Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander: Marneus Calgar

, Comment regular icon0 comments

Dando sequência às análises de Universes Beyond Warhammer 40,000, apresentamos uma sugestão de deck budget do líder dos Ultramarines: Marneus Calgar.

Edit Article

“We are the Ultramarines, the Sons of Guilliman. Whilst we draw breath, we stand. Whilst we stand, we fight. Whilst we fight, we prevail. Nothing shall stay our wrath.”

- Marneus Calgar, Chapter Master of the Ultramarines

Os Ultramarines, capitulo mais famoso dos Space Marines, os são mais fortes e honrados entre os homens. Foram responsáveis por assegurar a sobrevivência do Império da Humanidade, quase que interinamente, após o evento conhecido como The Horus Heresy.

Altamente disciplinados, os corajosos filhos de Ultramar permaneceram fieis aos ensinamentos de seu Primarch Roboute Guilliman por mais de 10.000 anos, e são a principal frente de batalha desde a fundação do Império.

Ad

Loading icon

Como podemos esperar de uma encarnação da nobreza do Ultramarine, Marneus Calgar é imune ao medo. Onde os homens menores fraquejam e buscam proteção por medo de serem alvejados, Marneus Calgar faz um rápido balanço da situação, decide o melhor curso de ação e só se protege quando não há alternativa taticamente viável.

A coleção Universes Beyond Warhammer 40k apresentou alguns dos melhores comandantes do ano de 2022, trazendo novas opções aos jogadores casuais e aos mais competitivos. Marneus Calgar é o representante do Império da Humanidade.

Conhecendo Marneus Calgar

Marneus Augustus Calgar, o atual Mestre do Capítulo dos Ultramarines Space Marines, o Senhor Defensor da Grandiosa Ultramar e o Senhor de Macragge, capital mundial do Reino de Ultramar nas margens orientais da galáxia.

Desde que ascendeu ao posto de Mestre do Capítulo, Marneus Calgar empregou seu talento para táticas em campanhas incontáveis. Diferente de outras lideranças do Império, preza por seus subordinados e não joga seus homens inutilmente no inimigo, e sábio, entende que embora as vitórias possam começar com o general, são as tropas que levam o dia.

Os guerreiros de Calgar o seguem não apenas por dever, mas pela lealdade inabalável que sua presença inspira.

Marneus Augustus Calgar
Marneus Augustus Calgar

Acredita-se que ele seja o primogênito Space Marine, os seus feitos são tão numerosos que seria preciso viajar nas profundezas do mosteiro-fortaleza de Macragge, a Fortaleza de Hera.

No seu cerne, onde são mantidos os registros das proezas realizadas pelos maiores heróis dos Ultramarines, há vinte e oito volumes dedicados a Marneus Calgar sozinho neste santuário, uma contagem duas vezes maior do que qualquer outro Ultramarine, exceto o próprio Roboute Guilliman.

Loading icon

Sua habilidade de golpe duplo causa grandes quantidades de dano, trazendo a memória o saudoso Rafiq of the Many, permitindo inclusive uma abordagem Voltron, utilizando artefatos e encantamentos.

Extremamente versátil, Marneus Calgar é uma criatura robusta sua resistência permite sobreviver as principais remoções baseadas em dano e superar a maioria das criaturas predominantes do formato.

Esta lendária inédita tem destaque por suas flavor words — flavor words que nos foram apresentadas em Dungeons & Dragons: Adventures in the Forgotten Realms, funcionam como as Ability words (Voar, Iniciativa, Golpe Duplo, etc.), concedendo habilidades únicas baseadas no flavor.

Sua presença no campo de batalha é imensa, ao criar fichas de Astartes Warrior, e comprando cartas ao gerar fichas, traz muito valor podendo definir o jogo rapidamente.

Entendendo o Deck

Loading icon

Baralhos de fichas com a identidade Esper Magic Symbol uMagic Symbol wMagic Symbol b são centrados majoritariamente em artefatos e deste modo seguindo por diferentes linhas de vitória.

A habilidade do comandante converte fichas em compra de cartas, podendo ou não ser de criaturas, característica relevante que expande a possibilidade para subtemas como Treasure, Clue,Thopter, etc.

Ad

Sua segunda habilidade gera a possibilidade de explorar temas de mana infinita para criação de fichas e por sua vez comprar cartas, sendo uma possibilidade de finalizador e complementar a primeira habilidade. Uma vez que temos fichas como mecânica principal, podemos explorar diferentes métodos.

Image content of the Website

A versão Budget escolhemos não é centrada em linhas de mana infinita, ainda que existentes. A opção foi seguir por temas de geração de valor em um jogo midrange consistente e cadenciado. Escolhemos seguir por uma linha onde a criação de Clues foi priorizada pelos motivos que veremos a seguir.

Compras e Vantagem em Cartas

O grande motor de compra desde baralho é o comandante Marneus Calgar que tem em suas habilidade - Master Tactician é uma ferramenta de vantagem em cartas muito poderosa, gerando compras adicionais sempre que uma ou mais fichas entrarem em jogo.

Sua grande capacidade de interações desencadeando repetidas vezes fazem desta habilidade única. Sabendo disso, temos aproximadamente 40 cartas de compra diretas ou indiretas no baralho, o que garante as cartas jogadas sempre sejam repostas, mantendo um desenvolvimento resiliente.

Investigar

Investigar é uma Ação de Palavra-Chave que contem a instrução: Coloque no campo de batalha uma ficha de artefato incolor do tipo Pista com "Magic Symbol 2, Sacrifique este artefato: Compre um card.".

Ou seja, a cada vez que indicar que você deve investigar, é uma ação em separado gerando um gatilho diferente para a habilidade de Marneus Calgar. Permitindo que cartas como Confirm Suspicions e Tivit, Seller of Secrets comprem múltiplas cartas, assim como mágicas como Hard Evidence, que ao criar o Crab Token compra uma carta e ao investigar compra outra.

Pistas permitem ao longo do jogo gerar uma vantagem em cartas agressiva sem precisar utilizar cartas da mão e aproveitar a mana aberta para interações, evitando o desperdício de mana quando optamos por uma abordagem mais reativa ao invés de proativa, mantendo o gás com a passagem dos turnos.

Pensando em explorar esta mecânica, adicionamos um pacote cartas com a Palavra-Chave Investigar:

Loading icon

Dentre as diversas cartas com esta mecânica, algumas merecem ser observadas mais de perto, a começar pelo terreno Havengul Laboratory:

Loading icon

Este terreno permite investigar ao custo de virar e mais quatro mansa, semelhante ao artefato Magnifying Glass, contudo vemos sua real habilidade ao sacrificarmos três ou mais pistas em um único turno — momento que ativamos a transformação em Havengul Mystery.

Ad

Ao transformar, reanimamos uma criatura de nosso cemitério sem restrições. Quando esta criatura deixa o campo de batalha, o terreno volta a face original, pronto para uma nova utilização. Uma das melhores formas de sacrificar exatamente três Clues é com ativação de Tamiyo’s Journal.

Loading icon

Tamiyo’s Journal produz fichas de Pista adicionais a cada turno, o que pode ser relevante em construções de budget mais baixo, contudo sua habilidade ativada pode tutorar qualquer carta do baralho diretamente para mão. Uma seleção de cartas eficiente e poderosa, sinérgica com Eloise, Nephalia Sleuth.

Loading icon

Lutando pelo título de principal comandante do tema Pistas temos Eloise, Nephalia Sleuth, embora seus rivais Dennick, Pious Apprentice e o primoroso Lonis, Cryptozoologist.

Eloise extrai vantagem de todos as fichas sacrificadas filtrando o deck, atuando como uma poderosa ferramenta de card selection. Uma carta que tem uma sinergia semelhante é Thorough Investigation, que permite que disparemos pela masmorra rapidamente selecionando as mais vantajosas salas, criando muitas fichas e consequentemente comprando ainda mais cartas.

Loading icon

Dennick possui uma função dupla, seja atuando como um grave hate importante, ou nossa função de interesse em criar pistas sempre que uma criatura é enviada para o cemitério não importando de onde ela vem, o que associado a descartes gera um grande impacto.

Podemos descartar cartas com efeitos das cartas Scuttletide e Shorikai, Genesis Engine, gerando uma vantagem explosiva.

Loading icon

Poucas são as cartas tão versáteis quando Disorder in the Court, podendo ser utilizada de forma proativa desencadeando ETBs poderosos como das criaturas Tivit, Seller of Secrets, Wernog, Rider’s Chaplain e Ethereal Investigator, cujo as habilidades de Entrada no Campo de Batalha são semelhantes, Investigando um número de vezes igual à quantidade de oponentes.

Tivit, Seller of Secrets desencadeia adicionalmente sempre que causa dano de combate a um oponente.

Wernog, Rider’s Chaplain ao sair do campo de batalha e Ethereal Investigator gera fichas de Spirit sempre a o seu controlador comprar a segunda carta em um turno. Pode usar Disorder in the Court como truque de combate removendo ofensores perigosos, exilando fichas dos oponentes e entre outras utilizações.

Forces ot the Imperium

Já abordamos detalhadamente o pré-construído de Warhammer 40,000: Forces ot the Imperium em um artigolink outside website anterior.

Algumas das lendas disponíveis no precon são poderosos comandantes, além de ótimos participantes da nossa lista. Vamos comentar alguns deles e suas possibilidades, uma vez que estão na identidade de cor de Marneus Calgar e seus combos e linhas de vitória podem ser adicionados ao deck sem prejuízos a nossa estratégia principal.

Ad

Loading icon

A comandante principal do baralho Forces ot the Imperium - Inquisitor Greyfax, que além de conceder Vigilance e um incremento de ataque, tem em sua habilidade ativada um forte controle de campo, que ao ser ativado Investigate. Sua habilidade pode ser potencializada com combos de Isochron Scepter e Dramatic Reversal controlando todo board state.

Loading icon

Esta carta possui múltiplas habilidades desencadeadas que geram fichas, sendo a primeira que cria uma ficha de presença marcante o demônio lendário Cherubael.

A segunda habilidade investiga um número de vezes igual ao dano de combate causado por Eisenhorn, podendo ser explorada ao adicionar buffs, gerando um número importante de fichas. Suas habilidades na zona de comando direcionam por linhas de combo com Time Sieve, quee pode ser facilmente adicionado a este baralho. Nesta linha a adição de Academy Manufactor também é recomendada.

Loading icon

Esta carta é capaz de um poderoso card selection utilizando as fichas para cavar artefatos no baralho, sendo muito útil e eficiente em listas voltadas para combos com artefatos. Semelhante a Glacian, Powerstone Engineer, com a diferença de não triturar as cartas, e utilizar criaturas para contagem.

A habilidade primária de Belisarius Cawl utiliza artefatos para criar fichas de criaturas alimentando sua habilidade mais forte. Encontramos possibilidades de shenaningans com untappers e Intruder Alarm.

Base de Mana

O pacote de terrenos priorizou o uso de terrenos básicos e terrenos utilitários que fosse capazes de ser utilizados no turno em que são jogados e corrigissem as cores de mana.

Os custos com ativações da habilidade são mana sink utilizando toda a mana disponível para gerar vantagem, e para maximizar seus efeitos a utilização de artefatos para o ramp é a opção mais viável na identidade de cor.

Loading icon

Algumas criaturas, como Loyal Warhound e Knight of the White Orchid, atuam de maneira complementar adicionando terrenos extras e Tivit, Seller of Secrets gera uma quantidade considerável causando grande impacto no mid e no late game. Tezzeret the Schemer tem esta função entre suas opções positivas de lealdade.

Loading icon

Interações e Remoções

O pacote de remoções tem como uma de peças Tezzeret the Schemer que utiliza a contagem de artefatos para reduzir a resistência de uma criatura, ampliando o poder, versátil no início do para o meio da partida causa grandes danos utilizando o comandante, ou ainda retira ameaças indestrutíveis.

Oust penaliza oponente duas vezes, removendo uma criatura do campo de batalha e atrasando seu jogo ao adicionar cartas ao topo do baralho. Kabira Takedown é uma destruição ágil baseada em dano, Doomskar e Terminus são remoções globais de baixo custo para ganhar aqueles turnos cruciais no início do jogo.

Ad

Loading icon

Dentro das remoções também contamos com algumas mágicas que exilam uma ou múltiplas permanentes.

Rite of Oblivion pode ser utilizando mais de uma vez, Disorder in the Court afeta X alvos, Despark por apenas duas manas remove qualquer permanente não terreno com custo 4 ou maior.

Declaration in Stone tem múltiplos alvos de mesmo nome, Ravenform e Resculpt lidam com criaturas e artefatos, Dispatch por uma mana remove uma criatura, e Baleful Mastery lida com criaturas ou planeswalkers.

Loading icon

A utilização de respostas na forma de anulas em jogos casuais é muito discutida, entretanto algumas mágicas são poderosas demais para serem jogadas, então contamos com um pequeno pacote de interações para estes momentos.

As clássicas Counterspell e Negate, simples e eficientes, e as joias escondidas Unified Will e Protect the Negotiators que são anulações que contam com o número de criaturas em jogo sob nosso controle, ou seja, ideais para baralhos com o tema fichas.

A utilização de formas de proteção para o comandante na forma de artefatos é recorrente no formato, e os equipamentos na forma de "botinhas" ganharam um reforço com Winged Boots, para acompanhar as sempre elegantes Swiftfoot Boots. Outra proteção interessante para este baralho é Giant's Amulet, dada a possibilidade de criar uma ficha de criatura ao ser jogada.

Loading icon

Condições de Vitória

Chapter Master tem grande sinergia com a primeira habilidade criando duas fichas por Magic Symbol 6. Embora pareça um alto custo, as fichas tem um bom poder e resistência e a habilidade de vigilância, atuando de forma ofensiva e defensiva, impondo uma pressão sobre os oponentes. O fato de gerar múltiplas fichas sem restrições adicionais torna Marneus Calgar um motor de combo eficiente e um mana sink a ser respeitado.

Nossa opção de combo foi com a utilização de Basalt Monolith e Rings of Brighthearth, gerando mana infinita e dando a possibilidade de ativar a habilidade de Marneus Calgar quaisquer número de vezes. Outras variantes têm Heartstone e uma forma de animar Basalt Monolith, e nesta configuração de baralho contamos Tezzeret the Schemer e Rise and Shine.

O Combo

Loading icon

1) Gere Magic Symbol 3 manas com Basalt Monolith e utilize elas para desvirá-lo. Com a habilidade de desvirar na pilha use Magic Symbol 2 manas para copiar a habilidade de desvirar do Basalt Monolith com Rings of Brighthearth;

2) Deixe a primeira habilidade resolver desvirando o Basalt Monolith, vire o Basalt Monolith gerando Magic Symbol 3 manas e então deixe a segunda habilidade de desvirar resolver;

Ad

3) Repita os passos 1 e 2 para gerar mana incolor infinita.

A variante

Loading icon

1) Heartstone reduz o custo das habilidades de suas criaturas em uma mana;

2) Transforme Basalt Monolith em uma criatura com Rise and Shine;

3) Vire Basalt Monolith para adicionar Magic Symbol 3 manas, e pague Magic Symbol 2 manas para desvirá-lo.

Repita o processo para mana infinita.

Outra variante

Loading icon

1) Heartstone reduz o custo das habilidades de suas criaturas em uma mana;

2) No início do combate: transforme Basalt Monolith em uma criatura com a Tezzeret the Schemer Emblem;

3) Vire Basalt Monolith para adicionar Magic Symbol 3 manas, e pague Magic Symbol 2 manas para desvirá-lo.

Repita o processo para mana infinita.

Vencendo sem combo

A massa crítica de criaturas acaba sendo o finalizador mais comum dos jogos com o baralho dentro do modelo atual.

As cartas Sedgemoor Witch, Alela, Artful Provocateur, e especialmente Thalisse, Reverent Medium, geram muitas criaturas durante o jogo. Ainda que habilidades ativadas como as de Scuttletide, Nadir Kraken e Marneus Calgar sejam as primárias, Shorikai, Genesis Engine e Belisarius Cawl são muito úteis.

Outra carta que precisamos comentar é o payoff Junk Winder, que gera um controle de campo muito eficiente.

Loading icon

Mechanized Production é uma carta que pode ser um gerador de fichas importante, contudo quando não retirado do campo de batalha tende a finalizar os jogos no turno seguinte ao que entrou em campo, uma vez que esta aura pode ser anexada a fichas de artefato como Pistas e Tesouros.

Loading icon

Durante os testes, esta carta mais de uma vez finalizou o jogo após uma remoção global jogada por nossos oponentes, nada mais surpreendente e letal que transformar todas as fichas de Pista em criaturas 4/4.

Loading icon

Considerações Finais

Criar este baralho foi uma experiência muito divertida, afinal Esper não é popularmente conhecido por estratégias proativas. No entanto, o tema de artefatos é algo que acompanha estas cores desde antes do fragmento receber este nome.

Uma percepção que possuo é que ele vem sendo remodelado, dando mais agressividade e balanceamento, gerando um fortalecimento do fator tempo, criando uma tendência de baralhos de midrange ao invés dos hard controls, locks e stax, especialidade destas cores por muito tempo.

Marneus Calgar com Power Level elevado

Esta versão é uma das primeiras testadas e explora ao máximo a interação do comandante com as fichas geradas, ampliando as possibilidades de combo e interações. Ainda é um baralho casual, mas dentro de um field com um power level elevado.

Ad

Sem maiores restrições contamos com linhas de Ashnod's Altar, Training Grounds, etc. Podendo ser ampliado com uma base de mana com rocks positivas, tutores melhores e linhas de combo mais velozes como Isochron Scepter, Thoracle & Consultation.

Loading icon

Espero que você tenha encontrado algumas ideias interessantes para melhorar o seu baralho e entrar nas fileiras do Império ao lado dos Space Marines. Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!

The Emperor Protects!