Magic: the Gathering

Deck Guide

Elfos UG Pauper: Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon0 comments

Elfos, a tribo mais amada ou odiada do Pauper? Vamos falar sobre seu posicionamento no metagame atual, além de dicas de postura de jogo e sideboard!

Edit Article

Sobre o Deck

Salva galera, tudo bom? Eu sou Tiago Fuguete, e o deck de hoje é o meu favorito, pois foi o meu primeiro, mas sei que muitos jogadores odeiam jogar contra e vou explicar o motivo, mas também falar como essa amada tribo está no nosso metagame atual.

A primeira pergunta é:

Porque jogar de Elfos no Pauper?

E a resposta é bem simples, a tribo é forte e está relativamente bem no metagame atual.

Mesmo tendo muitas remoções pontuais e algumas globais como Fiery Cannonade e Suffocating Fumes, o deck hoje conta com algumas cartas de compra que facilmente você pode voltar pro jogo após tomar essas remoções — cartas como Lead the Stampede, Distant Melody e em algumas versões também Winding Way — digo em algumas versões, pois não é uma carta que costumo usar, mas pode ser muito útil.

Ad

A segunda pergunta é: Porque quem não joga de Elfos odeia tanto esse deck?

E aqui a resposta é ainda mais fácil: é porque com certeza já perdeu para Elfos em apenas um ataque e tomando muito dano, ou até concedeu antes para nem ver quantos ia levar de dano. A força dos Elfos, unidos, é avassaladora, e o deck pode ser muito rápido.

Nossa lista:

Loading icon

Falando sobre minha lista, tenho que destacar uma carta em especial que foi a última adição no deck, sendo ótima em várias situações além de ser custo 1 com um corpo 1/2, ter alcance e poder bloquear criaturas com voar — em especial as fadas. Além disso, é mais uma fonte de mana colorida:

Loading icon

Também temos algumas cartas bem importantes no deck :

Loading icon

A primeira carta que quero falar é a Sylvan Ranger, que com a chegada do Jaspera Sentinel, foi muito cogitada para sair da lista. Eu mesmo cheguei a jogar sem ela algumas vezes e acabei sentindo falta, pois com o deck tendo 8 criaturas para gerar a mana azul, elas podem tomar remoção. Já com Sylvan Ranger, a Ilha é garantida e podemos ter os anulas para nos proteger.

A Lys Alana Huntmaster eu gosto muito, mas entendo que tem vários jogadores que acabam não utilizando. Mesmo com os Elfos gerando muitas manas, o fato dela custar 4 manas não deveria atrapalhar, mas às vezes acontece. Nessa lista eu coloquei 3 cópias porque sinto que ela mais me ajuda do que atrapalha.

Já a Distant Melody, quero comentar que não a troco por Winding Way e nem pela nova You Meet in a Tavern que passou a ser Pauper. Só quem já fez uma Distant Melody comprando 10 ou até mais cartas vai entender o quanto essa carta é forte, e ainda é compra de cartas e não apenas criatura. Ou seja, você não perde seu sideboard ou alguma mágica importante.

Mulligan e Postura de Jogo

Se você nunca jogou de Elfos, tenho certeza que já esqueceu de fazer algum efeito e deixou de baixar uma criatura, ou até mesmo perdeu um letal por errar nas contas. Mas fique tranquilo, pois você não é o único que passou por isso. O deck de Elfos pode até parecer simples de jogar, mas não é tão assim. É necessário entender algumas interações, e isso você só consegue com muito treino.

Nossa postura deve ser de um jogador de Aggro e em muitas vezes de jogar no all win, o famoso pensamento de "se ele tiver a global eu perco", ainda mais quando ainda é G1, onde quase nenhum oponente vai ter essa "global".

Com os Elfos precisamos lembrar e pensar sempre: "eu não quero perder toda a minha board de uma vez". Com isso em mente, vamos baixar Elfos o suficiente pra ganhar o jogo. Repare que eu disse o suficiente; você não precisa ser um desesperado e fazer o deck todo. Vamos jogar no all win, mas muitas vezes e dependendo de contra qual oponente estamos jogando, também tomaremos cuidado para não desperdiçar recursos.

Nossa lista joga com poucos terrenos, são apenas 14, sendo 13 Florestas e 1 Ilha. Se compararmos com outros decks isso é realmente muito pouco, ainda me arrisco em dizer que não me lembro de um Pauper que jogue com menos.

Ad

Às vezes, isso nos faz mulligar com uma certa frequência, mas não vejo tantos problemas em um mulligan com nosso deck. Temos 8 cartas de draw e muitas vezes uma mão com 1 land é o suficiente para baixar tudo e colocar pressão no oponente — e encaixando um Lead the Stampede ou Distant Melody, estaremos muito bem no jogo.

Gameplay

Deck: Elfos | Gameplay Pauper

Sideboard contra as Principais Matchs

vs. Gruul LD

Quero começar falando dessa match por que, com o crescimento de Grrul LD no meta, o Elfos acabou crescendo também e é fácil entender o porquê: Elfos é um predador do LD, já que não faz sentido nenhum destruir os nossos terrenos se nossas criaturas também geram manas.

Nessa match, o nosso problema maior é pós-side, já que o oponente vai ter Fiery Cannonade contra a gente, mas também temos sideboard e o jogo continua sendo bom.

Uma situação que deve se repetir muito no pós-side é, em muitas vezes, tirar o Lead the Stampede ao invés de Distant Melody. Isso acontece porque o Lead the Stampede vai acabar jogando nosso side pro fundo do deck e a Distant Melody compra o side.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Affinity

Nessa match tenho certeza que algumas pessoas vão dizer que falta mais Gleeful Sabotage no nosso side, mas minha explicação é que o único Gleeful Sabotage não é para os terrenos do Affinity e sim contra o Makeshift Munitions, que nos dar mais problema do que as Galvanic Blast ou as criaturas que o Affinity possa ter "de graça".

Falando em criaturas, está aí o nosso segundo maior problema, o Krark-Clan Shaman — que facilmente limpa nossa board e não conseguimos interagir tão fácil. Fique atendo.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Bogles

Aqui temos uma match muito boa pro nosso deck, mas um cuidado deve ser tomado aqui ou pode virar uma bad match. Precisamos ter a Wellwisher logo cedo em jogo e, em teoria, conseguir ganhar mais vida do que nosso oponente consegue tirar ao nos atacar.

Como esse jogo já é bom, não temos muito o que mudar de side. A carta principal é o Gleeful Sabotage para destruir algo específico que posso estar nos atrapalhando, como um encantamento que proporcione atropelar, proteção ou até mesmo algum ganho de vida.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. UB Fadas ou UR Fadas

Qualquer um desses oponentes é chatinho pra gente jogar contra, pois os dois tem a Spellstutter Sprite, que anula quase tudo do nosso deck.

Ambos tem muitas remoções pontuais e ainda tem global, porém tem uma diferença nisso. O UB Fadas costuma ter o Suffocating Fumes e até o Echoing Decay já no main deck, então é um cuidado que temos que tomar já no G1. Já o UR Fadas vai ter a Fiery Cannonade e até o Electrickery, mas normalmente sempre no sideboard, o que nos dá um G1 um pouco melhor.

Ad

Uma outra grande diferença é no pós-side, já que nosso anula é a Blue Elemental Blast, que só vai ser usada contra o UR Fadas.

Uma vantagem que podemos usar já no G1 é o Jaspera Sentinel que, como disse lá no começo, é ótimo contra as fadas.

Já no side temos cartas boas contra os dois decks, lidando muito bem contra as fadas, como Scattershot Archer, Spidersilk Armor e até Viridian Longbow, apesar dessa última eu não gostar muito.

Vou deixar side contra os dois, já que contra o UR nos usamos a Blue Elemental Blast e contra o UB não.

Side in Vs. UB Fadas

Loading icon

Side out:

Loading icon

Side in Vs. UR Fadas:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Elfos

O que falar dessa mirror? Você que leu até aqui já viu uma mirror de Elfos? Cada jogador com muitas criaturas na mesa e muitos pontos de vida e se perguntando como o jogo acaba? Então, esse é um resumo dessa partida.

Essa é mais uma mirror que quem começa e tem um pouco mais de sorte ganha. Praticamente quem faz um Lead the Stampede, a Distant Melody ou o Timberwatch Elf primeiro acaba ganhando.

No side tem uma carta que também pode fazer diferença, o Viridian Longbow, mas só se o jogo fica parado. Eu sinto que se você deixa o artefato em jogo e passa o turno, aí seu oponente gera muita mana e faz muitas criaturas primeiro, ter o Viridian Longbow não vai adiantar tanto.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Palavras Finais

Finalizando mais um artigo, recomendo que jogue com o deck. É divertido, forte e seus oponentes vão ficar de cara quando, em um turno, você fizer mais de 10 criaturas, ganhar muita vida ou em um único ataque e finalizar o jogo.

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar aqui nos comentários, que volto para conversarmos sobre!

Muito obrigado e espero que tenha gostado da leitura.