Magic: the Gathering

Review

Commander Deck Tech: Neon Shirei, Shizo's Caretaker

, updated , Comment regular icon0 comments

A proposta de deck com Shirei, Shizo's Caretaker é de um budget Control, baseado na habilidade única de “negar a morte aos mortos”, extraindo vantagem da entrada e da saída de criaturas do campo.

Edit Article

Introdução

Saíram os primeiros anúncios de Kamigawa: Neon Dynastylink outside website e para comemorar trazemos uma lista com um de meus comandantes favoritos, Shirei, Shizo's Caretaker. Nosso baralho é um mono black control dedicado a utilizar a habilidade de Shirei em um ETB e LTB tribal, acrescendo valor a nossas criaturas enquanto reduz drasticamente os recursos dos oponentes.

O Comandante

Shirei é um kami da morte e possui a missão de cuidar do campo de batalha sangrento de Shizo. Ela tem a habilidade de "negar a morte aos mortos", efetivamente criando mortos-vivos.

Ad

Sua habilidade devolve criaturas com poder inferior ou igual a 1 do cemitério para o campo de batalha, gerando inúmeras possibilidades de interações com efeitos desencadeados com a entrada de criaturas, os chamados ETBs ("Enters the battlefield"), e também com sua saída, comumente conhecido como LTBs ("Leaves the battlefield").

Loading icon

Shirei, Shizo's Caretaker é uma criatura que gera imenso valor e tem seu custo de mana convertido 5, em um corpo 2/2 (o que a torna especialmente frágil), contudo, com a proteção adequada, a Kami lidera uma estratégia forte e resiliente.

A estratégia

Nossa estratégia é construída em volta da habilidade de Shirei, que desencadeia todos os turnos, ou seja, em nosso turno e no dos oponentes, permitindo reutilizar nossas criaturas diversas vezes em uma mesma rodada. Para isso, nos valemos de cartas que geram vantagem ao sacrificar criaturas: os motores de sacrifício, sejam estes aristocratas, criaturas que ao sacrificar outras geram vantagem, ou mágicas que tenham em seus custos “sacrifique uma criatura”.

Nos turnos iniciais, nosso principal objetivo é desenvolver nossa mesa enquanto atrasamos os oponentes. Para isso contamos com controle de mão na forma de criaturas, Elderfang Disciple e outras criaturas que gerem descartes, e Thoughtpicker Witch permite controlar as compras, além de remoções pontuais até nosso comandante entrar no campo de batalha.

Loading icon

No momento que Shirei, Shizo's Caretaker entra no campo de batalha começamos a pressionar nossos oponentes com um grande número de fichas utilizando habilidades de cartas como Sling-Gang Lieutenant e Marsh Flitter, ou causando grandes danos diretos com Vindictive Vampire e Falkenrath Noble. Alternativamente podemos gerar um loop de turnos infinitos com Magistrate's Scepter.

Loading icon

Fontes de mana

O uso de criaturas para aceleração neste baralho foi priorizado. Cartas como Blood Pet, Soldevi Adnate e Overeager Apprentice, aliados à habilidade de Shirei, Shizo's Caretaker geram muita velocidade. Geradores de tesouros como Shambling Ghast, Skullport Merchant e Gleaming Barrier também compõem nossas opções de mana.

Loading icon

Nossos terrenos são em sua maioria pântanos básicos e complementamos com alguns utilitários como os cycling lands da cor preta: Polluted Mire, Barren Moor e Desert of the Glorified. Ifnir Deadlands é uma remoção pontual, assim como Blighted Fen. Witch's Cottage e Mortuary Mire atuam como recursão de criaturas importantes, utilizadas especialmente nos turnos iniciais.

Loading icon

Ad

Vantagem em cartas

Grande parte das nossas compras está ligada a cartas de criaturas como Dusk Legion Zealot e Novice Occultist, que são nossa principal fonte de compras. Morbid Opportunist é uma adição recente e interessante que garante uma compra adicional em todos os turnos.

Loading icon

Mágicas como Bankrupt in Blood e Costly Plunder são especialmente boas dentro de nossa estratégia, uma vez que dobram as recompensas recebidas. Sultai Emissary acelera o jogo ao manifestar nossas criaturas do topo do grimório.

Loading icon

Viscera Seer por sua vez é um de nossos motores, sacrificando criaturas e dando vidência, selecionando nossas compras. Tutores são uma outra forma de selecionar compras, sendo assim, cartas como Shred Memory, Dimir Machinations e Dimir House Guard possuem a habilidade de Transmutar, permitindo buscar no baralho cartas de seu custo de mana convertido ao serem descartadas.

Loading icon

Dentre nossas recursões estão Scarecrone, que ao ser virado devolve uma criatura artefato do cemitério para o campo de batalha, o que pode ser utilizado como substituição a Shirei, Shizo's Caretaker em nosso combo.

Apprentice Necromancer é especialmente forte uma vez que a criatura que iria ser sacrificada no fim do turno retorna graças a habilidade do nosso comandante. Elixir of Immortality devolve todo nosso cemitério para o baralho gerando uma proteção contra remoções.

Loading icon

Interações

Nosso baralho possui fortes elementos de controle de mão na forma de descartes. As cartas Burglar Rat, Elderfang Disciple e Elvish Doomsayer obrigam cada oponente a descartar uma carta. Já Miasmic Mummy e Rotting Rats obrigam cada jogador a descartar, o que não é um problema quando compramos várias cartas em um único turno.

Loading icon

Black Cat e Ravenous Rats são descartes pontuais que visam um oponente e Yarok's Fenlurker exila um card ao invés de descartar. Thoughtpicker Witch controla o topo do baralho de um oponente impedindo que ele volte a ter ameaças relevantes. Dimir Machinations remove até três cartas do topo do baralho do oponente alvo, o que é muito eficiente contra alguns tutores e recursões.

Loading icon

Um dos recursos mais importantes do jogo são os pontos de vida, e contamos um algumas cartas dedicadas a este recurso.

Lampad of Death's Vigil além de ser outro de nossos motores de sacrifício, sempre que sua habilidade for ativada nossos oponentes perdem um ponto de vida e ganhamos um ponto de vida, e Falkenrath Noble e Vindictive Vampire têm habilidades desencadeadas similares.

Ad

Sling-Gang Lieutenant pode sacrificar um goblin para causar um ponto de dano a um oponente e nos conceder um ponto de vida. Ele mesmo é um goblin e a cada vez que ele entra no campo de batalha gera duas fichas de goblin. Syr Konrad, the Grim já é um clássico, sempre que uma criatura for enviada ou retirada do cemitério causa um ponto de dano a cada oponente.

Loading icon

A mana preta tem entre suas características a vasta quantidade de remoções, e nesse deck contamos com diversos tipos deles. Os sacrifícios lidam com criaturas que normalmente não poderiam ser alvos de mágicas ou habilidades e nessa categoria temos: Abyssal Gatekeeper, que ao ir para o cemitério desencadeia sua habilidade que diz que cada jogador sacrifica uma criatura, e a remoção global Fraying Omnipotence que reduz todos os recursos de todos os jogadores à metade.

Os marcadores negativos estão por conta de Tragic Slip, Ulcerate, Fume Spitter e nosso motor Plagued Rusalka, sendo úteis para remover criaturas indestrutíveis.

Loading icon

Nas remoções diretas Big Game Hunter destrói criaturas com poder maior ou igual a 4, Bone Shredder destrói criaturas não-pretas e não-artefato, Perilous Myr causa 2 de dano a qualquer alvo, útil contra planeswalkers. Bone Splinters, Eaten Alive e Spark Harvest são remoções ágeis contra alvos pontuais. Earthblighter é nossa remoção de terrenos e Shred Memory um remoção pontual de cemitério.

Loading icon

Dark Privilege é um motor de sacrifício que torna a criatura encantada um aristocrata que sacrifica uma criatura para regenerar, evitando remoções. Já Mirror Shield garante à criatura equipada resistência à magia e protege contra toque mortífero.

Loading icon

Fichas

Um finalizador eficiente em muitos baralhos de controle são as fichas. Optamos por criaturas que ao entrar no jogo colocassem duas ou mais fichas, ainda que estas fichas fossem pequenas, para criar rapidamente uma quantidade relevante. Weaponcraft Enthusiast, Marsh Flitter e Sling-Gang Lieutenant criam duas fichas cada ao entrar no jogo.

Loading icon

Ghoulish Procession e Ogre Slumlord criam fichas de forma sinérgica com nossa estratégia ao enviarmos criaturas não-fichas do campo para o cemitério. Já Desecrated Tomb cria fichas sempre que uma criatura deixa nosso cemitério, tendo grande sinergia com a habilidade do nosso comandante.

Loading icon

Linhas de Vitória

Ad

Nossa versão de Shirei, Shizo's Caretaker utiliza fortes elementos de controle para ditar o ritmo da partida. Nosso objetivo é colocar em jogo a comandante, um motor de sacrifício, um ou mais elementos de controle e uma forma de compra adicional.

Sendo os elementos de controle criaturas que removam ameaças e recursos dos oponentes e as compras adicionais, também por meio de criaturas, gerando ciclos de sacrifícios todos os turnos, criando uma vantagem exponencial até finalizar o jogo.

Já citamos alguns motores do baralho ao longo da matéria, mas existem algumas criaturas que foram adicionadas por suas habilidades que possuem como custo sacrificar uma outra criatura. Sendo ameaças relevantes cartas com Carrion Feeder, Bloodflow Connoisseur e Bloodthrone Vampire, que crescem à medida que sacrificamos outras criaturas.

Loading icon

Nossa linha de vitória alternativa está centrada em um combo de turnos infinitos envolvendo Coretapper e Magistrate's Scepter, que funciona da seguinte forma: viramos Coretapper para adicionar um marcador de carga a Magistrate's Scepter e sacrificamos o Myr para adicionar mais dois marcadores de carga. Em seguida viramos o Magistrate's Scepter e ganhamos um turno extra. Para tender ao infinito precisamos de uma recursão para Coretapper que pode ser Shirei, Shizo's Caretaker que vai devolver o Myr na fase final, fazendo que ele não esteja enjoado durante o turno extra, criando assim um loop.

Loading icon

Ao utilizar Scarecrone como substituto de nossa comandante nesta interação, vamos precisar que ele não esteja enjoado e ter quatro manas genéricas disponíveis. Devolvemos Coretapper para o campo de batalha ao utilizar a habilidade de virar de Scarecrone.

Loading icon

Upgrades

Existem muitas adições possíveis para este baralho, por exemplo, podemos melhorar a curva de mana substituindo criaturas por outras de mesma função, como Zulaport Cutthroat e Blood Artist.

Podemos optar por motores mais fortes como Altar of Dementia, Ashnod's Altar e Phyrexian Altar, e adicionar criaturas geradoras de mana mais eficientes como Pawn of Ulamog e Pitiless Plunderer.

Outras linhas podem adicionar Tortured Existence, Tormod, the Desecrator. Nim Deathmantle permite interações mais elegantes envolvendo sacrifícios infinitos, tendo acesso às cartas citadas, ou ainda dando mais uma opção para o combo de Coretapper + Magistrate's Scepter.

Conclusão

Este comandante é um dos meus favoritos por ser extremamente barato de construir e refinado de pilotar, permitindo desde escolhas estratégicas das mais simples às mais rebuscadas. Além disso, não deixa a diversão de lado, por ser um baralho temático e extremamente interativo, com grande consistência. Gostaríamos muito de ver outros comandantes assim em Kamigawa: Neon Dynasty.

Ad

Sugiro a leitura dos artigos:

- Primeiros spoilers de Kamigawa: Neon Dynastylink outside website

- Commander Deck Tech: Nicol Bolas - Suspend Controllink outside website

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!