Magic: the Gathering

Review

Jumpstart 2022: Top 10 Melhores cartas para cEDH

, updated , Comment regular icon0 comments

Jumpstart 2022 está entre nós e traz a velha pergunta: o que há de bom? Será que seu bolso conseguirá respirar dessa vez? Vem conferir o nosso top 10 da coleção para o Commander Competitivo!

Edit Article

Introdução

Já respirou após The Brothers' Warlink outside website? Imagino que não, mas tome mais produto novo! Hoje é dia do Top 10 de Jumpstart 2022link outside website. Para quem não se lembra, é um produto com boosters pré-montados de 20 cartas cada, dentro de um dos 46 temas presentes. Junte as cartas de 2 boosters e pronto, você já pode jogar contra outro coleguinha que faça o mesmo.

A coleção conta com reprints, mas o que vai nos interessar aqui são as novas cartas, legais nos formatos Eternos (Vintage, Legacy e Commander e seus derivados). Será que a coleção nos traz cartas no potencial do primeiro Jumpstart, que nos presenteou com Allosaurus Shepherd, Emiel the Blessed ou mesmo Muxus, Goblin Grandee?

Ad

Então vem conferir o Top 10: Jumpstart 2022! Lembrando que a análise será feita para Commander, pelo viés do cEDH (o Commander competitivo).

Top 10 Cartas de Jumpstart 2022 para cEDH

10 — Kibo, Uktabi Prince

Loading icon

Primeiramente, eu vim ver o Macaco. Segundamente, gostaria apresentar essa bela sequência de cartas:

Loading icon

Devidamente apreciado, vamos ao que o jovem Kibo pode nos propiciar: um deck Gruul honesto com um comandante legal e que pode remover artefatos a cada combate. O óbvio aqui é usar alguns bons Símios e Macacos: Ragavan, Nimble Pilferer, Kogla, the Titan Ape e Gorilla Shaman.

A partir do momento em que começar a distribuir Bananas para os oponentes, é importante obter algum tipo de vantagem ou impedir que eles deslanchem. Sardian Avenger e Dockside Extortionist podem abusar dos desavisados (não conte com isso).

Collector Ouphe, Null Rod e Titania's Song impede que utilizem seu presente, enquanto com Viridian Revel você quer mais é que eles utilizem. Como disse, é um deck honesto e que não alcança o nível competitivo. Mas que ao menos deve ser divertidíssimo.

9 — Rodolf Duskbringer

Loading icon

Rodolf Duskbringer possui um nicho semelhante ao de Celestine, the Living Saint, que possui identidade de cor mais ampla, custa menos e não precisa pagar mana para ser desencadeada.

Considerando sua identidade Orzhov, não vejo motivos para que jogue dentro das 99 com uma equivalente superior. Talvez alguns jogadores arrisquem usá-lo na Zona de Comando, mesmo custando 6 manas, em uma pegada de deck Reanimator ou Hatebears, talvez uma mescla dos 2.

Vai ficar bom? Improvável, mas sempre sou a favor das pessoas testarem as cartas antes de bater o martelo. Agora cabe observar: deve encontrar fácil sua casa no casual, afinal temos um Anjo Vampiro, dois dos tipos favoritos no For Fun!

8 — Mizzix, Replica Rider

Loading icon

Mizzix, Replica Rider é a nova versão de uma queridinha de jogadores da guilda Izzet, só que em uma versão com menos potencial e power level do que sua primeira aparição, então como Mizzix of the Izmagnus. Custo de 5 manas e uma habilidade interessante, mas condicional e que exige um deckbuilding muito específico para funcionar como comandante.

Talvez consiga extrair valor de cartas de impulsive draw, como Jeska's Will, March of Reckless Joy, Reckless Impulse, Expressive Iteration, Chandra, Torch of Defiance ou Eruth, Tormented Prophet.

Quem sabe não seja uma casa para Possibility Storm? O que é certo é que provavelmente a melhor forma de abusar da habilidade da Mizzix é por meio de Underworld Breach. Espero estar errado, mas não acho que vá ser um bom deck e não acho que jogue nas 99.

7 — Distinguished Conjurer

Loading icon

A menção de Distinguished Conjurer vale para um deck muito específico do cEDH: Heliod, Sun-Crowned.

Ad

Algumas versões fazem uso de pings de vida como os proporcionados por Soul Warden e Soul's Attendant, embora hoje seja mais raro encontrar essa abordagem, que faz uso dessas criaturas para crescer o poderio de um board de hatebears agressivos e economizar a mana gasta para combar Heliod + Walking Ballista.

A habilidade ativada de Distinguished Conjurer pode ajudar a proteger uma criatura de uma remoção pontual ou simplesmente gerar mais triggers para o comandante. Em outras combinações de cores pode cumprir o papel de Emiel the Blessed em combos com Village Bell-Ringer e mana dorks o suficiente, o que pode ser uma opção de substituição budget no Commander 500, por exemplo.

6 — Agrus Kos, Eternal Soldier

Loading icon

Agrus Kos, Eternal Soldier seria o equivalente Boros de Zada, Hedron Grinder, porém com menor qualidade explosiva que nossa goblin, já que é necessário dispender 2 manas no processo e restrito a habilidades.

Há fortes sinergias a serem exploradas, como Jaxis, the Troublemaker, Jeska, Thrice Reborn e Rionya, Fire Dancer. Além disso pode fazer bastante graça com Felidar Guardian e Dockside Extortionist. As potencialidades são inúmeras e há espaço para os deckbuilders de plantão explorarem.

5 — Primeval Herald

Loading icon

Primeval Herald apesar de remeter a um primo distante, o Primeval Titan (banido no Commander) é infinitamente mais honesto, já que a cada vez que desencadeia é apenas um terreno básico para campo.

Pode ser uma escolha acertada no deckbuilding em decks que se preocupem com landfall e tenham boas quantias de terrenos básicos, como Tatyova, Benthic Druid e Omnath, Locus of Rage. Se jogar cEDH deve se dar em decks mais obscuros, mas vai brilhar em metagames high power ou budget como Commander 500.

4 — Brazen Cannonade

Loading icon

Apesar do custo pouco atrativo, Brazen Cannonade pode tornar dolorosa a experiência de bloquear criaturas pequenas. Aliada a habilidades como a de Zulaport Cutthroat e um sac outlet pode drenar a vida dos oponentes em um instante se houver uma quantia massiva de criaturas, o que pode tornar uma opção viável para decks como Prossh, Skyraider of Kher.

Porém, seu uso principal deve se dar devido a sua segunda habilidade, que gera impulsive draws que podem ser usados até o combate do próximo turno. Pode encontrar casa em decks que provavelmente já querem atacar constantemente.

Não acho que vá jogar cEDH, mas a depender do seu preço futuro é uma opção viável no Commander 500 e talvez encontre espaço nos decks high power.

3 — Ardoz, Cobbler of War

Loading icon

Ardoz, Cobbler of War é a melhor amiga de Winota, Joiner of Forces. Consegue ser útil para essa comandante no early game, gerando um trigger de não-humano. Como um top deck após Winota atingir o campo, é relevante devido ao seu Haste.

De bônus, no late game, consegue converter um possível flood de terrenos em mais atacantes com Haste que desencadeiam a habilidade da Winota. Mas o que torna ela de fato uma opção sólida para esse deck é que além de tudo isso ela fornece mais poderio de ataque para as criaturas que estão entrando, ajudando a pressionar os pontos de vida dos oponentes e acelerando o clock para finalizar o jogo por meio do combate.

Ad

2 — Preston, the Vanisher

Loading icon

Parece que esse coelho vai tirar um Felidar Guardian da cartola! Preston, the Vanisher é mais uma opção para combar com nosso gatinho, desde que ele cumpra a condição de não ter sido conjurado; o que pode ser alcançado de várias formas, desde de linhas de combo com Birthing Pod, por meio de Reanimate ou até mesmo blinks como Ephemerate. Nessas condições você consegue gerar fichas de Felidar Guardian infinitas bem como mana infinita ao dar blink em terrenos.

Talvez Preston tenha capacidade de liderar seu próprio deck, mas o mais provável é que vá ser integrado em estratégias como Minsc, Beloved Ranger ou Hermit Pod (Tymna the Weaver & Tana, the Bloodsower) e decks equivalentes.

1 — Ogre Battlecaster

Loading icon

Levando nossa primeira colocação está Ogre Battlecaster! Possui um custo razoável e uma habilidade que pode ser muito útil em decks que procurem um jogo de atrito.

Ter recursão de mágicas instantâneas ou feitiços é uma forma de card advantage especialmente útil em decks midrange, trazendo versatilidade como conjurar uma remoção como Deadly Rollick, proteção por meio de um Silence, tutorar com Demonic Tutor ou tentar uma vitória a partir de um Demonic Consultation em seu cemitério.

É uma opção sólida para decks como Prosper, Tome-Bound, Grenzo, Dungeon Warden, Tymna the Weaver & Jeska, Thrice Reborn ou Tymna the Weaver & Kraum, Ludevic's Opus.

Conclusão

No fim das contas, Jumpstart 2022, em termos de power level, é muito inferior ao primeiro Jumpstart. As cartas em sua maioria possuem baixo power level e a princípio não há nenhuma nova staple competitiva, embora existam cartas que possam vir a ser testadas em decks muito específicos. Aparentemente seu bolso pode respirar aliviado. Dessa vez.

Agradeço quem tenha acompanhado até aqui e espero que tenha gostado desse top 10. Concorda da lista? Discorda? Algo que acha relevante ficou de fora ou que algo não merecia ter entrado de forma alguma? Deixe seu comentário!

Obrigado e até a próxima!