“Quando lutamos, lutamos juntos!”
- Joshua Rosfield
Você está cansado(a) do estereótipo de deck Boros só funciona com tokens ou equipamentos? Então encontrou o artigo certo para expandir seus horizontes e mostrar para seus companheiros um Boros comandado por uma Fênix muito divertido (e não estamos falando da Otharri, Suns' Glory).
Neste artigo, vamos falar sobre o deck comandado por Joshua, Phoenix's Dominant, mais uma criatura lendária da coleção de Final Fantasy que chegou para marcar presença em nossas mesas de Commander.
Preparado(a) para conhecê-lo?
Comandante
Joshua Rosfield é um personagem do jogo Final Fantasy XVI e irmão mais novo de Clive, conhecido por sua representação na carta Clive, Ifrit's Dominant. Mesmo sendo o segundo filho, Joshua herdou o poder do Eikon de Fogo, a Fênix, e pode assumir a forma desse Eikon em batalha.
No Magic: the Gathering, Joshua é uma criatura lendária que faz diferença no jogo, seja na torre ou nas 99 de um deck de Commander.

Essa criatura lendária custa três manas para ser conjurada e, assim que entra em campo, já tem uma habilidade desencadeada: você descarta até duas cartas e compra aquela quantidade.
Na habilidade ativada, são necessárias cinco manas para transformá-lo em Phoenix, Warden of Fire, a representação do Eikon cujo poder ele possui.
Nos primeiros dois capítulos dessa saga, Joshua causa 2 pontos de dano em cada oponente. No terceiro, ele retorna para o seu campo qualquer número de criaturas alvo com o valor de mana 6 ou menor que estejam no seu cemitério.
Após a resolução, a saga volta para a sua face principal como Joshua.
Decklist
Antes de entrar na lista, preciso deixar um agradecimento para o meu amigo Netto que permitiu o uso da sua lista de Joshua como inspiração para a que usei neste artigo. Obrigada pela lista e pelas risadas quando seu comandante foi passear na Mysterious Limousine!
Agora, vamos falar sobre o deck em si.
Nossa lista está assim:
A estratégia envolve descartar criaturas para reanimar com o efeito de Joshua em sua forma de saga, com suporte para proliferar os marcadores de Lore e um pouco de burn.
Para começar, vamos falar um pouco sobre o proliferar neste deck.
Proliferando marcadores
Vamos descartar peças importantes para que Joshua possa trazer de volta. Para fazer isso rápido, precisamos de cartas que proliferam, como:

Aqui temos algumas cartas dignas de destaque.
Staff of Compleation faz mais do que proliferar, podemos adicionar mana na sua pool, te ajudar com draw ou mesmo destruir uma permanente sob seu controle.
Já Contagion Engine vai proliferar seus marcadores de Lore enquanto limpa o campo de um oponente alvo com os marcadores -1/-1 que também podem ser proliferados.
Draws e descartes
Se você leu a nossa lista com os Top 10 cartas vermelhas para draw no Commander, já está acostumado(a) com a ideia de loot (quando o draw faz com que o jogador descarte cartas).
Aqui você vai encontrar algumas opções divertidas para manter a mão sempre cheia e filtrada, jogando as criaturas que deseja reanimar com o Joshua direto no cemitério.

Sabendo um pouco sobre a história do personagem de Joshua, não podíamos deixar seu irmão de fora e Clive, Ifrit's Dominant combina bem com o deck.
Como temos muitas mágicas para descartar cartas, Monument to Endurance chega para brilhar, trazendo recursos enquanto drena a vida dos oponentes. Como a lista foi criada para o casual, no qual as mesas costumam ter 4 jogadores, essa carta sozinha ajuda a diminuir a vida de todos ao mesmo tempo e sem muito esforço.

Um potencializador de draw e do ganho de vida, Alhammarret's Archive também não podia ficar de fora da nossa lista. Imagine que belo conjurar uma Will of the Jeskai com esse artefato em campo e comprar 10 cartas de uma vez. Dá vontade, né?
Pedras de mana e ramps
Boros não é uma cor conhecida por ter muitos terrenos em campo. Contudo, com o suporte certo, é possível usar opções de "ramps" que não te deixam para trás na geração de mana, mesmo sem por terrenos no seu campo.

E nosso destaque vai para um dos comandantes mais legais para o Mono Red : Neheb, the Eternal!
Lembra que, na forma de Summon, o comandante causa 2 de dano a cada oponente?
Com Neheb, esses pontos perdidos viram mana no começo da sua fase pós-combate. Sim, o dano não precisa ser causado no combate para que ele veja e gere a mana.
Inclusive, se você quiser uma decktech desse Zumbi Minotauro, comente neste artigo que vamos providenciar.
Outra criatura interessante é Rose Room Treasurer, que além de gerar tesouros, pode também causar dano em qualquer alvo. Essa versatilidade é bem-vinda, pois com apenas um slot temos tesouros e dano que, potencialmente, pode remover criaturas e até oponentes.
Recursão
Além do comandante, temos mais algumas cartas para recuperar as mágicas (principalmente as de criaturas) do cemitério.

Aqui temos o clássico Sun Titan e, um dos novos favoritos dos jogadores de Mono White , Sevinne's Reclamation.
Guardian Scalelord também merece destaque, pois a habilidade de backup dá marcador +1/+1 para a criatura que ele der alvo e, o próprio Dragão, continua com essa habilidade de recursão que trará para o seu campo peças valiosas.
Lista secundária: Fênix!
Quando vi que Joshua vira uma Fênix, a primeira coisa em que pensei foi na música da banda Fall Out Boy. A segunda coisa que pensei foi “ok, temos um comandante para um deck de fênix”.
Aproveitamos muito o suporte da lista principal deste artigo, mas temos menos recursões e o motivo é simples: as fênix tem habilidades que permitem voltá-las sem grande dificuldade do seu cemitério.
Assim, você pode comprar e descartar sem o menor medo de estar perdendo algo importante.
Entre as fênix da lista, temos:

Com Goblin Bombardment e Fling, você pode ainda aproveitar as Fênix para causar dano em seus oponentes.
Considerações finais
Joshua é uma lendária muito divertida, seja com um deck próprio ou nas 99 de algum que você já tenha. Com esse cara na torre, seu deck pode ir do clássico burn ao reanimate com pequenas alterações.
Além disso, ele nasceu para ser amigo das famosas Wheel, com draws em grandes quantidades sem qualquer medo do descarte.
Você montou um Joshua? O que achou do comandante? Deixe sua opinião nos comentários.
Nos vemos no próximo artigo!













— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment