Magic: the Gathering

News

Como organizar sua coleção de TCG

, updated , Comment regular icon0 comments

Dicas para organizar seus cards, e encontrá-los sem sufoco!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Como organizar grandes coleções na visão de um jogador de commander?

A maioria dos jogadores de Magic costuma iniciar no hobby com uma coleção modesta de cards. Porém, conforme o tempo vai passando e a coleção vai crescendo, começa a ficar cada vez mais complicado achar aquela carta comum, que você sabe que tem, e que vai encaixar perfeitamente no seu novo deck! Já cansei de ver gente comprando carta que já possuía porque pagar R$0,30 parece ser mais fácil do que encontrar a mesma em casa! Se você é novo no hobby, talvez ainda não tenha enfrentado este problema, mas provavelmente conhece gente que já enfrentou. Não importa se seu objetivo é jogar, trocar ou apreciar alguma arte. O ideal é que seja fácil de encontrar uma determinada carta que você sabe que possui. Nossa intenção com este artigo é dar dicas de como organizar seu deck, de modo a melhorar e agilizar sua experiência ao buscar alguma carta em sua coleção. Note que esta é apenas uma sugestão baseada em nossas experiências, e não um conjunto de regras rígidas. Não precisam ser seguidas cegamente, mas sim adaptadas a cada objetivo.

Ad

Formas de armazenar cards

Antes de chegarmos ao “como” organizar as cartas, temos que saber “onde” elas serão colocadas. Lá para a década de 90, a forma disponível para armazenamento de cartas era utilizar caixas de sapato ou de sabonete. Com o crescimento e a popularização de Magic, surgiu uma grande variedade de produtos que te fornece algum tipo de repositório prático e com uma arte bacana para guardar sua coleção. Exemplos não faltam: caixas de prerelease, deckbox de commander, caixas de bundle (antigos fatpacks) etc. Para minha organização, utilizo algumas caixas específicas compradas em papelaria, mas as mesmas podem facilmente ser substituídas por qualquer caixa de seu interesse que acomodem bem as cartas.

Para a organização da minha coleção, uso os seguintes repositórios:

Caixas de papelão nas dimensões 25 x 35 x12

• Divisória de fileiras de cartas feita de papelão manualmente;

• Divisória de tipos de cartas de Holiday Gift Box ou feitas de papelão manualmente;

Fichários

Estas caixas foram compradas em papelaria, e são particularmente úteis, pois tem um espaço que permite - com conforto, mas sem tanta folga - organizar 3 fileiras de cards, como pode ser observado na imagem abaixo.

Image content of the Website

Existem à venda diversas caixas criadas especificamente para armazenamento de coleções de cards que são, inclusive, muito utilizadas por lojas em geral. Estas provavelmente são opções mais adequadas do que as que uso. Abaixo podem ser vistos alguns exemplos.

Image content of the Website

Já sobre os fichários, tenho preferência por aqueles com folhas removíveis, para facilitar a arrumação conforme a coleção vai crescendo. Uso os fichários de folha fixa apenas para cards que estão para troca, pois são mais resistentes para serem levados de um local para outro. Abaixo, temos um exemplo de fichário customizável, que permite adição de novas folhas ao lado de um fichário de folha fixa, usado para transporte de cards.

Image content of the Website

Por onde começar?

É consenso que o ideal é começar juntando todas as suas cartas em um mesmo local. Você não vai querer organizar 5000 cartas só para descobrir que esqueceu de 300 em uma gaveta, e que vai ter que mexer de novo nas que já estavam organizadas, não é? Dependendo do tamanho da sua coleção, o ideal é que este local possa permanecer ocupado pelas cartas enquanto durar a organização. Uma vez que se certifique de que os cards estão todos juntos no mesmo local, a separação pode ser iniciada. Existem muitas conversas em fóruns sugerindo que se inicie separando por edição. Talvez, para estoques de lojistas, tal separação faça sentido. Mas, para quem tem como principal objetivo montar decks, isso pode acabar atrapalhando mais do que ajudando. Afinal, geralmente, se você precisa de um Raio, tanto faz a edição dele, certo? O ideal para montagem de decks é que cards iguais fiquem todos juntos. Sempre que estou realizando a separação de cards e encontro uma rara, mítica rara, ou staple bem bacana - que sei que terei interesse em usar (Estudo Rístico, por exemplo) - deixo numa pilha à parte, para colocá-las em fichários. As outras, comuns e incomuns, provavelmente ficarão em caixas.

Ad

Como separar sua coleção

A ordem de separação que sigo é a seguinte:

1. Separação por cor e lands

Verde / Branco / Vermelho / Azul / Preto / Multicolorida / Incolor / Terreno

Uma vez que esteja concluída esta separação, sigo para o seguinte passo dentro de cada cor

2. Tipos de cards

Criatura / Aura / Encantamento / Artefato colorido / Feitiço / Instantânea / Planinauta

Por fim, depois de ter pilhas de cards já separadas por cor e tipo, sigo para o terceiro passo.

3. Custo de mana convertido

Dependendo do tamanho da coleção, é um processo demorado e pode ser desgastante. Mas, se concluir, vai te facilitar muito no futuro. Ao concluir o passo 3, você verá que fica bem mais fácil juntar cópias repetidas de card. Se tiver costume de comprar boosters, jogar selados ou algo do gênero, você provavelmente vai descobrir que tem muito mais cópias do que precisa e de várias comuns e incomuns. Pode acabar descobrindo que tinha algumas preciosidades repetidas e tinha se esquecido completamente. Neste momento, você vai ter diversas pilhas de cartas ordenadas, prontas para serem guardadas em seus devidos lugares.

Divisão em seus fichários e caixas

Com os cards já organizados em pilhas, chegou finalmente o momento de inclui-los em seus fichários e caixas. As comuns e incomuns geralmente são as mais volumosas, mas são também as que devem tomar menos tempo no momento de armazenar. Basta colocá-las nas caixas, com divisórias de papelão separando as mesmas, da forma que achar mais interessante. No meu caso, prefiro usar divisórias para identificar Instantâneas, Feitiços, Criaturas, e uma outra divisória para o restante. Abaixo está um exemplo.

Image content of the Website

Já para as raras e bacanas, utilizo os fichários. Sigo na mesma divisão de tipos, mas evitando misturar tipos ou cores diferentes na mesma folha de fichário. Deixo também alguns espaços propositalmente vazios. Estes espaços facilitam o crescimento da coleção com o tempo. Ao final desta divisão, a parte de transição de cores das raras estará parecida com a da imagem abaixo.

Image content of the Website

Já os artefatos, mantenho separados por funcionalidade (Equipamentos, Pedras de Mana, Stax etc). Uma área de destaque da coleção, que me facilita muito montar decks para o Atog, é a área de pedras de mana. Todas que possuo estão no mesmo local, e já separadas por cor de mana gerada.

Mantendo a organização

Se conseguiu chegar até aqui, meus parabéns! O foco agora é manter arrumado, porque as cartinhas têm uma natureza caótica. Se você se distrair por 30 segundos, já fica uma zona de novo! O ideal é que, a cada aquisição de novas cartas, seja feita uma separação e organização nos espaços pré-definidos da sua coleção. Você vai ver que é muito mais fácil manter a organização do que fazer esse trabalho todo de novo! Espero que o artigo seja útil e que você consiga manter sua organização. Boa sorte, e até a próxima!