Magic: the Gathering

Review

Legacy: Top 10 Cartas mais importantes de 2022

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, nós veremos as dez cartas que mais impactaram o Legacy em 2022, e como elas mudaram o cenário competitivo deste formato.

Writer image

revised by Joey Sticks

Edit Article

Esse último ano foi longo e muito interessante para a trajetória de Magic: The Gathering como um jogo, e nós da Cards Realm iniciamos a nossa temporada de retrospectivas, onde relembramos momentos importantes de Magic esse ano e também avaliamos o impacto que 2022 deixará para os formatos competitivos.

Hoje, avaliaremos os dez cards mais impactantes lançados neste ano para o Legacy!

10 - Comet, Stellar Pup

Loading icon

Amado por uns jogadores e odiado por muitos outros, a melhor palavra para definir a existência de Comet, Stellar Pup é controverso. O Planeswalker cão saiu em um Un-Set que, até a chegada de Unfinity, nunca foram válidas no Legacy, ele recorre a uma mecânica que os jogadores naturalmente não gostam - rolar dados - e a sua maior vantagem se resumo no fato de que qualquer número que seu controlador tire gera alguma vantagem para ele.

Ad

O grande potencial de Comet se dá pela imprevisibilidade, seu controlador o jogará e, ao ativar sua habilidade, tudo pode acontecer: criar dois tokens, recorrer a um card do cemitério, remover uma criatura problemática da mesa ou, se estiver com sorte, repetir a rolagem de dados mais duas vezes no turno, estabelecendo um efeito de bola-de-neve rapidamente.

9 - Triumph of Saint Katherine

Loading icon

Outro card lançado em um produto especial, Triumph of Saint Katherine faz parte da série Universes Beyond, que trouxe quatro decks de Commander da série de jogos em miniatura Warhammer 40,000, e encontrou seu espaço em diversas versões de Control como uma ameaça que segura a pressão de early-game com um corpo 5/5 com Lifelink que pode ser conjurado com um setup simples de se realizar numa lista que conta com Brainstorm, Ponder e Jace, the Mind Sculptor.

A criatura, no entanto, não se tornou uma staple instantânea desses decks e aparece apenas em algumas listas, portanto, não consegue encontrar uma colocação melhor nesse Top 10.

8 - The Wandering Emperor

Loading icon

The Wandering Emperor, considerada a melhor Planeswalker branca já lançada, teve o seu período e tempo para brilhar no Legacy após o lançamento de Kamigawa: Neon Dynasty. Suas habilidades se complementam bem entre uma postura proativa e reativa e apesar de quatro manas é um valor relativamente alto para os padrões do formato, o fato dela ter Flash possibilita aos jogadores a conjurarem em um momento oportuno da partida e evitar sofrer um Time Walk porque o oponente respondeu com um Daze na End Step dele.

Hoje, a Errante aparece ocasionalmente em uma pequena variedade de estratégias: Control, Stoneblade, Maverick e Mono White Initiative possuem variantes recorrem à Planeswalker com cerca de uma ou duas cópias no maindeck e/ou no Sideboard.

7 - Ledger Shredder

Loading icon

Qualquer pessoa que jogue Legacy nos últimos dois anos reconhece que ele tem o Izzet Delver como melhor deck do formato ao ponto que muitos consideram que o arquétipo está oprimindo o Metagame.

Ledger Shredder foi a melhor adição de maindeck que o Izzet Delver e outras estratégias de Turbo Xerox receberam em 2022, e o pássaro esteve presente no arquétipo por alguns meses até que o Metagame voltasse ao ponto de que Delver of Secrets se tornou necessário como quatro cópias novamente.

Mas essa criatura é mais uma no longo histórico de possíveis adições para o Izzet Aggro quando o Metagame abre espaço para jogos mais orientados ao atrito, onde a filtragem de mão proporcionada por Ledger Shredder é melhor do que a oportunidade de pressionar o Tempo com Delver.

6 - Kappa Cannoneer

Loading icon

O 8-Cast é um deck que surgiu no Legacy desde que Thought Monitor e Urza's Saga saíram em Modern Horizons II e incrementaram significativamente a consistência com qual as interações com artefatos conseguiam ganhar o jogo por conta própria, o que somado aos elementos de lock como Chalice of the Void e a recursão de Emry, Lurker of the Loch, estabeleceram uma estratégia de Prison sólida o suficiente.

Ad

O que Kappa Cannoneer ofereceu ao arquétipo foi algo que ele ainda carecia: a capacidade de fechar os jogos rápido com uma única ameaça que, além de oferecer um clock de três ou quatro turnos ao lado do restante das temáticas do deck, também se protegia incrivelmente bem contra os principais removals do Metagame.

Como consequência, o 8-Cast foi alavancado para o topo do formato por um determinado período até que os jogadores aprendessem como se adaptar a essa nova postura de Stompy que a tartaruga de Neon Dynasty proporcionava, e hoje o deck está entre um dos melhores do cenário competitivo.

5 - Minsc & Boo, Timeless Heroes

Loading icon

Planeswalkers de custo quatro vivem em uma eterna linha tênue no que concerne ao Legacy: ou eles são completamente inúteis, ou são tão fortes ao ponto de que compensam em pouquíssimo tempo o alto investimento em mana e os riscos envolvidos no objetivo de conjurá-los - Minsc & Boo, Timeless Heroes é o exemplo perfeito do segundo caso.

Assim como muitos cards apresentados nessa lista, jogadores olharão para Minsc e seu adorável Hamster e pensarão "isso é um card pra Commander". E estão certos, eles foram definitivamente designados para um foramto de Multiplayer e é por isso que o valor deles em uma partida de dois jogadores é tão alto, jogadores de Pauper estão acostumados com isso desde que o Monarch chegou ao formato, e o próprio Legacy teve a sua dose desses eventos no decorrer dos anos com True-Name Nemesis, Scavenging Ooze e Council's Judgment.

No entanto, o power level de Commander Legends: Battle for Baldur's Gate foi bem mais alto do que o padrão para formatos de 1v1, e Minsc & Boo são a prova disso: o fato de Minsc já entrar em jogo criando um token que ajudará a protegê-lo e provavelmente será um 4/4, sem contar a obrigação de responder ao Planeswalker e/ou á criatura para evitar que no turno seguinte o oponente sacrifique Boo para causar 4 de dano e comprar quatro cards, isso sem contar a possibilidade de Minsc arremessar uma criatura poderosa, como um Knight of the Reliquary ou, ainda pior, um Marit Lage Token.

4 - Fable of the Mirror-Breaker

Loading icon

Considerado o card mais poderoso lançado no Standard em 2022, Fable of the Mirror-Breaker encontrou seu espaço em todos os formatos competitivos, inclusive no Legacy, onde o encantamento agora é essencial para o Mono Red Prison e também está presente no Sneak and Show e no Boros Initiative.

A maior qualidade dessa saga no formato é que ela faz um pouco de tudo numa partida: cria um corpo na mesa, acelera a mana, ajuda a filtrar sua mão em uma estratégia que normalmente sofrem com ter múltiplas cópias dos mesmos cards e, de quebra, ainda aumenta a pressão na mesa ao criar cópias de ameaças impactantes.

3 - Boseiju, Who Endures

Loading icon

O ciclo de Channel Lands são outros cards de Neon Dynasty que estão presentes em praticamente todos os formatos competitivos. No entanto, o risco do seu uso no Legacy é mais elevado por conta da existência de Wasteland como um dos pilares do formato, tornando dos seus efeitos menos úteis aqui do que em outros Metagames onde terrenos não-básicos podem ser usados sem essa ameaça onipresente.

Ad

Portanto, seu espaço acaba limitado a estratégias monocoloridas que consigam capitalizar em cima dos seus efeitos sem ser tão punido pela land mais famosa do Legacy, como no Mono Red Prison ou no 8-Cast. Porém, um dos integrantes do ciclo consegue se destacar até em estratégias multicoloridas por oferecer uma resposta eficiente contra uma parcela significativa do Metagame: Boseiju, Who Endures.

O terreno verde lida com uma variedade de situações problemáticas no Legacy pelo mero custo de duas manas, e permite a diversos decks lidar com peças de hate importantes em suas respectivas estratégias, como lidar com um Pithing Needle ou Ensnaring Bridge nas variantes de Dark Depths, ou resolver aquele artefato ou encantamento que te impede de sequenciar o Storm, ou forçar a ativação de Engineered Explosives em um momento inoportuno, e até destruir lands não-básicas como Karakas ou Mystic Sanctuary são opções válidas ao ter Boseiju, Who Endures no seu maindeck.

2 - Unlicensed Hearse

Loading icon

Assim como no Pioneer e no Modern, Unlicensed Hearse se destaca no Legacy por ter se tornado uma das principais opções de hate de cemitério no formato por misturar uma resposta eficiente e útil contra os arquétipos onde seu efeito realmente importa, enquanto também pode se tornar uma wincondition por conta próprias conforme o jogo progride.

Além disso, o fato de Murktide Regent e Dragon's Rage Channeler serem as principais ameaças do Izzet Delver hoje faz com que Unlicensed Hearse seja uma das melhores peças de hate para jogar contra o melhor deck do formato, garantindo seu espaço no Sideboard de diversas listas do Legacy hoje, do próprio Izzet Delver aos decks de Prison e até em tribais como Goblins, você consegue encontrar algum número deste veículo no Sideboard.

The Initiative

Loading icon

No topo da nossa lista, não se encontra especificamente um card, mas sim uma mecânica: The Initiative chegou no Magic Online faz pouco tempo e, desde então, estratégias voltadas em atravessar a The Undercity quanto antes se tornaram o mais novo competidor do Legacy, com duas principais variantes: Mono White Initiative e Boros Initiative.

Funcionando praticamente como um Stompy, esses decks seguem uma temática parecida com a que vimos ocorrer no Pauper, onde você conjurar uma criatura que lhe permita aventurar-se na Undercity normalmente lhe garante valor o suficiente sozinho para você ganhar o jogo. Somado ao fato de que o Legacy pode contar com as Sol Lands (Ancient Tomb e City of Traitors), além de mais recursos de free mana, como Chrome Mox e Lotus Petal, significa que seu controlador consegue efetuar um plano de beatdown muito eficiente enquanto pode também apenas apertar o botão de free-win se vier com a combinação certeira de cards nos primeiros turnos.

Initiative se tornou tão presente no Legacy em pouco tempo que vimos, por exemplo, listas de Delver recorrendo a Unchained Berserker no Sideboard durante o Eternal Weekend para combater essa ameaça. E até o momento da publicação desse artigo, o formato ainda não parece ter resolvido o deck ao ponto dele cair em popularidade, o que vem gerando uma polêmica nas redes sociais em relação aos problemas que uma mecânica e cards voltados exclusivamente para o Commander estão causando no Legacy.

Ad

Conclusão

Um ponto notório desse Top 10 é a maneira como uma parcela significativa dos cards mencionados nele fazem parte de produtos voltados exclusivamente para Commander numa frequência jamais vista antes. Enquanto de fato tivemos várias peças de produtos para multiplayer adentrando no Legacy e inclusive se tornando staples por bastante tempo, nunca tivemos uma quantidade tão grande de cards desses produtos afetando o formato em um ano, e a dúvida que nos resta é se esse evento é apenas uma anomalia ou se ele se tornará o padrão para o formato daqui adiante.

Em 2023, além dos produtos de Commander, também teremos o lançamento de Lord of the Rings: Tales of Middle-Earth, um set que será válido no Modern e provavelmente seguirá a mesma lógica dos sets de Horizons, e seus cards também serão permitidos no Legacy. Nesse caso, é importante ressaltar o elevado power level que as duas edições dedicadas ao Modern tiveram e o quanto elas deixaram uma marca permanente em ambos os formatos.

Então estejam preparados, pois a jornada do Legacy em 2023, apesar de fascinante e promissora, também pode se tornar turbulenta se tivermos mais um efeito Modern Horizons no futuro.

Obrigado pela leitura!