the Nurturer e Heronblade Elite que geram mana igual ao seu poder e tem habilidades desencadeadas que incrementam seu poder e resistência. Outra criatura semelhante é Viridian Joiner, que gera mana igual ao seu poder.

O Fertilid pode remover seus próprios marcadores para buscar terrenos básicos e colocar em jogo, criando uma combinação interessante com Tireless Provisioner que cria fichas de tesouro a cada vez que busca um terreno. O Rhonas's Monument é um redutor de custo para criaturas verdes e sempre que uma mágica de criatura dessa cor é jogada concede +2/+2 e atropelar para a criatura alvo.

Ad

Loading icon

A trilha de mana segue curvando a cada novo degrau. Mina and Denn, Wildborn permite que joguemos um terreno adicional por turno, Grand Warlord Radha gera mana igual ao número de criaturas atacantes sempre que uma ou mais criaturas atacam.

Alena, Kessig Trapper gera mana igual ao poder da maior criatura que entrou sob nosso controle durante o turno. Savage Ventmaw ao atacar gera três manas vermelhos e três verdes.

Loading icon

Outra forma de gerar mana é ao desvirar nossas criaturas. Para isso contamos com as seguintes criaturas e suas habilidades: Copperhorn Scout desvira todas as nossas criaturas a cada vez que ataca; Hyrax Tower Scout desvira uma criatura ao entrar no jogo e Great Oak Guardian concede +2/+2 para todas as nossas criaturas e as desvira.

Loading icon

Ameaças

“Obviously it’s dangerous, but I’ve never seen anything like it. This could be an entirely new species! I say we follow it.”

- Halana, Kessig ranger

O nosso deck possui grande parte de suas ameaças na forma de criaturas ou em truques de combate, potencializando ainda mais nossas maiores criaturas. Decimator of the Provinces e End-Raze Forerunners concedem atropelar e +2/+2 para todas as nossas criaturas, são semelhantes aos feitiços Overcome e Overrun.

Archetype of Aggression garante atropelar e impede as criaturas dos oponentes de atropelar, já Curse of Hospitality garante atropelar para cada criatura que atacar o oponente encantado e permite jogar cartas do topo do baralho deste jogador caso ele sofra danos de combate.

Wild Beastmaster e Cultivator of Blades concedem +x/+x para todos os demais atacantes quando atacam, sendo x os seus poderes.

Loading icon

Quartzwood Crasher tem uma habilidade desencadeada que cria fichas com atropelar a cada vez que um jogador oponente sobre dano de combate de nossas criaturas com atropelar. Giant Adephage cria cópias dela mesma sempre que causar danos de combate a um oponente.

Fires of Yavimaya é um encantamento concede ímpeto para todas as nossas criaturas e ocasionalmente um bônus de combate de +2/+2 para um de nossas criaturas. Rogue's Passage é uma evasão adicional para uma de nossas criaturas.

Loading icon

Interações

“We’ve learned enough! I say we run.”

- Alena, Kessig trapper

O uso de criaturas foi priorizada para todas as funções, inclusive para interagir com nossos oponentes e uma das formas do verde lidar com criaturas é através da luta.

Ad

Thorn Mammoth ao entrar no campo de batalha luta com a criatura alvo, além de sua habilidade desencadeada que o faz lutar sempre que uma criatura entrar no campo de batalha sob o nosso controle.

Kogla, the Titan Ape luta com uma criatura alvo controlada pelo oponente ao entrar no campo de batalha e sempre que atacar destrói o artefato ou encantamento que o jogador defensor controla.

Halana, Kessig Ranger sempre que uma criatura entrar no campo de batalha sob o nosso controle, podemos pagar 2 e caso o façamos a criatura causa dano igual ao seu poder a uma criatura alvo.

Loading icon

Em nosso baralho também estão presentes outras formas de remoção.

Acidic Slime que destrói um artefato, encantamento ou terreno ao entrar no campo de batalha. Beast Within destrói qualquer permanente alvo e o controlador coloca uma besta 3/3 no campo de batalha sob seu controle.

Nature's Claim destrói o artefato ou encantamento alvo e o seu controlador ganha 4 pontos de vida. Kenrith's Transformation transforma a criatura encantada em um alce 3/3 e compramos uma carta.

Inferno Titan ao entrar no campo de batalha e ao atacar causa 3 pontos de dano divididos entre um, dois ou três alvos. Já Fanning the Flames é um feitiço com recuperar que causa X de dano em qualquer alvo.

Loading icon

Algumas habilidades das nossas criaturas são formas indiretas de interagir com nossos oponentes.

Destiny Spinner impede que nossas mágicas de criaturas e encantamentos sejam anuladas. Ruric Thar, the Unbowed causa 6 de dano a qualquer jogador que conjurar uma mágica de não-criatura. Dawnglade Regentresistência à magia para todas nossas permanentes enquanto formos o monarca.

Temur Sabertooth tem uma habilidade ativada que permite que devolvamos uma criatura do nosso campo de batalha para as mãos do dono para receber indestrutível, podemos usar esta habilidade para defender nossas criaturas chaves de remoções ou efeitos indesejáveis.

Já a mágica instantânea Autumn's Veil impede que nossas mágicas sejam anuladas por mágicas azuis ou pretas e as criaturas sob nosso controle não podem ser alvo de mágicas azuis ou pretas.

Loading icon

Vantagem em Cartas

“When I was a child, we worried about picking the wrong mushrooms for the cook pot. Now we must worry about being picked ourselves.”

- Halana, to Alena

Nossa estratégia de compras para este deck está ligada às criaturas, seja por estas permanecerem no campo de batalha, por serem jogadas ou por outros efeitos.

Dragonborn Champion tem uma habilidade desencadeada que compramos uma carta cada vez que uma fonte que nós controlamos causar 5 ou mais pontos de dano a um jogador. Colossal Majesty e Triumph of Ferocity verificam no início da manutenção o poder das nossas criaturas para comprar uma carta.

Ad

Glorious Sunrise é versátil, pois a cada combate permite que compremos cartas ou concede pontos de vida ou ainda dá +1/+1 e atropelar a todas as nossas criaturas.

Loading icon

Shapers' Sanctuary garante compras adicionais a cada vez que uma de nossas criaturas for alvo de uma mágica ou habilidade de nossos oponentes. Beast Whisperer nos premia com uma carta sempre que conjurarmos uma mágica de criatura.

Os encantamentos Elemental Bond e Garruk's Uprising geram compras ao jogarmos criaturas de grande poder no campo de batalha.

Loading icon

Tutores e recursão também estão presentes.

Dentre eles, Fierce Empath busca criaturas no baralho e Timeless Witness interage com nosso cemitério. Primal Command tem ações semelhantes às essas cartas citadas e também pode colocar um não-criatura de volta no topo do deck de seu dono.

Loading icon

Linhas de vitória

“Tread carefully. You remember what happened in the last quiet, peaceful clearing.”

- Halana, to Alena

Contamos com algumas linhas de vitória baseadas na interação entre Temur Sabertooth com ETBs, sendo os principais Great Oak Guardian e Hyrax Tower Scout que ao entrarem no jogo desviram nossos mana dorks e permitem que possamos gerar um loop.

Loading icon

A jogada funciona da seguinte forma: viramos todos os nosso dorks, jogamos Great Oak Guardian, crescemos todas as nossas criaturas e as desviramos, Temur Sabertooth ativa sua habilidade e devolve Great Oak Guardian, conseguindo assim poder e mana infinita.

Loading icon

Hyrax Tower Scout pode realizar a mesma sequência, contudo precisamos que um dos nossos dorks seja capaz de gerar 6 ou mais manas e assim permitir um ciclo de mana excedente infinito. Nesta linha podemos usar Fanning the Flames escolhendo qualquer valor para X, quantas vezes for necessário para finalizar os oponentes.

Loading icon

Temur Sabertooth é muito versátil permitindo inúmeras interações: com Cultivator of Blades é capaz de gerar fichas infinitas; Acidic Slime pode destruir todos os terrenos, artefatos ou encantamentos; Inferno Titan dano infinito a quaisquer alvos; Fierce Empath tutorar todas as criaturas com poder 6 ou mais; Beast Whisperer comprar quantas cartas desejar, lembrando que o efeito é obrigatório. Essas são apenas algumas possibilidades.

Upgrades

A primeira sugestão de adição é Aggravated Assault, um encantamento que permite jogar múltiplos combates ao custo de cinco mana, algo muito simples de alcançar com nossas criaturas, Savage Ventmaw poderia pagar infinitamente este custo.

Hellkite Charger e Moraug, Fury of Akoum são criaturas que permitem também jogar múltiplos combates. Selvala, Heart of the Wilds é outra poderosa adição, já que é uma criatura completa, ou seja, compra cartas, gera mana e está dentro dos temas de nosso deck (só não passa café…), e Thunderfoot Baloth concede atropelar e aumenta o poder das nossas criaturas. Malignus é devastador caso não seja controlado imediatamente.

Ad

Loading icon

Dentre outras possíveis adições estão criaturas grandes com Infectar.

Phyrexian Swarmlord é especialmente perigoso quando temos muitos buffs como Overwhelming Stampede. Phyrexian Hydra e Spinebiter com alguns marcadores seguidos de uma Chandra's Ignition é sucesso. Triumph Of The Hordes é sempre um excelente finalizador para decks com a cor verde.

Loading icon

Conclusão

Halana and Alena, Partners são comandantes versáteis e divertidas, permitindo diferentes propostas de jogo, seja em um modo proativo buscando finalizar rapidamente um ou mais oponentes, ou seja em um baralho centrado em combos ou combates extras.

Elas permitem desenvolver múltiplas linhas de vitória, dentre estas está a temática de marcadores que explorei em um dos meus primeiros artigos utilizando o comandante Hallar das Flechas de Fogolink outside website, o qual recomendo a análise para mais opções budget Gruul.

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!