Guia de deck cEDH budget até 500 reais: Elsha do Infinito

Magic: the Gathering

Commander

Guia de deck cEDH budget até 500 reais: Elsha do Infinito

Este artigo traz uma lista de Elsha do Infinito, uma comandante bastante divertida e popular com uma estratégia diferente do que encontramos em decks deste budget.

By FELIPE, 12/16/21 - Comment regular icon0 comments

Versions:

Edit Article

Introdução

E aí, galerinha, trouxe aqui para vocês mais uma lista de Commander otimizado que segue algumas limitações e restrições, que são: • O deck deve custar até 500 reais no momento de sua criação. • O(s) Comandante(s) não estão incluídos no valor final do deck. • O deck foi construído para ser o mais forte e consistente possível mediante as limitações do deck. • Terrenos básicos estão incluídos no valor final. • Os decks devem respeitar a lista de Banidas/Restritas da Wizards of the Coast.

Ad

A lista que será apresentada foi criada por mim em conjunto com o jogador Eduardo Lorram, sendo desenvolvida para operar contra outros decks que estejam na mesma faixa de preço. Espero que as decisões tomadas na definição desta Decklist auxiliem vocês leitores a se aventurarem no mundo de decks otimizados até 500 reais. Para mais informações sobre listas de até 500 reais, clique aqui.

Plano de Jogo

Este deck busca acelerar no início de jogo para garantir mana extra e até adiantar a comandante, para encontrar algum tutor para as wincons do deck ou segurar oponentes que tente vencer antes de você, e para isso contamos com um grande pacote de ramps, tutores e interações.
Loading icon

Analisando a Comandante

Loading icon
A Elsha é uma chave do deck. Mesmo possuindo um custo de mana médio , não é impossível conjurá-la nos turnos 3 e 4. Quando ela está em campo, nos permite olhar e conjurar os cards no topo do nosso grimório, funciona como se tivéssemos uma carta a mais na mão e que sempre se repõe quando a utilizamos, além disso se a carta do topo do grimório não for um terreno ou uma criatura, ela permite que a conjuremos como se tivesse lampejo. Sendo assim, Elsha consegue ser uma boa forma de garantir mágicas, e ainda nos permite conjurar planeswalkers, encantamentos, artefatos, e feitiços como se tivessem lampejo, tirando a necessidade de virar mana durante o seu próprio turno.

Ganhando os jogos

Este deck possui duas linhas de combo diferentes, falarei deles a seguir, explicando como cada um funciona:

Elsha + Tampo + Redutor

O combo mais consistente do deck dependendo somente da comandante, do Sensei's Divining Top, e de algum redutor de custo de artefatos como Etherium Sculptor ou Starnheim Courser, além disso, é necessário ter algo que te proporcione a vitória; para isso nós temos o Laboratory Maniac, mas ele só é necessário quando o combo já está finalizado.

Condição para o combo:

Elsha no campo, um redutor no campo e Sensei's Divining Top na mão e três manas disponíveis, sendo uma azul e o resto incolor. 1. Conjure o Tampo de Adivinhação do Sensei por zero manas. 2. Vire-o para comprar uma carta e colocá-lo no topo do seu grimório. 3. Conjure-o do topo, graças a habilidade da Elsha. 4. Vire-o para comprar uma carta e colocá-lo no topo do seu grimório. Repita os passos 3 e 4 até não possuir mais cartas no grimório, depois conjure o Maníaco e ative a habilidade do Tampo, com isso você vencerá o jogo. Substituições É possível, caso a Elsha esteja custando muita mana, que você não possua meios de conjurá-la. Nesse caso há a possibilidade de utilizar Mystic Forge para substituir a Elsha, porém ela não garante lampejo para as mágicas do topo.

Twin + Caster

Este combo é muito útil, pois ao mesmo tempo que consegue te ganhar o jogo quando se possui ambas as peças, também pode servir para outras coisas quando necessário.

Ad

Condição do Combo:

Dualcaster Mage e Twinflame/Heat Shimmer na mão, estar na main phase 1, e ter mana para conjurar as cartas. 1. Conjure o Twinflame/Heat Shimmer, dando alvo em alguma criatura válida, segurando a prioridade. 2. Conjure o Dualcaster Mage, copiando a mágica que você havia conjurado, criando uma cópia da mágica. 3. Com a cópia da mágica, de alvo no Dualcaster. 4. Com a cópia do Dualcaster, dê alvo na mágica. 5. Repita os passos 3 e 4 até você ter criaturas com ímpeto o suficiente para matar seus oponentes e mais um pouco. Com isso você terá dano o suficiente para matar seus oponentes na fase de combate, ganhando o jogo.

Análise dos pacotes do deck

Separei as cartas do deck em pacotes para poder explicá-las melhor sem falar diretamente de cada uma delas, exceto as que precisam de uma certa atenção, os pacotes em que separei as cartas deste deck são: Ramps e Redutores, Tutores, Card Draw e Interações.

Ramps e Redutores

Loading icon
Esse deck possui os todos os artefatos possíveis de custo um e dois para entrarem o mais cedo possível no jogo como Sol Ring, Talismãs, Sinetes e outros tipos de pedras de mana. Isso somado a base de mana do deck, minimiza muito as chances de faltar mana de alguma cor específica, além disto o deck também possui uma carta que ajuda bastante a manter turnos mais longos que é o Storm-Kiln Artist que auxilia a manter mana disponível, mesmo conjurando muitas mágicas no turno, assim mantendo a relevância das interações .
Loading icon
Redutores são uma parte essencial desta lista, literalmente fazendo parte da wincon principal, e em sua maioria reduzem custos de artefatos do deck,mas como não é um deck totalmente baseado em artefatos, estes redutores podem acabar não sendo tão úteis assim ao longo das partidas, porém viabilizam turnos mais explosivos transformando pedras de mana negativas em neutras e sendo aproveitados mais vezes por turno por este motivo. O Goblin Electromancer está na lista justamente pelo seu potencial de reduzir os custos de mais de um terço do deck. Mesmo sendo somente um redutor, pelo simples fato de utilizá-lo, mesmo sendo raro, você conseguirá manter mais mana disponíveis para outras coisas

como anular seus amiguinhos

e assim gerar mais valor e interagir mais com os oponentes.

Tutores

Loading icon
Essa lista possui todos os tutores viáveis de artefato possíveis,

mais que a Sharuum, mas não deixa ela saber disso não,

e tudo isso para garantir ainda mais consistência para encontrar a peça mais importante do combo, o Sensei's Divining Top, que pode ser encontrado por Dizzy Spell, mas além do Tampo, existem interações chaves que podem ser encontradas por ele.

Ad

Contamos também com Fabricate, Reshape, Goblin Engineer, Inventors' Fair e Whir of Invention que além de encontrarem o Tampo, podem encontrar os redutores de custo, Trinket Mage, que encontra o Tampo e o Sol Ring, Tribute Mage e Muddle the Mixture que encontram o Etherium Sculptor, o redutor de mais baixo custo do deck e o Twinflame, caso já possua o Dualcaster. E por último dos tutores, mas não menos importante, temos Solve the Equation, que pode buscar interações importantes e o Twinflame e Heat Shimmer, caso seja necessário.

Card Draw

Loading icon
Esta lista é mais spellslinger, se beneficiando de conjurar múltiplas mágicas ao invés de uma ou duas mágicas com um grande efeito, porém ela ainda é mais voltada para o Control, já que sua Wincon tende a ser mais custosa e demorada de se alcançar. Brainstorm é uma cantrip indispensável em qualquer deck azul, porém quando falamos de decks com a Elsha de comandante, ela se torna um pouco melhor, já que é possível, com a Elsha em campo, dar flash para as cartas na sua mão colocando-as no topo do seu grimório, desde que não sejam criaturas ou terrenos, esse deck também está equipado com diferentes formas de gerar cartas extras na mão de maneira lenta e gradativa como Whirlwind of Thought, Verity Circle e Archmage Emeritus que geram card advantage no decorrer da partida, e Jeskai Ascendancy que não gera card advantage, mas vai filtrando a sua mão. Além disso, a lista possui muitas cartas que funcionam como interação e também podem filtrar a sua mão, como Blink of an Eye, Into the Roil, Izzet Charm e Cathartic Pyre que podem se repor ou filtrar as cartas da sua mão. Esta lista utiliza de cartas com o efeito de “Looting”, que é descartar e comprar na mesma quantidade ou comprar uma a mais do que descarta, que normalmente é um efeito mais barato do que simplesmente comprar. Um exemplo disso é Faithless Looting, que não geram cartas extras na mão, mas mesmo assim são muito boas pelos seu baixo custo e pelo número de cartas filtradas.

Interações

Loading icon
As interações desse deck foram pensadas para afetar e parar os combos mais comuns utilizados em listas desse budget, counters de baixo custo como Dispel, Miscast, Spell Pierce, Negate, Delay, Muddle the Mixture e Counterspell são interações de baixo custo e que abrangem um bom leque de cartas que conseguem anular.

Ad

Izzet Charm além de poder anular, pode matar criaturas problemáticas, Abrade, Cathartic Pyre, Blink of an Eye, Into the Roil, Resculpt, Reality Shift, Flame Sweep e Mogg Salvage lidam com o que já está no campo, voltando para a mão, dando dano ou exilando. É muito importante salientar a importância de entender como o deck dos seus oponentes funcionam para interagir com eles da melhor maneira possível. Silence é uma interação fortíssima para impedir seus oponentes de interagirem com o seu combo ou impedir eles de continuar com o deles.

Pontos Fracos e Fortes

Pontos Fracos

-O Deck tem um combo forte e eficiente com a comandante, porém o Tampo é uma carta muito cara e que consumiu mais de 20% do budget. - O Deck não consegue travar todos os oponentes ao mesmo tempo, lidar com o ônus das interações sozinho com este deck é algo que acaba te colocando muito para trás.

Pontos Fortes

- O Deck consegue combar em instant speed e quando as condições do combo estão em campo é muito difícil pará-lo, já que não tem quase nenhum custo de mana envolvido. - A Comandante é divertida e popular, e muitas vezes pode acabar engando seus oponentes, já que muitos dos decks de Elsha são mais casuais. - Consegue se proteger relativamente bem dos outros decks, principalmente se você souber a hora de combar, minimizando as interações dos oponentes, como piloto do deck.

Finalizando

Encerro este artigo por aqui, fiquem ligados que em breve teremos mais uma guia de deck cEDH budget! Se quiserem que eu tente elaborar alguma lista de cEDH budget de um comandante ou de uma estratégia específica, podem colocar nos comentários que eu averiguo e provavelmente trago em artigos futuros. Até a próxima!
Profile Main Image

FELIPE

Começou a jogar Magic em M20 em 2019. Foi iniciado no cEDH no mesmo ano, quando amigos mostraram a ele o formato. Prefere decks control e busca aperfeiçoar seu deckbuilding.

Social Twitter Brands icon

User profile image

Be the first to comment

Same Author

How to Stop Combos in Commander: Answers Guide pt. 3

Combo Breaker

How to Stop Combos in Commander: Answers Guide pt. 3

The third episode of my article series where I talk about combos used in Commander and way...

Top 10 Streets of New Capenna cards for cEDH

New Capenna cEDH

Top 10 Streets of New Capenna cards for cEDH

In this Top 10, I evaluate the best Streets of New Capenna cards for competitive Commander...

Commander: Top 10 Cards from Streets of New Capenna

Commander Top 10

Commander: Top 10 Cards from Streets of New Capenna

In this Top 10, the best Streets of New Capenna cards for Commander will be evaluated, co...

Commander Deck Tech: Nymris, Oona's Trickster

Commander Deck Tech

Commander Deck Tech: Nymris, Oona's Trickster

This article talks about a Nymris, Oona's Trickster deck that handles very well against di...

How to stop Combos in Commander: Answers Guide Pt. 2

Stopping Combos

How to stop Combos in Commander: Answers Guide Pt. 2

My second article on this series where I explain some of the most played combos in Command...

How to Stop Combos in Commander: Answers Guide pt. 1

Commander Combos

How to Stop Combos in Commander: Answers Guide pt. 1

On my new article series, I talk about combos used in Commander and cite ways to fight the...

More from same author

Most read today articles

X
Hi