Magic: the Gathering

Deck Guide

Jund Cascade Pauper: Deck Tech e Sideboard Guide

, updated , Comment regular icon0 comments

Jund Cascade consegue se manter forte no formato? Consegue segurar a velocidade do Pauper? Hoje vamos responder essas e mais perguntas.

Edit Article

Sobre o Deck

Salva galera, tudo bom? Eu sou Tiago Fuguete, e o deck de hoje é do Jund Cascade, com uma estratégia muito forte, com muitas remoções e criaturas, mas um pouco lento no seu estilo de jogo. A pergunta é: com decks rápidos como o Mono Red Aggro aparecendo muito, o Jund Cascade tem tempo de desenvolver seu jogo?

Começarei falando do estilo de jogo do nosso deck, um dos que mais gosto: muitas remoções de custo baixo no começo, pra fazer muitas criaturas no final e, é claro, com o Cleansing Wildfire rampando e dando draw para que as criaturas grandes cheguem mais rápido.

Ad

Quero citar algumas cartas que possibilitaram a esse deck se manter jogando bem. Vamos começar com:

Loading icon

Quando essa carta foi lançada, muito se especulou sobre ela, mas ainda não havia achado o deck certo para jogar. A grande maioria dos jogadores só pensava em usá-la contra os decks de Tron, mas logo essa ideia caiu em desuso e a carta ficou meio sem jogar.

Foi então que mais algumas novas cartas foram chegando no Pauper, principalmente cartas de criatura de custo alto com habilidade de comprar cartas quando entram em jogo e as criaturas com Cascata, que até então praticamente não usávamos no Pauper.

Quando chegou o pack de terrenos artefatos dual e indestrutíveis que a Cleansing Wildfire brilhou, pois possibilitou uma jogada muito forte: usar a carta que destrói terreno em seu próprio terreno indestrutível, podendo rampar, buscar um terreno e colocar em jogo virado e ainda comprar uma carta. Pode não parecer, mas essa é uma das jogadas mais fortes do Pauper.

Agora que temos a interação que faz a gente rampar de forma muito eficiente, aquelas criaturas começaram a ficar muito boas no deck, pois conseguimos conjurar drops 6 e 7 bem antes, e isso gera muito valor contra nossos oponentes.

Loading icon

A ideia do deck é conseguir colocar em jogo essas criaturas o mais rápido possível e depois que as Cascatas começam, é só bomba atrás de bomba.

Loading icon

Falei um pouco de como o deck conseguiu ver jogo, mas ainda não respondi à pergunta do início, sobre conseguir segurar a velocidade dos outros decks. Sim, acredito que nosso Jund Cascade consegue se manter forte no momento do Pauper.

O motivo é o número de remoções que usamos, um total de 15 como podemos ver na lista e mais um ganho de vida no main deck para poder ganhar tempo também.

Mulligan e Postura de Jogo

É importante o mulligan ser feito de forma eficiente, precisamos ter em mente que temos um deck de 3 cores e isso não é fáci. Ter as 3 cores já na mão inicial é muito importante. Se já for G2 ou G3 que estamos com side no deck, fica ainda mais importante saber o que será mais utilizado e poder ter a cor certa vai nos ajudar muito — e a falta dessa cor pode custar o game.

Lembrar que nosso deck compra muitas cartas me faz pensar que nem todo mulligan é ruim, pois um ramp ou uma criatura que entra em jogo "devolve" a carta que começamos a menos, e fica como se nem tivéssemos mulligado.

A postura ideal é começar com algumas remoções contra nosso oponente, enquanto a gente rampa buscando terrenos e comprando cartas, com isso vamos tirando as criaturas que mais nos ameaçam e deixamos o caminho livre para poder atacar.

Nosso pack de remoções nos possibilita ter um jogo arrastado e nosso deck tem gás suficiente para poder sempre ter cartas na mão e criaturas incomodando nossos oponentes, e com isso ganhar o jogo.

Loading icon

Uma carta muito importante no deck que é pouco falada é o Pulse of Murasa. Ela nos ajuda ganhando vida e ainda traz do cemitério uma criatura importante que foi anulada ou até morreu,. Lembrando que também podemos trazer terrenos.

Ad

Sideboard contra as Principais Matchs

vs. Mono Red Burn

Começarei logo falando de uma das piores matchs pra gente. Jogar contra Burn é sempre muito complicado — nosso deck é lento e os Burns costuma ser bem rápidos.

Aqui nossa estratégia de matar as criaturas do oponente enquanto montamos nosso jogo não dá muito certo, já que o oponente tem poucas criaturas e não depende muito delas, pois causam o dano direto na gente.

A melhor carta no G1 passa a ser o Pulse of Murasa, já que se conseguirmos usar, pode nos dar o tempo necessário para ganhar, mas só vai melhorar mesmo no pós-side que temos Weather the Storm — e um bem encaixado pode ser o que precisamos para ganhar.

Uma observação é que, se estivermos contra o Rakdos Burn, eu gosto muito de colocar 2 Gorilla Shaman para poder quebrar os terrenos artefatos e as tokens de sangue, e tiro 2 Sarulf's Packmate.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Ux Fadas

Essa match tem tudo para ser boa pra gente, ainda mais que venho jogando com uma Penumbra Spider no main deck e pegamos nosso oponente de surpresa, já que uma vez que ela está em jogo, ou vai ficar com a board parada bloqueando as fadas, ou vai custar 2 remoções do nosso oponente.

Outra coisa que é boa é que nossas mágicas têm custo alto, e conseguimos jogar quase sempre sem ser anulados pelas fadas. Com isso sobra menos anulas e vamos resolver mais mágicas.

Ainda no main deck temos Fiery Cannonade, que se resolvida na hora certa, pode ser a vitória no game.

Já no pós-side ainda temos Red Elemental Blast, que vai nos dar uma tranquilidade para resolver nossas mágicas mais importantes ou até matar uma criatura chata.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Boros

Essa é aquela match que quando começa o G1 a gente já começa se perguntar se vamos ou não tomar o Dust to Dust no G2. Se o deck do nosso oponente tem a cor branca, isso nos assusta — mas enquanto isso não acontece, vamos tentando ganhar o jogo, pois nosso deck tem um bom jogo aqui.

Eu coloque como Boros, mas serve para Boros Synthesizer ou o Boros Bully, pois ambos tem o jogo que gostamos, criaturas para matarmos no começo e depois colocarmos nossas criaturas grandes em jogo e ter um combate favorável. E caso fique complicado com muitas criaturas do nosso oponente, usamos Fiery Cannonade para resetar a board.

Mais uma vez, citarei a Penumbra Spider que é muito boa contra todas as criaturas com voar nessa partida.

Já no side tem uma diferença entre os dois decks, então vou deixar separado. A diferença é simples: se for o Boros Synthesizer, vamos querer ter Gorilla Shaman ou Ancient Grudge para os artefatos, já contra o Boros Bully, vamos querer Suffocating Fumes contra os pássaros.

Contra Boros Synthesizer

Ad

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Contra Boros Bully

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Grixis Affinity

Aqui eu diria que temos um jogo chato, mas que é bom pra gente. Apesar de os dois decks terem o mesmo estilo de jogo, comprar muitas cartas, arrastar o jogo e colocar criaturas grandes em jogo, acabamos tendo mais criaturas e mais remoções para lidar com as ameaças.

No pós-side temos remoções para artefatos que podem nos ajudar bastante. Prestar atenção se nosso oponente usa a Gearseeker Serpent, se sim, eu usaria Red Elemental Blast.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

vs. Jund Cascade

Essa mirror é bem estranha de jogar, essa sim fica parecendo um espelho. As jogadas tendem a ficar repetidas, principalmente no começo com ramp e criaturas que acabam levando remoção.

O diferencial vai ser após alguns turnos — se você zicou, muito provavelmente você vai perder, se floodou também, então a proporção de terrenos com mágicas nessa mirror é muito importante. Não vou dizer que a sorte nos draws vai decidir, pois um mulligan ou a sua postura pode ajudar muito.

Os dois jogadores buscam colocar em jogo suas criaturas para tentar matar o oponente mais rápido e não deixar ele desenvolver o jogo, então a partida deve ser longo, já que vai ter briga por recurso o tempo todo.

Uma carta muito importante aqui vai ser o Monarca, Crimson Fleet Commodore. Uma vez que você é o Monarca e tem as remoções para se proteger e manter, suas chance de vitória acaba de aumentar muito.

Side in:

Loading icon

Side out:

Loading icon

Palavras Finais

Finalizando mais um artigo, deixarei registrado aqui que adoro jogar com esse deck. Seja no MOL ou IRL, é um deck que você sempre tem cartas na mão, tem muitas respostas e ótimas criaturas. É muito forte e pode te trazer ótimos resultados.

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar aqui nos comentários, que volto para conversarmos sobre!

Muito obrigado e espero que tenha gostado da leitura.