Magic: the Gathering

Review

Legacy: Primeiras análises do Formato Pós-Banimento

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Bem vindos ao Admirável Legacy Novo! Os banimentos de Novembro abriram o formato e um fluxo de decks tem procurado ocupar o espaço dos antigos líderes. Vamos ver os primeiros sinais desse novo Metagame!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Olá, meus amigos do Legacy! Os banimentos chegaram e o Metagame está fervilhando! O primeiro impacto sentido foi o retorno de muitos jogadores que haviam deixado o formato de lado, já que números de participação em torneios físicos e no Magic Online apresentaram um aumento significativo.

Loading icon

O segundo é que os banimentos jogaram o formato num caos na disputa pelo vácuo de poder criado. Essa primeira semana sem Entomb e Nadu, Winged Wisdom foi um verdadeiro festival de coisas novas, culminando com o Showcase no Magic Online, um torneio com 289 jogadores, uma boa amostra para a gente ver para qual o rumo o formato está seguindo.

Bem-vindos à Selva do Legacy!

Loading icon

Na nossa primeira especulação logo após o anúncio, imaginava-se que teríamos 3 grandes ganhadores nessa rodada: Forge, Sneak n' Show e Izzet Tempo.

O medo/respeito inspirado pelo Forge fez o metagame responder à altura e grandes quantidades de Null Rod e Consign to Memory se fizeram presentes e o Forge não assumiu o posto de principal deck, mas ainda é um membro importante do formato. Se em algum momento os decks relaxarem nas defesas contra Artefatos, ele estará à espreita.

Já as outras 2 previsões acabaram por se concretizar. O Izzet tempo é, ao fechamento de uma semana pós-banimentos, o principal deck do formato.

Loading icon

Ainda há divergências sobre a melhor maneira de construir o deck, sendo que os principais pontos de disputa são: Delver of Secrets, Tamiyo, Inquisitive Student e Cori-Steel Cutter. Cerca de 40% das listas com Cori não usam Delver e cerca de 15% usam as 3. Um dos problemas de usar Delver e Cori no mesmo deck é que as chances de transformar o Delver às cegas são menores, já que o deck tem uma quantidade maior de Artefatos que não servem para transformar nosso Mago em Inseto. Já a Tamiyo leva a um padrão de jogo mais voltado a Valor e menos em Tempo, o que muitos jogadores não consideram o melhor caminho para o arquétipo. Mas não dá para negar que a nossa querida Criatura/Planeswalker ainda é uma das cartas mais poderosas do formato. Assim, qual a melhor maneira de montar o deck ainda é um assunto a ser debatido.

Show and Tell não apenas apareceu em grandes números no Sneak n’ Show, mas também no Simic Omnitell, que é mais voltado em usar o Feitiço para trapacear Omniscience em jogo. De acordo com os últimos números, a versão com Verde inclusive tem sido a mais bem-sucedida nesses tempos confusos.

Mas não foram só apenas esses decks que estão prosperando nesse momento. De acordo com as análises de Meta, depois do Izzet e do Omni-Tell, os decks mais populares na sequência têm sido Oops All Spells, Dimir Tempo e Eldrazi. O Oops certamente viu uma oportunidade quando o principal deck usando Thoughtseize e Force of Will deixou de ser o tirano do formato, ainda que não tenha vida fácil contra o Izzet. O Dimir Tempo é o herdeiro da base do Reanimator, mas sem a opção “Atraxa no 2º turno”. O Eldrazi cresceu no limiar de uma lâmina: joga muito bem contra o Izzet, mas não quer ver a carta Show and Tell na sua frente.

E esses são só apenas os mais jogados.

Admirável Mundo Novo

Loading icon

Então, nesse momento, esses são os decks mais populares do formato, baseado em médias dos principais sites de análises:

Izzet Tempo – 12%

Show and Tell (Sneak e Omni) – 10%

Oops All Spells – 5%

Dimir Tempo – 4,5%

Eldrazi – 4,5%

Mardu – 4%

Forge – 4%

Blue Post – 3%

Doomsday – 3%

Golgari Pox – 2,5%

Red Stompy – 2,5%

Lands – 2%

Grixis Tempo – 2%

Beanstalk Control – 1,5%

Jeskai Control – 1,5%

Cephalid Breakfast – 1,5%

Outros – 36,5%

Olhem esses números: mais de um terço do formato nesse momento está fora dos 16 mais jogados. No Eternal Weekend, antes do banimento, esse valor era de apenas 28% e os 4 principais arquétipos concentravam quase 40% da população de um torneio de quase 1.000 jogadores.

Há, nesse momento, espaço para testar muita coisa, inclusive decks que foram afetados pelo banimento. Existem jogadores tentando fazer variações do Reanimator funcionar, o Cephalid Breakfast perdeu o Nadu e voltou para Stoneforge Mystic. O Nadu Mid morreu uma morte agoniante, mas o Cradle Control segue aí usando várias das mesmas cartas.

E no meio dessa bagunça toda, Avatar chegou e já colocou algumas cartas no radar: Meteor Sword já está jogando com Stoneforge Mystic e Phelia, Exuberant Shepherd, Wan Shi Tong, Librarian tem mostrado suas asas em alguns Control, e Badgermole Cub já está aparecendo em decks de Gaea’s Cradle.

Então, para a gente ter uma noção do que está rolando, vamos ver algumas listas. Vou colocar aqui as listas do Showcase Challenge, o principal torneio do Magic Online, com quase 300 jogadores e uma verdadeira amostra do que esperar desses próximos dias:

Campeão

Loading icon

O grande campeão foi o representante do arquétipo mais popular. O jogador 416FrowningTable optou por abrir mão de Cori-Steel Cutter para jogar com uma lista mais agressiva. Uma carta que tem aparecido nas listas de Izzet e mostrado as caras aqui é Unable to Scream, uma resposta barata contra criaturas grandes e problemáticas.

Vice-Campeão

Loading icon

Se alguém achou que o Forge estava morto, o jogador kasa trouxe o deck mais temido do pós-banimento até a final. A lista dele é a padrão do arquétipo, sem nenhuma grande inovação. Alguns jogadores têm usado Dusk Rose Reliquary como uma resposta tutorável por Tezzeret, Cruel Captain contra as criaturas do Show and Tell.

Top 4

Loading icon

O primeiro deck do Top 4 é o temido Oops, pilotado pelo Marxelo. A principal diferença no main deck é a dupla de Lively Dirge, que pode, por 6 manas, fazer o papel de um Balustrade Spy extra. Agora, o sideboard aqui é super interessante, transformando o deck em um Monoblack Aggro com acesso até à mecânica de Initiative!

Loading icon

O segundo é o Izzet Tempo com os 4 Cori-Steel Cutter, mas ainda mantendo um par de Delver of Secrets e uma cópia marota de Tamiyo, Inquisitive Student.

Top 8

Loading icon

Control está morto, vida longa ao Control. Pilotado por claudioh, temos aqui um Bant Beanstalk Control. O que dá para destacar aqui são as 4 cópias de Quantum Riddler e as 3 Consign to Memory no main deck.

Embora tradicionalmente uma carta de Sideboard, Consign tem bastante alvos além dos decks incolores, como a habilidade de Thassa’s Oracle ou até mesmo a possibilidade de anular o Warp de Quantum Riddler.

Loading icon

Zodiacek foi o representante do Show and Tell pilotando a versão Simic Omni-Tell. O deck usa 4 Omniscience que basicamente acabam com o jogo se Show and Tell resolver.

Loading icon

Comrade1312 foi o segundo representante de Oops no top 8. Aqui o plano de Sideboard é mais jogar em volta do que o oponente traz contra você do que se transformar em outro dek, embora ainda tenha uma cópia ali de um Goblin Charbelcher por via das dúvidas.

Loading icon

Fechando o top 8, o deck que não pode morrer! O jogador burrarun reanimou o Reanimator e trouxe uma lista bem diferente, mas mantendo os elementos de Tempo da lista pré-ban. Devido à ausência de Entomb, ele optou por rodar mais criaturas reanimáveis, Tainted Indulgence como uma maneira instantânea de colocá-las no cemitério e Abhorrent Oculus como plano alternativo.

Conclusão

Loading icon

Maior do que qualquer lançamento do ano, o banimento de Novembro trouxe um sopro de renovação ao Legacy. O formato está num momento de ebulição e, a cada dia, novas listas aparecem tentando quebrar o Meta.

Alguns decks perderam espaço nessa configuração, como o Red Stompy, por exemplo, mas estão esperando que outros arquétipos apareçam para enfrentar o Izzet, como o Lands, e num verdadeiro Pedra-Papel-Tesoura, possam atacar esse ângulo.

Eu, particularmente, estou tentando achar meu lugar no formato, mas estou gostando de ver as transformações.

É isso por hoje, um abraço renovado e até a próxima!