Magic: the Gathering

Review

Magic Arena: Review do Historic Anthology 6

, updated , Comment regular icon0 comments

Vale a pena comprar o sexto bundle da série Historic Anthology? Neste artigo, analisamos os cards que estão no produto e como poderão impactar o Historic no Magic Arena.

Writer image

revised by Eduardo Silveira

Edit Article

O Historic Anthology 6 foi oficialmente anunciado e todos os seus cards foram revelados na última quarta-feira, e levantou várias dúvidas sobre o impacto que as novas cartas terão no formato, como também se realmente vale a pena comprar o bundle, ou apenas craftar o que o jogador precisa para os seus decks, incluindo as raras e míticas.

Portanto, compartilho com vocês a minha análise sobre o novo bundle e qual considero o possível impacto dos cards inclusos neles para concluir se devemos investir nosso precioso Gold ou Gemas nesse produto, ou guarda-los para Dominaria United.

Ad

Antes de começar, ressalto que eu estive afastado do Historic desde o lançamento de Alchemy Horizons, que adicionou mais de 200 cartas ao formato. Logo, é possível que alguma interação do novo produto acabe sendo negligenciada aqui. Se for o caso, fique á vontade para as mencionar nos comentários!

Branco

Avacyn, Angel of Hope

Loading icon

Avacyn parece uma opção divertida para Historic Brawl e definitivamente um card que todo jogador que gosta de colocar criaturas grandes no campo de batalha quer. Mas, em relação ao Historic, ela parece uma opção muito pior de se trazer ao campo de batalha com Indomitable Creativity ou de se reanimar do que Serra's Emissary, já que ela consegue ganhar jogos por conta própria contra determinadas estratégias.

Azul

Phyrexian Metamorph

Loading icon

Honestamente, não tenho certeza de até onde Phyrexian Metamorph consegue ir no Historic: Ele é mais um efeito de clone pro combo de Neoform e Dualcaster Mage, e o seu subtipo de Artefato, além de poder copiar artefatos, pode lhe oferecer um lugar em algumas listas como o Affinity como um one-of, ou uma peça tutorável com Karn, the Great Creator em qualquer deck que queira ou precise dele.

Preto

Night of Souls' Betrayal

Loading icon

Night of Souls' Betrayal foi, em algum momento do passado, uma peça de Sideboard clássica do Modern para lidar com Splinter Twin enquanto também funcionava contra arquétipos com criaturas pequenas e Mana Dorks - o tempo passou, Splinter Twin foi banido e respostas mais eficientes contra Aggro foram surgindo.

No quesito respostas mais eficientes, o Historic tem várias opções de sweepers pretos, mas nenhum deles é um -1/-1 permanente na forma de um encantamento. Na teoria, ele seria útil contra tribais como Humans, Elves e Goblins, mas, na prática, esse encantamento só é realmente útil se você já limpou a mesa do oponente, porque essas listas contam com uma base excelente de criaturas que vão além do poder X/1, ou que aumentam a resistência das demais permanentes do mesmo tipo.

E até mesmo contra combos de tokens infinitos, como o Heliod Company, esse encantamento não impede o oponente de ganhar uma quantia absurda de vida e ter um Scurry Oak com uma quantidade de poder arbitrariamente alta - e desconsiderando ainda qualquer outro trigger que os efeitos de lifegain possam proporcionar em outras permanentes, como Voice of the Blessed.

No final das contas, concluo que Night of Souls' Betrayal não tem impacto o suficiente contra os principais competidores do Historic hoje.

Ophiomancer

Loading icon

A maior utilidade de Ophiomancer para o construído é sempre oferecer um corpo para sacrificar entre os turnos, e não parece o suficiente para justificar conjurar uma criatura 2/2 por três manas.

Vermelho

Laelia, the Blade Reforged

Loading icon

Laelia, the Blade Reforged é excelente no Vintage, um formato com duais, fetchlands e a Power 9, então é bem complicado avaliar o impacto dela num formato infinitamente mais justo em eficiência de mana e mecanismos como o Historic.

Ad

Então, o que ela precisa para relevante no ambiente digital? Um entorno onde todas as cartas que ela exile possam ser facilmente conjuradas - Tal como outras staples de Turbo Xerox nos formatos eternos (Ledger Shredder, Ragavan, Nimble Pilferer), Laelia fica cada vez melhor conforme as mágicas que você conjura ficam mais baratas - porque assim você sempre pode conjurar qualquer coisa que ela exilar sem precisar decidir entre o que você tem na mão e o que está no exílio.

Outras cartas que são muito eficientes com Laelia são os efeitos recorrentes de exílio - Underworld Breach e Unlicensed Hearse são bons exemplos disso, mas diversas opções existem no Historic.

Minha conclusão é que Laelia, the Blade Reforged está numa posição muito polarizada: ou ela será absurdamente poderosa e muitos decks vão necessitar dela, ou ela simplesmente será ruim porque os requerimentos de mana e a falta de ramp decente no Explorer a tornam uma escolha sub-otimizada por existirem cards melhores nesse quesito quando estamos jogando "o Magic justo".

Verde

Go-Shintai of Life's Origin

Loading icon

Jogadores de Historic Brawl realmente queriam que um tribal de Shrines fosse viável e tivessem um comandante dedicado á mecânica. A Wizards atendeu ao seu pedido, aproveitem!

Eu não acredito que esse Santuário tenha o que é necessário para ser competitivamente viável, mas estou pronto para ser surpreendido (ou talvez não).

Tarmogoyf

Loading icon

O lendário Tarmogoyf finalmente chegou ao Magic Arena.

Tenho visto muitos jogadores desconsiderando Tarmogoyf no Historic por ser um alvo fácil de diversos removals e ser notóriamente afetado pela ausência de Fetch Lands, mas também estamos esquecendo do quanto a variedade de permanentes jogáveis também aumentou nos últimos anos - cards como Esper Sentinel e Fable of the Mirror-Breaker se tornaram staples, enquanto Thoughtseize e o recém-nerfado Unholy Heat são cartas comuns de se observar nos jogos de Explorer, fazendo com que Tarmogoyf não tenha tantos problemas em se tornar um 4/5 por duas manas.

Mas Goyf se tornou obsoleto no Modern por um motivo - e ele se repete no Historic - a falta de um valor agregado: Tarmogoyf é essencialmente apenas um atacante sem nenhum efeito extra, sem nenhuma proteção embutida, sem absolutamente nada relevante quando entra em jogo, ataca, ou deixa o campo de batalha - e Magic, como um todo, já abandonou essa categoria de criaturas á menos que eles ganhem o jogo em um ou dois turnos, como Death's Shadow ou Murktide Regent.

O tempo dirá se uma das criaturas mais icônicas da história do jogo terá um lar no formato eterno do Magic Arena. E, se a resposta for não, talvez estejamos no momento de considerar se ele não seria bem-vindo no Pioneer.

Por fim, só um lembrete para os novos jogadores que nunca enfrentaram um Tarmogoyf na vida: dano não mata criaturas, state-based actions (SBA) matam, e se você conjurar um Shock num Tarmogoyf 1/2 sem Instants nos cemitérios, ele tomará 2 de dano e se tornará 2/3 (ainda com 2 de dano) logo após o Shock ir para o cemitério porque o SBA não confere o que acontece entre os efeitos - e quando os efeitos terminarem, Tarmogoyf será um 2/3 porque uma Instant existe no seu cemitério.

Ad

Artefatos

Chalice of the Void

Loading icon

A primeira certeza que tenho é a de que Chalice of the Void será o card mais odiado do bundle e você pode esperar diversos posts nas redes sociais sobre ela - tanto porque as pessoas não compreenderão inicialmente com ela funciona quanto porque há uma camada significativa de arquétipos que sofrem bastante diante de um Cálice pra 1 ou 2 - Auras, Izzet Phoenix, Golgari Food, Mono-Blue Tempo, Rakdos Arcanist, dentre outros.

A boa notícia é que, até onde percebo, não existem maneiras muito eficientes de conjurar um Chalice of the Void no turno 1. Isso dará tempo o suficiente para o oponente pelo menos realizar alguma ação inicial e/ou até se preparar para responder ao artefato ou removê-lo com Thoughtseize ou Inquisition of Kozilek.

A dúvida é: quais estratégias realmente se beneficiam de Chalice of the Void? Acredito que, hoje, principalmente os decks Control o usariam no Sideboard, além de outras listas que não tenham uma curva tão pré-definida num único custo ou num valor de mana tão baixo ao ponto de ser atingido pelo artefato.

No entanto, também não creio que o veremos como uma figura onipresente no Historic atualmente ou, se vermos, não levará muito tempo até os jogadores se adaptarem.

Retrofitter Foundry

Loading icon

Retrofitter Foundry vê jogo no Legacy por conta da inclusão de Urza's Saga, mas também aparecia ocasionalmente no deck de Ninjas, com Yuriko, the Tiger's Shadow.

Nesse caso, esse artefato interagia positivamente com os principais enablers de Ninjutsu, Ornithopter e Changeling Outcast - criando tokens 4/4 no turno 1 ou 2 ao lado dessas criaturas.

Como ambas as criaturas também estão no formato e temos alguns Ninjas de boa qualidade - mas nenhum próximo da qualidade oferecida pela Yuriko - no Historic hoje, como Ingenious Infiltrator, ou Ninja of the Deep Hours, é possível criar uma lista interessante com essa temática.

Além disso, Retrofitter Foundry também interage positivamente no Affinity e em listas interessadas em jogar com Sai, Master Thopterist.

Bridges

Loading icon

Fora de, talvez, o Affinity, encanta-las com Ensoul Artifact, e as óbvias interações com Cleansing Wildfire num formato que possui arquétipos com uma manabase gananciosa, não consigo imaginar as Bridges tendo muito impacto no Historic.

Essa constatação pode mudar se, como a maioria das pessoas especula, The Brothers' War tiver um foco muito grande em artefatos ao ponto de tornar desses terrenos staples importantes.

Conclusão

Após essa análise, e com um total de dez cartas dos vinte da bundle sendo comuns e com o notório sentimento que uma parcela das raras ou míticas foram focadas em Historic Brawl, não creio que Historic Anthology 6 realmente valha a compra á menos que você queira expandir toda a sua coleção ao invés de pegar o que você necessita para os seus decks.

Ad

Não é que o bundle seja ruim: existem várias cartas com algum potencial competitivo, mas nenhuma delas parece uma staple instantânea ao ponto de querer várias cópias de cada uma delas em minha coleção, e o fato de apenas metade do produto ter alguma dificuldade de aquisição posterior não colabora para que realmente exista a necessidade de comprar o pacote completo.

Dito isso, eu estou realmente curioso com o quanto Laelia, the Blade Reforged, Tarmogoyf, Chalice of the Void e Retrofitter Foundry realmente podem fazer alguma diferença nos principais arquétipos, ou habilitar novas estratégias para ampliar o ambiente competitivo do formato.

Obrigado pela leitura!