Magic: the Gathering

Review

Limitado, Pré-Release e Draft: Review Spoilers de Phyrexia: All Will Be One

, updated , Comment regular icon5 comments

Nesse artigo iremos avaliar a coleção Phyrexia: All Will Be One no Limitado, Draft e Pré-Release, quais arquétipos existem e quais sinergias explorar.

Edit Article

Fechada mais uma temporada de spoilers, começam as discussões e debates sobre quais cartas de Phyrexia: All Will Be Onelink outside website vão impactar nos formatos, quais decks podem surgir, quais lista serão atualizadas e, principalmente, qual card abrir nos Limitados.

Sobre o Pré-Release - Phyrexia: All Will Be One

O Pré-lançamento da coleção está definido para o dia 03/02/2023, tendo lançamento no Magic Arena dia 07/02/2023. Sabendo que esse é um momento onde o foco nos formatos Limitados são maiores, vamos fazer a análise da coleção.

Ad

Focaremos em fornecer informações sobre arquétipos, remoções, fixers e melhores comuns e incomuns para que vocês possam ter um plano na hora de praticar o seu deck building, tendo uma melhor experiência no seu primeiro contato com a coleção.

Então, vamos falar de Phyrexia: All Will Be One!

Mecânicas

Com a chegada da nova coleção, temos mais uma leva de mecânicas relacionada a ela. Para conseguirmos entender as sinergias formadas, vamos primeiro fazer uma revisão das mecânicas da coleção.

Toxic

Toxic é uma atualização da mecânica Infect de Scars of Mirrodin. As criaturas com Toxic causam dano normal, colocando marcadores de veneno quando causam dano de combate ao jogador. A quantidade de marcadores será de acordo com o nível da habilidade, como vemos no exemplo abaixo:

Loading icon

Nimraiser Paladin colocará 2 poison counters, e caso o oponente atinja 10 counters ele perde o jogo.

Corrupted

Corrupted é uma mecânica correlacionada com Toxic, basicamente são efeitos ou habilidades que só ocorrem caso o oponente tenha três ou mais marcadores de veneno.

Exemplo:

Loading icon

Oil Counters

São marcadores que são utilizados para ativar determinadas habilidades, tem efeitos desencadeados ou estáticos pela presença deles.

Exemplo:

Loading icon

For Mirrodin!

For Mirrodin! é uma habilidade desencadeada de ETB voltada para equipamentos, na qual ao entrar em campo, o equipamento cria um token de criatura e se anexa a ela.

Loading icon

Proliferate

Proliferar é uma mecânica já conhecida que ressurge na coleção. Ela se baseia em escolher permanentes e/ou jogadores e em seguida acrescentar outro marcador de cada tipo que já possuam.

Exemplo:

Loading icon

Arquétipos

Os arquétipos são as estratégias formadas pelas combinações de cores. Normalmente são divididas em pares, mas pode ser que tenham combinações em três cores como em Streets of New Capennalink outside website ou como em Ikoria: Lair of Behemothslink outside website.

Nesta coleção, os pares irão servir de base para a definição do arquétipo, e lembrando, essa base é um norte a nos guiar na estrutura do baralho, permitindo que as cartas funcionem em conjunto como um todo dentro de uma estratégia e não apenas como uma peça isolada.

Vamos entender as combinações e o que elas fazem.

Boros – Equipments

Para um formato baseado em criaturas, a utilização de equipamentos pontuais pode ser muito útil, já que é um recurso que muitas vezes fornece desequilíbrio de poder, evasão ou proteção. Mas quando se é necessário jogar em torno disso, o baralho tem dificuldade de equilibrar a quantidade de equipamentos e board, afinal, sem ter onde anexar os equipamentos, eles ficam sem função, em sua maioria das vezes.

“For Mirrodin!” muda esse conceito. Com os equipamentos entrando em campo e gerando um token 2/2 eles passam a se retroalimentar, o que possibilita um ganho de consistência na construção de decks baseados nessa temática. Em contrapartida, os equipamentos com essa habilidade têm um custo maior para serem equipados.

Ad

Para sustentar o arquétipo temos criaturas que reduzem custos; Bladegraft Aspirant, Bladehold War-Whip; Mágicas com redução de custo por equipamento controlado (Affinity for Equipment); Oxidda Finisher e Rebel Salvo.

Cards como Jor Kadeen, First Goldwarden, Kemba, Kha Enduring ou Rhuk, Hexgold Nabber podem ser um bom motivo para estar no arquétipo.

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Rakdos – Aristocrats/Oil Counter

A combinação vermelha e preta tem dois tipos de interação: os oil counter e efeitos quando suas criaturas morrem.

Os marcadores de óleo têm diversas funções, sendo uma mecânica bem versátil que permite uma gama de funções enquanto estiver alimentada. O ponto chave são as cartas que funcionam como combustíveis da mecânica, como Churning Reservoir, Magmatic Sprinter e The Monumental Facade, que inserem marcadores de forma direta.

Outra forma de alimentação é por meio de proliferate. No caso da combinação BR, o proliferar ocorre por meio da interação com o cemitério, seja sacrificando criaturas (ex: Blightbelly Rat), removendo a criatura do oponente (ex: Volt Charge) ou reanimando as suas próprias (ex: Vat Emergence).

Cards como Archfiend of the Dross, Exuberant Fuseling, Drivnod, Carnage Dominus ou Ichorplate Golem podem ser bons motivos para estar no arquétipo.

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Golgari – Poison Counter

A estratégia das cores preto e verde visam fechar o jogo com marcadores de veneno, para isso dispõe de uma gama de cards que conseguem passar por cima das defesas do oponente e evoluir a quantidade de marcadores, seja por meio de habilidades ou por combate.

Paladin of Predation e Tyrranax Rex são boas opções de finishers para dar corpo na board e serem uma ameaça considerável pela quantidade de marcadores que colocam, além do dano.

Necrogen Rotpriest, Bloated Contaminator e Venerated Rotpriest são peças que otimizam a estratégia acelerando a quantidade de marcadores que o oponente recebe, Necrogen Rotpriest em combinação com Venerated Rotpriest fazem uma sinergia particularmente forte, principalmente se tiver como proteger ambas de remoções.

Glissa Sunslayer é uma peça que pode fazer valer estar nas cores, dificilmente perderá trocas em combate, muitas vezes sendo deixada livre para atacar os pontos de vida do oponente e com isso escolher a melhor habilidade para utilizar.

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Selesnya – Aggro Toxic

Para a combinação verde e branca temos um plano de jogo mais agressivo, a ideia é atacar com volume e utilizar cards que ou se reponham na mesa, como o Crawling Chorus, ou que gere uma vantagem em corpo na mesa, como Infested Fleshcutter ou Basilica Shepherd.

Ad

Nesse tipo de estratégia, pumps para sua board e evasão podem ser muito importantes para fechar o jogo.

Plated Onslaught, Mite Overseer e Slaughter Singer são algumas opções de como aumentar o poder da sua board, enquanto Swooping Lookout, Flensing Raptor e Bloated Contaminator se encarregam de colocar mais dano para dentro.

Além desse ponto, criaturas com toxic podem ajudar a encurtar o jogo. Skrelv’s Hive e Mondrak, Glory Dominus formam uma sinergia muito boa para esse caminho.

White Sun’s Twilight se mostra uma carta consideravelmente forte, te dando uma vantagem considerável de corpos na mesa no final do jogo.

Além dos Cards citados, Melira, the living cure é um excelente drop dois, com um corpo bem agressivo, protege suas melhores criaturas de remoções e evita uma evolução grande de marcadores de veneno em você enquanto ela estiver na mesa.

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Simic – Proliferate

Na combinação verde e azul temos uma interação com proliferar trabalhando com marcadores de veneno e/ou de óleo.

Aqui temos uma estratégia de utilizar as criaturas com toxic para colocar os primeiros poison counters no oponente. Em seguida, utilizando como suporte as habilidades de oil counter, seja para dar evasão com Atmosphere Surgeon, crescendo as ameaças com Predation Steward ou virando criaturas do oponente com Tamiyo’s Immobilizer.

Em seguida, é possível ir crescendo os marcadores com proliferar, permitindo novas ativações de habilidades de Oil e aumentando os marcadores de veneno no oponente. Ezuri, Stalker of Spheres, Tekuthal, Inquiry Dominus ou Bloated Contaminator são cards que sugerem a combinação Simic.

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Izzet – Oil Counter/Noncreature

As combinações de cores azul e vermelha funciona na linha de interações de mágicas de não-criatura e marcadores de óleo, normalmente gerando os marcadores com as conjurações.

Os baralhos são caracterizados por uma quantidade menores de criaturas e com muita sinergia com mágicas de não-criaturas enquanto carrega bastante remoções, bounces, cantrips e proteção (fundamental em baralhos de poucas criaturas).

Ter na pool cards como Ovika, Enigma Goliath, Capricious Hellraiser, Mindsplice Apparatus, All Will be One ou Mercurial Spelldancer pode ser um excelente motivo para estar na combinação Izzet.

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Dimir – Proliferar

A ideia da combinação azul e preta gira em torno da mecânica proliferar, fazendo uso de cards como Scheming Aspirant, Tekuthal, Inquiry Dominus, Venser, Corpse Puppet, utilizando as habilidades desencadeadas para gerar mais valor enquanto amplia os marcadores de óleo ou veneno.

Ad

Como proliferar é uma mecânica que depende da existência de marcadores para que faça efeito, cards com oil counter, toxic ou planeswalkers são muito úteis na composição do baralho para esse tipo de estratégia.

Loading icon

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Grull – Aggro/Oil Counter

A combinação de cores verde e vermelha vai ter como foco os marcadores de óleo tendo habilidades ativadas por marcadores de óleo ou que se importem com a quantidade de permanentes com os mesmos marcadores.

A combinação visa um plano de jogo aggro no topo da curva com, fazendo uso dos oil counters para ganhar vantagens na escala de força da board, Evolved Spinoderm e Urabrask’s Forge são exemplos, tendo Tyrranax Rex, Zopandrel, Hunger Dominus e Thrun, Breaker of Silence como opções de bons finishers.

Cards como Migloz, Maze Crusher, Cinderslash Ravager, Ichorplate Golem apontam para o arquétipo.

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Azorius – Artefatos

A combinação azul e branca tem interação com a quantidade de artefatos no campo e gerando efeitos.

Encroaching Mycosynth permite maximizar os efeitos garantindo que todas as permanentes não terreno sejam artefatos, Eye of Malcator, Malcator, Purity Overseer e Tamiyo’s Logbook são alguns exemplos que se beneficiam disso.

Como os tokens de Mite são todos artefatos, criaturas que gerem esses tokens também contribuem com o arquétipo.

Cards que apontam uma tendência para essa combinação são Malcator, Purity Overseer, Cephalopod Sentry e Tamiyo’s Logbook

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Orzhov – Corrupted

Nas combinações preto e branca temos interações focadas em crescer os marcadores de veneno para ativar os efeitos da mecânica de corrupted.

A estratégia é chegar aos três marcadores de poison e gerar valor após ativar os requisitos do corrompido. Para tanto, criaturas evasivas, como Flensing Raptor, ou que façam volume de board, como o Mondrak, Glory Dominus, são fundamentais.

Cards como Vivisection Evangelist, Skrelv’s Hive ou The Seedcore são bons indicadores para seguir na combinação.

Elesh Norn, Mother of Machines também se encaixa bem pelos efeitos de ETB que temos, podendo gerar efeitos dobrados e otimizar as habilidades, além de ser um corpo bem forte.

Melhores Comuns:

Loading icon

Melhores Incomuns:

Loading icon

Ad

Observação

Todas as cores, na coleção, possuem cartas que se encaixam na combinação de outras cores, conseguindo encaixar até três cores no mesmo arquétipo. Por exemplo, no arquétipo de noncreature, podemos incluir a cor branca e focar em artefatos mantendo o plano de jogo sem ter perdas na estratégia.

Qual o melhor arquétipo?

Loading icon

Fixers

Um dos problemas no limitado são as bases de mana, sendo muitas vezes um pesadelo para alguns jogadores. Então é importante conseguir formas de fixar as cores que você está utilizando, seja com terrenos que gerem duas cores, seja com artefatos ou criaturas que corrijam o problema.

As Fastlands são as formas mais fáceis de corrigir a cor, porém só se encontram nos pares aliados.

Outra opção de terreno é o The Seedcore, com mais de 93% das criaturas sendo phyrexianas e em um formato baseado em combate, um terreno que abrange todas as cores é muito efetivo.

Loading icon

Outras opções que servem também como ramp são Armored Scrapgorger (excelente opção podendo virar uma peça agressiva enquanto ataca o cemitério), Myr Convert, Staff of compleation e Phyrexian Atlas, sendo essas as melhores opções por serem incolores.

Por fim temos o The Mycosynth Gardens e o Prophetic Prism que filtram mana, não sendo tão eficientes, mas no Limitado, às vezes trabalhamos com as opções que nós temos, então caso queira garantir o acesso de cores, essas são opções para solucionar o problema.

Loading icon

Remoções

Outro ponto importante são as remoções, como temos algumas remoções em forma de -x/-x ou de dano, vamos trazer para vocês a eficiência delas no field em porcentagem das criaturas da coleção.

Mas lembrem-se uma remoção que atinja uma porcentagem mais baixa, pode ser mais efetiva contra um determinado arquétipo, sendo mais eficiente ter remoções de custo baixo que atinjam a board contra qual você está jogando do que remoções pesadas para criaturas maiores que não necessariamente você irá enfrentar.

Seguem as taxas de porcentagem da efetividade das remoções considerando as criaturas da coleção.

Efetividade das remoções

Whisper of the Dross e Hazardous Blast– 19,56%

Hexgold Slash – 52,17%

Volt Charge – 60,86%

Drown in Ichor – 82,60%

Rebel Salvo e Molten Rebuke – 94,20%

Loading icon

Lembrem-se de manter o equilíbrio de forma a ter uma maior versatilidade nas respostas.

Ad

É sempre bom deixar no sideboard remoções de artefatos e encantamentos caso tenha oponentes que você precise lidar com esse tipo de estratégia

Considerações Finais

Aqui falamos dos principais arquétipos e como aproveitar as sinergias da coleção - com isso alguns cards ficaram de fora, mas devem ser incluídos no baralho. São cartas como Phyrexian Obliterator, Phyrexian Vindicator, Nissa, Ascended Animist, Phyrexian Arena, entre outros, cujo o impacto pode virar o jogo quando conjurados e não respondidos, não deixe de incluí-los na hora de buildar seu deck.

Loading icon

Mas não se esqueça, embora sejam muito fortes, seu jogo não pode depender somente deles, tenha uma combinação de peças por trás para gerar eficiência ao seu baralho.

Aos que terão a oportunidade, um excelente pré-release, espero que este artigo auxilie! Muita sorte na abertura dos boosters e lembrem-se: esse é um momento de diversão, então não esqueça do Gathering.

Espero que tenham gostado do artigo, qualquer dúvida, fiquem a vontade para utilizar os comentários. Obrigado pela leitura!